Sobe para 162 mortos em ataque na Nigéria

Pelo menos 162 corpos foram contabilizados neste sábado em Kano, segunda maior cidade da Nigéria, onde os corpos das vítimas estavam por todos os lados no dia seguinte a uma grande série de ataques reivindicada pelo grupo islamita Boko Haram.

Um funcionário do principal necrotério de Kano indicou à AFP que 162 corpos chegaram ao local depois do ataque de sexta-feira à noite e estimou que o registro pode aumentar.

“Este número pode mudar porque continuamos a receber”, acrescentou esta fonte que pediu para não ser identificada. Um registro anterior indicava 121 mortos.

As autoridades decretaram um cessar-fogo na cidade, principal localidade do norte. Representantes da Cruz Vermelha local e da Agência Nacional de Situações de Emergência (Nema) afirmaram que continuam a recolher corpos nas ruas para enviá-los às mesquitas.

O maior jornal do norte, o Daily Trust, informou que um porta-voz do grupo Boko Haram havia reivindicado os ataques, explicando que o grupo havia agido em represália após a recusa do governo em libertar vários de seus membros presos.

Os episódios de violência ocorrem em um contexto de intensificação de ataques atribuídos a esse grupo, que reivindicou atentados no Natal.

Segundo a polícia, oito locais foram atacados na sexta-feira à noite de maneira “coordenada”: as delegacias de polícia e os serviços de imigração, além da casa de uma autoridade da polícia.

Cerca de vinte explosões foram ouvidas em apenas alguns minutos, segundo o correspondente da AFP. Tiros também foram disparados e os moradores correram em pânico.

Um dos ataques foi praticado por um terrorista suicida contra um QG regional da polícia e deixou pelo menos três mortos, segundo uma fonte policial.

Um morador contou que viu no sábado de manhã 16 corpos em uma rua de seu bairro onde está situado um dos locais atacados, o QG da Polícia do Estado de Kano, cuja capital possui o mesmo nome.

“Entre minha casa e o QG da polícia, nesta rua, contei 16 corpos espalhados pelo chão, incluindo os de seis policiais”, disse a testemunha.

Segundo uma fonte policial que pediu para não ser identificada, “muitos civis” foram mortos.

Jornalista nigeriano morto

Um correspondente da rede de televisão nigeriana Channels foi morto a tiros durante os ataques. O “assassinato” foi denunciado pelo Comitê para a Proteção aos Jornalistas, com sede em Nova York. Dois terroristas suicidas estão entre os agressores.

No QG da polícia do Estado de Kano, um homem que queria explodir sua carga de explosivos tentou se aproximar de carro de um comboio da polícia, de acordo com uma fonte policial. Ele teria jogado seu veículo antes de ser morto. Segundo uma testemunha, o carro do agressor permaneceu em movimento até explodir.

Vários ataques mortais, atribuídos ao Boko Haram e frequentemente reivindicados por ele, sacudiram o país nos últimos meses. Eles atingiram principalmente o nordeste, e Kano vinha sendo poupada até agora.

O presidente Goodluck Jonathan declarou o estado de emergência no dia 31 de dezembro em setores de quatro estados onde foram registrados ataques, atribuídos ao Boko Haram.

Kano não estava incluída no estado de emergência e não havia sido afetada por nenhum dos últimos ataques importantes, que, em sua maioria, ocorreram no nordeste do país.

A Nigéria, o país mais povoado da África (cerca de 167 milhões de habitantes) e seu maior produtor de petróleo, está dividida entre o norte, majoritariamente muçulmano, e o sul, predominantemente cristão.

O ministro alemão das Relações Exteriores, Guido Westerwelle, condenou os atentados neste sábado. Seu colega britânico William Hague se disse “chocado e horrorizado com os ataques de grande escala em Kano, na Nigéria,” e a França condenou “com a maior firmeza” essa série de ataques. (AFP)

Fonte: Jornal do Brasil

14 Comentários

  1. A Nigéria divide conosco o Atlântico Sul e quem condena primeiramente o terrorismo ali são os países da OTAN, OTAN e a 4° frota tem mais motivos para estarem aqui. Principalmente que os Sulamericanos nem se importam com a situação e fazem que nada acontece.
    O imbecil do brasileiro tem de aprender que deve ser pró-ativo para ser lider e potência mundial.

  2. Também tenho notado, e isso na maioria dos países do chamado terceiro mundo e que estão se desenvolvendo, e classifico de imbecil, o rapaz que chamou os brasileiros. Esta claro que ele não é brasileiro, apenas usa um nome que pode ser: Adriano.

  3. Ferreira Junior, a culpa deve ser dosamericanus maus que nos forçam a ter politica externa de imbecil… provavelmente quem habita esta parte da AL não são brasileiros e sim ETs cintilantes… faça-me o favor… é claro que quem é culpado por nossas trapalhadas somos nós mesmos… ficar com bairrismo não vai fazer diferença na realidade… nós é que votamos em politico ruim, analfabeto, ladrão, corrupto, vendido, entreguista, boçal… esqueci de algum superlativo?… então não reclame qndo os mesmos c…gam na gente… o Adriano só falou a verdade… doa a quem doer…

  4. O extremismo aflora no mundo e assim toda bestialidade se prolifera que nem rato nos quatro quanto do planeta.
    .
    .
    Tudo que advenha das mentes dos trogloditas,estes com ideais medievais,com se vê no Oriente médio e na Europa,com seu conservadorismo pífio e maligno; e tudo mais,assim como os similares que há no mundo;se verá este tipo de Barbare campeando e denegrindo a humanidade.
    .
    Mentira tem perna curta,já diz o ditado popular,muitos se sente a vontade em,de forma descarada ou velada,dá guaridas a estas ideia desumanas,quer da extrema direita ou esquerda;buscam de forma ditatorial forçar a maioria seguir os seus instintos animalesco.
    .
    E para aqueles que criticam o conservadorismo “vampiresco” do Irã por ser teocrático e ditatorial; em especial os filo israelenses de plantão, esquecem que Israel não fica a trás desde estado pária.
    .
    .
    **********(trechos do original)
    .

    Nova legislação aprovada em Israel consolida Estado racista.
    .
    O Supremo Tribunal e o parlamento israelenses sufragaram, na semana passada, duas leis cujo objetivo é consolidar o Estado racista antidemocrático. Comunistas e democratas estão na primeira linha da luta.
    .
    .

    .
    (…) A norma que proíbe o reagrupamento familiar dos palestinos casados com árabes israelenses foi ratificada pelo Supremo Tribunal, quarta-feira (11). O órgão judicial rejeitou um apelo subscrito por organizações de defesa dos direitos humanos para que a instância impedisse a renovação da referida lei, aprovada em 2003.
    .
    “Israel define-se como um Estado judaico e democrático. Pela primeira vez o Supremo Tribunal privilegiou o caráter judaico em detrimento do caráter democrático”, considerou o comentarista jurídico da rádio pública, Moshé Negbi, citado pela Lusa.
    (…)
    .
    .
    (…)”O Supremo Tribunal falhou no dever de defesa do princípio da igualdade de todos os cidadãos perante a lei e de luta contra o racismo, cedeu às pressões da maioria de direita no parlamento”(…)
    .

    .
    *****************
    .
    Fonte:Vermelho/avante!
    .
    .
    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=173585&id_secao=9
    .
    .
    Como se pode vê,o vírus da intolerância que alguns incautos e boçais achavam que era só acometido aos árabes e muçulmanos,quem diria….ele não tem preconceito;a credo,a raça ou a classe….basta vê o estrago que este mal andou fazendo nas mentes dos “cabeças de prego” por aqui.Hehe…..

  5. O CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DOS SIONISTAS
    .
    .
    .
    ********
    .
    Relatório francês denuncia ‘novo apartheid no Oriente Médio’
    .
    Elaborado pela Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Nacional francesa, o informe, intitulado “Sobre a geopolítica da água”, descreve a gestão da água pelo governo israelense como “um novo apartheid no Oriente Médio”.
    .
    Informe, que despertou reação irada das autoridades israelenses, diz que “os 450 mil colonos israelenses da Cisjordânia utilizam mais água que os 2,3 milhões de palestinos”. Em Gaza, acesso à água é ainda mais problemático.

    .
    .
    (*)Por:Eduardo Febbro
    .
    .

    ________________________
    .
    (…) O governo israelense reagiu com grande virulência após a imprensa divulgar parte do informe parlamentar francês.
    .
    Yigal Palmor, porta-voz da chancelaria israelense, declarou que o deputado Jean Galvany havia “introduzido uma terminologia extrema no documento, no último momento e sem informar seus colegas”.
    .
    Galvany negou as críticas israelenses, mas reconheceu que o termo “apartheid” poderia suscitar fortes reações. No entanto, observou o deputado “por causa da ausência de denúncias permite-se que se faça qualquer coisa”.
    .
    Por outro lado, o governo palestino celebrou a publicação de um informe que mostra “o controle israelense sobre os recursos palestinos, sobre a água, e sua utilização em favor dos colonos e dos israelenses”.(…)
    .

    .
    *************
    .
    fonte:cartamaior
    .
    .
    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19422

  6. A classe operaria nigeriana esteve numa greve geral que durou de 9 a 16 de janeiro. O motivo da greve foi a abolicao de subsidios a produtos e transportes pelo governo nigeriano obedecendo ordens do Fundo Monetario Internacional e Banco Mundial. O protesto contra o governo espalhou a todos os setores populares do pais. O Congresso dos Sindicatos, e o Congresso dos Trabalhadores da Nigeria assumiram a direcao da greve, que teve origem nesses protestos espontaneos, para controla-los. E seguindo o mesmo caminhos seguidos por todos os sindicatos dos trabalhadores mundo afora, esses dois sindicatos nigerianos, entrou em compromisso com o governo, suspendeu a greve no momento apropriado, sem que o povo tivesse ganhado muito beneficio, alem de promessas. Mas as classes populares estavam descontentes. Classes populares descontente pode unirem contra o adversario comum, o Estado e os que beneficiam financeiramente controlando o Estado. Dai o papel facista desses movimentos radicais nacionalistas religiosos. Impedir a unidade das classes popularees. Ja escrevi sobre a origem ideologicas desses movimentos radicais islamitas. Doutrinas nacionalistas fascista produzida na Europa nas primeiras decadas do seculo passado. O movimento islamita radical nigeriano e inflenciado pela El Qaeda e esta foi fundada pelos servicos secretos norte americano, CIA e ingles MI6. Um acirramento de guerra religiosa na Nigeria, abre uma grande oportunidade para OTAN atacar outro pais africano rico em petroleo. Esse terrorismo islamico na Nigeria nao pode ser desligado dos outros terrorismo islamico em outra parte do mundo.Parte da ofensiva fascista atraves do mundo nesse caso sob a camuflagem de guerra religiosa.

  7. pelo que eu ouvi nas reportagens sao mulsulmanos que estao atacando igrejas e cristao civis naquele pais tudo esta caminhando para mais uma guerra religiosa que podera envolver o mundo ocidental parece ate fabricada pois se os mulsumanos atacarem cristaos vao queimar o filme deles de vez e ae para mim nao existe direita nem esquerda ja é coisa de raça

  8. Deixem que se matem, a natureza agradece,os imbecis que morreram fizeram vistas grossas quando este mesmo grupo atacou os cristianos,agora provaram da propria imbecilidade . Os malditos que sabotaram o grande projeto ” ARIANO” sao os culpados destas bestas estarem vivas,bastava estirpar o bigodinho bichona e,parar com a orgia contra os judeus e tudo estava no caminho certo,o fim da humanidade sera causado pelos puritanos acefalos e seus lacaios de esquerda !

Comentários não permitidos.