A SEGUNDA ARMADA DA MARINHA.

Panorama Político
Ilimar Franco

Na reunião setorial sobre assuntos de Defesa Nacional, ontem, a presidente Dilma autorizou o ministro Celso Amorim a criar um grupo de trabalho com o objetivo de constituir a Segunda Armada da Marinha. Essa é uma reivindicação do comandante da Marinha, Júlio Soares de Moura Neto, visando a proteger as reservas de petróleo do pré-sal na plataforma continental do Brasil.

Fonte: O Globo via Braço Forte

35 Comentários

  1. Para isso tem que comprar umas fragatas antes né? Isso poderia incentivar tbm á construção de mais umas Barroso modificadas para não ficar só dependendo de navios estrangeiros.

  2. ESTES ALMIRANTES ESTÃO SEMPRE VAJANDO NA MAIONESE , COM PLANOS MIRABULANTES ANTES DE TER UM 2ª ESQUADRA TEMOS QUE TER UMA 1ªESQUADA DECENTE, POIS A QUE POSSUIMOS NÃO PASSA DE UMA GUARDA COSTEIRA, COM NAVIOS OBSOLETOS.NUM PAIS QUE NÃO TEM A CULTURA DA DEFESA QUANDO SURGE DINHEIRO PARA DEFESA ELE E MAU APLICADO O QUE OS ALMIRANTES TEM E QUE LUTAR EPARA TERMOS UMA ESQUADRA MEDIA DE NO MINIMO 15 FRAGATAS E HUMS 1O SUB MODERNOS PARA COMESAR COM ARMAMENTO DE PONTA E PARA SONHAR COM SEGUNDA ESQUADRA QUAMDO NÃO SE TEM DINHEIRO NEM PARA UAM. DESCUNPEM OS ERROS.

  3. Marcio
    Não se preocupe com os erros pois a raiva com esses tipos de ridículos é tão grande que nos deixa realmente revoltados.
    Agora já podemos dar adeus a um Brasil defensável pois a Venezuela e o Chile já nos passou em muito.

  4. Criar um grupo de trabalho,para resolver o poblema ou para enrolar e receber dos cofres publicos,o ANTONIO DISSE ,pois não temos nem a primeira,quantos minutos resistiria nossa armada atual diante da armada inglesa francesa, da AMERICANA não são minutos, o lógico é segundos temos que ter e com urgencia para ontem,uma armada mais que seja a altura que defenda mas tambem ataque,e é irelevante diserem que é bobagem bomba atomica,pois do geito que as coisas estão rolando temos que ter submarinos balisticos silenciosos,e miceis intercontinentais armados com ogivas nucleares,onde anda o cadaf,da libia que abrio mão do seu programa nuclear,se eles tivesem provavelmente ele estaria aqui ainda,o que os AMERICANOS e os aliados fiseram com o PAQUISTÃO que trancou a porta,NADA porque? a bomba,e se eles não tivesem a malvada? estrariam com porta e tudo,eles estão abusando da autonomia dos paises querem ditar as ordens,é infelizmente é bom que os russos e chineses abram o olho com seus alhados e busquem mais alhados,pois a batata deles esta asando,a da antiga união soviética ja assou,quando a barba do vizinho arde é bom colocarmos a nossa de molho,espero que este governo deixe de ser intreguista e coloque a nossa barba de molho antes que seja tarde demais,temos que ter um govero duro na queda dona DILMA tem se mostrado durona e egigente em certos asuntos mas na area militar esta devendo muito a este pais,com os rumores que esta acontesendo lá fora e agora aqui dentro da AMERICA latina é bom ter urgencia em armar bem este pais,e esta certissimo hugo chaves SE PREPARE CORONEL ,mas se prepare e de tecnologia a teu exercito e se pocivel uma bomba atomica que ai eles te respeitam.

  5. Concordo com os de cima… e foi a 1º coisa q me veio a cabeça… ” Aonde está a 1º ??? “… kkk… é brincadeira… e de mal gosto !!! sds.

  6. Falem, mas antes não se tinha submarinos em construção, estaleiros funcionando, todo uma rede sendo montada para a defesa, mas nada disso vale nada para os sabichões, é isso, o Brasil estava entregue as traças e nossas mulheres eram prostitutas na boca dos turistas sexuais, hoje nos babam para que nossos turistas gastem bilhões nos seus países. Tem nada não a fila anda, e um dia os que hoje acusam irão se arrepender amargamente de apenas criticarem, pois é facil acusar, mas colaborar é outra coisa.

  7. a primeira armada é aquela que sitiou o Rio de Janeiro no início da República… kkkkkkkkkk – aquela da “Revolta da Chibata”.

  8. Olha povo, apesar de concordar com o comentário de muitos acima. estou de total acordo com o ferreira junior, antes não tinhamos nada, pelo menos agora estamos a tentar uma polo industrial militar por aqui, infelizmente a culpa não e não será só desse governo, afinal esse problema com as forças armadas já se arrasta a anos…

  9. Criticas de quem não entende nada do assunto. Depois de décadas de descaso, estamos começando praticamente do zero novamente. E ao meu ver até que já fizemos muita coisa em pouco tempo, como citou o Ferreira Junior. Não se constrói uma força militar de respeito da noiUm Nae bem equipado com uma boa ala aérea é um ótimo instrumento de dissuasão mas antes precisamos concluir a formação das escoltas, pois além das aeronaves são elas que irão garantir a sobrevivência do NAe. Além disso quem acha que 2te para o dia. E muito menos conseguiremos fazer alguma coisa sem PLANEJAMENTO!!! Que sejam caças, ou a segunda ou mesmo terceira esquadra, se não planejarmos o que queremos, o que precisamos e o mais importante, como fazê-lo, nunca iremos a lugar algum.

  10. Boa tarde !!
    Realmente não dá para entender determinadas opiniões acima. O Brasil tem em construção 4 submarinos convencionais, 1 nuclear contratado; adquiriu 3 napaoc com mais 3 em estudos; adquiriu 18 helis; tem o prosuper e etc…é pouco? Talvez sim…mas já é alguma coisa! Para alguns sabichões o Brasil deveria gastar 50% do pib em armas…vms com calma galera!!!

  11. Não entendo o motivo das sátiras.
    Eu acredito que a marinha está correta em planejar a segunda armada. Ora, a definição de quantidade e tipos da 1ª armada cuja compra está prestes a se concluir está diretamente ligada a 2ª a ser instalada no Norte do país. A marinha do Brasil tendo visualizado quais são as necessidades da 1ª e 2ª armadas terá condições muito melhores de compra. Ao contrario da FAB e do exercito a marinha está avançando muito bem em seus projetos.

  12. Tambores de guerra se aproximam! E fazer parceira agora.. com hugoviski tendo armamento, russia saindo agora dezenas de novos artefatos bélicos.. Irã tirando do forno!.. Fora os montantes! do Ocidente.. Tem que o Brasil comprar de imediato! TAMBÉM.. MAS MAIS QUE URGENTE.. Se realmente quiser ser soberano UM DIA! A LINGUAGEM CLARA LÓGICA E CURTA NÃO É A DE NOSSOS LÍDERES. O POVO ILUDIDO AGUENTA A MESMA LADAINHA NOS PROGRAMAS ELEITORAIS, E AS JUSTIFICATIVAS SEM NEXO QUANDO EM GOVERNO.
    É SÓ SOMAR 1 + 1, PRA VER QUE NAO SE ENCAIXA! A OTAN investe TRILHÕES DE DÓLARES para tirar soberanias de países, obter energia e poder!.. Não existe isto de anti-ogivas nucleares! Eles tem MILHARES! O povão tem força! pra reverter, AINDA, por isto os manipuladores se preocupam neste total compromisso cínico e perverso.

  13. Todos comentários até aqui de certa forma são elogiáveis. Alguns satirizando a situação outros defendendo o Ministério da Defesa. Realmente as coisas caminham e tudo tem o seu tempo. Inegável que o posicionamento do atual governo é de melhorar nossa situação. A grande questão é que aqueles que criticam, o fazem devida a lentidão do atual governo. Os governos anteriores relamente delapidaram e terminaram completamente com nossa defesa, parece que fizeram igual aos bolivianos que entregaram sua armas aos EUA. Ja a nova administração Federal entende as necessidades atuais da Defesa e isto não temos dúvida, mas a lentidão, a lentidão, a lentidão,…mas é o início: 8 anos de Lula (os 4 primeiros arrumou a casa, os outros quatro consolidou os estaleiros,…) com Dilma (dois anos arrumando ministérios ???? … muitos planos). Concluindo: serão 12 anos no final e ainda não tivemos tempo?

  14. pedro, a questão não é gastar 50% do pib
    e sim saber gastar.
    os caças da força aerea tem prvisão de gasto de 10 bilhões.
    com esse valor poderiamos comprar de prteleira, SIM DE PRATELEIRA E DEIXEN EU TERMINER PRIMEIRO DEPOIS CRITIQUEM!
    comprar de prateleira para ,agora, uns 48 caças de 4 geração por uns 3 bi os outros 7 bi seriam usados em um programa de caças de 5 geração com os russos ou os turcos ou os suecos não intereça quem o importante é que teriamos o caça de agora e do amanhã e com aquisição de conhecimento.
    a questão dos caças em tese não tem nada a ver com o post mas eu quis mostrar a falta de uma visão macro, uma visão mais aberta das coisas.
    a prvisão de que tudo que está sendo feito, esteja operacional em 2025/2030 que é a proposta da end não é isso? quantos presidentes e presidentas poderão entra no meio do caminho e interromper o processo,
    quantas sabotagens internas e esternas poderam ocorrer
    claro que todos esses prblemas podem ocorrer tambem no curto prazo
    o que os colegas acima querem dizer e que mesmo com tudo que está para chegar nos proximos 10 ou 15 anos.
    teriamos que ter equipamentos para os proximos 10 ou 15 meses.
    bem acho que é isso.

  15. O problema todo e que os planejamento na area da defesa nesse pais são longos e acabam não se concretizando, quantos planos ja forão feitos, o munndo esta cada vez mais perigoso quando se adiquire alguma coisa para as forças armadas elas vem em forma de contas gotas. A verdade que nos não temos uma marinha que tenha poder de disuação ou voces achão que o Saõ Paulo e meia duzia de fragatas com 30 anos tem algum poder de disuação, basta unico porta avião la do norte estacionar proximo a São Paulo e numa semana nos caimos de joelho.Naõ quero que o Brasil tenha uma marinha do porte da americana isso e impossivelm mais nos temos condiç~es sim de ter marinha mais poderosa dinheiro existe e so governo e a sociedade querer.

  16. Concordo com todos comentários acima mas tudo isso o MD, MB ,EB e o PT sabem que a questão é politica, todos sabemos que para ter PAZ temos que investir em Defesa. Sabemos tambem que o Brasil é um péssimo planejador, tudo é feito de ultima hora sem planejamento. O que temos é ficar atentos com todo esse dinheiro que estão querendo investir vá realmente para Defesa pois com o PT no poder vimos que a corrupção é a maior que dos outros partidos no poder até hoje.

  17. Depois de 1985 a coisa degringolou… 25 anos amargando reformas e equipamentos refurbished… pra quem acha que tá bom… paciencia… a verdade parece não interessar aos alienados…

  18. Me digam uma coisa… quem fala de corrupção…. ONDE ESTÁ A TRANSAMAZONICA projetada pelos militares ??? Alias, oq é Transamazonica? É uma relação sexual na selva ?

    .
    Os donos de empreiteiras amiguinhos dos generais foram os que mais enriqueceram na epoca das obras faraonicas…. e o Brasil se endividou pra fazerem eles felizes

  19. O Brasil ainda tem problemas fiscais muito grandes, esse é o problema de qualquer investimento novo por aqui tornando-o assim lento.
    Mas já é possível iniciar esse tipo de trabalho, começando com os 500t Macaé depois produzindo mais dois Port of Spain patrulheiros oceânicos seguindo implantando as fragatas e os navios de maior porte…Com compras de prateleiras se for bom negócio sim claro.

  20. Rafael, sem revanchismo!.. Pois ATÉ NA TV SENADO DESTE GOVERNO já passou reportagem recriminando estas condutas dos ”vermelhinhos”. Com depoimentos verídicos!.. E foi recente!!

  21. Umas 10 lanchas Colombianas e a Canoa de puro Mogno polido Manauara com Nau Capitania e voces ainda reclamam de que?

  22. Tem gente que acha que o país realmente vai construir o que está no papel,2 porta aviões,18 fragatas,15 sub’s etc etc etc. Acordem,não sai nem a metade do que está previsto,e ainda digo mais,compras de oportunidade ainda acontecerão.

  23. Rafael, relamente havia corrupçao sim na epoca dos militare mais eles pelos menos invertirão na segurança do pais, va pesquize e vera que os F5, as NITEROI,os 160 XAVANTES, os MIRAGE III, os Sub OBEREON,CASCAVEIS,M-113 o projeto das CORVETAS a EMBRAER e outros foram obras deles.

  24. Boa noite a todos!! Caro Matuzalem, compartilho com vc a preocupação com a lentidão das decisões estratégicas de curto prazo, em especial as relativas ao programa FX ! Mas, com todos os problemas(lentidão),algumas decisões foram e estão sendo tomadas de acordo com as limitações orçamentárias da nação. Não existe a possibilidade, pelo menos a médio espaço de tempo, de um conflito bélico na américa do Sul. Por isso, talvez, essa cautela em gastar bilhões de dólares em armas em um curto espaço de tempo com uma população tão carente. Me parece que o Estado está se movendo estratégicamente e isso é um dado extremamante positivo! Grande abraço..

  25. Um bando de idiotas, criticam tudo, zoam tudo, sem conhecimento de causa, a nossa Marinha vem fazendo com os meios que possue um trabalho de alto nivel no patrulhamento da nossa amazonia azul, contribuindo com tropas de paz ao redor do mundo, investindo em pessoal e material para colaborar com o crescimento e o desenvolvimento da nacao. Porque nao se calam?

  26. Caramba outra contos pa boi dormir,Dandolo desenha umas armas secretas e mortais ,mais que sejam moveis e ligeras e barata,necessitamos dass tuas ideas.

Comentários não permitidos.