Defesa & Geopolítica

Apresentação oficial do nEUROn

Posted by

Sugestão: Justin Case

O nEUROn, European UCAV demonstrador de tecnologia, foi oficialmente apresentado aos representantes dos seis países participantes pelo Sr. Charles Edelstenne, presidente e CEO da Dassault Aviation.

Mr. Serge Dassault, Honorary Chairman of the company, as well as the representatives of the nEUROn industrial team – Saab (Sweden), Alenia Aermacchi (Italy), EADS-CASA (Spain), HAI (Greece) and RUAG (Switzerland) – attended this ceremony. Mr. Serge Dassault, Presidente Honorário da empresa, bem como os representantes da equipe industrial nEUROn – Saab (Suécia), Alenia Aermacchi (Itália), EADS-CASA (Espanha), HAI (Grécia) e RUAG (Suíça) – participaram nesta cerimônia.

Esta apresentação é um marco importante após cinco anos de projeto, desenvolvimento, produção, montagem e os primeiros testes estáticos do demonstrador nEUROn .  Os primeiros testes do motor serão realizados muito em breve, visando um primeiro vôo meados de 2012. Depois, uma seqüência completa de vôos de teste terá lugar durante dois anos na França, Suécia e Itália. Estes testes irão abordar as qualidades de vôo, capacidade stealth, arma ar-terra disparando a partir de uma baia interna, a integração em um ambiente de C4I, bem como a inserção da plataforma sem piloto no espaço aéreo.

Os representantes – dos seis países participantes (França, Suécia, Itália, Espanha, Grécia e Suíça) foram  capazes de ver, pela primeira vez uma nave que representa para as indústrias aeroespaciais dos países europeus: primeiro avião de combate stealth, primeiro UCAV desenvolvido em co-operação e primeiro avião de combate  inteiramente concebido e desenvolvido em um ambiente virtual.

Lançado por iniciativa do Ministério francês da Defesa, em 2003, o programa nEUROn tem dois objetivos:

– Desenvolver as tecnologias críticas para aeronaves de combate de amanhã;
– Para validar um modelo de cooperação inovador, que otimiza o respectivo know-how das indústrias participantes, sob a liderança de um única contratante reconhecido e aceito.

Durante um breve discurso, o Sr. Charles Edelstenne disse que agora cabe aos governos  pensar em um follow-up para nEUROn, a fim de usar na melhor a experiência adquirida durante cinco anos de trabalho de desenvolvimento.

Fonte: Dassault Aviation

17 Comments

shared on wplocker.com