Plano inclui sistema de combate dos EUA

O sistema de combate Aegis, fabricado pela americana Lockheed Martin, é apontado pelo estaleiro Navantia como um dos pontos fortes da proposta espanhola para as fragatas que estão sendo oferecidas à Marinha do Brasil. Empregado por mais de 100 navios em seis países, o sistema é o mais avançado do mundo em guerra antiaérea. Só na Marinha americana, mais de 80 navios estão equipados com o Aegis, onde já foram investidos mais de US$ 80 bilhões.

A despeito dos comentários em relação às restrições de transferência de tecnologia de sistemas americanos, o representante da Lockheed Martin no Prosuper, Peter Buckley, afirma que o governo dos EUA aprovou a exportação do sistema Aegis para o Brasil. O executivo ressalta que a empresa também já trabalhou em estreita colaboração com a Marinha americana para fornecer o mesmo sistema ao Japão, Espanha, Noruega, Coreia do Sul e Austrália, onde operam sem nenhum problema.

“Em cada um desses casos, as Marinhas receberam os requisitos de transferência de tecnologia exigidos para operar e manter o sistema Aegis e em todos os países esse processo tem sido feito com sucesso”, disse. Buckley comenta que a experiência com o sistema Aegis na Espanha é o melhor exemplo da compreensão do nível de transferência de tecnologia desejado pela Marinha do Brasil.

“O nível de transferência de tecnologia para a Espanha é tão maduro que o estaleiro é o contratante principal da oferta ao Prosuper da Marinha do Brasil. E isso envolve não só o fornecimento do casco dos navios, como também dos sistemas mecânicos e elétricos e do sistema de gerenciamento de combate”, explicou o executivo. A Navantia é a líder e integradora do sistema de combate dos navios escolta.

A Navantia explica, na proposta feita à Marinha do Brasil, que o sistema de combate das fragatas é desenvolvido pela própria empresa e 100% integrado ao radar SPY-1 da Lockheed, o que simplifica a transferência de tecnologia. A Navantia também pretende repassar às empresas brasileiras o domínio em tecnologia de sistemas de combate, que poderá ser útil na adaptação do sistema brasileiro de controle tático Siconta, atualmente instalado em diversos navios brasileiros.

Caso a oferta da Navantia seja a vencedora do Prosuper, a Lockheed Martin, segundo o Buckley, pretende apoiar a transferência de tecnologia ao Brasil em todas as fases do programa: engenharia de sistemas, projeto, integração, teste de integração de bordo, testes em mar, produção, operações e manutenção.

O executivo da empresa americana comenta ainda que a equipe da Lockheed Martin que está trabalhando com a Navantia no Prosuper é a mesma que recentemente concluiu, com sucesso, a modernização do sistema de combate do Tapajó, submarino da classe Tupi, da Marinha do Brasil.

Em entrevista ao site Alide, especializado em temas de defesa, os representantes da Lockheed Martin no Prosuper disseram que existe um imenso mercado potencial para o fornecimento de sobressalentes do sistema Aegis pelas empresas brasileiras que conseguirem atingir um preço competitivo. A companhia informou ainda que, além do Prosuper, está muito interessada em participar dos programas Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras) e SisGAAz (Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul) e que por isso tem a intenção de abrir um escritório no Brasil.

Fonte: ValorEconômico via Notimp

29 Comentários

  1. OU SEJA,TECNOLOGIA NECESSARIA E NADA MAIS rsrs rsrs Infelizmente assim essa moderna e operacional pretenção tera desvantagens no PROSUPER rsrs Eles pensam que apenas buscamos nos reequiparmos.Buscamos autosuficiencia tecnoindustrial e se não repassam o que queremos compremos de outros.

  2. Cuidado com os lesas-pátria, no Brasil também está cheio de vendilhões.
    ……….
    Ex-presidente boliviano é exonerado por entregar mísseis aos EUA

    A Assembleia Legislativa da Bolívia decidiu na madrugada desta terça-feira não julgar o ex-presidente Eduardo Rodríguez Veltzé pela entrega aos Estados Unidos e o desmantelamento em 2005 de 41 mísseis de fabricação chinesa do Exército boliviano, informaram fontes parlamentares.

    Após um debate de mais de 6h, o plenário do Parlamento, de maioria governista, estabeleceu por 117 votos a favor e 38 contra que apenas o ex-ministro da Defesa Gonzalo Méndez será processado por submissão ao país estrangeiro, espionagem e revelação de segredos, entre outros delitos.

    O julgamento contra Rodríguez Veltzé (2005-06) foi promovido pelo atual líder, Evo Morales, que levou nos últimos anos aos tribunais seus antecessores e principais adversários políticos, muitos deles exilados atualmente.

    “Esse é um dos atos mais vergonhosos de traição à pátria, cometido justamente por funcionários do Governo e ex-militares. É uma das páginas mais sombrias e terríveis das Forças Armadas”, afirmou o vice-presidente da Bolívia, o ex-guerrilheiro Álvaro García Linera, também presidente da Assembleia.

    Linera declarou que em 2005 foram convocadas eleições e “todos sabiam” que Morales “venceria”, e então os Estados Unidos, “com o apoio de soldados, de ‘vendedores da pátria’ civis e militares decidiram que essas armas do Exército fossem entregues aos norte-americanos”.

    A senadora Sandra Soriano, presidente da comissão de deputados e senadores que propôs ao plenário da Assembleia exonerar Rodríguez Veltzé, explicou que o ex-presidente não pode ser culpado porque não estava na Bolívia quando os mísseis chineses forem entregues aos Estados Unidos.
    Fonte:
    http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5562321-EI8140,00-Expresidente+boliviano+e+exonerado+por+entregar+misseis+aos+EUA.html

  3. Peter Buckley, afirma que o governo dos EUA aprovou a exportação do sistema Aegis para o Brasil.
    .
    AI VEM UM SENADOR LA DO KENTUCKY E MUDA DE IDEIA .
    .
    EAI VC SABE NO QUE DA
    .
    DCNS E A MELHOR OPICAO PRO BRASIL, OS SUBS SAO A GRANDE PROVA DISO

  4. Prefiro as Italianas no entanto uma continuidade na parceria com a Lockheed Martin é de fundamental importância para o desenvolvimento das armas do futuro em terras tupiniquins. apesar do distanciamento estratégico do governo brasileiro com os americanos, esta clara a intenção dos EUA em atender o mercado bélico do Brasil e será inevitável para o futuro ter à mesa a opção americana.
    Resta saber se o analise das possíveis ofensivas a nosso território não virão de nossos fornecedores de hoje.
    Acredito que o alto comando teve décadas e décadas para compreender os EUA e suas futuras intenções sobre a America do Sul, além do papel do Brasil no ponto de vista diplomático e estratégico dos EUA. A imparcialidade que o governo Lula e Dilma tiveram com Bush e Obama não vai vigorar para sempre. Mesmo com nosso fortalecimento e decisão soberana futura devido as mudanças na defesa e o papel que o Brasil vai ocupar no globo, nossa nação é realmente comprometida com a democracia e os interesses da ONU e da própria OTAN no que diz respeito ao futuro do mundo. Quem da as cartas definitivamente não somos nós, no entanto no que diz respeito as Amazônias e a soberania da nação devemos estar preparados para enfrentar até mesmo a OTAN a estilo a la RUSSIA a la CHINA.
    O que esta em jogo na definição dessa futura esquadra é de porque não seremos atacados. Qualquer que seja a marinha disposta a investir uma ofensiva no atlântico devera considerar a perda de varias batalhas navais para os brasileiros e essas fragatas serão nossa ponta de lança o resto o povo faz. Resistir…
    Que venham os submarinos e as fragatas um novo porta aviões e tudo o que um pais desse tamanho e riqueza merece.
    Obs.: Se resistimos diariamente o estupro dos políticos corruptos e barbarismo do sistema judiciário brasileiro, nós o povo resistiríamos a qualquer invasão e até possíveis ocupações durante muito tempo.

    É desastroso conviver com a sensação de inoperabilidade e vulnerabilidade das Forças Armadas Brasileiras atualmente…Deus e a Dilma que nos guiem!

  5. Sou terminantemente contra qualquer compra ou negocio na area militar que contenha tecnologia ou material agregada de procedencia Yankee.Prefiro que tenhamos negocios com a França ou Italia em belonaves e vetores Russos ou Chineses para a FAB e associação com Russos ou Chineses na area aeoespacial.Chega de ser dependente,chantageado e condicionado pelos EUA que são na verdade nossos inimigos e não amigos.

  6. 1maluquinho disse:
    17/01/2012 às 20:48
    OU SEJA,TECNOLOGIA NECESSARIA E NADA MAIS rsrs rsrs Infelizmente assim essa moderna e operacional pretenção tera desvantagens no PROSUPER rsrs Eles pensam que apenas buscamos nos reequiparmos.Buscamos autosuficiencia tecnoindustrial e se não repassam o que queremos compremos de outros.
    ==
    ==
    “Caso a oferta da Navantia seja a vencedora do Prosuper, a Lockheed Martin, segundo o Buckley, pretende apoiar a transferência de tecnologia ao Brasil em todas as fases do programa: engenharia de sistemas, projeto, integração, teste de integração de bordo, testes em mar, produção, operações e manutenção.

    Em entrevista ao site Alide, especializado em temas de defesa, os representantes da Lockheed Martin no Prosuper disseram que existe um imenso mercado potencial para o fornecimento de sobressalentes do sistema Aegis pelas empresas brasileiras que conseguirem atingir um preço competitivo.”
    Maluquinho, a proposta não é ruim, o que me incomoda nestas propostas de transferência de tecnologia é não ver nenhum centro de pesquisa e estudos participando. Transferência de tecnologia e conhecimento somente para empresas é tiro no pé, vide AMX.

  7. Eu acho que se o GF investissem em pesquisa e desenvolvimento a OrbSat poderia desenvolver um sistema equivalente ao sistema Aegis SPY-1 e aposto que isso seria possível.
    Temos a Engepron que poderia muito bem desenvolver fragatas,corvetas e etc. Mais infelizmente nossa indústria de defesa não tem a devida atenção e apoio do GF trágico.

  8. Bom, os espanhóis que me desculpem mas eles não passam de intermediários dos americanos. A realidade é que nem o projeto da fragata é deles, mas uma tentativa de produção conjunta dos europeus. O mesmo programa produziu os modelos alemão e holandês, assim como há duplicidade de projeto ao analisarmos as propostas francesa e italiana (FREMM). Quanto ao sistema AEGIS tenho a dizer que, com certeza não é o modelo de ponta, que acredito venha depreciado e “arrumado” e não acredito que dure muito tempo na ativa. Além do mais, quais misseis serão disponibilizados? SM-1,2 ou 3? Ou será o “tapeia-otário” do ESSM? Querem montar um sistema tão bom quanto? Pega o Ground Master da Thales (Radar de controle de tráfego aéreo de 400 ou 500 km de alcance – trabalha em banda L), que, se não me engano a Orbsat está produzindo aqui no Brasil, combina com alguns elementos de banda X ( a banda L é para vigilância e a X para a pontaria) na antena em uma antena plana compatível com a superestrutura de uma fragata e chama a ATECH para desenvolver o sistema de controle de acompanhamento e pontaria. Garanto que vai sair mais barato, tão bom quanto e compatível com o que nós quisermos (mísseis, canhões, torpedos, cargas de profundidade, estilingues, zarabatanas…) e não vai ter que boicote o babado. Na minha opinião… a MB cometeu o maior erro da existência dela comprando o sistema de pontaria dos nossos submarinos com os americanos, masssss… Algum motivo eles tiveram… Almirante não discute, faz… Pode ser caca, mas faz.

  9. já falei pela milesima vez quem confia em americano, tambem acredita em papai noel, bicho papão, carochina e nos veadinhos que puxam o treno do santa klaus, mas como nesse mundo tem trouxa para tudo, acredite quem quizer ou puder. um abraço amigos

  10. Não duvido que o sistema seja o melhor, contudo, se esta caixa-preta parar de funcionar em algum conflito com um pais do eixo não se surpreendam. Se tentarmos abrir a caixa para ver o seu interior perderemos o suporte técnico e peças sobressalentes. O interesse maior dos EUA em vender estes equipamentos é ampliar a dependência da nossa defesa. … não é $$$. Como existe opções no mercado bélico e os EUA não podem impedir o nosso acesso a tal tecnologia, eles preferem que esta esteja sob seu controle. Dos males o menor.

  11. Ora ora amigos, o sistema Aegis custa rios de dinheiro e é muito disso que eles querem desse Brasil otário. Pois nessa altura do campeonato, séc.21, com mísseis super e hipersônicos sendo fabricados, qual a capacidade de defesa do Aegis?? Contra um ataque multiplo de baixa altitude, ou um vindo do espaço, como os chineses estão desenvolvendo? E que os USA já estão se borrando de medo, com suas esquadras elefantes brancos no Pacífico.
    Querem é nos passar sucata mais uma vez.
    Nosso país precisa é de muitos submarinos e mísseis de todo tipo de alcance, contra esse tipo de armamento ninguém vai se meter a besta conosco.
    Ou então ficar eternamente enviando todo nosso dinheiro para a Europa, como faziamos na época do Brasil colônia portuguesa.
    Temos que ter capacidade de ataque contudente, essa tese de capacidade de defesa é por demais furada e poço sem fundo do meu e do teu rico dinheirinho.

  12. OVER meu caro não é ruim como não é ruim todas as outras propostas e inclusive as do FX inclusive a da Boeing.A questão meu caro que a ideia de reaparelhamento e modernização tem um ponto central em transferencia total de tecnologia que nos proporcione autosuficiencia.Se nós aceitarmos os termos deles jamais seremos autosuficientes e somente o que na verdade ja somos MEROS MONTADORES e mesmo o que absorvermos com spertease criando sempre esbarrara na posibilidade de condicionamento e embargo.Ate parece que o Brasil esta pedindo pelo amor de Deus a eles e não é nada disso,nós queremos comprarmos e pagarmos então nós exigimos o que queremos.Cito sempre o SIVAM como exemplo onde as negociações atingiram uma decada e foi muito criticada e combatida mas com muita insistencia e MUITO SUBORNO entregaram ate as calcinhas.Os Americanos dizem que o fornecedor não detinha codigos e segredos mas os processam ate hoje por terem repassado tudo.Se não repassarem o que queremos compremos de outros e o momento economico nos favorece.Ceder agora é ficar na dependencia eterna de fornecimentos,serviços e comercialmente condicionados.Iniciativa privada e MUITA GENTE QUE ESTA NO MEIO DISSO TUDO so querem saber de contratos e agrados e nada mais e quem se importa realmente com o Brasil?É necessario que nossas Forças Armadas tenham acesso a tecnologias sensiveis e codigos fontes para criarem tecnologias.Papinho de investir em pesquisa é o óbvio que não resolve nosso caso por estarmos defasados em tudo.O que desenvolvermos e criarmos agora quando estiver operacional e rentavel simplesmente sera obsoleto.Do jeito que vamos jamais conseguiremos acompanharmos a evolução do mercado com tecnologia de ponta.Ou realmente não abrimos mão do objetivo de autosuficiencia ou nos contentamos em sermos meros montadores e dependentes de serviços.Ficarem dizendo que teremos repasse de tecnologia e não recebermos é fraude contra a Nação é crime.Compra de material e tecnologia de defesa deveria ser realizada por meio especializado e tecnico e não por politicos e empresarios GANANCIOSOS E VENDIDOS.Esta em jogo não somente reiquipamento mas autosuficiencia e segurança nacional……….CADA UM NO SEU QUADRADO E NÃO UMA MINORIA ELITIZADA NO SEU REDONDO rsrs rsrs

  13. É correr alto risco não investir em produção de tais armamentos. Comprar por comprar, ficarão amarrados à contratos de manutenção, fornecimento de peças, e futuras compras. Ou seja, com o C.. na mão! Dependendo de outro país a soberania, tendo um grave problema de táticas militares justamente por causa disto. O sistema na minha humilde opinião é um diamante!.. Mas sou mais a mina de cobre.. prata.. ouro.. do que muitas pedras compradas de diamante. Os EUA deveria ser esperto, uma parceira com TOT com o Brasil seria a salvação daquela economia. Os políticos so querem saber de NWO NWO NWO e com isto afundando o próprio país de origem, a américa nao é mais dos americanos!..

  14. E se os EUA,um dia,hostilizarem o Brasil??????Farão como fizeram com o Iraque,desligando sistemas por meio de instruções ocultas em códigos-fonte que não podem ser acessados?????

  15. Que besteira falas Marco Aurelio.O que e bom para os Estados Unidos e bom para o Brasil. Ora ja se viu, os EUA desligando sistemas.. como fizeram com o Iraque e com a Libia. Tira isso da cabeca.

  16. A MB nao pode seguir a acomodaçao da FAB tem que resolver logo a licitaçao essas fragatas levam mto tempo para serem construidas nao sei se as nossas escoltas vam aguentar mto tempo. Eu considero a melhor opçao as FREMM italianas sao mais furtivas que as escoltas da navantia.

  17. Não confio nos americanos,os espanhois podem até ter uma boa intensão más os americanos eu dúvido,aposto que tudo que eles vendem para os outros tem um modo OFF embutido!

  18. É, Marco Aurelio, penso também que o País há de ter muito cuidado com o que os Yankes nos vendem. Eles sabem que poucos países tem possibilidade de concorrer com eles e que um deles é o Brasil, com seu potencial estratégico. Mas ainda não estamos nivelados, pelo colonismo cultural muito bem amarrado por eles. Havemos sempre de nos lembrar que tivemos um grupo dirigente, em nosso passado recente, que adorava um afago de presidente Yankes pelas costas e esporro pela frente.

  19. Eu gostaria de acreditar, + ñ confio nos ianks, estou sendo mt sincero, Ñ SÃO CONFIÁVEIS.Como a navantia vai nos passar os AEGIS se os msm são do tio sam?!?!Dúvido.Sds.

  20. Olha, se viesse o sistema Aegis seria ÓTIMO!!! Mas como no caso dos caças, essas promessas são da boca pra fora. Na hora de fechar a conta vem pelado…duvido muito dessa transferência de mísseis para o Brasil.

  21. Infelizmente estou quase convicto que o capaxismo total aos interesses Yankees e da Europa Ocidental jamais deixara de existir no Brasil e ele é profundo e extenço pois enraizou-se como erva daninha que brota da pedra na area civil,privada e militar.Não pensam no Brasil,pensam em si proprios,em preferencias,ideologias e acima de tudo em oportunidades de ganhos.E quem pensa no Brasil?E quem realmente leva a serio tornar o pais autosuficiente tecnoindustrialmente?São os otarios que desenvolvem a duras penas esta nação e pagam-lhes as contas.Os tolos que se doam como trouxas se privando de aproveitarem suas vidas dedicando-se a uma vida incondicionalmente dedicada nos centros tecnicos,nos laboratorios,nas industrias.Brasileiros de todos os tipos,de cientistas e tecnicos civis,militares e universitarios.O que esses bravos Brasileiros não poderiam fazerem por este pais se tivessemos serio enganjamento de adiquirirmos sensiveis e segredos?Sensiveis e segredos podem serem comprados sim ainda mais agora que aqueles que os deteem estão na pindaiba mas custam muito dinheiro e insistencia no negocio.Compremos tudo o que precisamos para tornarmos o Brasil autosuficiente e emancipado de quem nos verder e digamos não aqueles que apenas querem nos darem “tecnologia necessaria” necessaria para concretizarem os contratos pois nem os serviços sensiveis e especializados faremos e sim alimentaremos seus bolsos contratando-os.Jamais sairemos da condição de dependentes ENQUANTO ESTA PUTADA PROSTITUIDA de farda,de paleto e privada continuarem vendendo o Brasil ao invez de comprarmos eles….Bando de trairas FDP…REPUBLICA DE RATAZANAS…O papinho da Navantia é Made in USA TECNOLOGIA NECESSARIA e simplesmente para termos isso teremos que sermos capaxos e soldadinhos Yankees pois so repassam com tecnologia necessaria a quem se transforma em aliado chantageado deles.O Brasil é tão burro e tão olho grande que transforma uma amizade e uma assossiação que seria promissora com a India vendendo Misseis ao Paquistão em nada proveitoso.

  22. Sr.Lula Molusco eu posso verder foguetes para Paquistão e Malasia?Sr.Lula Molusco eu posso vender aviãozinho para Indonesia e Angola?Sr.Lula Molusco quanto voce me dá preu comprar seu dinossauro careca?Sr.Lula Molusco se me der um bom dinheiro te dou posse de Alcantara.É um bando de Bobs Esponjas.São escravos assumidos e obrigão o Brasil e os Brasileiros a serem medievais extratores de materias e braçais cultivadores para enriquece-los e para alimenta-los.Enquanto isso nosso povo morre nas portas de hospitais que eles pagam caro para funcionar mas quando precisam entram andando e saem em caixões.Ate quando vamos ficarmos de braços cruzados vendo roubarem o Brasil e venderem o Brasil?

  23. O sistema mx 4000 do cindact é muito melhor, esse AEGIS esse software é espião, quem avisa amigo é até a China ta interresada no nosso software, poha somos Brasileiros, temos condição de fazer melhor é nossos hackers estão no topo na escala global.

  24. Meu caro lord sith, pode até ser que tenhamos conhecimento suficiente ou maior em sistemas e em detecção, porém sabemos muito pouco sobre misseis, principalmente para interceptar outros misseis e destruí-los. Nada que umas boas décadas de pesquisa aplicada não resolvam, temos pessoal e estrutura para isso, mas será que ha vontade política para tal?

Comentários não permitidos.