Futuro NAE da Marinha do Brasil ??

RXX- A.Nicolaci

Autor: Claudio Queiroz

Plano Brasil

Nos ultimos meses de 2011, surgiu em alguns setores da MB algumas definições a respeito de sua aviação de asas fixas.

Inclusive algumas autoridades confirmaram publicamente em meados de dezembro de 2011 que o país começou estudos para definir as características de seus futuros Navios Aerodromos, sendo que o primeiro da classe deverá ser incorporado em 2025.

Partindo do pressuposto que não temos expertise para esta empreitada, teremos que nos associar a algum construtor com possua a necessária, assim como algumas das características já foram definidas, inclusive o conceito CATOBAR (catapultas e gancho de paradas), sendo assim só existem dois países que constroem NAE com estas caracteristicas.

O primeiro e maior utilizador é os EUA, mas seus projetos são gigantescos, nucleares e muito onerosos para a utilização da MB, o outro construtor é justamente o patinho feio dos Blogs, os Franceses onde estão desenvolvendo dois projetos distintos, o primeiro é pela Thales em contrato do Governo Britânico onde foi chamado de Classe Queen Elizabeth e o outro projeto é o PA-2 ou RXX para a Marine Nationale Francesa.

PA 2 (DCNS)

O primeiro projeto apesar de ser muito capaz, caro e acima das pretensões da MB, é um projeto exclusivo para a Royal Navy, não sendo contemplado a princípio a capacidade CATOBAR.

O segundo é um projeto recente e aberto para participações de outros parceiros, sendo muito próximo dos estudos da MB.

Abaixo um kipling do site da DCNS, projetista do RXX.

DCNS  (clique aqui)

PEÇA CENTRAL DE UM CARRIER GROUP

Como a peça central de uma força poderosa da aviação naval, um porta-aviões oferece uma vantagem estratégica graças ao seu domínio do ar / mar e projeção de poder e capacidade de ataque em profundidade.
Depois de desenvolver e construir CVN Charles de Gaulle (1987-1996) DCNS agora está projetando a próxima geração oferecendo porta-aviões aumentando a  capacidades de projeção de poder, de manutenção otimizado e melhorado a disponibilidade no mar. O intervalo entre refits será ampliado e sua duração reduzida.       Todos os sistemas serão mais acessíveis e manuseio de equipamentos melhorou muito.
Intervalos mais longos entre refits que são mais curtos. O DSX PA vai oferecer manutenção melhorada e graças a  melhor disponibilidade no mar  para as lições aprendidas através da frota de apoio a nível do longo da vida. Especial atenção será dada às condições de vida para a tripulação reduzida de 900. O navio irá acomodar uma ala de ar, uma equipe de comando e outros passageiros.
Recursos do PA DSX projeto incluem ar / mar controle sobre uma vasta área, ataques greve contra alvos terrestres e marítimos, juntamente com missões como parte de um grupo de porta ou em cooperação com as forças aliadas. Em implantações operacional com uma asa de ar de 40 aeronaves, o DSX PA será capaz de realizar até 75 missões aéreas por dia por períodos prolongados.

PONTOS CHAVES

Navio com um sistema de propulsão poderosa toda-elétrica(esta caracteristica não é uma opção da MB)
Melhoria da capacidade da aviação naval
Tripulação reduzida (complemento de 900)
Melhores nas condições de vida
Um melhor acesso a todos os principais sistemas
Velocidade: 18 a 22 nós(caso a opção da MB seja uma propulsão convencional a mesma pode atingir 30 nós)

DADOS TÉCNICOS

Versão de propulsão convencional
Comprimento total (convés de vôo): 285 m
Largura global (convés de vôo): 69 m
Deslocamento (início da vida): 59.000 toneladas
Deslocamento (fim da vida): 62.000 toneladas
Calado (fim de vida): 10 m
Velocidade: 26 nós /> 20 nós em (n-1) eixos
Propulsão: elétrico
Endurance (com 30% de reserva): 8.000 nm a 15 nós / 5.000 milhas náuticas a 22nós
Capacidade de óleo combustível: 3.800 toneladas
Jet capacidade de combustível: 3.400 toneladas
Magazine (munições): 800 toneladas
Hangar área: 4.800 m2
Alojamento: 1690
Convés de vôo, área: 13.400 m2

50 Comentários

  1. Faça-me rir!!
    “Inclusive algumas autoridades confirmaram publicamente em meados de dezembro de 2011 que o país começou estudos para definir as características de seus futuros Navios Aerodromos, sendo que o primeiro da classe deverá ser incorporado em 2025.” Essa eu só acredito vendo!!!
    Se depender da nossa classe política esse porta-aviões só vai sair em 2080.

  2. Pronto!..o fx-2 será da marinha! Heueheh, o Sarkô vai sorrir, e a aeronáutica correrá o risco de ficar ‘a ver navios’ ou entrar em um projeto melhor! Quem sabe um tot com os russos, com apoio da expertise em engenharia reversa dos chineses. Já que o mundo está voltado para as potencialidades atuais de investimentos no Brasil.
    Será que 2012 vai ser ‘supimpa!?’

  3. Pois é Batista ! só acredito vendo! hahahahah!Com a nossa Presidenta as coisas me parecem que só vem com prazos a perder de vista! 😀

  4. em outro site europeu li que a França estuda o PA2 com 75000 ton e uso de 48 Rafales… por acaso mudaram os requisitos ??

  5. Eu sinceramente já não acredito em mais nada,fazem milhões de projetos e nada se concretiza!
    Eu vi o inicio do projeto do submarino nuclear nos anos 80,e até hoje quase nada se fez embora já tenhamos gasto bilhões, o VLS acompanho desde o inicio e nada ainda,vi também a fatídica compra da NAE FOCH !
    Agora tenho que aturar FX2,submarino nuclear parte 2,e mais essa de construir um NAE novo!
    O grande problema dos governos desse país além da corrupção é a mentira,a falta de planejamento real prático,e a mania de querer ”maquiar” a realidade!
    Pensei que com o Ministro Amorim as coisas iam mudar mas parece que até pioraram !
    Já estou cheio dessas balelas de BRASIL potência, dessa coisa de soft power de 5ª economia que nunca tem recurso para nada!

  6. Em sendo assim o FX-2 tb será defenido em favor do rafale, pois os gauleses deverá amarrrar os NAe juntamente aos aviões de asas fixas para os mesmos.E como ja ouvimos varios comentários dos almirantes de que tais vetores será comprados do mesmo fornecedor da FAB, está tudo explicado.

  7. o brasil não sabe construir,na verdade o brasil não pode é proibido de ter tudo só nao ve quem nao quer, 2025 só lamentos prazos longos para nao acontecer,o exercito ira lutar sozinho ,é a meta desses que estão no comando

  8. O futuro NAe do “Brasil – PuTênfia”está na primeira foto ou seja, uma maquete de plástico pois não vai passar disso.

  9. O primeiro da classe sera incorporado em 2025? Fala sério,se esse projeto tivesse início nesse ano podeia estar pronto bem antes de 2025 digamos que poderia estar pronto em +ou- 2017/18 esse meu calculo tirei em base no PA da classe Queen Elizabeth cujo o primeiro estará pronto em 2015/16. Caso se isso se tornar realidade a MB tem que ter no mínimo 4 PA sendo dois construidos aqui e dois na França mais acho que isso esta fora da nossa realidade ja que esse GF esta deichando nossas FFAAs virar sucata.

  10. Sonhem mas sonhem bastante e percam seus tempos sonhando rsrs rsrs Isso se fara realidade o dia que pousar um Urubu com a camisa do Flamengo no mastro da torre da Central do Brasil assobiando na integra o Hino Nacional rsrs rsrs

  11. Bem, senhores, o que ofereço a seguir é uma analise pessoal acompanhada pelos fatos que me levaram a chegar às conclusões que apresento do que um comentário a respeito do post em si. Para começar, vou fazer a comparação de números de 4 projetos de NAe, em princípio apresentados como classes distintas, fornecidos por um mesmo site, neste caso o http://pt.wikipedia.org não que ele esteja correto, mas para que possa ser comparada os números de uma mesma fonte (devem, acredito, serem proporcionais, ainda que discrepantes, a outras). Vou fazê-lo em duplas pois acredito que, ainda que apontados como classes distintas, tratam de “familiares” ou evoluções. A primeira dupla é o nosso NAe São Paulo (266 X 51.2 X 8.6 Des 33.673 Toneladas) e o NAe Charles de Gaulle (261.5 X 64.36 X 9.43 Des 42.000 Toneladas). Há uma diferença de tonelagem grande para uma diferença pequena de dimensões (-4.5 X +13.16 X +0.43 Des +8.327). Minha conclusão é que os franceses chegaram à “conclusão natural” de que já tinham submarinos nucleares e porta-aviões, logo, por que não pegar o reator do submarino e fazer um porta-aviões nuclear? A resposta é o fracasso do Charles de Gaulle. Ligeiramente menor, pouca coisa mais largo, MUITO mais pesado (o deslocamento de um contra-torpedeiro) e mais lento (o São Paulo faz 32 nós e o Chalés de Gaulle, 28 nós). A diferença do peso é a blindagem dos reatores que, ainda por cima, são fracos para produzir energia suficiente para todo o navio na quantidade necessária. Em outras palavras… O Charles de Gaulle, ainda que apresentado como uma classe distinta, PARA MIM, nada mais é que um “São Paulo” movido a energia nuclear… Querem saber como seria o “São Paulo” nuclearizado, olhem para o “Charles de Gaulle” e vejam todos os problemas que teríamos e todos os problemas de se utilizar reatores de submarinos (leves) em navios de grande porte. A segunda analise é algo parecido, mas agora envolvendo os novos projetos… A classe inglesa, desenvolvida pela Thales, nada mais era do que a classe francesa sem o convés em ângulo e as catapultas, como o exibido em http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/NAV.aspx?nn=143 . Este link mostra, já a pelo menos 2 anos, que os ingleses já pretendiam reduzir custos e os franceses pretendiam algo maior que o Charles de Gaulle. A intenção era a economia em escala… Quanto custaria aos ingleses e franceses se fossem construídos 4 e não 2 destes navios? Antes dos ingleses mudarem de planos, a comunalidade seria limitada, visto a configuração e a ausência de catapultas na versão inglesa, mas agora… Total! Volto a perguntar… Qual a economia que Inglaterra e França não farão lançando 4 NAes em vez de apenas 2? Agora vamos ver quais são os planos do Brasil e quais as opções que se abrem para ele… Todas as possibilidades são com os franceses e isso não há possibilidade de discutir. Até os ingleses estão construindo com eles. A questão é… Uma versão Diesel/Elétrica do Charles de Gaulle ou já encomendar uma unidade da nova classe e fazer parte do clube anglo-francês e aproveitar a economia de escala, subindo a encomenda de 4 para 6 unidade? Uma delas poderia ser construída aqui de fio a pavio (máquinas e eletrônicos inclusive). Mas isso é empatar um mínimo de US$1,5 Bi de verba e 4 anos de construção em UM ÚNICO navio sem falar em na ala aérea de, no mínimo, 30 caças , 4 ACW, 4 EW, 6 KC, 8 Helicópteros de SAR. Aí, meu amigo, começa a briga para explicar porque o Brasil precisa DOIS destes navios. É claro que se o pré-sal já causou a briga que causou aqui dentro, imagine quando vierem dizer que ele é internacional… Vamos impedir com o quê? []´s

  12. Hummm maneirinho.Submarinos nucleares sem armas nucleares rsrs e ainda estamos felizes porque a marujada podera ficar no fundo do mar se borrando de medo pelo menos estarão preservados rsrs mas esse sonho faraonico de NAe rsrs rsrs tendo o pais dimensões continentais e sendo a nossa maior deficiencia termos condições de nos defendermos de ataques de misseis e balisticos e de levas de caças bombardeiros ficamos sonhando com NAes e Sub Nucks desdentados rsrs Ah mais ainda resta uma esperança rsrs o Astros 2020 abatera todos os balisticos e misseis lançados contra nós e dezimara as levas de caças bombardeiros que voam entre 13 mil e 15 mil metros de altura rsrs PRECISAMOS É DE PLATAFORMAS DE DEFESA ANTIAEREA E ANTIMISSEIS E CAÇAS DE GRANDE AUTONOMIA,SUPREMACIA E CAPACITADOS PARA GUERRA ANTISUBMARINOS.Essas são as nossas maiores deficiencias e deveriam serem as nossas maiores prioridades.Enquanto existir neste pais uma minoria militar elitizada a serviço da USAF e da Royal Navy não andamos para frente e alimentarem os sonhos deles com projetos faraonicos desnecessarios no momento so para nutrirem seus egos e capaxismos e enquanto isso os vendidos terem mais tempo para drenarem os cofres publicos bancando sonho de tolos rsrs rsrs É A SINDROME DEFICIENTE IMUNOLOGICA ADIQUIRIDA DA VEIA BOSTÉRICA ENTUPIDA rsrs E O RESULTADO FINAL É O ROMPIMENTO DA TRIPA PEIDABUNDARIA E UMA HEMORRAGIA CAGANICANTE rsrs

  13. As vezes irrito-me com os governos deste pais. Será que
    desconhecem completamente o perigo que o Brasil corre ?Todo o noticiário e vamos fazer isto ou aquilo parA 2030 e até lá como ficamos ? Quando os EE UU reativaram a 4a Frota os babacas do Congresso esboçaram uma gritaria.
    Mas qual foi a gritaria ,protestar junto a Embaixada deles, e daí ,para China ,India e Russia qualquer frota dos EE UU não quer dizer nada, os EE UU não é doido de meter a cara com eles . Mas o Brasil inventou uma nova forma de defesa O PROTESTO ( O PAPO). oS GOVERNANTES BBRASILEIROS NÃO ESTÃO A ALTURA DO NOSSO PAIS.
    JOSE LUIZ ESPOSITO
    MAIS UMA COISA SE O GRIPPEN NÃO VENCER O FX2 A CUPULA DA FORÇA AEREA DEVERIA PEDIR DEMISSÃO E ABRIR MÃO DE SEUS SOLDOS.

  14. Poxa! Não sabem nem que caça a Aeronáutica vai operar e estão falando uma coisa dessas! E tem um detalhe: se o governo mudar de partido aí é que não sai nada mesmo!

  15. Um NAe nuclear trimaran com capacidade de recarga de submarinos AIP adaptados, defesa antiaérea e UCAVs de longo alcance.

    Sonhar não custa nada… e não depende da caneta presidencial!

  16. No Brasil, a nivel Federal, Estadual e Municipal. Dos cofres públicos são desviados por ano cerca de 86 BILHÕES DE REAIS, pela corrupção de políticos e funcionários públicos. Lembrando que o FX2 esta avaliado em 10 Bilhões de Reais para compra de 36 caças super faturados, já fazem 15 anos. O primeiro submarino Scorpene nuclear e NA, serão lançados em 2025!!. Já estarão obsoletos no lançamento.
    Qual o motivo de tanta demora ?. Já que a tecnologia foi ou sera comprada, é só uma questão de produzir !!.
    Não existe interesse dos políticos, militares e elite do Brasil na defesa. Os Blogueiros interessados em defesa, não se iludam. O Brasil potência militar nunca existira, nem mesmo capacidade minima de defesa de nossa soberania, jamais teremos. Essa é a triste realidade.

  17. Muito blá, blá. Muitos projetos e maquetes. Seremos a potência militar de papel e maquetes. De efetivo, só sucatas de segunda mão. Para desfilarem no 7 de setembro.
    E projetos a perder de vista para implantação. RIDICULO, é um atestado de INCOMPETÊNCIA e FALTA DE VONTADE. Dinheiro tem, países dispostos a repaçar tecnologia e vender existem.

  18. Esse projeto nao pode seguir o exemplo do subnuclear se nao só deus sabe quando ele fica pronto apesar das três forças a MB é que mais interessa para ser concluido seus projetos. O prazo é mto esticado ele tinha que antecipado o nosso A12 nao vai aguentar esperar tanto esse é´o mau do Brasil nao levamos as coisas a sério enquanto em outros paises projetos do interesse da naçao sao executados rápido com apoio da sociedade e da classe politica enquanto aqui os politicos so pensam em encher o bolso e o povo so atençao para o carnaval, futebol estudandes fazem paseata para liberaçao da moconha nimguém realmente interessa pela naçao.

  19. Boatos oficiais…Sendo q s trata da marinha, e como ela e o exército, ao contrário da FAB(infelizmente), vem s virando p garantir seus meios, n duvido n, e digo q acontece antes de 2025.

  20. “O primeiro e maior utilizador é os EUA, mas seus projetos são gigantescos, nucleares e muito onerosos para a utilização da MB, o outro construtor é justamente o patinho feio dos Blogs, os Franceses”.
    Muito bom para os adoradores de Tio Sam e seus asseclas.
    Precisamos de Subamrino Nuclear, a quem recorremos?
    aos franceses!
    Precisamos de NAe, a quem recorremos?
    aos franceses!
    Mas os gênios de plantão, desejam as algemas do LIFT da SAAB (motores e todo tipo de equipamento americano embarcado), e desejam a bola de ferro e a corrente do nosso queridinho Tio Sam que por anos nos negou toda sorte de equipamento moderno e ainda nos dificultou o acesso a tecnologias que permitiriam nosso maior desenvolvimento. Tem os estúpidos

  21. “O primeiro e maior utilizador é os EUA, mas seus projetos são gigantescos, nucleares e muito onerosos para a utilização da MB, o outro construtor é justamente o patinho feio dos Blogs, os Franceses”.
    Muito bom para os adoradores de Tio Sam e seus asseclas.
    Precisamos de Subamrino Nuclear, a quem recorremos?
    aos franceses!
    Precisamos de NAe, a quem recorremos?
    aos franceses!
    Mas os gênios de plantão, desejam as algemas do LIFT da SAAB (motores e todo tipo de equipamento americano embarcado), e desejam a bola de ferro e a corrente do nosso queridinho Tio Sam que por anos nos negou toda sorte de equipamento moderno e ainda nos dificultou o acesso a tecnologias que permitiriam nosso maior desenvolvimento. Tem os estúpidos que acham correto passar 76 dias na fila do consulado americano para pegar um visto de turismo/negócio. Isso que o brasileiro é o que mais gasta por lá. Estes mesmos foristas que fazem piada com o Brasil PuTênfia. O Brasil destes pseudos brasileiros se escreve com Z.
    Para os céticos, os únicos projetos em andamento são da Marinha, o de maior valor estratégico, o Submarino Nuclear, e de maiores valores. Se existe dentro das FFAA pensamento estratégico, está na Marinha e no Exército. A FAB se perdeu no tempo.
    É difícil e sei que dói na alma de alguns saber que a melhor aliança estratégica possível para o Brasil é com a França. Quando um Rafale M for catapultado do São Paulo, só ouviremos o mimimimimimimimi.
    [ ]s

  22. Eu fico pensando para que um PA no Brasil? E porque de tanta fúria por parte dos participantes do fórum?
    Não tem um empresário brasileiro que tenham senso patriótico. Aliás, uma minoria de brasileiros são patrióticos mas o problema é sempre os políticos e nunca os brasileiros, nunca o judiciário (que é capaz de punir os corruptos), nunca os empresários que só querem mamatas. Então porque não assumamos a política do Brasil e acabamos logo com esta roubalheira?
    Porque ao invés de criticar os outros não assumamos o papel de mudar nossos próprios conceitos? Quem não conhece aquele ditado proferido há muito tempo que diz que “política e religião não se discute?” Religião tudo bem, mas política é o básico de nossa sobrevivência futura. Não tem como não querer discutir política.
    E os políticos que chegaram lá e não querem mais sair já estão inventado uma forma (ou várias formas) de se perpetuar no poder através da “Reforma
    Política” e nós aqui só sabemos criticá-los, mas nem imaginamos o que eles estão fazendo. Alguém tem acompanhado a reforma política?
    E os colegas creem mesmo que o assunto Defesa nada tem a ver com o assunto política?
    ==
    ==
    Quanto ao assunto PA e Sub-nuc, acho muito mais estratégico o sistema Astros 2020 e sistema de saturação Astros do que os porta aviões e submarinos. Com um bom sistema de mísseis podemos varrer quem se aproximar de nossa costa (que é o que queremos defender) ou de nossas fronteiras.
    Submarinos e PA são uma força de dissuasão mas que só será mais efetiva longe de nossa costa. Portanto, acho que os dois projetos são estratégicos apenas para o desenvolvimento de nossa capacidade tecnológica. Por mim 10 ou 15 anos para chegarmos ao final do projeto está muito bom.
    O que importa é a transferência de tecnologia. Essa é primordial.

  23. DIEGO, qual a lógica em esperar a eleição francesa para comprar gripen ng? uma coisa não tem nada a ver com a outra, esse raciocínio se aplica se o vencedor for o Rafale, pois seria uma retaliação ao Sarko que pisou na bola com o LULA e com DILMA, por outro lado, conforme os comentários postados aqui, fica claro que os Rafales sairão vencedores, o vetor da FAB será o mesmo da MB por questões logisticas, FATO. O único vetor capaz de operar no NAe São Paulo é o RAFALE, FATO. Já participamos com os franceses no prósub com ampla TT, FATO. O único país que domina a construção de NAes com catapulta e que pode transferir projetos e TT ao Brasil é a França, FATO.

  24. Essa questão de superioridade aérea é relativa quanto ao tipo de caça, importa mais a quantidade, eletrônica embarcada e armamentos, os ianques já reconheceram a dificuldade que seria ter superioridade aérea contra a china devido a quantidade de vetores chineses, mesmo defasados tecnologicamente, o mesmo se diz a respeito dos barulhentos subs chineses, são muitos, quem quer enfrenta-los?

  25. O Brasil estaria muito bem servido com caças Rafales, typhoon, F15 ou SU 30 ou 35, qualquer um destes em quantidade de 120 como a preconizada no FX2 daria um excelente poder dissuasório ao Brasil. Ficaríamos com a seguinte formatação:
    1)HI – 120 caças de superioridade aérea + 57 caças leves.
    2)LOW- 55 caças entre AMX e A4 podendo chegar a 65.
    TOTAL – HI/LOW de 242 caças todos bem armados, com data link e revo. Para o contexto dos próximos vinte anos tá bom. Teríamos apenas que desenvolver nossas defesas antiaéreas que hoje são inexistentes.

  26. Depois que a França o produzir e o utilizar por trinta anos aí sim o Brasil vai adquirir um desses.
    Rb
    Eu tamben espero isto mas duvido muitíssimo!
    antonio
    O Brasil é um extrangeiro cego em uma terra escura… E com um futuro negro.

  27. Para mim NAE do Brasil é NAvio Escola. Acho complicado, para não dizer inútil, ter apenas dois. Penso que seria mais interessante investir estes recursos em produtos robóticos. Temos de criar produtos novos, com tecnologia nossa. Estes projetos, baseados naquilo que já existe e não é nosso, não interessa: ficamos sempre na dependência. Além do mais, se tivermos meios evidentes de projeção de poder, logo os nossos ‘amigos’ vão pedir apoio em ações, deixando-nos aqui de muletas. Fiquem com o SP e depois adeus, montem navios logísticos, criem mais bases aeronavais de caça e patrulha e dê-lhe submarinos.

  28. Isto sómente podera aconteser se um presidente brasileiro seja eleito neste pais,alguem competente,que aja uma munança na mente de deputados e senadores brasileiros,que levem defesa com seriedade,agora 13 anos para ter mais uma mixaria de porta aviões é muito tempo,estão fora da orbita.

  29. as pessoas reclamam do hugo chaves mas se ele tivesse no comando do brasil esses navios ficariam prontos em poucos anos o que falta no brasil é um comando mais novo so tem geriatrico nesse comando eles e esses governos de todos os partidos so sabem falar de direita e esquerda mas na verdade sao duas bancas de playbois, ainda bem que as policias ja estao começando a fazer protesto falta os praças militares ai sim é o começo da virada porque quem vai lutar a guerras serao o povao brasileiro esse pyaibois ja desistiram de lutar faz tempo sao acostumados ao brasil terceiro mundo joga a gente na missao e da nossacoordenada para os inimigos nos bombardearwm e depois pedem rendiçao ja esta combinado foi assim que a argentina perdeu as malvinas com uma par de estrelado que foi so por ir e nao se preparar efetivamente reformas nas forças armadas já

  30. Over, empresario nenhum é patriota nos negócios, aqui e em todos os lugares. O capital não quer saber se é uma ditadura, se ta matando civis, se é democracia, ele quer lucro, não importa como e onde. E nós não queremos proteger a costa, queremos proteger nossos mares, e e o sistema Astro não é feito para longa distancia. Ele jamais nos protegeria de uma frota inimiga, mesmo que eles estivessem em seu alcance, as defesas anti-misseis são muito cerradas. Se você quer se defender de frotas inimigas, precisa de submarinos, e muitos. Os navios de superfície agem em conjunto com submarinos, principalmente atacando a costa, e os NAe são fundamentais para proteger o espaço aéreo de nossos mares, lançando aviões e helicópteros para combate anti-submarino e massacrando frotas inimigas. Atualmente devido nossa defasagem a prioridade deve ser defesas anti-aéreas, misseis antipessoal e anti-blindado, além de submarinos para caçar grupos de batalha inimigos.

  31. Na minha opinião uns 2 NAe como o RXX e vários NAeL carregando vários helicópteros e alguns aviões VSTOL seria o ideal. Ainda mais se o NAeL for uma mistura de NAe com destróier como a classe Hyuga. E ai vem as corvetas e fragatas para escolta e proteção dos navios grandes com capacidade anti-submarina e anti-aérea. Cruzadores e destróieres muito bem armado com misseis e os NAe e NAeL como nossas frota de superfície, e frotas de submarinos elétricos para atacar de todas as direções e sobrecarregar e impedir a manobragem da frota inimiga.

  32. Aliás, poder naval de fato e mt submarinos, se ñ vamos atacar ninguém, então temos de ter uns 17 subs convencionais mt bem armados , no mínimo, o bom seria uns 50 , com 10 sendo sub Nuclerar, 3 satélites geoestacionários, mt balões dirigiveis blindados p ajudar na monitorização das n fronteira e mares , td mt bem armados e p ajudar nas telecomunicações nossas, drones, caças novos como os Su-35″S” p a FAB e 72 Rafales p a n MB…etc,etc,etc,p ontem srs. p ontem.

  33. O Brasil nem utilizou direito o NAe São Paulo e já está de olho em um novo.
    Sinal de que essa aquisição do São Paulo foi muito mal planejada.

  34. braz parabéns pelo texto vc fez uma excelente análise,agora quero chamar atenção dos amigos para um fato interessante,em menos de 1 mês vieram ao Brasil dois Ministros de dois países europeus,França e Inglaterra,o Ministro Francês me parece que convidou o Brasil a participar do projeto desse Porta Aviões,o Ministro da Inglaterra mesmo com apoio do Brasil a Argentina disse num comunicado conjunto que apoia o Brasil firmimente nas suas ambições de ser membro permanten do Conselho de Segurança da Onu,segundo alguns tb veio ofercer as TYPE 22,e disse tb que v~e com muito entusiasmo a possibilidade de cooperação com o Brasil no setor de defesa,talvez a MB esteja perto de finalizar a escolha do seu PORTA AVIÕES ,e os europeus que não são bobos já estejam de olho,tanto a Inglaterra como a França se o brasil souber pedir eles darão acesso as tecnologias chavez claro pagando para isso,a BAE ao meu ver é que deseja mais uma parceiria com a Marinha,como eu já disse amigos é mais fácil a Marinha escolher um porta aviões e definir seus caças do que a FAB escolher o seu vetor,pra que a FAB vai gastar 2 bilhoes de reais modernizando o AMX,se tanto o Rafale,Gripen e o F-18 fazem a função do AMX.Agora não entendo a fúria de alguns com essa possibilidade do Brasil comprar um Porta Aviões,será porque é francês,talvez.

  35. amigos 2025 e muito tempo ate la o sao paulo ja afundou de velho assim o brasil e fraco de cabeca os seus gorvernante temos que ter subimarinos numa guerra no mar ele sai melhor especialmente se ele for nuclear ,o brasil tera que ter um novo por ai 2018 senao ficaremos sem, vcs lembra na 2 guerra mundial os navios afundado na costa do brasil por subimarino alemao e americano se nos tivesemos ums subimarinos bom naquela epoca eles nao tinha vindo aqui nao lembra amigos ……

  36. O UNICO país do mundo que fabrica catapultas para NA é o USA (EUA). A mãe Russia não fabrica catapultas. A França que vende equipamento militar de grife, não fabrica catapultas, o NA São Paulo e Charles de Gaulle usa catapulta americana, o NA frances tambem vai utilizar catapulta americana. Se o Brasil construir um NA tera que comprar a catapulta dos EUA, caso como a França não consiga fabricar .

  37. rsrsrsrsrsrsrs…2025…rsrsrsrsrsrsrsrsrsr!!!!!!!
    .
    Os nossos governantes atuais têm a certeza de estarem tratando com um povo babaca. Pois…
    .
    Se isso corresponde a realidade onde estão os contratos já assinados???
    .
    Há não têm nenhum contrato ainda… então vcs soltam essa notícia para quê?
    .
    Já sei… para fingirem que estão trabalhando aí em Brasília.
    .
    Safados – cretinos – caras de pau – vigaristas – vampiros e cascateiros da nação brasileira.

  38. ViventtBR disse:
    22/01/2012 às 18:48
    Os nossos governantes atuais têm a certeza de estarem tratando com um povo babaca. Pois…
    .
    Se isso corresponde a realidade onde estão os contratos já assinados???
    .
    Há não têm nenhum contrato ainda… então vcs soltam essa notícia para quê?
    .
    Já sei… para fingirem que estão trabalhando aí em Brasília.
    .
    Safados – cretinos – caras de pau – vigaristas – vampiros e cascateiros da nação brasileira.
    O senhor em poucas palavras, resumiu tudo.
    Parabéns.

  39. Eu não entendo como tem insistentes que entra ano e sai ano e vivem miando a mesma coisa tipo 36 AVIÃOZINHOS.Não são 36 aviãozinhos esse é o lote inicial,serão ate 146 Aviões ou seja 4 vezes mais e envolve compra de tecnologia o que por nossa especificação se dara somente com repasse total da mesma.Então ai esta a diferença da licitação do Brasil da licitação da India.A India teoricamente adiquiriria mais aviões mas com repasse de tecnologia necessaria enquanto o Brasil adiquiriria um pouco menos mas com transferencia de tecnologia na integra.Por isso a nossa licitação é mais complexa e mais cara.Ainda não entenderão isso?Não tem problema repetirei por toda a minha vida rsrs Não sabem nem mesmo a diferença de CAPACIDADE INDUSTRIAL de AUTOSUFICIENCIA TECNOINDUSTRIAL e não compreendem o que é ter PROPRIEDADE INTELECTUAL.E complementam as miações com SAFADOS,TRAIRAS,PIRATAS,VENDIDOS,ENTREGUISTAS rsrs rsrs Então na cabeça de voces tudo é facil né mesmo basta querer comprar que todos nos venderão tudo rapidinho rsrs.Segredos industriais não são inegociaveis mas teem um alto preço basta pagar pelo mesmo.Agora tem a miação parte dois rsrs Um NAe,dois NAes rsrs rsrs para uma forças armadas que não tem capacidade e infraestrutura nem de patrulhar o pais o que dira defende-loAh mais teremos não é mesmo inclusive mudança de mentalidade né mesmo.Voces não conseguem perceberem que os estrategistas militares nacionais são antiquados DO TEMPO DO ONÇA e condicionados a subserviencia e adoração dos Corsarios?São pessoas condicionadas a filosofias,doutrinas e padrões de paises muito diferentes do que nós.Infelizmente me conscientizo que entre a elite militar,os que decidem,falta o essencial,ousadia,versatilização,adequação.36 ou 147 aviões e dois NAes banheirões não garantirão sobrevida ao Brasil nunca.As ameaças provaveis são gigantescamente superiores sozinhas ainda mais em coalizões.A prioridade inteligente seria um complexos e estrategicamente distribuido sistemas de defesas antiaereas e antimisseis de curto,medio e longo alcance.Caças de superioridade aerea multifuncionais de pronta entrega,caça intermediario multifuncional adaptavel a nossos empregos e geografia.Muitos mas o maximo que pudessemos ter em submarinos convencionais.Assim desta forma poderiamos causar serias perdas e pesadas baixas a um superior invasor.Mas os tolos sonham com submarinos nucleares desdentados e com NAes nucleares desdentados.A estrategia babaca de aficcionados que se contentam ficarem ao largo com os olhos brilhando e dizendo OH SOMOS UNS DOS POUCOS PAISES QUE OPERAM NAes rsrs rsrs INCLUSIVE SOMOS O UNICO PAIS QUE OPERA NAe DOCADO rsrs Passem a pensarem realmente como Brasileiros e dentro da nossa realidade e não na realidade dos outros.

  40. Se os comentaristas dos blogs tivessem poder, já estaria tudo pronto. Os porta aviões, os céus com seus Rafales/Gripens/F-18 e quem sabe uns SU-35 e belos navios de escolta. Mas isto aqui é brasil deveria se tratar disto com mais seriedade como no comentário acima defender com o que, dizer não para quem e com que autoridade? Há estava me esquendo alguém parou de falar na QUARTA FROTA……

  41. Para defender os submarinos convencionais de ultima geração são muito perigosos,pois o silencio é a sua arma,ja os nucleares por mais sofisticados que sejam são mais barulhentos e portanto mais faceis de ser detectado,porem podem permaneser muito mais tempo,debaixo da agua o que tambem é uma arma poderosa,a alemanha esta desenvolvendo o u 116 o convencional mais sofisticado do mundo,submarino é uma arma realmente muito mortal,o su-34 para litoral é muito mortal tambem na caça de submarinos e porta aviões.

Comentários não permitidos.