A Assembleia Legislativa da Bolívia decidiu na madrugada desta terça-feira não julgar o ex-presidente Eduardo Rodríguez Veltzé pela entrega aos Estados Unidos e o desmantelamento em 2005 de 41 mísseis de fabricação chinesa do Exército boliviano, informaram fontes parlamentares.
Após um debate de mais de 6h, o plenário do Parlamento, de maioria governista, estabeleceu por 117 votos a favor e 38 contra que apenas o ex-ministro da Defesa Gonzalo Méndez será processado por submissão ao país estrangeiro, espionagem e revelação de segredos, entre outros delitos.
O julgamento contra Rodríguez Veltzé (2005-06) foi promovido pelo atual líder, Evo Morales, que levou nos últimos anos aos tribunais seus antecessores e principais adversários políticos, muitos deles exilados atualmente.
“Esse é um dos atos mais vergonhosos de traição à pátria, cometido justamente por funcionários do Governo e ex-militares. É uma das páginas mais sombrias e terríveis das Forças Armadas”, afirmou o vice-presidente da Bolívia, o ex-guerrilheiro Álvaro García Linera, também presidente da Assembleia.
Linera declarou que em 2005 foram convocadas eleições e “todos sabiam” que Morales “venceria”, e então os Estados Unidos, “com o apoio de soldados, de ‘vendedores da pátria’ civis e militares decidiram que essas armas do Exército fossem entregues aos norte-americanos”.
A senadora Sandra Soriano, presidente da comissão de deputados e senadores que propôs ao plenário da Assembleia exonerar Rodríguez Veltzé, explicou que o ex-presidente não pode ser culpado porque não estava na Bolívia quando os mísseis chineses forem entregues aos Estados Unidos.(EFE).
uma palvra O clasifica = CAPACHO
.
dos Yankes
Não sabia desta história, mas se é verdade, como sempre, os EUA tentando dominar o mundo. Corromperam políticos daquele país e passaram a mão no povo.
se a moda pega no Brasil, vai faltar lugar pra mandar tanto traidor, começando pelo FHC.
os eua não tem geito mesmo,se rebaicham até no chão,pegar de um traidor da bolivia 41 misseis…é uma vergonha mais para os eua do que para o ex-presidente.
tanto o ministro da defesa quanto todos os militares envolvidos nos caso devem ser fuzilados simples assim, entrega armas de defesa comprada com dinheiro publico pra um pais estrageiro, isso e traiçao
EU CONDENARIA A MORTE, POIS DESERTORES E TRAIDORES DA PÁTRIA SÃO PUN~IVEIS COM A MORTE, EU MESMO DARIA UM TIRO NA TESTA DELE E MANDARIA UMA CARTA A FAMILIA… AQUI JAZ UM TRAIDOR DE NOSSO PAÍS E DO POVO BRASILEIRO, POR CAUSA DELE FOI COLOCADO A SEGURANÇA DE NOSSA NAÇÃO A UM PAÍS ESTRANGEIRO INIMIOG, E AGORA VOCÊS TERÃO DE CONVIVER COM UMA VERGONHA EM VOSSA FAMILIA… A MUNIÇÃO USADA PARA CUMPRIR NOSSA MISSÃO FOI PAGA PELO POVO DO BRASIL ENTÃO FICA A CARGO DE VOSSA FAMÍLIA O RESSARCIMENTO DA MESMA PARA REPOSIÇÃO !
Ronaldo disse:
17/01/2012 às 21:39
se a moda pega no Brasil, vai faltar lugar pra mandar tanto traidor, começando pelo FHC.
.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK .
;
.JA PEGOU A MUITO TEMPO Fiiiiiiiiii
Os traidores da pátria têm que ser fuzilados.Evo,manda brasa.
Infelizmente capachos traidores como estes, sempre abundaram nos paises sul americanos dominados por elites submissas e colonizadas, inclusive no Brasil e entre os militares também, que muitas vezes usaram da força contra seu próprio povo em favor dos interesses dos gringos e de seus capachos locais …
felizmente entre as novas gerações (de militares também) está surgindo um modo de ser e pensar mais independente e próprio, que sirva aos nossos intesses e não aos dos yankees !
Deveriamos fazer parecido deveriamos prender FHC e Jose Serra pela assinatura do TNp e MTCR
ENTREGUISTAS
Mas quais seriam estes mísseis chineses?
Creio que a palavra exonerado nos leva a erro o correto seria Absolvido da Acusação..
Tudo para o paredão de fuzilamento.
Como essa noticia será exibida pelo jornal nacional? Se é que vai ser exibida por ele.
Uma vergonha para a Bolivia,fiquei com pena do povo boliviano agora,o que fizeram para merecer politicos assim,até parecem os nossos politicos.E olha tem muito politicuzinho lá na capital que faria a mesma coisa que os bolivianos fizeram,basta um punhado de réis!.Politicos do Brasil estão longe de serem diferentes disso.
Esse é o “Serra(ou FHC)” da Bolívia.
Essa e a gente que controla a vida politica, social e economica nao so da Bolivia mas da maioria dos paises da america latina. Uma elite social, cuja unica meta que os motivam e mais dinheiro na conta bancaria.
Sabias palavras Ronaldo, sabias palavras.
Como tem capachos na AS,eu pensando q fosse só no BRASIL…trágico.
Merece levar uma surra de cinturão !!! E depois levar uns tapas pra aprender !!!!!!!!!
Falou tudo “seuzé”. Olha que tem gente aqui que fica indignado quando tocamos no assunto.
Que vergonha!!!
E o presidente Fernando Henrique que assinou o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares “A TROCO DE NADA”.
Nenhuma compensação “tecnológica, militar, econômica…” nossos produtos continuam sobretaxados (não é imposto de importação).
Pelo contrário, os Americanos sabotaram a Base de Alcântara, e os Russos já nos mostraram (em off) através de auditoria.