Altas fontes da defesa na Colômbia afirmam que, enquanto aguardam a chegada do primeiro Embraer KC-390, é preciso comprar mais Hércules

Por Javier Bonilla

Confirmando a opção colombiana pelo KC-390, programa no qual firmas colombianas vão se tornar fornecedoras de peças importantes, um alto integrante da delegação que acompanhou o ministro da Defesa da Colômbia, Dr. Juan Carlos Pinzón Bueno, na sua visita a Brasilia, aonde se entrevistou com o seu colega brasileiro Celso Amorim e outras altas autoridades militares e industriais locais, com amplas temáticas de interesse comum, fez declarações -em off -à  imprensa estrangeira, afirmando que, enquanto o birreator da Embraer é aguardado para 2015, se faz preciso comprar “alguns Hércules”.

A fonte não teria especificado nem a quantidade de aeronaves C-130 (presume-se que não seriam muitos), dos que a FAC hoje possui 7 – 4  B e 3 H- nem a série a ser escolhida na operação, qualificada como “de transição”e inclusive “emergencial”. Não se sabe se trata-se dos mais novos modelos J ou dos anteriores “H”, com alguma atualização.

Igual que o Brasil, a Colombia também é usuária do Airbus Military C-295 e do Embraer  110 Bandeirante  (do qual foi o último cliente internacional em meados de 1990) entre outros aviões militares de transporte, estando prevista a incorporação de até 12 KC-390 num futuro relativamente próximo.

Fonte: Defensa.com

13 Comentários

  1. FAZ PARTE DA ESTRATÉGIA DE DEFESA DA AMERICA DO SUL DO PONTO DE VISTA DA COLÔMBIA DO BRASIL E DA OTAN (ONU).
    QUALQUER PRETENSÃO DE CHAVES OU DE QUALQUER BOLIVIANO DE EMPREGAR ARMAS CONVENCIONAIS SERÃO DESMOBILIZADOS E DESARTICULADOS POR CHUVAS DE PARAQUEDISTAS DO EB E EXERCITO COLOMBIANO ENTRE OUTROS DEFENSORES DOS DA DEMOCRACIA NA AL.
    ENQUANTO ISSO EM CARACAS AS ENCOMENDAS CHEGAM O TEMPO TODO E A TURMA DO BOLINHA SÓ FAZENDO PLANOS. ” PLANOS BRASIL” RSRSRSR

  2. sao obrigados a comprar dos gringos sempre alguma coisa pois na verdade sao o unico pais que da america latina que verdadeirmente tem uns quatro governos o governo das farcs o governo dos paramilitares o governo do presidente que esse por tras esta os gringos e o governo dos carteis do trafico cada um tirando uma casquinha do pais colombia

  3. Caros, KC-390 já possui 28 intenções de compra da Força Brasileira e também do Chile (6), Colômbia (12), Argentina (6), Portugal (6), República Tcheca (2).
    Depois do Brasil vem a ser a segunda maior aquisição, um número expressivo, que pode aumentar, a Argentina com todo sua extensão territorial, apenas seis.

  4. A Colômbia está certa em não confiar no Brasil. O país não leva nada a sério no que tange a sua defesa militar, como poderia se preocupar com os outros. confiar no Brasil: SÓ MALUCO.

  5. Cristovão e outros reclamões:

    O resumo da noticia baseado no trecho final do primeiro parágrafo:
    “…se faz preciso comprar “alguns Hércules”.”

    Ou acham que um avião de caracteristica e tamanho nunca produzido/projetado pelo Brasil sairia da cartola da Embraer em 2 anos?

    Leiam a noticia antes de falar abobrinha, o andamento do projeto KC-390 está conforme o planejado.

  6. Olha, se estão prometendo para 2015, os bons vizinhos nos conhecem e sabem que é para 2025, então comprar uns 4 Hércules não será nenhuma surpresa e como Adriano sabiamente falou: “Seguro morreu de velho”, só no país, lá da América do Sul, na Corruptolândia, não é assim.

  7. Apesar de ser um intusiasta do nosso KC-390, essa série de adiamentos de projetos do governo federal está colocando em risco nossa credibilidade. E recriando ou reforçando nossa alcunha de apenas mais uma inofenciva e atrapalhada república de bananas latina.
    Estão esperando o quê?
    A concorrência assumir o posto vago desse segmento de mercado tão bem visto pela Embraer?
    Esse ritmo de Brasília, devagar quase parando, é originado de quê?

  8. Cristovão, a decisão da Colômbia em nada tem haver com desconfiança do projeto kc-390 e prazo para o término.
    Em função da data prevista – 2015 – as FAs da Colômbia tem necessidades que precisam ser atendidas antes deste prazo.
    ViventtBR o projeto de lei orçamentária enviado pelo governo federal garante, por exemplo, R$ 544 milhões para o desenvolvimento do cargueiro KC-390, em parceria com a Embraer. O projeto total está estimado em R$ 3 bilhões.
    É prioridade desde o governo Lula o projeto do cargueiro.
    O projeto esta dentro do cronograma.
    Saudações

Comentários não permitidos.