OEA APOIA PAÍSES QUE VETARAM ACOLHER NAVIOS DAS MALVINAS

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, elogiou a determinação de Brasil, Bolívia, Chile e Uruguai de apoiarem a Argentina ao impedirem a entrada de navios das lhas Malvinas em seus portos.

Para ele, que está no Chile em visita, o gesto é “uma boa mostra de solidariedade continental”.

Em sua opinião, o gesto desses países não representa uma tentativa de “multilateralizar o tema das Malvinas”, uma vez que é “um tema argentino e britânico”.

“O que os países estão pedindo não é nada mais do que está pedindo a Argentina, que faça uma negociação, como disse a presidente” Cristina Kirchner, avaliou.

Insulza sustentou que a unidade regional vai para além do gosto de um determinado governo, uma vez que a América Latina passa “por um período de afirmação interna e de altos graus de unidade”.

Fonte: Ansalatina

11 Comentários



  1. mimimimi

    retórica estilo republiquetas das bananas…bate o pézinho e faz bico…rsrsrs

    quanto mais recrudecer a economia mundial mais as ilhas serão importantes … Fato !!!

    16 set. 2011
    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,britanicos-anunciam-nova-descoberta-de-petroleo-nas-malvinas,773210,0.htm

    13 dez. 2011
    http://noticias.terra.com.br/noticias/0,,OI5516533-EI188,00-Empresa+britanica+descobre+mais+petroleo+nas+Malvinas.html

    Hermanos don´t cry….rsrsrs ..uma nova potência esta nascendo.. e onde o ouro fala tudo cala até resoluções …rsrsrs

  2. Excelente essa manifestação da OEA, na verdade a matéria não cita nenhum país que tenha se oposto, inclusive EUA e Canadá.
    Engoliram a seco.
    Quando da criação da Celac cogitou-se que a OEA estava a caminho da extinção, visto que interesses norte americanos e do reino unido não coadunam com os interesses centro e sul americanos.
    Reportagens de hoje citam que EUA está se esforçando para se aproximar até da Venezuela.
    É muito para quem tem tanto orgulho.
    A OEA não poderia continuar existindo se ficasse apenas EUA e Canadá e o restante dos outros países das américas fossem para o Celac.
    Na verdade acho que as pressões devam aumentar gradativamente, inclusive com a proibição de navios de qualquer bandeira que se dirijam as Malvinas.
    Qualquer bandeira.
    Isso é uma pressão pacífica.
    Mas …

  3. COM CERTEZA, esta manifestação foi de caráter pessoal do secretário-geral da OEA José Miguel Insulza.

    Declaração oral não é posicionamento da Organização, será assim no dia que sair um documento escrito oficial da OEA contendo tal afirmativa…

    O que NÃO vai acontecer pois os YANKEES não concordariam em assinar o documento contra seu aliado histórico.

    MENOS…

  4. xtreme ……………… de que adianta petróleo sem um porto de apoio, manutenção e logística??? Como fazer a prospecção de petróleo nas Malvinas xtreme tolinho?????



  5. Ronin…

    sei eu sou o tolo…

    vamos esperar para ver então…

    gosto de jogar poker.. jogo aonde habilidade supera o fator sorte..rsrs

  6. O sonho do xtreme é ser americano ou inglês, joga até poker, daqui a algumas décadas quando o Brasil possuir um idh melhor que o deles, tipos como xtreme serão peças raras nesse nosso rico país.

  7. Com a divina sapiências de vc’s não existiria crise, mais como o munda não da ouvidos para oque dizermos, vamos fazer a nossa parte, concordo com o amigo, poker,xadrez,etc. são jogos para Yankes é Ingles é o mais importante serve de lição para nos estudarmos suas ações, agora se tem alguns que querem ser gringo que faça as malas, pois este país não é mais, já foi ex-colônia a muito tempo.



  8. Xadrez nasceu na India .. também gosto de Go (origem chinesa que exige um pensamento estratégico mais refinado que o xadrez)

    Cultura e capacitação não tem etnia , credo ou se adquire ou fica-se reclamando dos “malditos imperialistas,chineses,sionistas,japoneses,europeus” e bla,bla.bla …rsrsrs

    Quanto ao meu sonho… morar nos EUA no thanks … Canadá ou Europa quando eu estiver velhinho serve (por aqui velho é e será por muito tempo dejeto humano FATO!!!

Comentários não permitidos.