Apresentação oficial do nEUROn

Sugestão: Justin Case

O nEUROn, European UCAV demonstrador de tecnologia, foi oficialmente apresentado aos representantes dos seis países participantes pelo Sr. Charles Edelstenne, presidente e CEO da Dassault Aviation.

Mr. Serge Dassault, Honorary Chairman of the company, as well as the representatives of the nEUROn industrial team – Saab (Sweden), Alenia Aermacchi (Italy), EADS-CASA (Spain), HAI (Greece) and RUAG (Switzerland) – attended this ceremony. Mr. Serge Dassault, Presidente Honorário da empresa, bem como os representantes da equipe industrial nEUROn – Saab (Suécia), Alenia Aermacchi (Itália), EADS-CASA (Espanha), HAI (Grécia) e RUAG (Suíça) – participaram nesta cerimônia.

Esta apresentação é um marco importante após cinco anos de projeto, desenvolvimento, produção, montagem e os primeiros testes estáticos do demonstrador nEUROn .  Os primeiros testes do motor serão realizados muito em breve, visando um primeiro vôo meados de 2012. Depois, uma seqüência completa de vôos de teste terá lugar durante dois anos na França, Suécia e Itália. Estes testes irão abordar as qualidades de vôo, capacidade stealth, arma ar-terra disparando a partir de uma baia interna, a integração em um ambiente de C4I, bem como a inserção da plataforma sem piloto no espaço aéreo.

Os representantes – dos seis países participantes (França, Suécia, Itália, Espanha, Grécia e Suíça) foram  capazes de ver, pela primeira vez uma nave que representa para as indústrias aeroespaciais dos países europeus: primeiro avião de combate stealth, primeiro UCAV desenvolvido em co-operação e primeiro avião de combate  inteiramente concebido e desenvolvido em um ambiente virtual.

Lançado por iniciativa do Ministério francês da Defesa, em 2003, o programa nEUROn tem dois objetivos:

– Desenvolver as tecnologias críticas para aeronaves de combate de amanhã;
– Para validar um modelo de cooperação inovador, que otimiza o respectivo know-how das indústrias participantes, sob a liderança de um única contratante reconhecido e aceito.

Durante um breve discurso, o Sr. Charles Edelstenne disse que agora cabe aos governos  pensar em um follow-up para nEUROn, a fim de usar na melhor a experiência adquirida durante cinco anos de trabalho de desenvolvimento.

Fonte: Dassault Aviation

17 Comentários

  1. Coma sempre Brasil atrasado,mentras os demais paises fazem os drones a reactor o brasil começa com os de helices,e logo que entrar na ONU.Os membros fixos da ONU se riem do poder militar brasileiro.

  2. Pois é pessoal!! É um projeto futurista e muito bom porem será que não vão acabar hakeado por uma tecnologia bem mais barata como foi aquele drone estadunidense sobre o Irã? Imaginem uma frota disso inutilizada por simples ondas elétromagneticas e pousando suavemente para os inimigos ver e demonstrar pro mundo que são mais espertos. Foi exatamente isto que o Irã fez! Nada substitui a presença humana e a maior arma do mundo é o nosso cérebro ativo e presente em combate.

  3. Adriano disse:
    21/01/2012 às 19:04
    Pois é pessoal!! É um projeto futurista e muito bom porem será que não vão acabar hakeado por uma tecnologia bem mais barata como foi aquele drone estadunidense sobre o Irã?
    ==
    ==
    Creio que o problema maior será o custo desse UCAV.

  4. Que tal testá-lo no espaço aéreo do Irã?….(Rsrsr..)
    .
    Vamos vê o quê o nEUROn faz,testando nos iranianos e assim,teremos como quantificar a sua capacidade furtiva com o similar,o supra moderno dos americanos;com certeza os persas gostarão de testá-lo….Hehe…

  5. Há ainda muitos que acreditam que o drone americano foi hackeado, realmente a história de fadas que o irão contou chegou além fronteiras. A nao ser que o resto do mundo que desenvolve esta tecnologia está errada e as mentes deturpadas por sentimentos ideológicos estão correctos.
    A europa mesmo crise tem muito para dar, isso e muito mais…

  6. Os tempos do eurocentrismo já fazem parte de uma história melancólica que não vai voltar.Os iranianos mataram a cobra e mostraram o pau,agora se a besta de kandarar é cavalo de tróia ou se iranianos receberam ajuda externa não sei.
    O mundo inteiro viu o UAV praticamente intacto, os EUA exigiram a devolução do mesmo,além do mais os chupa-cabras baixaram o tom em relação ao Irã.Até o momento o país iraniano tem suportado a pressão externa,agora até quando eu não sei.

  7. “A europa mesmo crise tem muito para dar, isso e muito mais…”
    .
    Com certeza Sr.Karlus73….com certeza…Rsrsrs…
    .
    O problema é que ultimamente ela virou uma piada..Rsrsrs……assim como você e a outra besta de Kandarar…Hahaha….!

  8. Mesmo com o teu tom irónico Sr. Lucena a situação será resolvida e a Europa não deixará de ser uma região forte, esta crise servirá para resolver muitos gastos e especulações que se fez ao longo dos anos, aqueles que deliram com esta crise que abrange a Europa, EUA e outros países no mundo têm uma memória curta e com falta de noção como as coisas funcionam; se esquecem que o próprio Brasil perde com isso. Só faz com que se compre menos e se invista menos messe país, ao estão á espera que é a China ou Rússia vai dar ao Brasil o folgo financeiro em compras que qualquer nação precisa. Penso até que o que vai acontecer é serem cada vez mais rivais e terão mais problemas do que nunca. Mundo dos negócios funciona assim e neste caso uma China forte e se tiver que passar por cima do Brasil nem vai pensar duas vezes.
    É bom que o mundo esteja todo bem e assim acontecer o Brasil será mais forte a todos os níveis.
    Na China já começa a haver o problema de especulações imobiliárias, estranhamente pouco difundidas. Nunca se manda pedras para quem também tem telhados de vidro. Estou convicto e isto levará o seu tempo que quem está em crise surgirá mais forte, daqui a uns anos e se tiveres aí não me esquecerei de ser irónico contigo.
    O que eu espero é um maior equilíbrio a nível mundial sem alguma nação como potência, o que haberá será dois ou três blocos que decidiram por todos.
    Estas crises sempre existiram, nós é que temos na mão muitas ferramentas para nos informar, muitas das vezes somos cegos e temos a mania de ter a certeza das coisas do que se lê ou ouve e mais grave ainda que nem temos a capacidade de duvidar das coisas. Esses são os que viagem em maionese e estão no mundo da disney.
    Voltando a questão do drone que o Irão tanto se gaba por ter conseguido controlar, mantenho as minhas duvidas, não é algo como trofeu num hangar que me leva a crer que tal tenha acontecido.
    1 semana depois do que aconteceu e tv iraniana difundiu um vídeo da suposta aterragem essa foi apenas para consumo interno pois foi fácil de verificar que nem era o mesmo tipo de drone e muito menos numa base do Irão; por isso e muito mais não acredito nesse conto se fadas iraniano. Mas como foi dito cada um acredita no que quer e pelo que pesquisa, há quem se limita a ler uma fonte de informação hà outros que vão mais longe.

  9. Oras, Karlus73 oque aconteceu com o drone americano se não foi hackeado? Repare que o drone não tem sinal de queda ou de danos causados por armas.

    http://www.youtube.com/watch?v=wX2b3SWrdHo

    Não tem ideologia por trás de um comentário desses é apenas o que parece mais obvio, o drone foi aparentimente hackeado até que se prove o contrario, mas se assim não foi o que poderia te acontecido?

    Sobre o projeto neuron os países envolvidos nesse projeto estão de parabéns!
    sds

  10. Sr.Karlus73,
    .
    .
    Vejo que a lambança do ocorrido com o sentinel RQ-170 até hoje atormenta atua pobre e sofrível alma.
    .
    Provavelmente você deve ser um sortudo se não o único português que esta mais preocupado com a sorte da “geringonça” americana do que com os problemas que está passando o nosso amado Portugal.
    .
    Sortudo eu falo porque,presumo que há muitos portugueses e portuguesas preocupados com os seus futuro pois, muitos estão sem emprego e tendo muitas bocas para alimentar,(os pais e mães de família) e você, preocupado com o pobre RQ-170…é deprimente a sua angustia.
    .
    Más se te serve de alento e aos outros que vivem no “bufólico” mundo da Disney e assim,acalentando essas pobre almas atormentada pela estimada perda,mando-lhes uma informação;não deixa de ser psicodélica como são as vossas aflições.
    .
    .
    *******(trechos do original)
    .

    .
    Irã quer devolver drone americano em forma de miniaturas.
    .
    .
    “(…) O governo do Irã pretende mandar aos Estados Unidos doze miniaturas do RQ-170 Sentinel, um drone (avião não-tripulado) capturado no país persa no último ano.
    .
    A decisão é a forma encontrada por Teerã para satisfazer o desejo de Washington de ter a aeronave, estimada em milhões de dólares, de volta nos EUA.(..)”

    .

    .
    ********
    .
    fonte:Defesanet.
    .
    .
    http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/4447/Ira-quer-devolver-drone-americano-em-forma-de-miniaturas
    .
    .
    Aproveita e encomenda umas para você e as coloca enfeitando o seu PC e a tua TV.
    .
    Eu já vou comprar uma…..cor vermelha,para lembrar a cara de vergonha dos americanos e a dos coca-colas…Haha….!

  11. Carl94fn, há vídeos mais longos e completos que dá para ver pequenos estragos na fuselagem, nota que as asas direita como esquerda que ficam junto ao resto da fuselagem parece que têm algo que foi colocado para segura-las (algo que ainda não vi em outras imagens do drone) depois e algo que faz confusão é o porque do trem de aterragem estar recolhido, não é o fato de ficar mais bonito para exibir, certo? Assim que foi noticiado foi dito pelos próprios iranianos que derrubaram depois mudaram a história que tinha sido controlado e aterrado (bastava um pequeno vídeo quando ele supostamente aterrou para tirar todas as duvida ou mesmo fotografias). Os iranianos sabem muito bem que isso seria a cereja sobre o bolo, então onde está esse pormenor tão importante que para um regime como o iraniano não haveria propaganda melhor. Não é num hangar que se conta uma história. Não duvido que seja o verdadeiro drone, a minha duvida recai como o conseguiram e essa história do controlo e pouso é conto que não caio, tem que haver uma evidencia muito melhor para me convencer a 100%, estou ainda nos 50%. E se tiveres argumentos para esclarecer as duvidas acima colocadas, se faz o favor dizer, agradecia.
    Sr. Lucena você é tão engraçado porque em vez de fazer propaganda para defender apenas a sua ideologia devia se preocupar também com o seu país. Portugal está mal mas o Brasil também tem os seus para resolver. Nessa lógica nem eu ou tu deveriamos estar aqui a escrever, mas vindo de ti tudo é possivel escrever sem pensar. Devias duvidar de tudo que acontece principalmente daquilo que não viste. Adoro ler os teus comentários da verdade absoluta que encontras na fontes onde pesquisas, nunca li um teu comentário, no sentido de levantar questões em relação a um assunto que diga respeito ao teu ódio aos gringos (tu e a cavalaria vermuxa que só vê um lado).
    Deixa comigo o meu sentimento em relação ao meu país (se houver um tópico sobre isso, comento e satisfaço a teu delírio), porque é típico de gente do teu género querer argumentar apontando direto e acusando sem o conhecer, esse tipo de personalidade muito típica de pessoas que ainda pensam que vivem na época dos anos 70/80.
    (Dei a resposta com mesma moeda que fizeste em relação a mim…)
    Já agora gostaria de saber a tua opinião em relação as minhas duvidas que coloquei ao carl94fn, talvez com essa sabedoria me consigas convencer. Já que agora só me fazes rir. Ou não tens argumentos pelo menos para discutir (é o propósito deste espaço) um assunto que me deixa duvidas ao contrario de ti.
    Em relação ás miniaturas, claro que sim, compro um. Não compro mais porque o meu país está em crise. Aqui não duvido que a avançada tecnologia iraniana consiga produzir um brinquedo sem ajuda externa. rsrsrsrsrsr
    Sds

  12. kalrus73
    Converso que não estou 100% convencido que tenha sido hackeado até por isso disse antes que “o drone foi APARENTIMENTE hackeado até que se prove o contrario” , pois o governo iraniano não é digno de confiança. Por outro lado não posso dizer que seja “conto de fadas” porque apesar de alguns danos não aparenta de sofrido dano de armas ou uma grande queda. E se caso o drone tiver sido mesmo abatido pelo Irã ainda assim seria mérito desse por rastrear uma aeronave furtiva desse nível.
    O mérito só será tirado se caso o drone tenha caído por acidente aí seria incompetência americana e não competência iraniana no máximo (nesse caso) poderiam dizer que são muito sortudos.
    sds

  13. Sobre o Drone a única certeza que tenho é que ele não foi abatido a bala.Aí só vejo poucas opções como cavalo de tróia,pane seca e do bichano ter sido realmente hakeado.
    Ou talvez os Iranianos conseguiram de algum modo cortar o sinal do drone,agora que ele aparenta poucos sinais de estrago isso ele aparenta,se caiu foi a baixa altitude e não de altitudes muito elevadas.

Comentários não permitidos.