Dilma escolhe técnico para substituir Mercadante na Ciência e Tecnologia

Marco Antonio Raupp é graduado em física e PhD em matemática.
Ele é o atual diretor da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Escolhido pela presidente Dilma Rousseff para comandar o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT),  Marco Antonio Raupp tem um perfil estritamente técnico. Diretor da Agência Espacial Brasileira (AEB) desde março de 2011, Raupp é graduado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é PhD em matemática pela Universidade de Chicago e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP).

Raupp exerceu as atividades de pesquisador titular do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), professor da Universidade de Brasília (UnB), pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e professor associado no Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME/USP).

Foi diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), diretor do Inpe e do Instituto Politécnico da Universidade do Rio de Janeiro (IPRJ/Uerj). Recebeu o título de Comendador pela Ordem do Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores, e de Grão-Cruz pela Ordem Nacional do Mérito Cientifico, do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e também conselheiro e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Raupp é membro titular da Academia Internacional de Astronáutica (IAA) e já participou do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Conselho Nacional da Ciência e Tecnologia (CCT). Nos últimos anos, Raupp trabalhou como diretor-geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos, SP.

Fonte: G1

25 Comentários

  1. Afinal alguém com perfil científico para chefiar tão importante ministério. Que ele receba todo o apoio financeiro, material e de recursos humanos por parte do GF, visando acelerar o desenvolvimento tecnológico do Brasil, mediante a capacitação de novos cientistas através de incentivos crescentes a pesquisa e inovação.

  2. Tomara que esse senhor tenha capacidade de trabalhar,e que o governo lhe forneça o mínimo para exercer seu trabalho!
    Que não seja mais uma troca de seis por meia dúzia !

  3. Vai timbora!! Ministrel!!! Finalmente.. parece que a faxina ta grande! A visão da ak-47 da pres. dilma e suas bombas caseiras estão a assustar até os bandidos do planalto! Heueheh

  4. Muito bom, um ministro com inegavel capacidade técnica, para o cargo que ocupara. Se todos os Ministerios fossem escolhidos pela sua capacidade técnica e patriotismo. E não política, o Brasil estaria bem melhor.

  5. EXELENTE ,os deputados e conguesso nacional deveriam propor uma lei que proibisse politicos ocuparem cargos ministerios importantes estrategicos,e somente pessoas tecnicas capacitadas ocuparem cargos estrategicos,ai sim este pais iria se alavancar politicos em cargos é tranqueira só atrapalha o desenvolvimento do pais,temos casos do cara ser deputado ter cargo em seu estado e ainda ocupar pastas importantes sem o minimo preparo,é logico que não vai faser nada,alem de incopetente,varias pastas para responder,e mais a politicagem,parabens a presidenta e que mais tecnicos e pessoas preparadas ocupem os vacuos,dificelmente alguem sera homen honrado o suficiente para apresentar um projeto que exonere politicos de cargos estrategicos mas se tal homen existir seria considerado um heroi da patria,ainda mais se fosse aprovado um projeto com estas qualificações.

  6. Nossa, quanta besteira, fala sério, ser técnico não quer dizer nada em administração. Afinal, o sujeito não vai dirigir um laboratório específico de pesquisas mas ser gestor de política de governo. É tanto comentário de ignorante que dá muita dó lê-los.

  7. Tá, só eleogiu? Alguém conhece nas entrelinhas se esta pessoa é patriota? Tem espírito para sempre priorizar nossa soberânia? SE, sim, então realmente parece ser o cara certo. Só canudo não prova nada, LULA ja demonstrou isso, pois foi um marco na nossa história, isto é indiscutível, enquanto FHC (cheio de canudo = privataria). Discutível será daqui para frente se o Gov. Fed. ficar na mesma, sem melhorar a gestão e com estes absurdos dos absurdos, vide COPA 2014. Arena do Grêmio-Porto Alegre (investimento privado) R$ 350 milhoes para 65 mil lugares, com estcionamento, trevos com pontes de acesso. Maracanã (investimento público) R$ 800 milhões sem estacionamento, sem construção de rodovias e sem trevos com pontes para acesso, isso esta certo?

  8. O Menestrel Pastel que no tempo que ficou na pasta nada fez so contou estorinha.Assume um que é da area e conhece a nossa luta para nos tornarmos autosuficientes e toda a luta de nossos cientistas e tecnicos.Vamos observa-lo,espero que o cargo não lhe suba a cabeça e passe a pensar em si mesmo ao invez de pensar no Brasila de nada mesmo,.O Menestrel Pastel ja estava se engraçando com os Yankees,que bom que ele saiu pois não entendia nadica de nada mesmo.Volta para os seus e vai engrossar a bancada Kit Gay enraizada na educação porque na cabeça destas bestas ensinar a crianças que homossexualismo apenas é uma moderna opção de gozar a vida.Tem cara de queima rosca.

  9. Este pais so vai pra frente quando forem extintos todos os partidos e governo,ministerio,congresso forem formado por Brasileiros concursados e os melhores colocados serem votados pelo povo.No minimo todo politico deveria ser obrigado a ter curso superior ou tecnico de ciencias politicas,administração,Economia e por ai vai.Se nó implantassemos um sistemas assim e reformulassems constituição,leis e regras no serviço publico teriamos uma chance de mudarmos o Brasil.Fora isso so o ferro e o fogo transforma este pais……BORDUNADA NELES TODOS COBRADA……REPUBLICA DE RATAZANAS.

  10. Já vai tarde mercadante, qualquer idiota tem idéia, a questão é nesses anos 8 anos do governo Lula, é agora Dilma eu pergunto o Programa Brasileiro decolou, fez muito pouco é ainda passamos vergonha perante o mundo agora foi o Chile confirma oque já sabiamos o Brasil atrasou todo o programa da Estação de Observação do Chile em Atacama, tanto países que tavam afim de entrar nesse projeto, esperar oque do Brasil, não consegue nem mais lançar satélites fora a briga que tivemos desde 2007 estamos em dívida com a China de um total de 5 satelites não lançamos nem 1 imagine o nosso pena china, muito mais para o Brasil que nem consegue decolar com o seu programa as Ratazanas do Senado estão Usurpando tudo oque pode 24 horas por dia, sempre novos projetos, mais verba para finalizar mais a verdade é uma so tudo esta no papel, é nada de concreto é as ratazanas vão enchendo os bolsos é as cuecas….

  11. Acho que o Mercadante fez uma boa administração. Espero que ele tenha uma boa sorte na pasta da educação. Quanto à escolha do sr. Raupp, acho que não poderia ter sido melhor escolha. Golaço da Presidenta.

  12. Valeu, foi um boa escolha, agr, vão sacanear o cara ñ dando grana p ele levar adiante o VLS e mt outros projetos, tenho certeza disto. Quem viver verá. Espero estar mt errado.Sds.

  13. Beto disse:
    19/01/2012 às 10:53
    Prezado,
    O novo ministro não é apenas um “técnico”, mas sim um cientista catedrático. Ou você é daqueles que só faz reclamar? Se bota um político reclama, se vem um cientista reclama tb…

  14. A pasta da Ciência e Educação são fundamentais. Se não houver pessoas patriotas e honestas não adianta ser técnico. O Brasil perde para a China em ciência, educação e patriotismo.

    1maluquinho: É verdade que kit Gay para crianças é invenção dos EUA? li o seu post sobre o povo judeu. É verdade que eram odiados desde o inicio?

  15. É fato no mundo inteiro! Mais fácil um tecnico aprender a administrar do que um administrador aprender conhecimentos tecnicos seja de qual área for.
    Quando o sr. Mercadante entrou tava na cara que era cota de participação de partido no governo!.. Até o cientista Nicodelis que não sou de idolatra-lo mas sim observa-lo com um pé atrás expos sua insatisfação na época com relação à entrada do Mercadante na C&T, justamente quem tanto elogia os esforços do governo na área.

Comentários não permitidos.