Escócia confrontada ao dilema: independência ou receitas da venda de uísque

O Ministério britânico das Relações Exteriores ameaçou as autoridades escocesas com uma paragem da publicidade gratuita e da promoção do uísque nos mercados internacionais caso a Escócia venha a proclamar a independência, noticia o diário Daily Mail.

Atualmente, 140 embaixadas britânicas em todo o mundo se dedicam à promoção e divulgação gratuitas da bebida mundialmente célebre.

Em caso de proclamação da independência da Escócia, a ser votada num referendo previsto para 2014, Edinburgo será obrigada a pagar de seu bolso a promoção dos seus produtos.

A venda de uísque é uma das principais fontes de receita do país. Em 2011 a exportação de uísque forneceu à Escócia uma receita de cerca de 4,65 bilhões de USD.

Fonte: Voz da Rússia

13 Comentários

  1. Pobre coitado Wallace (o escoces), lutou tanto para ver seu país resumido a uisque. Eu dava o troco cobrava pelas bases inglesas no mar do norte.

  2. Ha muita gente dentro do partido conservador que nao se importartia com a independencia da Escocia. O petroleo do mar do Norte ja esta esgotado e Escocia esta ficando um pouco caro para Inglaterra. Mas a razao principal para esses conservsativos e que uma Escocia independente destruiria completamente as bases populares do Partido Trabalhista. Sem os votos dos escoceses o Partido Trabalhista dificilmente teria condicao de vencer outra eleicao e eleger o Primeiro Ministro. Muito ingleses ressentem o fato que na Escocia a ensino universitario ainda e gratis para os escoceses enquanto na Inglaterra os estudantes universitarios tem de financiar seus estudos atraves de emprestimos bancarios. Muitos ingleses alegam que Inglaterra financia beneficios sociais aos escoceses enquanto esses mesmos beneficios sao negados aos ingleses.

  3. O Ministro de Negócios exteriores da Inglaterra falou à Folha quando veio ao Brasil na semana passada que em pleno século XXI nenhum Estado pode se dar ao luxo de obrigar um povo a fazer parte de seu país se aquele quer ser independente. Ele se referia a Argentina querendo impor sua soberania as Malvinas. Por quê o mesmo não se aplica a Escócia?

  4. A Inglaterra ainda vive no passado, quer manter suas colonias a qualquer custo Inglaterra e EUA são o Cancer do Mundo.

    E o pior e que semana passada eles chamaram os Argentinos de Colonialistas e agora fazem 1000 vezes pior kkkkkk e cada uma.

  5. Esse lixo é comodity ou industria ?
    É isso que eles produzem além de guerras e invadir território estrangeiro.
    Tá bem explicada qual a riqueza deles.

  6. A Escócia tem uma história riquíssima e a sua cultura também,creio que não vai ser por causa de uísque e bravatas de um império de 5º categoria que os bravos escoceses irão deixa de serem soberano.
    .
    Sr.Augusto, parabéns pela lembrança e pelo eloquente exemplo como é arrogante e hipócrita esta decadente potência.

  7. Eles tão falando, se vcs não forem mais do nosso pais, nós não vamos mais ajudar vcs, qual o problema, ruim seria se eles ficasem com a escócia a força.

Comentários não permitidos.