Defesa & Geopolítica

Rapidinhas

Posted by

Bola fora

FELIPE PATURYA presidente Dilma Rousseff determinou que o plano de segurança da Copa seja refeito do início. O projeto atribuía um papel central à Polícia Federal e a parcerias com as polícias estaduais, com a justificativa de deixar um legado nas cidades sedes. Dilma alertou para o risco de os policiais usarem o evento para encurralar o governo com greves. Por isso, prefere um plano de contingência que contemple a participação central das Forças Armadas

Fonte: Revista Época via Braço Forte

Brasil e China querem lugar em conselho para o Ártico

Países em desenvolvimento – como Brasil, China e Índia – querem participar como membros observadores do Conselho Ártico, organização intergovernamental para decisões estratégicas sobre o Polo Norte. É o que afirma o Programa para Segurança no Ártico Munk-Gordon, iniciativa canadense que discutirá o tema em uma conferência de dois dias que começa amanhã, em Toronto. O Ártico, além de ser uma região rica em recursos minerais, é visto como indicador para o avanço das mudanças climáticas.
Atualmente, participam do conselho Canadá, Rússia, EUA, Noruega, Finlândia, Suécia, Islândia e Dinamarca. Seis povos tradicionais da região ártica, como os inuítes e os sami, têm assento permanente. Outros seis países são membros observadores: Inglaterra, França, Alemanha, Espanha, Polônia e Holanda.

Fonte: Estadão via Braço Forte

26 Comments

shared on wplocker.com