ITA pode crescer sem perder qualidade, diz novo reitor

O engenheiro e economista Carlos Américo Pacheco, empossado reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no final de 2011, tem uma dura missão pela frente: a ampliação da mais importante grife do ensino superior do país. Sua meta é dobrar o número de vagas nos cursos de graduação – pela primeira vez desde a criação do instituto, em 1947. “Podemos fazer isso sem comprometer a qualidade do ITA”, diz Pacheco.

O ITA oferece atualmente 120 vagas para engenharia por ano. A partir de 2013, esse número deve subir para 240. “O Brasil carece de engenheiros especializados para levar ao próximo nível as indústrias de alta tecnologia que estão surgindo”, diz Pacheco, em entrevista ao site de VEJA. “Precisamos de engenheiros de qualidade para lidar com questões estratégicas que estarão na agenda de médio e curto prazo do país”

O novo reitor, de 54 anos, foi secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia entre 1999 e 2002 e atuou como um dos principais articuladores dos projetos que resultaram na criação dos fundos setoriais e na Lei da Inovação, de 2004. No comando do instituto, pretende estimular a inovação, área que considera estratégica para o desenvolvimento do país. “Enquanto a inovação for um tema dos cientistas e dos gestores públicos, vamos avançar muito pouco”, diz Pacheco. Confira abaixo trechos da entrevista:

O ITA quer duplicar o número de vagas para o ingresso na graduação. Por que duplicar e por que agora? A ampliação do ITA tem a ver com dois problemas que afetam o país atualmente: carência de engenheiros e má qualidade dos cursos. O Brasil está em uma condição muito ruim no que diz respeito ao número de engenheiros egressos por 1.000 habitantes. Precisamos de engenheiros de qualidade para lidar com questões estratégicas que estarão na agenda de médio e curto prazo do país, como a exploração do pré-sal, o desenvolvimento de tecnologias de defesa, o enriquecimento da indústria aeronáutica e o amadurecimento do setor aeroespacial. Por isso, é mais do que uma obrigação ampliar a escola. Podemos fazer isso sem comprometer a qualidade do ITA. No vestibular passado tivemos 400 alunos com nota mínima para ocupar as 120 vagas.

Quão longe está a duplicação do número de vagas? O projeto está formatado e nas mãos do Ministro da Defesa (Celso Amorim). A presidente Dilma determinou que todos os ministérios envolvidos, Planejamento, Fazenda e Defesa, realizassem a duplicação o mais rápido possível. A partir de agora, precisamos realizar licitações para os 250 milhões de reais em obras que serão concluídas em dois ou três anos. Vamos começar com os alojamentos e as instalações do ensino fundamental para ampliarmos as vagas do primeiro ano. A ampliação será um processo duro porque ela também implica a contratação de 150 professores de altíssimo nível que ainda não existem. Estamos conversando com a Capes e a Fapesp para formar esses profissionais no exterior ou criar um conjunto de pós-doutores vinculados à escola.

Na melhor das hipóteses, quando a escola começará a receber mais alunos? Nossa ideia é aumentar 120 vagas no vestibular de 2013. A expansão vai mudar a escala de operação do ITA.

Como assim? Estamos discutindo com várias empresas. Além da ampliação física e do quadro docente, queremos mudar duas coisas: a vinculação internacional da escola com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e outros centros de excelência no mundo. Queremos internacionalizar a escola, mas com foco nas áreas de interesse estratégico para o Brasil, que é a segunda questão. Estamos negociando com empresas de alta tecnologia, como a Petrobras, Embraer, Odebrecht e Telebrás, uma mudança na natureza da cooperação com elas.

Fonte: RevistaVeja

11 Comentários

  1. Que bom q pode ser assim, então, espero q eles produzam um caça supersônico p as condições climaticas e territoriais do BRASIL e entregue a EMBRAER tornar o mesmo realidade,estou na torcida; p ontem ,sds.

  2. NOVAMENTE AS FORÇAS ARMADAS FAZENDO ALGO FACTIVEL PELA NAÇÃO E NÃO PROMETENDO COMO FAZEM OS GOVERNOS CIVIS ENTREGUISTAS E CORRUPTOS A 25 ANOS”… parabéns ao ITA e ao Ministerio Da Aeronautica…

  3. Passeando pela net ainda podemos encontrar brasileiros que sabem a verdade sobre nossa historia, senão vejamos: xaolin01 disse em http://www.youtube.com/watch?v=yxHYl4D-2Hw : “Esses milicos só fizeram merda mesmo, sairam do governo a 30 anos e não param de falar deles. Receberam o País em 64 como a 48° econômia e entregaram em 85 como a 8° econômia, levamos 25 anos para hoje sermos a 7°.Fizeram Itaipu, tucurui , xingu, embratel, angra 1 e 2,carro à alcool, IME, ITA, EMBRAER. Meus amigos nenhum ficou RICO, se não fossem esses merdas talvez estivessemos vivendo nababescamente como os CUBANOS. VIVA FIDEL,POL POT,STALIN e outros mui amigos.”… provavelmente essa foi a resposta a algum incalto que acha que o Brasil foi descoberto em 2002…

  4. Parabéns ao ITA (e a FAB or consequência) por essa iniciativa. E duplicar é pouco poderia no mínimo triplicar, já que afirmam que todo ano 400 vestibulandos poderiam cursar o ITA.

    []’s

Comentários não permitidos.