Ex-presidente boliviano é exonerado por entregar mísseis aos EUA

A Assembleia Legislativa da Bolívia decidiu na madrugada desta terça-feira não julgar o ex-presidente Eduardo Rodríguez Veltzé pela entrega aos Estados Unidos e o desmantelamento em 2005 de 41 mísseis de fabricação chinesa do Exército boliviano, informaram fontes parlamentares.

Após um debate de mais de 6h, o plenário do Parlamento, de maioria governista, estabeleceu por 117 votos a favor e 38 contra que apenas o ex-ministro da Defesa Gonzalo Méndez será processado por submissão ao país estrangeiro, espionagem e revelação de segredos, entre outros delitos.

O julgamento contra Rodríguez Veltzé (2005-06) foi promovido pelo atual líder, Evo Morales, que levou nos últimos anos aos tribunais seus antecessores e principais adversários políticos, muitos deles exilados atualmente.

“Esse é um dos atos mais vergonhosos de traição à pátria, cometido justamente por funcionários do Governo e ex-militares. É uma das páginas mais sombrias e terríveis das Forças Armadas”, afirmou o vice-presidente da Bolívia, o ex-guerrilheiro Álvaro García Linera, também presidente da Assembleia.

Linera declarou que em 2005 foram convocadas eleições e “todos sabiam” que Morales “venceria”, e então os Estados Unidos, “com o apoio de soldados, de ‘vendedores da pátria’ civis e militares decidiram que essas armas do Exército fossem entregues aos norte-americanos”.

A senadora Sandra Soriano, presidente da comissão de deputados e senadores que propôs ao plenário da Assembleia exonerar Rodríguez Veltzé, explicou que o ex-presidente não pode ser culpado porque não estava na Bolívia quando os mísseis chineses forem entregues aos Estados Unidos.(EFE).

Fonte: Terra

22 Comentários

  1. Não sabia desta história, mas se é verdade, como sempre, os EUA tentando dominar o mundo. Corromperam políticos daquele país e passaram a mão no povo.

  2. tanto o ministro da defesa quanto todos os militares envolvidos nos caso devem ser fuzilados simples assim, entrega armas de defesa comprada com dinheiro publico pra um pais estrageiro, isso e traiçao

  3. EU CONDENARIA A MORTE, POIS DESERTORES E TRAIDORES DA PÁTRIA SÃO PUN~IVEIS COM A MORTE, EU MESMO DARIA UM TIRO NA TESTA DELE E MANDARIA UMA CARTA A FAMILIA… AQUI JAZ UM TRAIDOR DE NOSSO PAÍS E DO POVO BRASILEIRO, POR CAUSA DELE FOI COLOCADO A SEGURANÇA DE NOSSA NAÇÃO A UM PAÍS ESTRANGEIRO INIMIOG, E AGORA VOCÊS TERÃO DE CONVIVER COM UMA VERGONHA EM VOSSA FAMILIA… A MUNIÇÃO USADA PARA CUMPRIR NOSSA MISSÃO FOI PAGA PELO POVO DO BRASIL ENTÃO FICA A CARGO DE VOSSA FAMÍLIA O RESSARCIMENTO DA MESMA PARA REPOSIÇÃO !

  4. Ronaldo disse:
    17/01/2012 às 21:39
    se a moda pega no Brasil, vai faltar lugar pra mandar tanto traidor, começando pelo FHC.
    .
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK .
    ;
    .JA PEGOU A MUITO TEMPO Fiiiiiiiiii

  5. Infelizmente capachos traidores como estes, sempre abundaram nos paises sul americanos dominados por elites submissas e colonizadas, inclusive no Brasil e entre os militares também, que muitas vezes usaram da força contra seu próprio povo em favor dos interesses dos gringos e de seus capachos locais …
    felizmente entre as novas gerações (de militares também) está surgindo um modo de ser e pensar mais independente e próprio, que sirva aos nossos intesses e não aos dos yankees !

  6. Uma vergonha para a Bolivia,fiquei com pena do povo boliviano agora,o que fizeram para merecer politicos assim,até parecem os nossos politicos.E olha tem muito politicuzinho lá na capital que faria a mesma coisa que os bolivianos fizeram,basta um punhado de réis!.Politicos do Brasil estão longe de serem diferentes disso.

  7. Essa e a gente que controla a vida politica, social e economica nao so da Bolivia mas da maioria dos paises da america latina. Uma elite social, cuja unica meta que os motivam e mais dinheiro na conta bancaria.

  8. Que vergonha!!!

    E o presidente Fernando Henrique que assinou o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares “A TROCO DE NADA”.

    Nenhuma compensação “tecnológica, militar, econômica…” nossos produtos continuam sobretaxados (não é imposto de importação).

    Pelo contrário, os Americanos sabotaram a Base de Alcântara, e os Russos já nos mostraram (em off) através de auditoria.

Comentários não permitidos.