Pressão sobre Israel e suspeitas sobre seu arsenal nuclear de 200-300 armas

Sugestão: Lucena

Os Neocons em Israel e nos Estados Unidos estão aumentando sua retórica para ‘nos preparar para a guerra com o Irã’. Mesmo o infame John Yoo, o arquiteto da  tortura ilegal e dos programas de espionagem durante o governo de George W. Bush, está convocando os candidatos presidenciais republicanos para “começar a preparar o caso para um ataque militar de destruição do programa nuclear iraniano.”

Sob o tratado de 1968 de Não-Proliferação Nuclear (TNP), o Irã tem o direito legal de produzir energia nuclear para fins pacíficos. A agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) das Nações Unidas não encontrou nenhuma evidência de que o Irã está desenvolvendo um programa de armas nucleares. O secretário de Defesa Leon Panetta, disse recentemente na CBS que o Irã não está tentando construir uma arma nuclear.


No entanto, os Estados Unidos e Israel estão montando uma campanha de agressão contra o Irã. Os Estados Unidos impuseram sanções punitivas contra o Irã que está atrapalhando a economia do país, e pressionam outros países e instituições financeiras do setor de armamentos para deixar de comprar petróleo do Irã, o terceiro maior exportador do mundo. A administração Obama está também a preparar novas medidas punitivas que visam o Banco Central do Irã. E a Câmara dos Representantes votou esmagadoramente para passar a Lei de Redução da Ameaça Iraniana de 2011, que iria proibir qualquer contato entre funcionários do governo dos EUA e algumas autoridades iranianas.

Há também evidências de que Israel, com a eventual colaboração dos Estados Unidos, tem orquestrado os assassinatos de pelo menos cinco cientistas nucleares iranianos ou engenheiros desde 2007. Publicado no New York Times: “A campanha, que os especialistas acreditam estar sendo realizada principalmente por parte de Israel, aparentemente fez sua última vítima em [11 de janeiro], quando uma bomba matou um cientista nuclear de 32 anos de idade na hora do ‘rush’ da manhã de Teerã.” Esses assassinatos constituem atos de terrorismo. Houve também cyber-ataques contra centrífugas do Irã e uma explosão em uma instalação de mísseis no ano passado, que matou um general sênior e 16 outras pessoas.


Estes atos de agressão são projetados para provocar o Irã a retaliar, incluindo, possivelmente, fechar o Estreito de Ormuz, que vai desencadear uma guerra que poderia se espalhar para todo o Oriente Médio.

Além disso, os Estados Unidos deslocou tropas de combate e navios de guerra ao Oriente Médio, e forneceram a Israel bombas destruidoras de bunker. Além disso, o presidente Barack Obama enviou 9.000 soldados dos EUA a Israel para participar ainda este ano com milhares de tropas israelenses em “jogos de guerra” para testar sistemas de defesa aérea americano-israelenses. Este exercício será o maior ‘jogo de guerra’ sempre em conjunto entre os dois países . Panetta disse que o exercício foi concebido “para fazer backup do nosso compromisso inabalável com a segurança de Israel”.

O Irã não é uma ameaça à segurança de Israel. O Irã não atacou qualquer país em cerca de 200 anos. Em 1953, a CIA armou um golpe que substituiu um governo democrático no Irã com o Xá vicioso. Ele governou o Irã com uma mão de ferro por 25 anos, causando tortura e terror sobre os iranianos, mantendo o Irã aberto ao investimento ocidental. Quando visitei o Irã em 1978 como um observador dos direitos humanos, havia dezenas de corporações dos EUA no centro de Teerã. Um ano depois, as galinhas vieram para casa, para o poleiro. A revolução iraniana derrubou o Xá, substituindo-o por uma teocracia tirânica que continua a violar os direitos do povo iraniano. Mas isso não significa que o Irã, se obtiver armas nucleares, vão atacar Israel. O governo iraniano sabe que Israel e os Estados Unidos iriam retaliar com força militar inimaginável a ponto de devastar o Irã e grande parte do Oriente Médio.


O Artigo 2 º da Carta das Nações Unidas exige a resolução pacífica de disputas internacionais entre o Irã e os Estados Unidos. Tanto os EUA e o Irã são signatários do Pacto de Paz Kellogg-Briand de 1928, que afirma: “As Altas Partes Contratantes concordam que a solução ou a solução de todas as disputas ou conflitos de qualquer natureza ou de qualquer origem que sejam, que possam surgir entre eles, nunca deve ser procurado senão por meios pacíficos. “No entanto, os Estados Unidos têm estado ilegalmente a ameaçar a guerra contra o Irã, que remonta ao governo do presidente George W. Bush.

A Resolução 687 do Conselho de Segurança, que encerrou a primeira Guerra do Golfo, requer uma zona livre de armas de destruição em massa no Oriente Médio. Israel, que alegadamente tem um arsenal de armas nucleares 200-300, ergue-se em violação da referida resolução. Israel se recusa a assinar o TNP, evitando assim inspecções por parte da AIEA. Como Shibley Telhami e o advogado Steven Kull em uma recente nota no Times, devemos trabalhar em direção a uma zona livre de armas nucleares no Oriente Médio, e isso inclui Israel. Eles citam uma pesquisa em que 65 por cento dos judeus israelenses pensam que seria melhor se nem Israel nem o Irã tenham a bomba, mesmo que isso signifique a Israel abrir mão de suas armas nucleares.

O AIPAC (American Israel Public Affairs Committee) – Comitê de Assuntos Públicos entre os dois países – o lobby de Israel nos Estados Unidos, tem grande apoio no Congresso dos EUA.


Mesmo o sionista Thomas Friedman escreveu no Times no mês passado que a aclamação pública que o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu tem no Congresso “foi comprada e paga pelo lobby israelense.” AIPAC também exerce uma pressão considerável sobre Obama para ser duro com o Irã. Quando o novo presidente do Joint Chiefs of Staff e o novo chefe do CENTCOM conversou com Obama no ano passado eles ficaram desapontados por que ele não estava firmemente contra um ataque israelense sobre o Irã, Obama respondeu que “não tinha nada a dizer sobre Israel” porque ” é um país soberano. “

Obama tem certamente uma palavra a dizer – uma forte a dizer – sobre Israel. Os Estados Unidos prometeu US$ 30 bilhões para Israel nos próximos 10 anos. Obama deve informar os seus homólogos em Israel que se lançarem um ataque militar ao Irã, os EUA vão suspender a ajuda externa a Israel. Embora se saiba que a pressão dos neocons para apoiar um ataque israelense ao Irã vai aumentar à medida que as eleições presidenciais se aproximam, Obama tem o dever legal de se abster de ações que levarão a uma guerra com o Irã.

31 Comentários

  1. Depois reclamam quando a China dilata a sua influência no mundo.Os caras simplesmente jogam o Irã para as suas garras. Da mesma forma esta atuação em relação à pirataria: vão criar em uma legião de jovens um elo mínimo de cumplicidade com os chineses que abrirão as portas de seus computadores para sei lá o que for. Os entendidos pensam que estão estrangulando o Irã mas estão se estrangulando uns aos outros.

  2. ESA NAO PASSA NO DISNEY CHANNEL NAO 🙂
    .
    O Irã não é uma ameaça à segurança de Israel. O Irã não atacou qualquer país em cerca de 200 anos. Em 1953, a CIA armou um golpe que substituiu um governo democrático no Irã com o Xá vicioso. Ele governou o Irã com uma mão de ferro por 25 anos, causando tortura e terror sobre os iranianos, mantendo o Irã aberto ao investimento ocidental. Quando visitei o Irã em 1978 como um observador dos direitos humanos, havia dezenas de corporações dos EUA no centro de Teerã. Um ano depois, as galinhas vieram para casa, para o poleiro. A revolução iraniana derrubou o Xá, substituindo-o por uma teocracia tirânica que continua a violar os direitos do povo iraniano. Mas isso não significa que o Irã, se obtiver armas nucleares, vão atacar Israel. O governo iraniano sabe que Israel e os Estados Unidos iriam retaliar com força militar inimaginável a ponto de devastar o Irã e grande parte do Oriente Médio.



  3. texto chifrin… tendencioso…deve ter sido pago…

    pelo texto o Irã é santificado… e seus lideres so querem a paz mundial..rsrsrs

    so faltou coral com vozes infantis ao fundo….rsrsrs

  4. KLM
    .
    O fato de algo não ter acontecido ao longo de 200 anos não significa nada. Pessoas, regimes e idéias mudam toda hora. Você e eu nos reposicionamos diariamente perante as verdades que descobrimos.
    .
    O fato é que mesmo filtrando a manipulação da mídia, PARECE que o regime iraniano está dando suporte para o Hezbolah, que definitivamente não são boa gente. O conde Nashalah, chefe do grupo no Líbano é uma víbora peçonhenta cheio de toda mentira e perfídia. Quando ele morrer e for para o inferno, o mundo ficará um pouquinho melhor.
    .
    Iranianos apoiando o Hamas que atira foguetes sobre a população civil israelita? Que moralidade tem um regime desses?
    .
    Parece-me que o argumento de que não são perigosos não se sustém. Que regime mais ignóbil (vil) é esse que nega o holocausto?
    .
    Enquanto você conjectura que o Irã não é perigoso, israelenses atentam para o chamado iraniano de destruir sua pátria. Os judeus se lembram de Adolf Hitler que por anos disse o que pretendia fazer e não foi levado a sério. Quando chegou ao poder estava determinado a exterminar os judeus. Lições da história.

  5. Não esqueçam pessoal cada cartada influencia o mercado financeiro. Qualquer espirro no Estrei as ações da Petrobrás disparam. É por isso que eu lei esse site, ganhei muito dinheiro com a guerra na Líbia, ontem com o embargo ao petróleo Iraniano as ações da Petro subiram 5% imagina se houver uma guerra…

  6. Israel pedindo ajuda dos EUA para atacar o seu inimigo. Israel que se julgam tão poderoso porque não ataca sozinho sem apoio dos EUA? Medo?????

  7. E DAI?… o ESTADO iraniano atual não pode e não deve subsistir… é um perigo ao mundo cristão… ou colocamos uma coleira neles ou eles colocam em nós… qnto aos que adoram o mundo do faz de conta, pois não param de falar dele, fica a realidade e os fatos… não adianta achar que o Irã é a vitima, qndo na realidade é um estado com ideias imperialistas… pago para ver se não irão ser fracionados… qnto a nós, volto a afirmar: o governo atual não está se empenhando o suficiente no quesito educação e defesa… tá feio a coisa… vamos aguardar mais um tempo… mas to discrente…

  8. Eu acho que as teocracias islâmicas do Sec VI tinham que ser extintas, assim como as outras crenças com mais de 50 anos. São todas farsas montadas pelos ETs. A única crença lógica que existe, chama-se ” Dinamização “, criada por mim.

  9. Os islamismo radical com armas nucleares, vai ser um terror para a humanidade. Acho que o Paquistão irá doar umas 10 Bombas Atômicas para o Irã, em caso de guerra. Qual seria a solução ? EUA provocarem uma Guerra Nuclear entre Paquistão e Índia , e entre Irã e Israel, e depois de semi-destruídos, acabarem de vez com eles. Motivo: Esses países são todos teocráticos, ou seja, altamente fanatizados. Deixem eles se acabarem. Não vejo outra solução.

  10. Israel esta se tornando um perigo para o humanidade. Não bastasse o aparthaid contra os palestinos, agora incitam o genocidio dos iranianos, são um povo mais fanatico que os islamicos.Abram os olhos…

  11. É engraçado o jogo da propaganda, aqui em nosso país, de dominio propagandista sionista, alguns ficam irritados pelo desmascarar de seus intentos bastando algumas palavras verdadeiras. Nada do escrito é irreal ou imaginário, a busca pelo crime de arrazar um país e sua soberania essa sim é buscada através de desculpas imaginarias. Aliás os verdugos da humanidade agem assim quando querem alcançar seus interresses, mas querem a cumplicidade geral angariando simpatias de alienados.

  12. Quanto comentário xenófobo por aqui, vamos nos prender a realidade e não a bobagens;
    .
    Israel leva sua segurança muito a sério, não existe apartheid algum para um povo que simplesmente não quer se integrar, eles mesmos querem ficar fora do estado Israelense, o problema ali é permitir que tenham seu estado, o que Israel não aceita enquanto sua existência e a garantia do fim de ataques não for feita.
    .
    A Cisjordânia já vem a tempos convivendo tranquilamente com Israel não fossem os FANÁTICOS do HAMAS, a faixa de gaza já estaria em paz.
    .
    .
    Quanto ao Irã, é verdade que eles não atacaram ninguém nos últimos 200 anos, porém, eles nunca tiveram condições de atacar alguém nesses 200 anos, o objetivo final do Irã é barganhar com a comunidade internacional, tal qual faz a Coréia do Norte, e por isso não só Israel, mas todos os países da região estão já pedindo DESTRUAM AQUELAS USINAS.

  13. Galera, não vamos confundir islamismo, com EXTREMISMO ISLAMICO…
    Da mesma forma que existe um militante do taleba, da al caeda, existe um militante igualmente perigoso do IRA, da juventude ariana, de um executivo sionista..
    Enquanto um explode meia duzia de inocentes, outro trabalha no sentido de subjulgar gerações de inocentes á pobreza extrema e os diversos efeitos colaterais dela.
    Quem faz mais mal? eu nao sei.
    Mas eu sei que tem alguém muito interessado em perpetuar esse ódio mútuo. O sistema no qual vivemos precisa de miseráveis para existir. O rico só fica rico tirando algo de alguém. O capital não surge do nada. Ele precisa de sor e as vezes sangue para ser gerado.
    .
    Uma coisa eu sei, os israelenses sabem como usar o sistema para conseguir capital. A sua influencia permeia todas as esferas de grandes organizacões mundiais, de maneira direta ou indireta. E a partir dessa posição, eu tenho certeza que mocinhos eles não são. Se tem algum povo que tem o poder de acabar com essa guerra e essa pobreza sistemática do oriente médio esse alguém é Israel. Não vamos esquecer da extrema direita americana e de outros países que é marcada por um cristianismo muitas vezes cego.
    .
    E muito mais que sionismo, islamismo, cristianismo. O que sempre leva o homem á auto-destruição é o EGOISMO.

  14. Tem q enrolar mais… até q o Irã consiga o cogumelo Atômico … aíí é só ir pra galera… e todos voltam à vida normal !!! sds.

  15. Rogerio Schneider
    .
    O Infoque que quis mostra que vc nao percebeu foi ese.
    (Em 1953, a CIA armou um golpe que substituiu um governo democrático no Irã com o Xá vicioso. Ele governou o Irã com uma mão de ferro por 25 anos, causando tortura e terror sobre os iranianos, mantendo o Irã aberto ao investimento ocidental. Quando visitei o Irã em 1978 como um observador dos direitos humanos, havia dezenas de corporações dos EUA no centro de Teerã.)

    .

    Muitos hoje ate aqui no blog COM TODA ESA INFORAMCAO, viven numa DISNEY DA INLUSAO.
    .
    Acreditando que Yankes sao tao BOMZINHOS.no nese caso ai de cima .fizerao ate pior do eles tao a cusando a SIRIA . e no caso do Iran nao a duvida meu caro que iso e um pretexto pra toma o que nesa epoca nao conseguirao..
    .

    clasico Exemplo IRAQ ate hoje nao encontrarao o artefato que faria um cogumelo no ceus do oreinte medio.
    como dise O BUSH .
    .
    e nese mesmo pretexto que eles tao de novo se usando pra toma OIL do IRAN.
    .

  16. É lamentavel saber que num mundo onde as potencias arrogantes e sionistas manipulam tudo,imbecis arrogantes ousam a difamar o Irã,por esse jamais se ajoelhar as ordens Eua.
    espero que o Irã tenha tais armas,e pra quem proteje o regime sionista,que vergonha,Israel é um pais sem moral,sem História e sem passado,um Pais de mintira que invadiu as terras Palestinas pela força,eu jamais diria,no caso,se eu fosse,um Israelense,é vergonhoso saber que um pais existiu por loby e barganha,tomando dos nativos o direto de existir,gostaria de saber suas opiniões se ao envés dos palestinos fosse o Brasil a ser ocupado.
    Deveriam pesquisar melhor,antes de simplesmente cagar pela boca…vergonhoso para o sr Humano defender os Gafanhotos papa terras.

  17. Que texto mais errado e tendendcioso! Depois os jihadistas ainda reclamam da imprensa.
    Só pra citar um dos erros: Logo no começo do texto é citado que “Os EUA e ONU reconhecem que o Irã não procura criar armas nucleares” e é citado como fonte disso um blogzinho vermelhuxo.
    Agora a verdade: A ONU e a AIEA, em seu relatório publicado no final do ano passado sobre o IRÃ, declararam expressamente que “O IRÃ BUSCA FABRICAR ARMAS NUCLEARES”. E é por esse relatório que a UE está atualmente impondo sanções contra o petróleo iraniano.

  18. ENQUANTO ISTO EM BRASILIA:
    O planejamento de DEFESA é a longo prazo e despreocupado e sem pressa , o dinheiro a vontade é para ONGS ,o LEGISLATIVO (O MAIS CARO DO MUNDO), o JUDICIÁRIO , alem de rasgar varias vezes a CONSTITUIÇÃO ,vive em ( UM MAR DE LAMAS DE CORRUPÇÃO E SALÁRIOS) ,agora o EXECUTIVO ,com quase meia centena de MINISTÉRIOS; viram a reunião ministerial do dia 24 de janeiro último ,parecia reunião do Partido Comunista da Coréia do Norte ou Cuba( uma mesa enorme e todos ali para * BATEREM PALMAS*, e as COMISSÕES DE ASSUNTOS SOCIAIS ,que recebem uma *Fábula * para alguma mulhers jogarem * Conversa Fora * com seus cabelos * Floriados*.
    Agora pergunto ; será que BRASILIA , não tem conhecimento do perigo que o PAIS corre? Quero ver o Deputado ALDO RABELO no Ministerio da Defesa e também as idéias e o pensamento do Senador AÉCIO NEVES sobre a DEFESA DO BRASIL.
    Mostro aqui a minha Isenção Politica, afirmando que o verdadeiro Partido Nacionalista é o PC do B.
    JL ESPOSITO.

  19. Vai ser criado um novo partido o PCF Partido Cerol Fininho contra tudo e contra todos e unicamente a favor da moralização,a favor da Ordem,a favor do Progresso.A favor do Brasil né mesmo!Porque se borram tanto de medo de tudo e de todos.Uma guerra no Brasil hoje é uma desgraça para a Europa,Eua e China.Não interessa a essas nações ver seu porto seguro em chamas e suas linhas logisticas de abastecimento rompidas.O que vejo é uma isteria de parte de cagões e de parte de golpistas e ainda temos os tolos que acham que poderam influenciarem nosso governo,diplomacia e nossa sociedade e entrarmos na paranóia xenofobica e intolerante deles.O que mais quero é ligar a minha televisão e ever ardendo em chamas e escombros o Irã,Israel e a Europa Ocidental.Ai depois veremos qual sera o proximo passo dos xenofobicos,intolerantes,corsarios e istericos.

  20. DANTOLO POR MAIS QUE ME DOA SUA COLOÇÃO É A MAIS EFETIVA QUE SE POSSA PENSAR ,PARA O ORIENTE MÉDIO E PARA O MUNDO , POIS DEPOIS DE VER OS RESULTADOS QUE ESSAS BOMBAS POSSAM VIR A PROVOCAR NINGUEM MAIS VAI QUERER SOLTAR OUTRA, E O MUNDO PODE VIR A FICAR LIVRE DESE TIPO DE ARMAMENTO

  21. Não tem menino esta história… Todas ganham com o conflito…
    EUA aumentaram a venda de material bélico na região e a tensão serve para instalar o escudo anti-missil no leste europeu…
    Israel aumentou seu poderio militar com novas armas…
    Irã está aperfeiçoando seu poderio militar e fundamentando os lideres locais junto a população…

    Os Estados Unidos, Reino Unido e Israel vão atacar quando tiverem se esgotadas as possibidades de aumentar os ganhos com vendas de armas eter a certeza que a ameaça iranina não tem poder de reação…

    O irã será atado os líderes locais ganharão apoio da população. O país não será invadido e continuará a passos mais lentos a tentar ter o poder nuclear…

    A Russia continuará garando ao passar tecnologia e materiais para a construção de outras usinas… Enquanto ganha espaço no mercado petrolhifero…

    A assim segue a humanidade…

  22. “Em 1953, a CIA armou um golpe que substituiu um governo democrático no Irã com o Xá vicioso.”… esse paquiderme do KLM não sabe nem o que significa democracia… ele acha que democracia é aquela praticada na Grecia antiga… mal sabe ele que democracia na Grecia antiga não contemprava os cidadãos de 2ª classe, como mulheres, escravos e estrangeiros… democracia como conhecemos hoje, meu caro, é um embuste demagogico criado pelos juristas esquerdistas para que a “democracia de massas” pudesse ser implantada… estudar mais vai lhe fazer bem… o proprio Irã não pratica a “democracia de massas” porque sabe que a mesma é uma falacia… só funciona em paises subalternos como o Brasil… ainda mais onde se vota eletronicamente… fala serio!!!… por que será que os yankes não aceitaram a famigerada urna eletronica?… qndo ofereceram a eles a “grande maravilha” eletronica (como se não fossem os mesmos que inventaram o circuito eletronico e os softwares) mandaram os brasileiros enfiar as urnas no… saco e voltar para casa… brasileiro é tão esperto!!!… esse KLM é bem brasileiro…

  23. Tem uns aqui que nem para pensar tiram o capacete esquerdista… deve ser para protege-los da verdade…

  24. Não vivemos o dia a dia deles (Iranianos e Israelenses) pra ter certeza de nada, a não ser o que vem pela mídia (não confio).
    Só tenho certeza de uma coisa. Qualquer país daquela região do mundo que significar perigo à Israel vai acabar sendo atacado sim, direta ou indiretamente e terá o apoio irrestrito (explícito ou não) dos americanos (que mandam, ou seja, não do povão, que neste momento está com problemas locais mais sérios pra se preocupar).

  25. Enfim falaram da URNA como já não bastasse os problemas da divisão de petróleo no Pré-sal. Em caso de guerra um possível bombardear na Arábia Saudita no Irã e alguns países do Golfo como ficará a produção de petróleo no Mundo? Tem gente correndo por fora querendo tirar proveito da situação a China não esta nada satisfeita – Arábia Saudita é um dos alvos em potencial que preocupa a OTAN – Aí se estaciona o inicio do ataque, se dependesse de Israel o conflito já havia se instalado e o mundo não seria mais o mesmo. Chamar Israel a responsabilidade seria o papel do governo americano, abreria espaço e ganharia sustentação para negociar o programa nuclear iraniano se é que ainda existe volta. A novela continua…

  26. GUSTAVO G o egoismo é sim o meio pratico do que na verdade é gerado pela INVEJA.A inveja é a geradora de todo o mal existente.Inveja+egoismo=homicidio.Formula simples.Como ja afirmei muitas vezes o mundo esta se cansando de um povo que desde os primordios foi repudiado em sua origem e banido sempre promoveu discordias,intrigas e guerras.Americanos são o Exercito deles que controlam a maquina economica e especuladora Yankee obrigando-os a colaborarem.Nos EUA o povo esta cansado disso e havera o impasse em manterem os cafetões financeiros ou baterem de frente com o proprio povo.O unico Presidente Americano que percebeu essa possibilidade foi Obama e alterna entre surto de coerencia e esquizofrenia de dependencia.Havera o momento do xeque embusca do entendimento e veremos se os Demonios do oriente medio ainda terão coragem de sabotar e se o fizrem sera o fim deles.O Irã não busca poder de atacar mas sim de defender-se e usar isso como poder de dialogo.O tempo de pintar demonios se foi desde a era medieval embora a intolerancia Judaica e Europea-Ocidental ensistam em manterem isso.Ou se busca harmonia e tolerancia ou a destruição sera inevitavel onde o vencedor sera o maior perdedor.

Comentários não permitidos.