Defesa & Geopolítica

Altas fontes da defesa na Colômbia afirmam que, enquanto aguardam a chegada do primeiro Embraer KC-390, é preciso comprar mais Hércules

Posted by

Por Javier Bonilla

Confirmando a opção colombiana pelo KC-390, programa no qual firmas colombianas vão se tornar fornecedoras de peças importantes, um alto integrante da delegação que acompanhou o ministro da Defesa da Colômbia, Dr. Juan Carlos Pinzón Bueno, na sua visita a Brasilia, aonde se entrevistou com o seu colega brasileiro Celso Amorim e outras altas autoridades militares e industriais locais, com amplas temáticas de interesse comum, fez declarações -em off -à  imprensa estrangeira, afirmando que, enquanto o birreator da Embraer é aguardado para 2015, se faz preciso comprar “alguns Hércules”.

A fonte não teria especificado nem a quantidade de aeronaves C-130 (presume-se que não seriam muitos), dos que a FAC hoje possui 7 – 4  B e 3 H- nem a série a ser escolhida na operação, qualificada como “de transição”e inclusive “emergencial”. Não se sabe se trata-se dos mais novos modelos J ou dos anteriores “H”, com alguma atualização.

Igual que o Brasil, a Colombia também é usuária do Airbus Military C-295 e do Embraer  110 Bandeirante  (do qual foi o último cliente internacional em meados de 1990) entre outros aviões militares de transporte, estando prevista a incorporação de até 12 KC-390 num futuro relativamente próximo.

Fonte: Defensa.com

13 Comments

shared on wplocker.com