Decisão israelense de atacar Irã está ‘muito longe’, diz Barak

O ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, afirmou nesta quarta-feira (18) que uma eventual decisão de atacar o Irã está “muito longe”, em declarações à rádio militar.

“Não há uma decisão de nossa parte, não há decisão em relação a uma data para tomar uma decisão, tudo isso está muito longe”, declarou Barak em resposta a uma pergunta sobre um eventual ataque israelense contra as instalações nucleares iranianas.

Nesta terça-feira (17), autoridades iranianas afirmaram que os envolvidos na morte do cientista nuclear Mostafa Ahmadi Roshan, assassinado em um atentado a bomba no dia 11 de janeiro, já foram detidos.

Segundo o presidente do Parlamento do Irã, Ali Larijani, em entrevista ao ao canal de televisão iraniano “Alalam”, os envolvidos teriam afirmado que foram treinados por Israel.

Larijani não deu detalhes sobre as detenções que foram realizadas até o momento, mas prometeu que seu país vingará a morte do cientista nuclear utilizando “táticas não terroristas”.

Fonte: R7

24 Comentários

  1. Os “envolvidos” ceramente acusaram Israel após muita tortura. Ou trata-se de mais um blefe da teocracia medieval autoritária iraniana. Quanto à charge, perfeita afinal enquanto o celerado brinca de ameaçar com seus traques produto de engenharia reversa, Bibi sabe do verdadeiro potencial dos seus Jericho.

  2. “trata-se de mais um blefe da teocracia medieval autoritária iraniana” … ou seria “trata-se de mais um blefe da teocracia autoritária ISRAELENSE”

    É ou não um blefe de Israel?

  3. diarum , três ??? Acho que UM só já fecha as portas daquela “franquia da AIPAC” feita de LEGO por uns 150 ou 200 anos(Vai ser bem pior que Fukushima – Japão). Não é atoa que o “valente” Min. da Defesa israelense está peidando na farofa…

  4. E aí?! É Terrorismo? O cientista era um civil, mas trabalhava em programa militar…

    De qualquer maneira seria contra a lei de guerra, pois não há guerra declarada entre os envolvidos.

  5. Estou muito feliz em ver que o plano BRASIL se livrou dos virus q estavam deixando lento o site e mandando cavalo de troia para as pessoas q estavao acessando o site.parabens.

  6. A mídia aparelhada, afirma que Israel tem arsenal nuclear.
    Mas, nunca se soube que Israel, tivesse testado uma bomba atômica. Todos os países que tem armas nucleares, fizeram explosões atômicas. Logo, é razoável acreditar que o suposto arsenal nuclear de Israel, seja tão verdadeiro e eficiente quanto o suposto arsenal nuclear brasileiro. Ou seja, sabemos fazer a bomba, mas não temos! Se o Irã for atacado, é porque não tem arma nuclear, se não for, é porque tem. Simples assim, vamos aguardar.

  7. os causadores do atentado ja estão preso então vai ser so lamentos para eles os envolvidos ,nocaso de nao atacar o ira por enquanto é simples a russia e a china já falaram não aos intereses de uma nova guerra.

  8. As leis internacionais da ONU e seus similares só funcionam contra quem os EUA declara inimigo, ONU significa em verdade Estados Unidos da América, mas a vida segue, se a Rússia e China não deixarem bem claro para todos que não querem um ataque contra o Irã, o mesmo vai ruir em 1 mês no máximo, e muitos inocentes iranianos morrerão como é de costume, li em um texto (não tenho o link) que cada vez mais “inteligente” ficam as armas, mais inocentes morrem.
    .
    Mas algo é certo, até hoje não acharam fora da bíblia/torah vestígios de algo que chamaram Israel, até mesmo sobre o êxodo acharam vestígios mas lá não citam “israelenses”. Uma coisa é certa, Israel (o estado pária dos invasores judeus europeus patrocinado pelos EUA) não completará 100 anos, ou seja, não irá durar mais 36.

  9. Misseis do irão não fariam nada contra a Israel! Israel possui sistemas anti-misseis dos mais avançados (russos, americanos e israelitas

  10. HMS TIRELESS
    O Irã não precisa de muitos misseis ou mesmo de uma ogiva nuclear para causar danos imensos a Israel, lembre-se que o Irã pode contar com armamento químico e em uma guerra “total” poderia se transportado nesses (como disse o colega HMS TIRELESS) “traques”.
    Para isso o Irã deve ta pronto para sofrer um ataque nuclear se não de Israel dos EUA, precisa de muita coragem ou mesmo loucura para chegar a esse ponto, e isso para os dois lados!

    Sobre te torturado os suspeitos não tenha duvida, mas isso Israel e os EUA também o fazem – e não estou dizendo que seja certo -, mas ao chamar o Irã de medieval (e é mesmo!) pode-se dizer o mesmo dos EUA e de Israel. Mas acho mesmo é que seja a sua segunda suspeita a mais possível, um blefe, meramente uma resposta a população nem devem te suspeitos se duvidar. E muito provavelmente o governo iraniano não faça nada por agora não querem se o primeiro a começa essa guerra, aliás, nenhum lado quer começa estão só se provocando.
    sds

  11. Anthony disse:
    19/01/2012 às 18:17
    Eu não apostaria minha vida nisso quando até misseis “caseiros” conseguem atingir o território israelense, ainda não foi inventado um sistema anti-misseis infalível e basta um único míssil químico disparado pelo Irã para uma tragedia inimaginável.

  12. bem vamos analisar os fatos: os EUA ja tem na região do golfo 02 portas aviões cada um com pelo menos uns oitenta a viões de combate cada, seguidos desses porta-aviões ha tambem sub-marinos carregados de misseis de cruzeiros, sem falar em varios distroers, fragatas entre outros navios, os EUA tambem tem varias bases militares na regioão do galfo, arabia saudita, catar, eau entre outros, sem contar com a otan e suas bases há tem tambem o reino unido que essa semana enviou o seu mais moderno destroier que se juntou a varios outros navios de guerra nessa região os alem de tudo isso tem o fato dos EUA estarem armando os seus aliados até os dentes ( arabia saudita, EAU ……) sem falar de Israel, a arabia saudita ja disse que esta pronta para cobrir a produção de petroleo do irã em caso de embargo ou guerra, vocês já pararam para pensar em quanto vai ficar o preço do petroleo nos proximos meses???? R. Eu chuto vai ficar em torno de U$ 170,oo e U$ 210,00 nos proximos 08 meses, voÇês ja pensaram em quem vai ser os maiores beneficiados com essa guerra???? R eu respondo para voçês ARABIA SAUDIDA em primeiro lugar alem e claro de qatar, EUA, UK e a industria militar americana e claro controlada pela comunidade judaica local, claro. a guerra esta muito proxima nos proximos 06 a 08 meses ele se desenrolarar, vejam os movimentos da Russia, as declarações do presidente medvedev no mes passado, a exemplo exercicios militares que estão sendo anunciados e para minha inteira decepção a china imovel parada só observando, aceitendo passivamente a sua escravidão total esse guerra do irã e uma guerra estrategia , não tem nada haver com ideologia, religião nada e simplismente uma guerra por dinheiro e recurso natural o iran e o calcanhar de aquiles controlando o iran a europa não vai depender do petroleo russo, a china e a india vão ficar de joelhos pois o petroleo iraniano e fundamental para suas economias, o 4 reich vai controlar os ascendentes a indepedentes (BRICS) a russia sabe disso e a que mas espermeia, china e india estão passivas se nada for feito o 4 reich sera sacramentado de vez. um abraço

  13. As garras dos aiatolas devem ser cortadas. Esse regime, eh o regime do fundamentalismo religioso, e isso costuma ser uma desgraça. Viva o Ocidente.

  14. Anthony disse:
    19/01/2012 às 18:17
    Misseis do irão não fariam nada contra a Israel! Israel possui sistemas anti-misseis dos mais avançados (russos, americanos e israelitas”
    ——————————————————
    Igualzinho na época do Saddan não é meu caro??? Tinham vários sistemas de defesa “ultra modernos” e o bigodudo enfiou + de 30 Scud velhos e recauchutados em Israel. TV, propaganda paga e cinema não servem de nada na vida real. Israel e aliados já peidaram na farofa. O Irã vai virar uma Coreia do Norte II. E ponto final

  15. “As garras dos aiatolas devem ser cortadas. Esse regime, eh o regime do fundamentalismo religioso, e isso costuma ser uma desgraça. Viva o Ocidente.”

    Pelo jeito mais um fanatico,que não consegue ver os dois lados da mesma moeda.

    So lamento!

  16. Edilson, eu não entendi o motivo da censura do comentario… aparentemente não havia motivo… se foi por se off topic, tudo bem… se puder, qndo retirar os coments, dizer o motivo, agradeço… senão fica parecendo censura…

  17. Edilson, retiro o que disse… somente agora entendi o motivo… fica aqui o meu pedido publico de desculpas… saudações…

Comentários não permitidos.