Síria comprará 36 aviões de treinamento da Rússia

A Síria comprará da Rússia 36 aviões militares de treinamento Yak-130 num momento em que o regime sírio é alvo de sanções internacionais pela repressão de um movimento de contestação sem precedentes, informou nesta segunda-feira o jornal russo Kommersant.

“Moscou e Damasco assinaram um novo contrato para a entrega de 36 aviões de treinamento Yak-130 que será aplicado assim que a Síria pagar um adiantamento”, indicou o jornal, citando uma fonte vinculada à agência pública russa de exportação de armamento Rosoboronexport.

O montante do contrato é de cerca de 550 milhões de dólares, segundo a fonte.

Estados Unidos e União Europeia impuseram sanções econômicas ao regime do presidente sírio Bashar al-Assad para tentar deter a sangrenta repressão da revolta que agita o país desde março passado.

A Rússia, um aliado tradicional de Damasco, se opõe a qualquer ingerência da críse síria e se pronunciou contra um embargo do Conselho de Segurança da ONU sobre as entregas de armas à Síria, cujo principal provedor, desde a época soviética, é Moscou.

 Fonte: Jornal do Brasil

11 Comentários

  1. É bom a russia manter seus aliados,ou brevemente sobrara para os russos tambem,pois a união soviética eles derubaram,a argentina vai chupar num [prego até virar parafuso,e pode sobrar para O BRASIL,pois a voracidade esta aumentando,e a china russia que se agarem.

  2. É gente de uma coisa é certa, o velho URSO acordou de sua ibernação e não ta pra brincadeira, ja está mostrando a suas garras bem afiadas e muito apetite isso é muito bom ja estava fazendo falta a bipolarização. Pena que o tal gigante adormecido continua sonhando em berço esplendido e quando acordar, vai está totalmente desprotegido e com as cuecas no varal. Esse é o Brasil, esses são nossos politicos.

  3. É colega. o que vai ter de armamento russo também na argentina… Logo logo a china também começa a vender uns sistemas anti aéreos…
    Vamo se arma também brasil… sem alinhamento nenhum.. vamos diversificar nossas fontes, incluindo russos e chineses na lista, sem deixar de lado armamentos americanos, franceses, suecos e etc.

  4. Estava olhando no mapa: A Síria um país “continental” compra 36 caças brincando, enquanto na Corruptolandia, um país pequenino lá da América do Sul “(tamanho do vaticano)”, demora pra comprar até munição de “fall”, é eles usam fall naquele país.

  5. E Engracado pensar que no final da Segunda Guerra Mundial os Yankes pensavao que so Eles seguido por seu parasita
    .
    (INGLATERRA) mandariao no mundo

    .
    Que Frustracao
    .
    🙂

  6. Gustavo G disse:
    23/01/2012 às 21:59
    grande gustavo, tava sumido camarada, bom velo de volta, com exelentes comentarios


    eu sempre disse que para as puutencias do clube do bolinha da onu CS, os conflitos do oriente medio, africa e asia menor, são na verdade um mercadão de vender armas, a RUSSIA vende para o ditador da siria, e os EUA, vende para os assasinos da arabia saudita, e todos ficam felizes, menos o povo arabe, ” paz ?? não paz da prejuizo, guerra da lucros “

  7. Um Yak-130 desse não seria melhor que o super-tucano no combate a narcotraficantes? O Governo deveria fazer algo quanto à Embraer. Já que tem de estar de acordo com os anseios nacionais! E não dela, já que´antes de tudo deve sua existência graças ao CTA, e sabendo disto, partir para as reais necessidades do Brasil! O projeto desse light-fighter-advanced-trainer yak-130 se parece muito com um antigo da embraer que não entrou em voga!..
    ( http://www.defesabr.com/blog/index.php/05/05/2009/os-projetos-esquecidos-da-embraer-e-o-tempo-perdido/ ) SABOTAGEM 100%

  8. É bom a Síria começa a se armar mesmo e o povo sírio ficar bem esperto com o interesse do ocidente em levar “liberdade” e “democracia” a eles, pois aonde entra EUA/OTAN reina o caos, à Líbia está pagando caro agora, está do jeitinho que eles querem deixar todo o Oriente médio, em completo caos e governado por ditadores.
    .
    Na RT uma excelente matéria relatando o que os EUA/Israel/Europa hoje buscam no Oriente Médio, petróleo não é o interesse primário, será só uma consequênciaCaos en Libia…la revancha de los gaddafistas , um Oriente Médio organizado não é o que quer as três pontas do tridente do diabo, mas enquanto isso, Índia já aumenta compra de petróleo iraniano e China indica fazer o mesmo, eu disse, se a Europa não quer, o BRICS agradece!

  9. Siria: mientras la Liga Árabe se divide, Occidente lustra sus armas
    .
    …”Los estados miembros del Consejo de Cooperación para los Estados Árabes del Golfo, bajo presión de Occidente, han decidido retirarse de la misión en Siria, justificando de ese modo su completa ineficacia. Al mismo tiempo, eso divide a la Liga Árabe lo que me parece muy inoportuno. La paz y democracia en Siria no se podrá conseguir a través de la presión de la OTAN o los bombardeos”, asegura el parlamentario laborista británico Jeremy Corbyn.
    .
    Articulo completo en: http://actualidad.rt.com/actualidad/internacional/issue_35348.html

    .
    .
    .
    Acho melhor a Síria não ficar só com esses 36, se alguém na Síria acha o Assad ruim, descobrirá que o julgo de EUA/Israel deixa o do perpétuo aí no chinelo!
    .
    .
    .
    Mas enquanto isso, a maioria da população…
    .
    .

    Sirios marchan para rechazar injerencia extranjera y ratificar apoyo a Al Assad
    .
    Miles de ciudadanos sirios rechazaron este jueves la injerencia extranjera en el país y manifestaron su apoyo al programa de reforma del presidente Bashar Al Assad. “Pese al frío y la lluvia, se llevaron a cabo concentraciones en diferentes plazas de las principales ciudades del país” informó el corresponsal de teleSUR en Medio Oriente, Hisham Wannous.
    .
    “Los participantes reafirmaron el rechazo a las resoluciones de la Liga Árabe (LA), que según ellos violan la soberanía del país y su decisión de llevar el caso ante el consejo de seguridad de las Naciones Unidas (ONU). También agradecieron la postura rusa que rechaza cualquier medida que pueda imponer sanciones a Siria”, añadió Wannous.
    .
    El periodista precisó que también repudiaron la postura de Estados Unidos y de países europeos que intentar desestabilizar el país y justificar una intervención militar.
    .
    Los manifestantes “alzaron pancartas y corearon consignas en rechazo a la campaña mediática que hay contra Siria en algunos canales árabes (…) corearon lemas que ratifican la firmeza del pueblo y su determinación a frustrar cualquier complot contra Siria”, puntualizó.
    .
    Siria ratifica apoyo a misión de observadores
    .
    Entre tanto el ministro de Relaciones Extreriores sirio, Walid Al Moallen, ratificó este jueves el apoyo del presidente Bashar Al Assad a la misión de observadores de la Liga Árabe (LA), que permanecerá trabajando en el país de Medio Oriente hasta el próximo 23 de febrero.
    .
    Al recibir al general sudanés Mohammad Al Dabi en una audiencia especial, el canciller reafirmó el compromiso de las autoridades en una completa cooperación con los veedores para que puedan realizar su trabajo.
    .
    En tal sentido, Al Moallen destacó la responsabilidad del gobierno sirio de proteger a los ciudadanos y acabar con grupos armados, sabotajes, crímenes y actos vandálicos contra civiles.
    .
    El general sudanés detalló al canciller particularidades del reporte que presentó el domingo pasado en El Cairo (capital egipcia) al Consejo Ministerial de la Liga Árabe y aseguró que la misión está comprometida con realizar una labor neutral y objetiva.
    .
    Por su parte el subsecretario general de la LA, Ahmad Bin Hili, precisó que el grupo de observadores seguirán en Siria y señaló que la decisión de Catar, Arabia Saudita, Bahrein, Emiratos Árabes Unidos, Omán y Kuwait que optaron por abandonar el protocolo de observación “es una opción soberana de cada país enviar o retirar los monitores”.
    .
    Bin Hili resaltó que estiman enviar otro grupo de veedores miembros de la LA para compensar la reducción.
    .
    Liderados por Catar y Arabia Saudita, las naciones del Consejo de Cooperación del Golfo Pérsico señalaron al gobierno de Al Assad de incumplir el plan de paz de la Liga Árabe, pese a que los observadores alegaron lo contrario.

Comentários não permitidos.