Boko Haram deixou quase mil mortos desde 2009, diz relatório

A seita islâmica nigeriana Boko Haram deixou pelo menos 935 mortos desde que promoveu um levante em 2009, afirmou nesta terça-feira o grupo de defesa dos direitos humano Human Rights Watch. O documento é publicado no momento em que a Nigéria vive uma onda de violência patrocinada pelo grupo, que tem o Taleban do Afeganistão como modelo.

De acordo com a Human Rights Watch, o Boko Haram causou mais de 250 mortes apenas em 2012, em ataque contra igrejas, delegacias, instalações militares, bancos e bares na região norte da Nigéria, majoritariamente muçulmana. No idioma hausa, o nome do grupo quer dizer “a educação ocidental é pecaminosa”.

Foto: AP

Policial passa por mercado destruído em ataque do Boko Haram em Kano, na Nigéria

Nesta segunda-feira, autoridades disseram que subiu para 185 o número de mortos em uma série de ataques do Boko Haram na terceira maior cidade da Nigéria, Kano. O atentado aconteceu na sexta-feira, mas nesta terça-feira tiros ainda eram ouvidos na cidade de nove milhões de habitantes, segundo testemunhas.

Segundo a polícia, os ataques mataram 150 civis, 29 policiais, três agentes da polícia secreta, dois oficiais de imigração e um funcionário da alfândega. Autoridades informaram que 158 suspeitos de integrar o grupo foram presos.

Na sexta-feira, o porta-voz da polícia Olusola Amore disse que os agressores tiveram como alvo cinco prédios policiais, dois escritórios de imigração e a sede local do Serviço de Segurança do Estado, a polícia secreta da Nigéria.

Nuvens de fumaça se ergueram sobre a cidade enquanto moradores em pânico tentavam fugir das áreas em que as explosões foram registradas. Uma testemunha do ataque lançado contra uma delegacia no sul da cidade contou ter visto seis pistoleiros chegando de carro e de moto e disparando de modo a abrir caminho, antes de detonar uma bomba.

De acordo com a BBC, esse é o mais grave ataque já realizado pelo grupo Boko Haram contra a polícia e representa um constrangimento para as autoridades do país. Abul Qaqa, um porta-voz do Boko Haram, disse na cidade de Maiduguri, no nordeste da Nigéria e que abriga o QG do grupo militante, que os ataques foram uma resposta à recusa das autoridades em libertar militantes da organização que estão presos.

Além da violência sectária, a Nigéria tem sido marcada nos últimos dias por uma série de manifestações populares contra o projeto do governo de cortar subsídios à gasolina no país. Sob pressão dos protestos populares, o governo chegou a rever, parcialmente, seus planos em relação aos subsídios.

Com AP, Reuters e BBC

Fonte BBC via Último Segundo

6 Comentários

  1. A ONU não tem coisa mais importante pra fazer? Tem conflito carregando o planeta para esquizofrenia e a ONU preocupada com mil mortes desde 2009??? Só em 4 meses na libia já faz isso ai parecer piada.

    Os verdadeiros terroristas deste planeta não possuem religião como motor de guerra, invez disso possuem o maior orçamento militar-terrorista do planeta.

  2. .
    Alguém pode me explicar se estes muçulmanos são do grupo fundamentalista ou dos moderados?
    .
    Tenho tido dificuldade de separá-los, pois onde há seguidores dessa religião parece haver conflitos, ditaduras, repressão, atentados à bomba e muito guisadinho humano jogado pelo chão.
    .
    PERGUNTAS:
    .
    – Ser politicamente correto significa deixar que coisas ruins possam se expandir no Brasil?
    .
    – Até onde vai o direito? O Brasil vai ficar de braços cruzados enquanto juízes de direito dizem que tudo é permitido em respeito as liberdades individuais ?
    .
    – Como vai ser quando os que estiverem sendo mortos forem os nossos familiares?
    .
    ACORDA BRASIL !!!!!!!!!!!!!

  3. Cuidado com o que escrevem, liberdade de expressão não significa libertinagem e desafio as autoridades, vejo uma forma sarcastica de acusar e querer ser o dono da verdade em algumas pessoas que aqui comentam.

  4. E este será um dos primeiros cenários de conflito que será jogado no colo do Brasil caso a cadeira permanente no CS da ONU seja conquistado pela campanha do atual governo… E que tal “importar” um punhado destes terroristas fanáticos e insatisfeitos com uma futura/possível intervenção militar brasileira no território deles… ALGUÉM AQUI QUER ENCARAR?!?
    Só pra lembrar, o atual governo já está queimando as pestanas para resolver o dilema com a entrada ilegal em massa de haitianos pelas fronteiras do norte do país… E os nossos militares lá no Haití no comando da MINUSTAH, apesar do excelente trabalho, estão na maior “sinuca de bico” e já cogita-se até uma possível retirada programada apesar da situação ainda crítica do pobre povo haitiano… E alguém aqui sabe quanto está custando ao povo brasileiro esta aventura humanitária, mas infelizmente insolúvel, se não houver uma ajuda realmente efetiva da comunidade internacional… E que eu saiba os esforços dos organismos da ONU estão deixando muito à desejar para se chegar à uma solução satisfatória à curto/médio prazo… Ou seja, muita conversa e muita promessa, mais vontade política e money suficiente que é bom… Por tanto meus caros, só irresponsáveis aprovam esta “panacéia desvairada” do governo petista… E isto é só uma pequena amostra das armadilhas que virão por aí para um país que definivamente não está preparado para enfrentar… Sem contar que nossos políticos não são nada confiáveis e pouco competentes… E quem vai esta conta é o povo, e quem vai arcar com as consequências serão os nossos militares que, com certeza, não se negarão à cumprir com nenhuma missão que lhes for dada em terras hostís, seja estas para o “bem” ou “mal”… 🙁

  5. O fato que ninguem comenta e ha motivo para suspeitar que esse grupo terrorista islamico foi criado por gente com agenda de separar Nigeria. Nao se deve esquecer que o pais e rico em petroleo. A guerra da Biafra, nas decada 1960/70, que durou quase 10 anos e em que morreram mais de um milhao de pessoas foi manipuladas por potencias estrangeiras com interesses nesse mesmo petroleo. O pais saiu recentemente de uma greve geral, em que participou cristaos, mulssumanos e os devotos dos orixas, oguns etc. Essa greve foi traida, como sempre, pelas direcoes sindicais, que suspenderam as greves contra a vontade da maioria das populacoes sem ter conseguido muita coisa alem de promessas. Isso deixou muita gente descontentes. Foi nessa situacao, de povos descontentes contra o governo, que de houve o massacre de cristao, supostamente por islamitras. Dai a suspeita, se foram realmente islamitas ou agentes provocadores. E se forem islamitas quem estao por detras desses grupos.

Comentários não permitidos.