Rússia vende caças para a Indonésia

Acordo

Rússia e Indonésia concluíram nesta terça-feira, um acordo para a compra de seis aviões caças multifuncionais Su-30MK2 por US$ 470 milhões. Segundo fontes da indústria militar russa, trata-se do maior contrato de fornecimento firmado com o país asiático desde que as duas nações estabeleceram acordo de cooperação militar.

O fornecimento de aviões da Rússia para a Indonésia começará em 2013. O contrato prevê o fornecimento de aeronaves, motores, equipamentos e manutenção. A Indonésia já conta com outros modelos de aviões russos, como 10 caças Su-5, cinco Su-27SKM, e 5 Su-30MK2.

Fonte: Diário da Rússia

16 Comentários

  1. Dizem q é uma máquina mortífera né !!! Bonito o bicho é… cadê os nossos ??? e p ontem… mô sacanagem !!!

  2. Junior, nenhum caça moderno foi usado de fato em guerras. Os combates em que se envolveram foram chutar cachorro morto, em cenários onde o inimigo não tinha nenhuma defesa, e meia duzia de avião, que eram destruídos em terra mesmo. Uma das poucas exceções foram os Mirage que foram usados em combates reais e em dogfights pelos Israelenses.

  3. É impossível a Indonésia operar Su-5 porque eles nunca foram mais do que um protótipo da segunda guerra mundial que nunca entrou em produção. Os únicos caças da Sukhoi operados pela Indonésia são os Su-30 e Su-27.

  4. Concordo com o chutar cachorro morto,sendo a USAF uma força de capacidades alienigenas ,qualquer lixo,ops… naçao que desafiar a USAF com seus passaros ,realmente vai parecer que estao esmagando uma barata,nao tenho receio de afirmar que para dar um apertozinho na USAF somente os Russos e Chineses,mas nada que possa causar uma diarreia na USAF,nesses tempos modernos para quem pretende dar um aperto na USAF ,tera´que concentrar tambem na derrubada de satelites ,mas deverao agir rapido,antes que os F35 e F22 tenham decolado,porque senao a unica chance de nao serem estrupados seria esconder os avioes !As vitimas desta superioridade: Iraque,Servia,Libia,alias esta ultima parece que nao tinha força aerea.

  5. Srs. eu, o leigo, olhando p a foto do Su vejo q são uma arma formidável, então, pq os gênios da FAB ainda ñ correram atrás dos mesmos?!?! Pq?!?!E os mesmos, os Rússos já nos garantiram a transferência de T&T dos caças Su…pq essa demora…pq? Quem sabe..tem a palavra. Sds.

  6. Troodonte disse:
    12/01/2012 às 16:28
    .
    Cara vc e uma PIADA 🙂 KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    .
    ao tenho receio de afirmar que para dar um apertozinho na USAF somente os Russos e Chineses,mas nada que possa causar uma diarreia na USAF,
    .
    Cara viajo na Maionese de VEZ, tanto de helicoptero jogado no chao no afeganistaoe E Iraq
    .
    cara vem falar um brain wash dese aqui

    .
    mas deverao agir rapido,antes que os F35 e F22 tenham decolado,porque senao a unica chance de nao serem estrupados seria esconder os avioes !As vitimas desta

    .VITIMAS DISE O GURI VAMOS AOS FATOS

    .
    F22 TRANQUEIRA NEM LEVANTA DO CHAO
    .
    AINDA MAIS SE CHOVER
    .
    SE LEVANTA QUEM VAIS ER A VITIMA??????????????.
    .
    O PILOTO CONSERTEZA POR FALTA DE OXIGENIO
    .
    POR FAVOR NAO ME FALE UMA PEROLA DESA AQUI
    .
    ESE E 1 TRISTE EXEMPLO DE UM SUJEITO QUE VIVE NA DISNEY DA INLUSAO
    .
    FOR MERCY
    .

  7. na minha opinião esse deveria ser o nosso guardião aereo, em sua versão avançada SU35,

    o SU35 , juntamente com os F15 são os dois puro sangues dos caças atuais, ( os de 5° geração ainda terão muitos anos de desenvolvimento pela frente ainda não contam) mas o f15 e o su 30,35,são o que toda maquina de guerra devem ser, eficientes e sem frecuras, devem subir caçar e matar.

  8. Achei até barato esse caça sendo que a indonésia vai ter um Super Caça custando menos de 100 milhões de dólares, lembram daquela tralha do Gripen vendido a Suíça, 22 caças por 3 bilhões de dólares, um caça limitado operacionalmente só serve pra países sem extensão territorial, tem gente que acha que 36 gripens monomotores dão conta de patrulhar 8,5 milhões de quilômetros quadrados do brasil piada de mal gosto, mas e assim no brasil querem sempre optar pelas coisas que não vão servir direito ao proposito que deveriam, e custando bem mais de que um Sukhoi-SU-30/SU-35 vcs acham mesmo que não daria caso o brasil adquirisse o Su-35 pra deixar ele mais ocidentalizado com sistemas e outras melhoria como os Sukhoi Su-30MKi da Índia, vejam o milagre que a EMBRAER fez nos F-5 fica a pergunta.

  9. Uitinã, eu acho que o FX precisa é decidir a que se propõem. Se é um caça avançado de treinamento(que a FAB ta em falta), sem nem pensar duas vezes, vamos de Gripen. Porém se eles querem realmente avançar e ter um caça de fato de superioridade aérea, ai escolha entre o F-18 e o Rafale. Agora 36 caças não vão garantir nada a ninguém, para nosso espaço aéreo no minimo 700 caças de combate para dar conta.

  10. Rorschach disse:
    15/01/2012 às 12:48

    Sim amigo e isso mesmo que a FAB tem que decidir o que quer, todo mundo sabe inclusive aqueles que defendem o Gripen com unhas e dentes que o caça e deficiente operacionalmente, tanto em raio operacional, capacidade de carga, motorização e armamento, a SAAB fica jogando somente com preço e custos de manutenção mas e o caça em si o que é eles prometem transferência de tecnologia, mas será mesmo se não me engano quase 60% do caça não é produzido na Suécia, 25% só na grã bretanha sem contar motores dispositivos eletrônicos, Hardwares e softwares e parte dos armamentos dos Yankees, alguém acredita mesmo sé caso o gripen ganhe o FX-2 os Yankees vão permitir transferir sua tecnologia sendo que o seu caça perdeu a concorrência, eu acho o Gripen um bom caça mas a questão é em que função, vejo em muitos outros Blogs e Sites todo mundo jogando só preço, que o caça e barato e não sei mais o que pra mim se o governo for por esse caminho de adquirir só pelo preço vai estar cometendo um erro.

    A FAB pelo que sabemos nunca vai ter caças em quantidade suficiente pra poder patrulhar todo os céu do brasil, será que a escolha pelo mais limitado dos 3 compensa, será que não podemos gastar um pouco mais e termos um caça com maior capacidade já que não o vamos ter na quantidade necessária, só um exemplo a Suécia mesmo sendo um país de dimensões pequenas comparadas ao brasil tem na sua frota 200 Gripens A/B e o Brasil muita gente acha que 36 caças agora num futuro ter até 120 vão adiantar alguma coisa, vamos a outro exemplo a Índia tem seus Sukhoi Su-30 como seus caças de primeira linha atualmente até a entrada em operação do PAK-FA que vão ser complementados pelo vencedor do MMRCA e pelo Tejas, entende o que eu quero dizer os Indianos tão formando uma ampla grade de defesa de seu espaço aéreo, com um modelo de caça pra cada finalidade especifica complementando a areá de atuação de cada um.

    Eu sou a Favor do Gripen na FAB, não como caça de superioridade aérea mas como um complemento de um caça nato dessa função servindo em regiões de maior extensão.

  11. Uitinã, foi por isso que disse dele como caça treinero avançado, é barato e serve perfeitamente para isso, além de pode ir em combate, porém em linha de frente não tem como. Para mim o ideal são pelo menos 2 modelos diferentes, no caso iria de Su-35 como vetor de frente, talvez uns 120, completados por uns 200 gripens, para treinar tropas e auxilia-los principalmente na fronteira como interceptadores. E um caça interceptador de longa distancia com um poderoso radar e misseis de longo alcançe para interceptar multiplos alvos a centenas de quilometros. Ai sim já teriamos alguma coisa. Porém acho mais importante de tudo conseguir a tecnologia e um parceiro para nossos futuros caças. E tanto França quanto Suecia são possiveis parceiros. F-18 ou qualquer caça americano nem de brincadeira, nada contra esses aviões, o problema é o governo americano por motivos que não preciso mencionar.

Comentários não permitidos.