EUA deslocam 12 aviões de combate para Coreia do Sul

A agência de notícias sul-coreana Yonhap informou nesta quinta-feira que 12 aviões de combate dos Estados Unidos serão deslocados para uma base na Coreia do Sul. A frota de caças F-16 estacionará no próximo domingo (16) na base aérea americana de Gunsan, a 274 km da capital Seul.

A intenção é que as aeronaves permaneçam alguns meses no país para manter a estabilidade na região em resposta preventiva a um possível ataque norte-coreano. Também serão enviados 240 pilotos para a operação. O comandante da 7 Força Aérea, Jan-Marc Jouas, afirmou que as máquinas são parte de um compromisso de “oferecer poder e capacidades adequadas de combate aéreo para a defesa da Coreia do Sul”.

Em novembro, os Estados Unidos mandaram outros 12 caças e 200 pilotos para Gunsan para reforçar a proteção militar no país asiático, que conta com 28.500 membros de tropas americanas. A reação se deve a incertezas em relação à estratégia da Coreia do Norte após a morte do ex-ditador Kin Jong-Il, em 17 de dezembro.

NEGOCIAÇÕES

O envio do esquadrão militar acontece pouco depois de os Estados Unidos iniciarem conversas com China, Rússia, Coreia do Sul e Japão sobre uma nova proposta de negociação com o regime norte-coreano, agora encabeçado pelo filho do ex-ditador, Kin Jong-Un.

Os diálogos bilaterais buscam retomar as negociações com o país para a suspensão do enriquecimento de urânio e da produção de armas nucleares. Em troca, os americanos e seus aliados levantariam as sanções impostas à Coreia do Norte e enviariam ajuda humanitária, especialmente alimentos.

Na quarta (11), a agência de notícias norte-coreana KCNA afirmou que os americanos enviaram ao regime em julho uma proposta de ajuda humanitária e retirada de sanções em julho em troca da suspensão do programa nuclear. A proposição americana foi feita em uma reunião bilateral entre os dois países.

A região vive momentos de tensão desde 2008, quando começaram os primeiros testes com enriquecimento de urânio na Coreia do Norte. Em resposta, os Estados Unidos iniciaram exercícios com militares sul-coreanos na região do mar da Coreia.

Fonte: Jornalfloripa

14 Comentários

  1. Porque coreia do sul e do norte não podem discutir sozinhas o seu futuro.. sem esses atores gloais que as utilizam como cachorrinhos adestrados

  2. …Os diálogos bilaterais buscam retomar as negociações com o país para a suspensão do enriquecimento de urânio e da produção de armas nucleares. Em troca, os americanos e seus aliados levantariam as sanções impostas à Coreia do Norte e enviariam ajuda humanitária, especialmente alimentos…Fonte: Jornalfloripa
    ==
    ==
    Essa é a única forma de se infiltrarem nas entranhas desse regime. É também a única forma de minar este regime. Vide Líbia.

  3. over, os EUA não ganham nada derrubando o regime da Coreia do Norte, devemos que os EUA precisam de varias ameaças por todo o globo para justificar sua maquinha militar e bases principalmente no Japão e Coreia do Sul. No que depender do EUA a Coreia do Norte vai continuar a ser assim pra sempre.

  4. os eua nao ganham nada ..em que mundo vcs vivem ?
    toda vez que a coreia lança um missil com possivel capacidade nuclear por cima do mar do japao as bolsas despecam em tokio,seul,london ,sao paulo….
    gerando futuro desemprego e corte finaceiro nessas grandes cidades

  5. Então esses Xerifinhos do mundo que determinam quem pode e quem não pode se desenvolver pois parece que aqueles que não fazem o jogo deles teem todos má intensão não é mesmo enquanto eles o IRMÃO CAIM DO NORTE e suas ESCRAVINHAS SADOMASOQUISTAS podem desenvolverem-se e tudo apoiado pelo teatrinho orquestrado da ONU não é mesmo.A ONU deveria-se se chamar Clubinho dos simpatizantes Yankees os Senhores do bem e do mal,os que decidem quem vive e quem morrera.

  6. Tamos ferrados… o 1maluquinho aprendeu a estuprar o HTML… isso aqui vai virar um sururu de fontes horrorosas e funestas… rrsrsrsr… vai parecer uma ala da beija-flor de tanto adereços… rsrsrsrsr…

  7. Sr.Rorschach,
    .
    .

    “(…)os EUA precisam de varias ameaças por todo o globo para justificar sua maquinha militar e bases principalmente no Japão e Coreia do Sul(…)”

    .
    .
    Sr.Rorschach,temo que não é bem assim,o governo americano é ótimo em criar inimigos;mesmo que não existisse um pais para eles agredir e destruir como sempre fazem,mesmo que só existisse eles no planeta;eles se auto destruiriam pois,a cultura da violência é o “darma” deles,assim com é o calor para o fogo e o frio para o gelo.
    .
    .
    abraços.

Comentários não permitidos.