EUA enviam segundo porta-aviões para o Golfo Pérsico

Um segundo porta-aviões dos EUA, o USS Carl Vinson, chegou ao Golfo Pérsico, informou nessa quarta-feira (11) à noite o Pentágono, classificando o movimento de “rotina” e negando qualquer ligação com o aumento das tensões com o Irã na região.

Apoiado por um cruzador e por um destroier com quase 80 aviões e helicópteros a bordo, o USS Carl Vinson “chegou à área de responsabilidade da 5ª Frota dos EUA” em 9 de janeiro, informou a 5ª Frota. Essa área abrange o Golfo Pérsico, o Mar Vermelho, o Golfo de Omã e partes do Oceano Índico.

Contudo, o porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse que o Carl Vinson não tinha atravessado o Estreito de Ormuz – uma rota de petróleo chave que o Irã ameaçou fechar, elevando as tensões com o Ocidente. O Carl Vinson foi chamado para aliviar o trabalho de outro porta-aviões, o USS John Stennis, que está na região, disse Kirby.

“Sua implantação nessa área é de rotina, há muito planejada – não há nada de estranho nisso”, afirmou Kirby. “O fato de que existem dois porta-aviões naquela área não é uma indicação de algo específico em relação ao Irã”, continuou o porta-voz. “Não há mudança de postura na força na região.”

Apesar dos desmentidos do Pentágono de um acúmulo de força militar no Golfo Pérsico, o USS Abraham Lincoln está no Oceano Índico e em rota para se juntar ao Carl Vinson, de acordo com a Marinha dos EUA.

A confrontação internacional em relação ao programa nuclear do Irã tornou-se mais tensa, com ameaças cada vez mais apoiadas com exibições de poderio militar de ambos os lados. ( Agência Estado )

Fonte: UOL

50 Comentários

  1. Tudo bem!! É só um “movimento de rotina”!! Algumas semanas depois: Tudo bem!! Só estamos bombardeando o Irã como “movimento de rotina”!!

  2. Batista,
    Muito certo, afinal eles fazem guerra de rotina!
    Acho que os cara ainda vão criar um rodízio de guerras por partes do globo algum dia…

  3. Dois porta aviões no Golfo Pérsico e um terceiro no Oceano Indico a caminho do Golfo Pérsico e não é nada demais?
    Sei, papai noel também existe.
    Os sinais de guerra estão cada vez maiores, marines chegando em Israel, explosão misteriosa em base iraniana, um cientista nuclear iraniano que morre numa explosão do carro e agora concentração de porta aviões próximos ao Irã, e com uma eleição se aproximando nos EUA, acho que vamos ver uma guerra contra o Irã este ano, e isto vai garantir a reeleição do Obama!

  4. UM GRANDE E ESPLENDIDO ALVO
    .
    QUÊ TROFEL!…para um general afundar o símbolo do poderio militar do opressor império americano!
    .
    .

    Esses portas-aviões ali no golfo e no estreito de Hormuz são presa fácil pois,um fogo concentrado de mísseis e granadas sobre eles os deixariam iguais a queijos suíços ou aqueles do tipo francês fedorentos_Rsrs….
    .
    Seria um cumulo que essas belonaves,que é muito cantarolada pelos quentinhas de plantão,fossem ao fundo do mar por meio de simples lanchas rápidas,drones e mísseis;perpetrado por aquele(os persas) que sempre foram e são subestimados e ridicularizados pela arrogância dos EUA e seu americanófilos patéticos.
    .
    Estão ai os talibãs,mesmo com as sua caras mijadas,estão dando uma lição ao mundo que não importa quão forte seja o opressor,mais a razão e a força motivada pelo ideal a liberdade de um povo é muito maior que toda as tectonologia empregadas no capo de batalha por uma força do mal.

  5. Criminosos querem a guerra desde do começo, e vão conseguir assim como foi com o Iraque e o Afeganistão lembre-se do seguinte no caso do Afeganistão a desculpa foi osama que estaria escondido por lá mais um detalhe o governo talibã ofereceu entrega-lo caso os EUA mostrassem provas de seu envolvimento com os atentados mais como os EUA não tiveram como provar o conto de fadas atacaram mesmo assim e do mesmo modo será com o Irã.

  6. Eles são assim mesmo: invadem, depois mijam em cima dos povos q dominam…..

    ..
    E as garotas coca cola daqui a pouca aparecerão aqui pra desviar o foco da conversa, tentando falar do Lula, da Esquerdalha etc..

    ..
    É TRISTE QUANDO NÃO SE TEM VERGONHA NA CARA!

  7. Meu Deus, 3 porta aviões. Não vai ter China nem Russia que defenda o Irã. Afinal isso deve ser só a cobertura de um bolo gigante, e bem decorado para o Irã. rsrsrsrs

  8. Vamos ver se o irã fechara o estreito,eles deram o chek um ultimato que éra melhor os porta aviões nãi irem lá,e os americanos estão indo,se os iranianos forem mesmo malucos ,atacarão.

  9. So sei de uma coisa o Irã: diz supremo aiatolá pede vingança em funeral de cientista.
    Agora vamos ver se as retóricas vão entra em ação.



  10. ta chegando sua hora Irã…

    vão tomar uma surra militar e aprender aonde fica o “elevador de serviço”…rsrsrsrs

    e os pro-Irã do PB descobrirão..tardiamente (esquerdistas são lentos por natureza, rs)…o quanto o exército de ala é ultrapassado…

    lagosta e frango só na cor se parecem…rsrsrsrs

    ou

    aonde aguias pousam galinhas não ciscam…rsrsrsrs

  11. O Pentágono perdeu a noção do ridículo, ora, era melhor não dizer nada; ok ok ok, vamos la, se esta planejado faz tempo, então, é ÓBVIO QUE O ATAQUE AO IRÃ TB JÁ ESTA PLANEJADO FAZ TEMPO.
    .
    .
    Po meu, não ninguém la na CIA não para dizer vai na surdina, diz que vai pro Japão sei la.
    .
    É CLARO QUE ESSE BICHO ESTA ALI PARA PRESSIONAR O IRÃ a atacar primeiro em um ataque preventivo.

  12. O Irão ou é louco ou está com a corda à garganta (sansões sufocam muito na economia). Se fecherem o estrito levam pancada, pois o resto do mundo não permitirá que o petróleo dê uma grande volta à Àfrica e fique 5 vezes mais caro

  13. caiozin, Israel é um aliado e parceiro russo, muito dos aviônicos e equipamentos eletrônicos russos são made in Israel, a Russia jamais partiria pra cima deles. Seria como o Brasil partir pra cima da Argentina por causa do Paraguai.

  14. Operaçoes de rotina,na decada de 80 e 90 houve a presença de ate 3 porta-avioes de uma vez so, a turma entrou em panico sem necessidade,aproveitem vcs que moram daquelas bandas e tirem belas fotos dos barquinhos,espero que nao passe de um treino realmente ,o perigo la eque a piscina e´meio apertadinha pra tanto poder naval,espero que o Ira nao morda a isca !

  15. Certamente o poderio militar americano é superior ao iraniano, quem não percebe isso é louco, agora que os misseis navais, as lanchas, os drones supersônicos e os mine subs com torpedos vão fazer um estrago eu tenho certeza, para mim basta um Nae no fundo do mar e já será uma vitória acachapante do Irã. No mais eu acho que o Irã ainda não atacou porque ainda não aprontou suas nukes, está dando tempo ao tempo para conseguir pelo menos uma dúzia delas, ai testa uma e acaba com qualquer chance inimiga, vão todos bater em retirada, do contrário os pobres persas serão destruidos e seu petróleo roubado pelas nações terroristas .

  16. Nem os russos e chineses querem um Irã nuclear. O fanatismo islâmico mete medo no mundo. Por enquanto, está havendo pressão psicológica, econômica e manobras de cerco.
    Quando a Guerra vai começar ? Pode ser que o Irã negocie. Ainda há tempo. Hugo Chávez será o próximo.
    O STF brasileiro tem que passar a condenar os políticos corruptos, para que o Brasil obtenha credibilidade internacional, que está no fundo do poço.

  17. Os americanos estão querendo a ” Blindagem Dandolo ” em seus Carros de Combate, Navios, Submarinos e Aeronaves ? Vamos conversar …
    O Brasil não quer, pois não gosta de militares cientistas.
    Estou precisando de um país de primeiro mundo para desenvolver as minhas pesquisas, para que a humanidade avance 200, 300, 400 anos …

  18. Se eu fosse o estrategista militar do Irã, os EUA perderiam essa guerra. Faltou inteligência militar no Irã. Cadê os submarinos ? Os EUA não lutam sem seus navios.

  19. Pelo menos haverá uma vantagem nessa guerra, vai diminuir em pelo menos 3 milhões de humanos.

    É pouco, mas é um bom começo…

  20. O Iraque ???

    ..
    O Iraque não tinha nem força aerea…… o Iraque não tinha nem submarino….

    o Irã é infinitamente mais forte q o Iraque

  21. xtreme..esta assinado o que postou. No fritar dos ovos as galinhas do Ira nao vao alcar voo nem pra fugir do baque.

    Aos que aqui sonham que Ira tem marinha ou Forca Aerea estao redondamente enganados.Ter tem, so que nao vale nada contra a US Navy.
    Afinal no seu desespero para ser co0ntra os EUA se juntan e apoian criminosos.como o governo do Ira; Muculmanos que tratam sua propia gente como lixo. Nao e surpresa, ate o final Hitler e Mussolini ainda tinha suporte de muitas pessoas.
    Para quem nao estudou o mapa do Oriente Medio os 3 porta avioes nao vao estar nem perto do Estreito de Ormuz. Colocam eles a 200km de distancia e pronto. Dominio tatal dos EUA

    caiozin..como sempre em sono profundo e sonhando com 3 porta avioes a pique..kkkk..esquecu dos 240 Super Hornets…fora as bases aereas por ali com 100 mais.

    roberto..voce ainda duvida que Osama coordenou os ataques…sera possivel.

    sao a favores do Ira ter a bomba atomica? e se tiverem vao pensar duas vezes em usa-la. Se acha que Ira nao deve ter a bomba atomica nao devem ser contra a surra aerea que esta por vir.

  22. Pois os EUA terão o q não têm à tempos, uma guerra de verdade.
    Espero q seja dura, cara e desgastante para q dessa vez aprendam e passem a buscar a paz ao invés da guerra.
    E mais uma vez não vemos nada, ou quase nada em nossa imprensa…

  23. Eita q a CIA continua pagando a internet d muita gente q posta no Plano Brasil!
    Olha, os EUA estão liberando vistos p brasileiros irem lá gastar e aquecer a economia deles, aproveitem a chance, criem coragem, realizem seus sonhos, fujam pros EUA, vão viver lá como ilegais, verão como eles tratam bem os não estadunidenses.

  24. E não se enganem, a China vai entrar na brincadeira, ou vcs acham q eles não estão loucos p pôr em prática seus ciberguerreiros num conflito real?S os EUA levarem drones as chances desses causarem “vários” incidentes de fogo amigo serão enormes!

  25. “Esses portas-aviões ali no golfo e no estreito de Hormuz são presa fácil pois,um fogo concentrado de mísseis e granadas sobre eles os deixariam iguais a queijos suíços ou aqueles do tipo francês fedorentos_Rsrs….”… como dizia o poeta sambista; “sonhar não custa nada… não se paga pra viver…”

  26. ‘Russia will not brook attack on Iran’ (“Rússia não tolerará um ataque contra o Irã”)
    .
    “Iran is our neighbor, and if Iran is involved in any military action, it’s a direct threat to our security,” Russia’s outgoing ambassador to NATO, Dmitry Rogozin, told reporters in the Belgian capital Brussels on Friday.
    .
    “We are definitely interested in the non-proliferation of weapons of mass destruction. But at the same time, we believe that any country has the right to have what it needs to feel comfortable, including Iran.”
    .
    …”There is a likelihood of a military conflict escalation, to which the Americans are being pushed by Israel,” Patrushev said in an interview with Interfax on Thursday.

    .
    Agora eles de fato abriram a boca, será que a China usará o mesmo tom!?
    .
    .
    .
    Tem que se pensar algo, e eu vejo, que os EUA buscam essa guerra contra o Irã justamente para frear o crescimento econômico da China e desestabilizar toda a região, e isso é óbvio, algo péssimo para a Rússia, a Rússia só tem a perder em um possível confronto desse, e se levar em conta que no Iraque, a invasão estadunidense não foi concluída pois não conseguirão, e o Iraque não tinha nada além de meia-dúzia de cinco guardas para o Saddam, quanto tempo levaria para terminar esse conflito contra o Irã?
    .
    Não creio que no Irã seria só uma luta pelo petróleo, meramente como foi no Iraque, que era um alvo extremamente fácil, no Irã há também essa condição de parar o BRICS, os EUA tem muito mais a perder com o desenvolvimento das nações BRICS do que com o petróleo iraniano controlado por um governo não submisso aos EUA.

  27. Engraçado…essa galera fala dos USA vai fazer isso e aquilo… q são os foda… pô eles juntamente com seus puxa-sacos impõem barreiras e sanções… enfraqueçem o inimigo ao máximo… e depois, conseguem derrubar seus governos e só… kkk mais nada… foi no Iraque… e no Afeganistão não sabem nem aonde enfiam seus rabos… e toma mais dindim… trilhões e mais trilhões…é desse jeito imaginem os USA daqui à 15 anos… SDS.

  28. O Iran está caçando é sarna pra se coçar! Na 1 guerra do Golfo, O Iraque tinha uma máquina de guerra de dar inveja a muitos países árabes,no entanto, a força mambembe de Saddan Hussein,foi derrotada em semanas.

    Quem vai dá o ponta pé inicial no Irã, são os mísseis Tomahawks e os Bombardeiros B-2 saindo direto dos EUA, destruindo centros de Comando,lançadores de mísseis,radares,depósitos e fábricas de munições,bases aéreas e caças e aviões iranianos enquanto estiverem no chão. Depois vem os quase 250 caças F-18 dos porta-aviões para terminar o serviço e abater os caças desorientados da força aérea iraniana que ainda estiverem voando e dizimar a marinha iraniana como foi feito na Líbia.

  29. MAIS UMA!
    .
    .
    .
    Só basta acertar um desses imensos alvos no estreito que ocasiona um imenso “engarrafamento” por lá,alvo parado,é sopa no mel!
    .
    Só um boboca para achar que numa guerra convencional, os EUA perderia essa para um país como o Irã;claro que os iranianos não tem condições de ganhá-la e até eles sabem disso….as lagostas,um crustáceo que tem o fezes na cabeça,com certeza saberiam também(rsrs..).
    .
    A questão é o preço dessa aventura americana,que aliás não estaria só eles nesta;necessitam racionalizar o esforço de guerra e terão a “liga árabe” lhes dando apoio logístico e financeiro,sem falar dos israelense e a OTAN.
    .
    Com toda essa corja apoiando os EUA,nem na Disney os iranianos ganharia essa guerra e nem as lagostas jururu(rss…)….”pensariam” diferentes(heheh…)
    .
    Assim como foi com Iraque,no Afeganistão,Líbia e mais longe….como Vietnã;os EUA até aqui,ganharam com ajuda da sua “gangue”,todas as batalhas e guerras porém, saíram decaídos e frustrados,é só vê como eles saíram do Iraque e agora do Afeganistão,moralmente na lama….deixando as “lagostas” eufóricas com uma vã sensação de vitória…….em suas cabeças cheias de detritos biológicos.Rsrs….

  30. rsrsrs..As fadinhas da Disney acham que o Irã vai atacar os Porta-Aviões..Kkkkkkkkkk!!. Em caso de guerra os Persas vão atacar a Capital dos EUA – TelAviv!!! Que vai ser totalmente devastada, assim como o resto do mini-país.
    .
    O Irã não vai correr. (Não por simples valentia; mas pra onde ele iria??) Só lhes resta morrer lutando e destruir totalmente Israel junto com eles! Apenas umas 2 “Bombas Sujas” já inviabiliza por uns 150 anos aquele Estadinho artificial minúsculo…rsrs -> Distância entre Israel e Irã = 1300Km ( +ou- a mesma do RJ até SC… Eles não vão errar crianças..kkk)
    ———————————————
    O Irã vai ficar quieto mais alguns anos e vai explodir sua “Bomba” –> aí vai acabar esse teatro e esse circo..(Igual a Coréia do Norte fez)

  31. Ou essa fot eh muito antiga, ou os EUA blefaram qdo disseram q aposentaram os f-14d, pois ha pelomenos 2 F-14D no convoo desse porta-avioes…..

  32. Pessoal. Algumas coisas precisam ser ditas: EUA sempre se mete e inclusive onde não deve, logo deveria levar chumbo. Porém tem força e é inegável. Nesta questão acredito que quem atacar primeiro pode levar vantagem, principalmente se for o Irã, isto mesmo. Se o Irá pegar este gringos de surpresa com ataques em massa (caça, missil terra, super lancha, Mini sub é capaz de afundar dois porta aviões ou até três, só isto daria uma sobrevida aos Persas. Eu faço minhas presses para que o Irã se embrenhe na guerra primeiro e afunde, se possível, os Três porta aviões como lobo atacando as ovelhas, caso contrário será mais uma nação subjugada, explorada e condenada a pagar a conta e os delírios do “REI”. Tudo isto faz parte da história do homem. Só aqui na Corruptolândia que não querem enchergar a necessidade de Defesa.

  33. EUA, Israel e Irã e suas grandes corporações são os grandes vilões, isso todos já sabem. Uma prova lógica disso: Se esse conflito todo não fosse de fachada visando lucros (Preço do petróleo, venda de armas), os EUA e Israel deixariam o Irã ter a bomba atômica, que por motivos lógicos acabariam nunca usando, não teria utilidade alguma (Nem dissuasão), arma que nunca se usou em 65 anos pois teria o devastador contra ataque atômico e potencialmente o alinhamento de TODOS (Até china e Russia) contra o Irã. Então colegas, nem perderemos tempo esquentando miolos com essa politica suja, velha e manjada de guerra fria… Torço q os EUA não entrem em guerra denovo, não quero ter q abastecer 4 reais o litro…

  34. Você está certo VaiQueda, isso atrasaria os Americanos em um mês,hahaah, seria interessante os americanos perderem um porta aviões, isso só tornaria as coisas mais interessantes num cenário de guerra que está eminente isso vai acontecer mais cedo que nós imaginamos!

Comentários não permitidos.