Brasil poderá lançar satélite espacial direto da Base de Alcântara a partir de 2013

Por Roberta Lopes

O Brasil poderá fazer, até 2013, o lançamento do primeira satélite espacial brasileiro pela Base de Alcântara, no Maranhão. A informação é do ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, que, reuniu-se hoje (20) com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Kostyantyn Gryshchenko, para tratar do projeto e de outros temas de interesse mútuo.

A Ucrânia é parceira do Brasil nessa cooperação. “A previsão é que, antes até de 2013, nós possamos fazer o primeiro lançamento. As empresas envolvidas consideram esse projeto irreversível”, disse Patriota.

O ministro Gryshchenko disse que a Ucrânia tem cooperado para que o projeto seja bem sucedido. “Hoje nós conversamos muito sobre esse projeto. Nosso objetivo é fazer em 2013 o primeiro lançamento a partir da base de Alcântara”, disse o ministro.

Patriota agradeceu ao ministro russo o apoio dado para a eleição do hoje diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano, e também ao pleito brasileiro por uma cadeira permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas. (Edição: Lana Cristina).

Fonte: Agência Brasil

21 Comentários

  1. Disse bem, vamos lançar, sem dominio de tecnologia!
    Olha digo mais, se os Ucranianos deixassem para os tecnicos brasileiros, fazer o lançamento deste foguetão, ele explodia no ar, como todos os outros.
    hahaahahah
    Nossa, o Brasil poderá lançar satélite espacial direto da Base de Alcântara a partir de 2013!
    Eta, povo alienado!
    Na realidade sera assim, ” A Ucrania, lança satélite espacial da Base de Alcântara, que poderá ocorrer a partir de 2013″.
    Na realidade, é isso que irá ocorrer!!!!!!!!!!!!!!!
    GENTE ALIENADA!
    PELO AMOR DE DEUS, A LUIZA JA VOLTOU!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ETA ALIENAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    PARA O POVO, PÃO E CIRCO!!!!!!!!!!!!!!!
    NUNCA FOI TÃO VERDADEIRO, TANTO NO PASSADO, BEM COMO NO FUTURO!!!!!!!!!!!!

  2. Isso vai passar sempre quando não aja corrução na aerea aeroespacial,que muitos se vende o vende o pais com sabotajens.

  3. havendo sucesso no lançamento e o VLS consolidando-se como um promissor veiculo para lançamento de satelites poderiamos partir para o desenvolvimento de ICBM e misseis taticos ?

  4. Os tempos são outros, os americanos trabalham de acordo com seus interesses, o Brasil é parte da recuperação do norte – acredite, vai dar tudo certo, essa parceria com a Ucrânia se soma aos projetos em andamento da FAB e outros, em palalelo tudo deve caminhar de forma a permitir autosuficiencia na área, estou otimista.

  5. vamos ver se dessa vez ”CIA E COMPANIA”vão atrapalha de novo,se eu foce o governo reforçaria em 100% a segurança no mar,ar e terra so para ter certeza que esse foguete decolaria…

  6. Mas acho que esse foguete ucraniano é mais resistente a sabotagens !! Espero que os bundões de farda aqui do Brasil tomem todas as precauções para que surpresas desagradáveis sejam evitadas.

  7. “A previsão é que, antes até de 2013, nós possamos fazer o primeiro lançamento. As empresas envolvidas consideram esse projeto irreversível” – Essa eu só acredito vendo!!! Isso se as “forças ocultas” não explodirem o foguete outra vez antes do lançamento.

  8. Manda logo desocupar pessoas estranhas lá nas vilas de quirombolas, botar metade da esquadra por perto e com ordem de atirar e fazer a força aérea varrer os mares com os radares, e o exercito caçar nas matas qualquer atividade esquistida na mata.

  9. FERNANDO quanta asneira heim amiguinho e voce acha que o repasse da tecnologia e propriedade intelectual do Cyclone seja apenas uma questão de querer não é mesmo.Alem da propriedade intelectual de quem por decadas desenvolveu e aperfeiçoou o foguete tem as implicações internacionais pois o mesmo com modificações transforma-se em um balistico capaz de atingir qualquer ponto do planeta com qualquer carga explosiva que for……..CARLOS ARGUS meu caro CYCLONE é uma coisa e VLS é outra coisa……..EDSON concordo.Hoje os EUA dependem muito da arrecadação de dinheiro dos emigrantes e as fortunas deixadas por turistas em visita alem de cada vez mais estarem dependentes de nossa logistica de abastecimento e nosso assessoramento na manutenção do equilibrio continental…….CRSOV nada é resistente a sabotagens e hoje as mesmas não são feitas por James Bond e sim com tecnologias ate mesmo espaciais e praticamente indetectaveis……..BULMERANG O seleto clube de lançadores de satelite é fechadissimo.Alem de ser estrategico militar no plano economico e comercial é altamente rentavel e a posição da base de Alcantara e a economia dos lançamentos absorviria e absorvera A MAIOR PARCELA desse segmento.Alcantara é uma mina de dinheiro para o Brasil……..Amigos as previsões do lançamento do Geoestacionario Brasileiro e serão dois a do primeiro ja esta bem adiantada mas é mantida em segredo.Ele é essencial não so em comunicações mas estrategicamente ao controle,monitoração,prevenção e estrategia militar.Ele podera ser lançado ate mesmo bem antes de 2014 e podera ser lançado ate mesmo de uma base Chinesa ou Russa por motivos de segurança e se optarem por isso pouco importa pois o importante é que esteja operante no espaço.Teremos muitas novidades apartir de 2012 e elas são altamente necessarias.

Comentários não permitidos.