EUA enviam segundo porta-aviões para o Golfo Pérsico

Um segundo porta-aviões dos EUA, o USS Carl Vinson, chegou ao Golfo Pérsico, informou nessa quarta-feira (11) à noite o Pentágono, classificando o movimento de “rotina” e negando qualquer ligação com o aumento das tensões com o Irã na região.

Apoiado por um cruzador e por um destroier com quase 80 aviões e helicópteros a bordo, o USS Carl Vinson “chegou à área de responsabilidade da 5ª Frota dos EUA” em 9 de janeiro, informou a 5ª Frota. Essa área abrange o Golfo Pérsico, o Mar Vermelho, o Golfo de Omã e partes do Oceano Índico.

Contudo, o porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse que o Carl Vinson não tinha atravessado o Estreito de Ormuz – uma rota de petróleo chave que o Irã ameaçou fechar, elevando as tensões com o Ocidente. O Carl Vinson foi chamado para aliviar o trabalho de outro porta-aviões, o USS John Stennis, que está na região, disse Kirby.

“Sua implantação nessa área é de rotina, há muito planejada – não há nada de estranho nisso”, afirmou Kirby. “O fato de que existem dois porta-aviões naquela área não é uma indicação de algo específico em relação ao Irã”, continuou o porta-voz. “Não há mudança de postura na força na região.”

Apesar dos desmentidos do Pentágono de um acúmulo de força militar no Golfo Pérsico, o USS Abraham Lincoln está no Oceano Índico e em rota para se juntar ao Carl Vinson, de acordo com a Marinha dos EUA.

A confrontação internacional em relação ao programa nuclear do Irã tornou-se mais tensa, com ameaças cada vez mais apoiadas com exibições de poderio militar de ambos os lados. ( Agência Estado )

Fonte: UOL

2 Comentários

  1. Gostaria que dessem uma olhada nessas materia e neste vídeo.

    * Guerra dos EUA e Israel contra o Irã já começou, avaliam especialistas

    12/1/2012 13:11, Por Redação, com agências internacionais – de Teerã, Washington, Londres e Havana

    Especialistas militares avaliaram, nesta quinta-feira, que a guerra entre o Irã e os EUA já começou, a julgar pelo movimento de tropas na região e os últimos acontecimentos no cenário montado pelas nações ocidentais no Golfo Pérsico. Fontes ouvidas pela agência espanhola de notícias RicTVatestam que, agora, “é apenas uma questão de horas para o início do conflito armado”. A morte do cientista iraniano em um atentado foi, segundo analistas, um ponto decisivo para o agravamento do quadro de confronto entre as forças norte-americanas, israelenses e do Irã.

    * Tensão aumenta no Golfo Pérsico e frota russa entra em ‘alerta vermelho’

    11/1/2012 12:19, Por Redação, com agências internacionais – de Madri

    O nível de tensão no Oriente Médio aumentou, nesta quarta-feira, após a elevação para “alerta vermelho” na frota russa que patrulha a região. Segundo fonte do Ministério da Defesa da Rússia, falando à agência espanhola de notícias Rictv, o governo daquele país determinou o reforço na segurança da Rodovia Transcaucasiana e nos mares Cáspio, Mediterrâneo e Negro, diante do iminente ataque de Israel às instalações nucleares iranianas, considerado “inevitável e a ser realizado em prazo muito curto”.

    – É possível também o início de uma guerra de grande escala, cujas consequências são totalmente imprevisíveis – adverte.
    * A batalha pelo Estreito de Ormuz se faz cada vez mais iminente
    12/1/2012 12:25, Por Redação, com Vermelho- de Teerã

    O Estreito de Ormuz, no Golfo Pérsico, é fundamental por sua localização geográfica e importância na dinâmica da política mundial
    Depois de ouvir ameaças dos EUA durante anos, o Irã está tomando medidas que sugerem que considera fechar o Estreito de Ormuz e que tem capacidade para fazê-lo. No dia 24 de dezembro, o Irã iniciou exercícios navais (Operação Velayat-90) no e à volta do Estreito de Ormuz, do Golfo Pérsico e Golfo de Omã (Mar de Omã), ao Golfo de Aden e Mar da Arábia.

    Desde o início daqueles exercícios, cresce a guerra de palavras entre Washington e Teerã. Mas nada do que o governo Obama ou o Pentágono disseram ou fizeram, até agora, dissuadiu Teerã de dar prosseguimento aos seus exercícios navais.

    A natureza geopolítica do Estreito de Ormuz

    À parte ser ponto vital de trânsito para recursos energéticos globais e gargalo estratégico, dois outros aspectos devem ser considerados se se analisa o Estreito de Ormuz e a importância que tem para o Irã:

    1) a própria geografia do Estreito; e

    2) o papel do Irã na co-administração do estreito, nos termos da legislação internacional e das leis nacionais iranianas.

    As embarcações de todos os tipos que passam pelo Estreito de Ormuz sempre mantiveram contato com as forças navais iranianas – a Marinha Regular Iraniana e a Marinha da Guarda Revolucionária do Irã. As forças navais iranianas monitoram e policiam o Estreito de Ormuz, administração compartilhada com o Sultanato de Omã, através de um enclave omanita que há ali, Musandam. Mais importante que isso: para navegar através do Estreito de Ormuz todo o tráfego marítimo, inclusive a Marinha dos EUA, é obrigada a navegar por águas territoriais iranianas; para sair, em muitos casos, cruzam-se águas territoriais de Omã.

    O Irã sempre permitiu que embarcações estrangeiras amigas cruzem suas águas territoriais, nos termos, também, da Parte III da Convenção da ONU sobre Lei do Mar e de trânsito por mar, que estipula que as embarcações são livres para navegar pelo Estreito de Ormuz e outros corpos d’água semelhantes, em velocidade constante e sem se deterem, de um porto aberto até águas internacionais. Embora as autoridades de Teerã sigam as rotinas da Lei do Mar, Teerã não é legalmente obrigada a segui-las. Como Washington, Teerã também assinou seu específico tratado internacional e jamais o ratificou.

    http://fimdostempos.net/guerra-eua-israel-ira-comecou.html

  2. Alerta, agentes Iranianos é Norte Koreanos estão trocando informações sobre ogivas nucleares, talvez seja por isso que o Tio San ta com muita cautela, é os Norte Koreanos são aliados do Irã, se o Tio Sam ataca o Irã talvez a Korea do Norte vai se prepara para entra na briga pois eles serão os proximo se for seguir a lógica é eles com certeza vão compra Briga é ver pra crer.

Comentários não permitidos.