Panetta diz que EUA vão retirar 7 mil soldados da Europa

Os Estados Unidos vão retirar cerca de 7 mil soldados do contingente de 81 mil homens que mantêm na Europa, com base na nova estratégia de defesa e de austeridade do Pentágono, revelou nesta quinta-feira o secretário da Defesa, Leon Panetta.

O Pentágono prevê retirar duas das quatro brigadas de combate do Exército baseadas na Europa, com o total de 7 mil homens, declarou Panetta à agência de imprensa da Defesa (AFPS).

As brigadas de combate, cada uma com cerca de 3.500 homens do Exército (US Army) e cuja localização não foi precisada, serão substituídas por tropas de diferentes unidades, disse Panetta à AFPS.

A medida faz parte da nova estratégia americana de Defesa, apresentada no dia 5 de janeiro passado pelo presidente Barack Obama, e que prioriza a região Ásia-Pacífico e o Oriente Médio em detrimento da Europa.

O plano se concentra especialmente em eventuais ameaças provenientes do Irã e da China, com enfoque para as forças aérea e naval, também em detrimento de futuras campanhas contra insurgentes, como as realizadas no Iraque e no Afeganistão.

A revisão estratégica da Defesa adota um enfoque apropriado a uma época de austeridade, na qual a administração Obama se dispõe a cortar US$ 487 bilhões em gastos militares no período de 10 anos.

A crescente atenção de Washington na Ásia é alimentada pelas preocupações sobre a força naval e o arsenal chinês de mísseis contra navios, que poderão desafiar a superioridade militar americana no Oceano Pacífico e seu acesso ao Mar do Sul da China, rico em minerais. (AFP)

Fonte: Terra


12 Comentários

  1. TODOS DE MUDANÇAS PARA O ORIENTE MÉDIO
    .

    .
    Todos vão de mala e cuia para o Oriente Médio,o governo americano irá se concentrar no Pacífico pois o seu principal alvo final é a China.
    .
    Com uma reformulação na sua nova doutrina belicista terrorista,as bases na Europa provavelmente serão reduzidas e concentrando o seu esforço na Ásia e pacífico,os russos e os chineses com certeza não estão de braços cruzados e nem ficarão;com esses movimentos militar americano naquela região.
    .
    É a síndrome de todo império quando estão nas últimas…é normal estrebucharem andes do último suspiro…Rsrs…

  2. lucena disse:
    13/01/2012 às 09:56
    .
    “É a síndrome de todo império quando estão nas últimas…é normal estrebucharem andes do último suspiro…Rsrs…”
    ———————————————————
    Estão estrebuchando feio! Alguns já estão desesperados(Israel). Para quem gosta de História, esse é um momento raro: Acompanhar de perto a queda de um Império…e todos sabemos que a queda é bem feia.

  3. lucena disse:
    É a síndrome de todo império quando estão nas últimas…é normal estrebucharem andes do último suspiro…Rsrs…

    Cara, to rindo até agora…

  4. Depende cabeça de jarro, não creio que a China tenha bala na agulha pra tomar o lugar do tio Sam. Pra min quem tinha mais chance era o Japão, porém décadas de crise econômica e desastres naturais tem prejudicado impedido um real crescimento da economia deles. Se o Brasil tiver visão para tomar a dianteira da economia, investindo pesado na industria, tecnologia, educação e soberania, sim teríamos chance. Também não creio que a Russia assumiria o local visto os problemas que eles ainda têm de enfrentar. Provisoriamente será um grupo de países, como os BRIC, porém cedo ou tarde alguém terá de se destacar, resta saber quem. O fato é que os EUA já estão perdendo força política, e sua queda já começou, não vai ser um processo rápido, deve levar meio século ou mais, porém resta ver quem vai ter visão e mudar o status quo para si.

  5. O Brasil não tem solução.Li na imprensa, que anualmente, estão sendo desviados 80 bilhões de reais em corrupção. A única solução democrática que eu vejo, é adotarmos o Regime da China com tiro na nuca.

  6. os gringos estao se enrolando cada vez mais os gringos estao falindo de tantas guerras a nova ordem mundial é isolar politicamente e econimicamente esse estado facista

  7. Dandolo, não se pune um crime com outro. Além do que, você realmente acha que rico e político vai para pena de morte? Acorda da disney da ilusão meu caro, cadeira elétrica é pra pobre e preto. Todos os países que tem pena de morte são assim. China é tão ou mais corrupta que o Brasil e não existe punição nenhuma porque não ha investigação, se ninguém sabe, ninguém pune. Porque lá ao contrario daqui não ha a imprensa pra jogar no ventilador e pelo menos tentar fazer o judiciário esboçar uma reação. E ainda assim ha impunidade. Imagina se não houvesse as denuncias? Seria bem pior, pode ter certeza.

Comentários não permitidos.