Marinha do Chile negocia a aquisição de 12 veículos anfíbios AAV-7

O Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Chile está negociando a aquisição de 12 veículos blindados anfíbios sobre lagartas AAV-7, que seriam adquiridos dos excedentes do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. Esta potencial compra faz parte da ampliação de sua capacidade com a recente incorporação do navio de assalto anfíbio ‘Sargento Aldea’, adquirido da Marinha francesa.

A fabricação do Veículo de Assalto Anfíbio LVTP-7, um veículo volumoso de 29,1 toneladas, construído com pranchas de alumínio soldado, teve início no começo da década de 70 e logo passou a ser a plataforma anfíbia padrão dos Fuzileiros. Até o final daquela década (início dos anos 80, as fontes divergem), foi contratado um programa de extensão de vida útil, que incluiu a modificação para uma configuração posteriormente denominada AAV-7, com motor (Cummins VT-400 a Diesel) e transmissão (NavseaHS-400-3A1) mais robustos, nova estação de armas (Cadillac Gage), com metralhadora calibre 50 e lança-granadas Mk-19 40-mm, potencializada por motores elétricos em substituição ao potencialmente perigoso sistema hidráulico, bem como a simplificação dos processos de manutenção, entre outros.

O aumento do peso não foi seguido de uma mudança na suspensão, o que seria óbvio e foi corrigido posteriormente em um número não determinado de veículos. (Infodefensa.com)

Fonte: Diálogo

21 Comentários

  1. Se preparando para guerra com doze veiculos? Rapaz isso dai é para deixar a força adestrada, guerra não se faz com isso.

  2. Veiculo de Assalto Anfibio..mas mas mas a Bolivia nao tem mar…e o dinossauro T-Rex pesa 29 toneladas e deve ser devagar como uma lesma.
    O Brasil sim precisa muitos pra controlar alguns desgarrados em favelas com AR-15, ja que policia corrupta nao tem capacidade.
    Nao vejo mais utilidades pra assalto anfibio em nenhum lugar. Ficar sonhando com outro D-Day e jogar dinheiro fora.

  3. Carlos Argus disse:
    23/01/2012 às 21:46
    O Chile está se preparando p uma guerra? Estão mt bem e se preparando cada x mais e melhor…já BRASIL…sds.

    O Chile tem como grande inimigo a Argentina, que quase foi a guerra com ele várias vezes, por isso tem a maior Força Aérea da América do Sul e esta investindo em equipamentos militares..

  4. Ferreira Junior disse:
    23/01/2012 às 22:39
    Se preparando para guerra com doze veiculos? Rapaz isso dai é para deixar a força adestrada, guerra não se faz com isso.
    Esses doze veículos anfíbios são para equipar o Navio de Assalto Anfíbio Adquirido da França.

    O Chile esta sim muito bem preparado para a Guerra e esta se preparando cada vez mais..

  5. Abre o olho com o Chile, Brasil!

    Como o Brasil pode pretender ser um aliado preferencial dos vizinhos sul-americanos se não conseguir defender eles do Chile?

    Se o Brasil tiver que ajudar a Bolívia a defender as minas de lítio de uma invasão chilena, seríamos capazes de barrar esta agressão? Acho complicado. Tem um monstrinho sendo criado na costa do Pacífico!

    O problema não está na Venezuela, mas sim no Chile!

    Abram o olho, pessoal!

  6. HAaaauuu… Não é só aqui a burrice, ainda bem. Com o litoral que Chile tem, a exemplo do Brasil, qual a vantagem de querer desembarcar tropa por mar, se você esta no continente? Técnicamente falando é onde se tem o maior número de baixas (mortes), pra que isso vai servir se suas necessidades são outras? No lugar, porque não compra uns 12 Super-Tucanos, faz muito mais estrago. É a tal da coisa, compraram um elefantão agora tem comprar seus acessórios… para a coleção do Jardim Zoológico…. hahahaha.

  7. Aqui já esta em andamento os processos de modernização desses tipos de blindados, clanfs, no padarão dos mariners.
    Carlos Argus.
    Esse é um número de expediente inicial mesmo para iniciar a operação de clanfs e estão no estado da arte operacional assim foi um bom negócio.
    O Chile já comissionou um navio desembarque em 2011 acho que vão ser operados dele tamben, se eu estver errado me corrijam!

  8. VaiQueDa
    Desembarque de fuzileiros não é mais feito como na Segunda Guerra, com grande números de combatentes e expectativas de grandes baixas.
    Esses blindados é para progeção de forças e da política externa de uma nação que se preza.
    Assim o Chile busca com certeza o seu lugar no mundo e América Latina.

  9. Adriano, se a política for de expansão e capacidade de também atacar concordo que é importante. Mas acredito que não seja o caso, pelo menos comparando com o Brasil, sempre passivo. Não conheço muito a fundo a força Chilena, mas se comparado ao Brasil teríamos muitas outras prioridades antes. Será que o Chile também?

  10. Pessoal esse veiculo é para transporte de tropas e não para combate, assim como o blindado Guarani é para o Exercito o AAA7 é para os fuzileiros. São muito importante para um desembarque seguro em terra das tropas.

    O Brasil devia ter mais Navios do Tipo NDCC ou NDD para transportar os nossos fuzileiros nesses AAA7 (Clanf aqui no BRASIL).

    Esse navios deviam ter pista para pouso de helicópteros de trasporte e ataque para proteção das tropas que estão desembarcando nos AAA7.

    Claro que os navios deveriam ser navios moderno e não da 2 guerra mundial como o nosso e não como o nosso sofrido NDD Ceará G30 …

    Acredito que teríamos total condições de construir esse tipo de navio aqui no BRASIL.

    http://www.naviosbrasileiros.com.br/ngb/C/C068/C068.htm

  11. O Chile tem uma geografia que a proteção do mar e desembarque anfíbio são importantíssimos para que o país continue funcionando. Aumenta-se os pontos de contra-ataque próximos ao conflito!

  12. Caro Watchmen
    O Chile é amigo do Brasil a muito tempo. A Bolívia junto com o Chaves, roubou as refinarias da Petrobrás..

  13. Atahualpa,
    “Amigo do Brasil”? Que ser isso?
    Como a China era “inimiga” dos EUA na década de 70?
    E uma refinaria na Bolívia vale mais do que o salar de lítio na Bolívia, o maior do mundo?
    E o pior de tudo, o Brasil pode ficar chupando o dedo caso o Chile faça como na Guerra do Pacífico em que anexou minas bolivianas em Antofagasta a mando da potência estrangeira da época, o RRUU.
    Agora larguem de ser inocentes que a noça ameaça são os pobres bolivianos ou o combalido Hugo Chavez.
    Quem vocês acham que os EUA apoiariam para evitar a integração sul-americana liderada pelo Brasil, que criaria uma potência de costa-a-costa no sul deles?
    A Bolívia? A Venezuela?
    kkkkkkk
    Façam-me rir!
    Chega dessa inocência! Vamos olhar mais os balanços militares e menos a Veja para vermos quem são as verdadeiras ameaças!
    Saudações de um brasileiro

  14. Duas coisas:
    (1) se o Brasil não conseguir garantir à Bolívia que pode segurar qualquer rojão vindo do Chile, como espera que a Bolívia respeite ou leve em conta os desejos brasileiros? O que a Bolívia precisa é de alguém que defenda seus interesses de maneira crível (principalmente retomar o acesso ao mar e ter uma industrialização mínima do lítio);
    (2) Quem as multinacionais processadoras de lítio vão procurar para fazer uma parceria? O Brasil sem capacidade de projeção na região ou o Chile com os dentes cada vez mais afiados? Parem de procurar cabelo em ovo e prestem atençao para o que está em jogo na Bolívia e como o Chile está se preparando.

    SE O BRASIL NÃO CONSEGUIR CONTER O CHILE ALGUÉM MAIS (EUA OU CHINA?) VÃO ARREBANHAR TANTO O PERU QUANTO A BOLÍVIA, DANDO A SEGURANÇA QUE ELES PRECISAM. OU SEJA. BYE BYE PACÍFICO PARA O BRASIL!

    ABRE O OLHO BRASIL

  15. Eles que estão certos as maiores reservas de cobre do Mundo! etão acho que eles não querem ser pegos com as calças nas mãos! E o Brasil?

  16. a cada topico deste site todos discutem sobre o topico em questão,legal.
    mas falta a todos uma visão macro dos fatos.
    eu não me acho melhor que ninguem aqui até pelo contrario como já disse outras vezes sou um iniciante no assunto eu nem servi eu sobrei, mas tenho otima capacidade de observação
    se não vejamos:

    1)o chile já tem para a defesa aerea 10 caças F16 c blok alguma coisa + 34 F16 MLU
    tem tambem 12 supertucanos para treinamento e ataque leve
    até onde eu sei eles não venderam os F5 que podem ser usados em caso de crise e que agora não lembro a quantidade
    tods esses aviões podem fazer ataque ao solo e ao mar tambem se não ficou claro.

    some isso a capacidade naval e terrestre (não vou ficar aqui decrevendo tudo que eles tem)
    na minha humilde opinião as mentes por tras da dfesa chilena não estão preucupadas com o cenario sul americano
    (nisso tambem já passaram o brasil)mas sim no cenario global
    caso aconteça muitos aqui ficariam alarmados, mas eu não me surpreenderia se o chile participar logo logo de uma operação real dos EUA ou da OTAN (espero que não sejá na america do sul ) mas como disse sou ´so um iniciante agurdo a correção dos amigos

Comentários não permitidos.