Brasileiro é nomeado para convenção de biodiversidade da ONU

O brasileiro Bráulio Ferreira Dias foi anunciado ontem como o novo secretário-executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU (Organização das Nações Unidas).

Secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, ele assume o posto com o desafio de definir na convenção um modelo para a divisão dos bens produzidos da natureza. O encontro está marcado para outubro na Índia.

O nome do brasileiro foi confirmado pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, em Nova York. Dias ocupará, a partir de fevereiro, cargo de subsecretário adjunto da ONU, trabalhando diretamente com Ban Ki-monn, nos próximos quatro anos.

Segundo o governo, ele passou por uma seleção técnica, com entrevista direta com o secretário-geral da ONU.

Em entrevista ontem no Palácio do Planalto, Dias afirmou que terá como principais metas estabelecer ações concretas para conservar a biodiversidade e repartir os benefícios com povos nativos, como indígenas.

Essas medidas poderão incentivar pesquisas em biotecnologia, valorizar os conhecimentos das populações tradicionais além de representar instrumentos para reduzir a biopirataria.

Outro ponto que terá atenção do novo secretário é a confirmação dos congressos de 50 países do protocolo da Convenção sobre Diversidade Biológica, da ONU, em Nagoya, Japão, que estabeleceu 20 objetivos para deter o ritmo alarmante de desaparecimento das espécies que vivem tanto em terra quanto no mar.

A ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) comemorou a indicação e disse que isso representa reconhecimento do papel do país nas ações ambientais em todo mundo, em um ano em que o país sediará o encontro Rio +20.

Fonte: Folha de S.Paulo

5 Comentários

Comentários não permitidos.