Estados Unidos e Israel adiam exercício militar conjunto

Manobras foram adiadas para o último trimestre de 2012 por razões orçamentárias

Estados Unidos e Israel decidiram adiar um importante exercício militar conjunto previsto para a próxima primavera (hemisfério norte), anunciou neste domingo a rádio pública israelense citando fontes militares.

Segundo a rádio que cita fontes militares, as manobras foram adiadas para o último trimestre de 2012 por razões orçamentárias.

Esta decisão não impede a visita do general americano Martin Dempsey, chefe do Estado-Maior dos Exércitos, prevista para esta semana em Israel.

No entanto, o adiamento das manobras ocorre no momento em que Estados Unidos e Israel parecem discordar em relação à situação no Irã.

O ministro de Assuntos Estratégicos israelense, Moshé Yaalon, manifestou neste domingo sua “decepção” pelas aparentes “dúvidas” do governo americano a endurecer as sanções contra Teerã por seu programa nuclear.

A imprensa internacional repercutiu nos últimos dias a preocupação americana pela possibilidade de uma operação militar israelense contra as instalações nucleares iranianos.

O The Wall Street Jornal informou na sexta-feira que o secretário de Defesa, Léon Panetta, e outras autoridades americanas haviam intensificado, sem êxito, as tentativas de obter garantias de Israel de que o Estado hebreu não realizará uma ação militar contra o Irã.

Segundo este diário, o presidente Barack Obama, Panetta e outros altos funcionários haviam advertido os dirigentes israelenses sobre as consequências de um ataque. (EFP)

Fonte: RevistaExame

39 Comentários

  1. Creio que os EUA agiram com sabedoria,pois ja que o IRÃ permitio a fiscalização de sua atividade nuclear,exercicios militares só iriam esfriar mais as relações.

  2. Acordo Secreto entre Obama e Cameine. Pode aposta que o Irã vai dar um tempo com os exércícios militares . Tô achando que hávera uma calmaria nesses 6 meses próximos.

  3. Estão mesmo é a aumentar as ‘mutretas’! Os contrabandos de armamento. Só $$ de ambos os lados. No final das contas lucram sempre os bancos, as companhias petroliferas e as de defesa. Meio de troca e valorização dos meios que movem a sociedade, seja pela a energia ou pelo o medo.

  4. Acho que é diretamente lidago ao fato das eleições americanas…Vão tentar ganhar tempo para preparar a opinião publica…

  5. Bem, depois que China e Rússia anunciaram publicamente que estão a favor do Irã, e que um ataque ao Irã seria entendido como um ataque a ambos os países, eles tiveram que recuar mesmo, derrotar o Irã para o trio EUA/OTAN/Israel é fácil, mas derrotar Rússia/China/Irã não.
    .
    E outra coisa, várias grandes nações não aceitaram a ideia de sanções que os EUA estão querendo, até mesmo aliados como Coréia do Sul e Japão estão descontentes com o plano, já que afeta diretamente suas economias (Os EUA tem os saudís!), a Índia afirmou que “não precisa de autorização dos EUA para comercializar com ninguém”, o Brasil não vai seguir, a Rússia e China nem em sonho! Enfim, essa guerra contra o Irã não é pelo petróleo, ela é para frear o crescimento dos BRICS!

  6. Concordo em parte com Felipe Augusto. Mas, repetindo o que disse em outro comentario, isso esta parecendo ginga de malandro. Danca, faz que vai mas nao vai, de acordo com a ginga do adversario. Se este dorme no ponto, o pe vai! Russia fez claro que Siria nao e Libia, dai o recuo. mas nao podemos esquecer que isso e ginga de malandro.Agora quando diz que “essa guerra contra o Iran nao e pelo petroleo..” voce se engana.E pelo petroleo sim. Apoderar-se dele e de outras fontes de materias primas basicas como meio de bloquear o crescimento do BRIC e dentro deste o crescimento da China em particular.O ex segundo secretario do Tesouro norte americano, durante a presidencia de Ronald Reagan, Paul Craig Robert, escreveu um bom artigo no Global Research defendendo a tese de que a razao principal da guerra contra o regime de Kadafi, foi para bloquear a penetracao economica da China no continente africano. Ele diz nesse artigo, que os EUA estao seguindo a mesma politica que foi por eles usada contra o Japao na decada de 1930, que eventualmente levou o Japao atacar os EUA. A China sabe disso, dai a discussao que ora se trava no estado maior das forcas armadas chinesa em torno das ideias do geoestrategista norte americano Alfred Mahan, publicada em seu livro, A Influencia do Poder Naval na Historia.Na China se discute a necessidade de criarem uma forca naval poderosa para defender seus interesses economicos.

  7. Acredito q às palavras pró Iran da China e dos Rússos frearam os ianks/judeus.Afinal, os Chineses estão investindo uma fortuna nos Persas e esse corsários querem destruir tudo?!?!Assim como às compras de armas dos Rússos…enfim o negocio, sempre o comercio acima de tudo. ainda bem, uma longa calmaria p se avaliarem e, por outro lado, o q descobriram sobre o arsenal dos Persas q os levaram a retardarem a demonstração de forças; umas nucks?Veremos.Sds.

  8. Rússia, China e Paquistão são países nucleares, e fazem a diferença. Se a OTAN atacar o Irã, é porque a Rússia e China autorizaram, através de um acordo secreto com os EUA.Óbvio.
    Como a América Latina não possui armas nucleares para intimidar, é capaz de ser alvo dos países imperialistas.
    País que não se defende (investe em armamentos), não merece respeito, e passa a ser um alvo fácil e compensador.
    A corrupção brasileira está desviando 80 bi de reais anualmente, segundo a imprensa. Esse dinheiro era para ser investido na segurança nacional.
    Pessoal, estou achando que o Grande Satã mora no Brasil, e o Grande Anjo do Bem mora na China.

  9. Jojo
    .
    Apoderar-se dele e de outras fontes de materias primas basicas como meio de bloquear o crescimento do BRIC e dentro deste o crescimento da China em particular
    .
    É esse o sentido, o alvo em fato, não é o petróleo em si, mas sim levar todo mundo para a crise, generalizar a mesma, tenhamos noção que a atual crise atinge EUA/Europa, e os EUA sabem que a única forma de sair dessa crise é freando o crescimento dos “emergentes”, afinal, a economia dos EUA/Europa está todo numa pirâmide de escravização e com os crescimento do BRICS essa pirâmide está em partes se desfazendo e em outra trocando de mãos.

  10. Dandolo
    O grande satã e seus comparsas moram na praça dos três poderes em brasília.
    Eu acho que não deveria existir político profissional como na Suíça.

  11. AMARELARAM…Depois que a Russia disse que um ataque ao Iran seria uma ameaça à sua segurança. E os issraelenses continuam colocando lenha na fogueira, pois sabem que quem vai morrer não serão judeus, mas sim negros, latinos e persas em sua maioria…

  12. max..voce deve estar sonhando..amarelaram por causa das lanchas voadeiras..kkkkk..cada uma neste blog..

    felipe augusto..so voce sabe onde esta esse acordo.”e que um ataque ao Irã seria entendido como um ataque a ambos os países,”..EUA ta cagando e andando por esses dois. Se o Ira fecha o Estreito esses dois nao cantam nada..soa contra o Ira se fechar o Estreito. A China e que mais vai sofrer sem petroleo do Ira e dos demais paises do Golfo.

  13. Acho que esse treinamento pode ser o preludio a invasão na síria e no irã ou seja, a data já fora estipulada;o ano de 2012 será longo e difícil para todos.

  14. DANDOLO esta ate parecendo comigo heim rsrs versatiliza alternando entre o inteligente e a idiotia rsrs O maior inimigo do Brasil é o proprio Brasileiro.Embora na America Latina tambem tenham as mesmas ou assemelhadas deficiencias culturais não são trairas da propria Patria como os Brasileiros.Não so somente politicos que mamam na Cabritinha Encantada,sim encantada pois quanto mais se mama na coitadinha mais ela produz leite.O banditismo e o entreguismo em nossa nação esta enraizado em todas as facetas e segmentos de nossa sociedade.Um exemplinho,depois de varios escandalos e insatisfações generalizadas A Quadrilha dos Irmãos Manguaças nomeia nada mais nada menos do que um General para comandar o seleto e rentavel filão do DNER.A pasta do MP é a mais cobiçada de todas tal a gama de oportunidades que disponibiliza.Então ja que todos mamam resolveram proporcionar a militares tambem mamarem no farto filão,assim todos ficam com os rabos presos.O proprio Cmdt do EB é citado em investigação militar com outros Generais em possiveis desvios ou irregularidades em obras do DNER tocadas pelo EB.A justiça militar os blidam pois a midia e o jornalismo investigativo não tem acesso a essas informações.Então ficar entoando canticos e choradeiras que so politicos são ladrões é falso e mentiroso porque ladrões nesse pais são quase todos os Brasileiros.Volta e meia se ouve ataques ao Congresso e ate insitações para o extinguirmos.Se eles com ganancia se autopromovem as regras é que estão erradas e devem ser mudadas mas embutem nestas alegações para descaracterizarem o poder constituido ficando mais facil a mamação,as intransigencias e as interferencias nas liberdades da sociedade.Mas amiguinho DANDOLO quando voce começa a falar da China como modelo de austeridade ai meu caro viajas na maionese,escorregas no catchup e cai sentado na mandioca rsrs rsrs.Defender um sistema altamente escravizador e determinador que priva o proprio povo escravizando-os e reprimindo-os como se isso fosse um modelo a ser aplicado no Brasil.O que o Brasil precisa é que tenhamos vergonha na cara e deixemos de sermos promiscuos e covardes e que mudemos conceitos e regras para moralizarmos nossa nação e acima de tudo trazermos progresso com independencia e justiça social a nosso povo que é quem desenvolve e paga as contas de tudo e que alem de respeito merece reconhecimento de ser o vetor do que hoje somos como economia crescente e mercado promissor.O Brasil somos nós os Brasileiros e somos o que somos graças ao povo trabalhador que somos e não a milagreiros embusteiros nenhuns.

  15. Quanto a materia em si não so o mundo mas o proprio EUA esta se cansando de bancar a ortodoxia intransigente expansionista de Israel e seus devaneios criados a base de calunias,intrigas,discordias e intolerancias e se persistirem nisso ficarão isolados.A propria Biblia referesse a isso como O FERMENTO DO FARISEU……Basta a China lhes fecharem os cofres que eles sucumbem…….Anglos ja sabem que a hegemonia se esfacela e se fraciona a cada instante e nesse momento não tem como reverter isso a curto e medio prazo.Se atirarem em guerras ainda mais com possibilidades de generalização de conflito é o mesmo que tomar um suco concentrado de Chumbinho.

  16. Pô seu madruga… de vez em quando suas conclusões são até interessantes… qndo o pensamento floresce seus frutos são bons… oxala continue esse despertar de falsas verdades… ainda ha tempo de acordar para o mundo real e não o da matrix… ve se toma a pilula vermelha, irmão…

  17. Bem, pode ser um reflexo da tal carta secreta, ou, pode ser pq ao invés de treinar, DECIDIRAM JOGAR A SÉRIO DE VEZ.
    .
    Vamos aguardar.

  18. JOJO se belonaves tivessem as mesmas velocidades e letalidade que tem balisticos esta tua afirmação se encaixaria.Marinhas avantajadas prestam apenas a exibição de supremacia e podem serem desimadas por armas não tripuladas mas não me refiro a Drones e sim a balisticos.E uma moderna,rapida,bem equipada e sofisticada Força Aerea ainda é mortifera a uma Esquadra.Vão para a guerra embarcados em seus banheirões hi-tecs e deixem-me em uma boia pneumatica a deriva com um binoculo de segunda linha Chines contrabandeado do Paraguai e um Falzinhu enferrujadinho que estarei feliz e seguro rsrs rsrs

  19. Acho que não é compensador uma intervenção militar por parte do ocidente diante da situação econômica e já que as sanções impostas estão arruinando o Irã.
    Me parece que a mentalidade dos líderes iranianos é: se não pode vence-los, vá contra eles. rsrsrsrsr

  20. OS EUA TÃO QUEBRADO….NUM PODEM SUSTENTAR OUTRA GUERRA…NO MÁXIMO APOIO AÉREO COM OS 2 OU 3 “P.A” NO GOLFO. OBAMA EM SEU PLANO ESTRATÉGICO VAI DESMANTELAR A PESADA MÁQUINA MILITAR AMERICANA INTENSIFICADA POR BUSH JR. (MODELO AINDA DA GUERRA FRIA) QUE CUSTOU 3 TRILHÕES DE DÓLARES NOS ÚLTIMOS 10 ANOS. E LEVOU OS EUA A BANCARROTA. OBAMA VAI COLOCAR EM PRÁTICA UM MODELO INTERVENÇÃO PONTUAL, COMO FOI NA LÍBIA…ACHO QUE OS EUA VÃO AJUDAR ISRAEL, QUERENDO OU NÃO, MAS NO MÁXIMO COM INVESTIDAS AÉREAS E ESCARAMUÇAS NO GOLFO COM A MARINHA IRANIANA, QUE K ENTRE NÓS É UMA SUCATINHA… MAS NO FINAL DAS CONTAS O EUA NUM QUEREM É VER O ESTREITO FECHADO…

  21. è meu caro DUDE tens coerencia o momento economico é desfavoravel aos Corsarios Anglos para desespero das Virgenzinhas indignadas de Sião rsrs rsrsNossa e como as sanções ate agora impostas ao Irã o estão arruinando rsrs rsrs A China sorri e agradece rsrs rsrs Assim que os Corsarios Anglos recobrarem energia voltarão a quererem atacar o Irã mas quando isso acontecer JA TERÃO TAMARAS NUCKS PARA RECEBELOS E TEL AVIV SERA UMA IMENSA CRATERA RADIOATIVA E DEVASTADA rsrs rsrs Ninguem no mundo Arabe curtia Saddan Hussein e Gadafi mas muitos curtem o Irã e sua ousadia de não abrirem as pernas aos Corsarios Anglos.Cresce mais a cada instante identificação do povo Saudita e Egipcio com a causa Iraniana que são os que mais defendem os Palestinos e o fazem abertamente e com coragem.Ou Israel reve sua Ortodoxia Intransigente e Expansionista ou estara se condenando ao exterminio.O mundo se cansou de mentiras,intrigas,discordias,intolerancias.O muno quer banir O FERMENTO FARISEU,aquilo que Jesus repudiava e tanto chamava a atenção.

  22. Pensem que o mundo aguardara seus reaquecimentos orçamentarios rsrs Não se cuidem não para ver como não tomam misseis vindo de todas as partes.O momento é agora o Leão esta com os dentes cariados e nem ruge mais de tanta dor.Um ataque conjunto e maciço de nações que querem o fim das injustiças privara a humanidade dessa peçonha infame e covarde.

  23. 1maluquinho
    Concordo a respeito da defesa da Palestina, é realmente um povo muito oprimido.
    A China não ta nem ai pro Irã e sim para o que o Irã tem, a China quer mais e mais lucro assim como todos os países. Não é atoa que já cederam pros EUA e estão negociando petróleo com a Arabia Saudita. Chineses não querem sarna pra se coçar, mas em hipótese alguma deixaram de ganhar dinheiro por causa dos EUA ou outros.
    SDS

  24. 1Maluquinho
    “Nossa e como as sanções ate agora impostas ao Irã o estão arruinando rsrs rsrs”
    Fazendo bem não devem ta, e tome “arruinando” como um processo em andamento e não terminado, tu me entendes? rsrs

  25. O problema não e medo do Iran ou falta de dinheiro para sustentar outra guerra. Os EUA tem um estoque imenso de armamentos. O problema acredito eu,é a duvida e o clima de insegurança que paira na península coreana depois da troca de líder. Ninguém sabe o que se passa na cabeça do novo ditador norte-coreano, e se estourar uma guerra por lá aí sim fica difícil manter o apoio a Israel e CS ao mesmo tempo.

  26. Os judeuSS condicionaram a paz c os Palestinos , em repostas ao bankimundo , se os msm “negociarem”, ie, sentarem à mesa. São ou ñ são uns cínicos?!?! E com o apoio dos seus marionetes ianks,os seus cães de atake hidrofobos, os marias vai-com- as -outras.(16/01/2012 )Falar + o quê?!Trágico, mt triste , deploravel, ainda + vindo de um ´povo q foi tão maltratado ao longo da história da humanidade.Um povo q tenho tanta afeição e admiração…Lamentável,sds.

  27. R22
    Os EUA podem ter a maior quantidade de armamentos e da melhor qualidade, porém há um custo para esse armamento ser usado. E um custo maior ainda para a economia pelo iminente aumento do preço do barril, afinal todos os preços são dependentes do petróleo até o da nossa comida. E não se pode dizer o tempo que o estreito ficaria obstruido. Isso tudo acabaria por deflagrar um duro golpe na economia, que se não estivesse debilitada já teria sofrido esse golpe rsrsrsr, afinal tudo é uma questão de compensar ou não.
    Ao meu ver, se o cenário econômico fosse favorável o Irã já tinha ido…rsrsrsr
    SDS.

  28. O novo jovem lider Norte Coreano vai dar gritinhos e fazer caretas igual um gorila diante de seu bando e mais nada.Não havera guerra no sudeste da Asia a não ser que os EUA a busquem.Quanto ao Irã apenas busca garantir-se e atrair a simpatia de um povo por seculos oprimidos e escravizados.A propria Siria e a Arabia Saudita ja foram vitimas da Turquia por muito tempo.Os Sauditas odeiam os Turcos que dissimuladamente procuram atrair simpatias mas são tão escravizadores quanto o bloco que servem…Tem coerencia a afirmação do FELIPE AUGUSTO de que a OTAN em desespero economico que enfraquece seu argumento e operacionalidade belica visa atrair os BRICS para a crise que a devasta.Quebrarão a cara pois materias e generos são viaveis em qualquer tempo e um aprofundamento da crise piorara mais ainda a Europa Ocidental e os Anglos.Não existe outra saida a curto e medio prazo pois a logo prazo sobrevem a morte que não seja ABRIR AS PERNINHAS BEM ABERTINHAS AOS BRICS E DE 4 COM PIRES NA MÃO PEDIREM PINICO PLEASE MY FRIEND PINICO PINICO ou sucumbirão na arrogancia e prepotencia.Uma afirmação Biblica traduz a realidade dos fatos O SENHOR DEUS ODEIA O SOBERBO.

  29. A Russia e a China não entrariam diretamente na guerra para defender o Irã, MAS iriam armá-lo(já devem ter os planos de transporte prontos rsrs) com o que tem de melhor!(*Lembram do Drone??? Pois é.) E isso iria complicar muito as coisas…
    .
    Essa recusa em bloco dos BRICs em apoiar a pilhagem no Irã, foi um golpe imprevisto para o Tio Sam. E temos que lembrar que a DÍVIDA COLOSSAL ESTADUNIDENSE AINDA NÃO FOI PAGA!!! E não estão nem perto da solução.
    .
    Para finalizar uma frase bem batida que serve nessa hora: ” O Irã não é o Iraque ou a Líbia…” Israel vai sangrar, e muito! E as bases do EUA na região também. Nesse momento de “pobreza e dívida” seria uma péssima ideia. Ainda mais com seu principal credor e financiador(China) do lado do adversário. Acho que os sionistas vão ter que continuar tomando remédio para diarreia por mais alguns meses ou anos…

  30. felipe augusto disse:
    15/01/2012 às 15:44
    -> a Índia afirmou que “não precisa de autorização dos EUA para comercializar com ninguém”, <-

    —————————————————–
    Felipe augusto essa frase resume bem O QUE É um país dos BRICS bem armado com Nukes , e mísseis balísticos! – O que o EUA respondeu?? rsrsrs..nada, fingiu que não foi com ele para não ficar muito chato. 🙂 – Se o Brasil tivesse um pouco mais de nacionalismo, já teria explodido a Bomba faz décadas e dado um banana para esses vampiros.

Comentários não permitidos.