Defesa & Geopolítica

Dilma escolhe técnico para substituir Mercadante na Ciência e Tecnologia

Posted by

Marco Antonio Raupp é graduado em física e PhD em matemática.
Ele é o atual diretor da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Escolhido pela presidente Dilma Rousseff para comandar o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT),  Marco Antonio Raupp tem um perfil estritamente técnico. Diretor da Agência Espacial Brasileira (AEB) desde março de 2011, Raupp é graduado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é PhD em matemática pela Universidade de Chicago e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP).

Raupp exerceu as atividades de pesquisador titular do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), professor da Universidade de Brasília (UnB), pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e professor associado no Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME/USP).

Foi diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), diretor do Inpe e do Instituto Politécnico da Universidade do Rio de Janeiro (IPRJ/Uerj). Recebeu o título de Comendador pela Ordem do Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores, e de Grão-Cruz pela Ordem Nacional do Mérito Cientifico, do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e também conselheiro e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Raupp é membro titular da Academia Internacional de Astronáutica (IAA) e já participou do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Conselho Nacional da Ciência e Tecnologia (CCT). Nos últimos anos, Raupp trabalhou como diretor-geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos, SP.

Fonte: G1

25 Comments

shared on wplocker.com