O consórcio Rafale International esclarece as informações equivocadas publicadas em artigo do ex-editorialista Aldo Pereira “Sim ou não?”

O consórcio Rafale International esclarece as informações equivocadas publicadas em artigo do ex-editorialista Aldo Pereira “Sim ou não?” (Tendências/Debates, 4/1):

1) Os valores do programa FX-2 estão sob sigilo da FAB. Portanto não é correto dizer que a proposta do consórcio Rafale é a mais cara da concorrência.

2) Ao contrário do que dá a entender o ex-editorialista da Folha, o Rafale foi desenvolvido para operar em grandes distâncias, cumprindo os requisitos das Forças Armadas Francesas, que têm compromisso de projeção de força em longas extensões. Seu raio de ação é o maior entre os concorrentes do F-X2 e o caça foi usado com sucesso na Ásia e na África, continentes de grande extensão territorial, ora de forma independente, ora no âmbito da Otan.

3) Os Emirados Árabes não desistiram da aquisição de caças Rafale -não houve comunicação oficial nesse sentido. Mantemos conversas com o governo dos Emirados Árabes e as negociações continuam. O Rafale participa ainda da fase final da concorrência na Índia, onde o Gripen NG e o F-18 foram eliminados.


Jean-Marc Merialdo
(Brasília, DF)

Diretor da Dassault International do Brasil e representante do consórcio Rafale International


Fonte: FSP via Notimp

32 Comentários

  1. Vamos esclarecer as mentiras do consorcio rafale!
    1)O alto custo de comprar,manter e operar o rafale já é de conhecimento publico.Querer tampar o sol com a peneira e ridículo!
    2)O rafale ,dos três,é o que tem o menor raio de ação.
    3)Os emires não desistiram!Eles colocaram um camelo na sala e estão aguardando o vendedor desistir do negocio,e assim que os árabes desistem de um negocio.

  2. Eu escrevi isso lá na parte que era pra dizer sim ou não, se não me engano foi na folha que saiu a reportagem, cada absurdo que escrevem hoje em dia. Esses jornalista nem se dão o desfrute de pesquisar…

  3. Eu gosto de comunicação assim, pragmática… o grande problema do rafale é a grande quantidade de papagaios para uma pequena porçao de alpiste…
    Eu particularmente estou torcendo para o Gripen Ng, mas se o rafale vier, concerteza virá de forma consistente e ficarei muito feliz. Pois eu sei que o congresso frances e seus empresarios estão a anos luz de distancia de seus semelhantes americanos, que ainda vivem em um mundo dividido entre o eixo do bem e o eixo do mal. E que ainda consideram o povo americano os responsaveis pela Paz e determinantes no curso da vida de todos os homems do mundo. Baseado em um tea party, composto por extremistas sionistas e um congresso bitolado de extremistas cristãos, mais burros que uma porta

  4. Caro HMS Tireless, juro que não entendi seu comentário, pois haja visto que o Sr. Merialdo foi muito contudente em suas afirmações através de fatos, diferentemente de muitos que ficam na tentativa de desmerecimento deste ou outro produto, sendo verdadeiros “trolls” que em nada enriquecem o conhecimento dos participantes, quanto ao Sr. que escreveu esta matéria, o mesmo deu uma prova cabal de tamanha desinformação quando de suas afirmações cometendo um grande equivoco para os leitores, assim como o cometem os Gripentes e viúvas dos mesmos que vivem pregando que ele é superior aos outros concorrentes do certame, onde inclusive sonham com numerais de custo de uso, custo de aquisição e por ai vai, para estes faço uma unica pergunta, como se calcula custos operacionais de algo que não existe e consequentemente é IMPOSSÍVEL DE ESTAR OPERACIONAL(OU SEJA CUSTO OPERACIONAL NÃO É ESTIMATIVA MATEMÁTICA E SIM CALCULOS FEITOS ATRAVÉS DE HORAS E HORAS DE USO OPERACIONAL COM A FORÇA) em tão caros Srs. Gripentes faça um favor a si mesmos e parem com esta estória que o Gripen NG(DEMONSTRADOR DE CONCEITO, NEM UM PROTOPTIPO O É) tem um custo mais baixo que os outros. Pois já está ficando feio e deixando transparecer que existe outros interesses em jogo(creio que uma boa soma de valores em publicidades em mídias de amigos ou conhecidos só para começar). Aproveito para parabenizar o Sr. Jean Marc Merialdo pelas explicações simples e contudentes baseadas unicamente em FATOS, pois contra fatos não existem argumentos. Saudações.

  5. HMS TIRELESS disse:
    11/01/2012 às 09:14
    Chora Merialdo, chora
    .
    FALA verdade nunca foi choro PATETA kkkkkkkk
    .
    Acorda da Disney da Inlusao !!!!!!!!!!!!!!!!
    .

    🙂
    .

  6. Já há algum tempo acompanho o site, estou por aqui todos os dias. Parabéns pelo ótimo trabalho! Vi que o site está hospedado no UOL, gostaria muito que o responsável pelo site contratasse uma hospedagem melhor já que o site está crescendo talvez tenha chegado a hora de profissionalizar a parte técnica também. Um servidor dedicado seria show de bola. Claro que não sei das possibilidades financeiras do mantenedor do site, mas seria muito bom. Digo isso, pois últimamente o site demora muito pra carregar, isso quando carrega. Parabéns pelo site, muito bom mesmo!

  7. Em alguns pontos citados na matéria ele tem razao de reclamar o RAFALE nao é inferior aos outros dois concorrentes pelo contrário mto superior e tem um bom alcance ele nao foi so para atuar na frança o problema do RAFALE é preço.

  8. Boeing F18 SH e SAAB Gripen NG, foram ao Congresso Nacional em audiência pública responderam as perguntas dos parlamentares. Deram o preço de seus caças. A unica que não deu o preço de seu caça foi a Dassault Rafale. Dizendo ao responder a pergunta do Senador Collor: Bem o preço do Rafale, depois da assinatura do contrato, negociaremos a nivel de governo!!. É o mesmo que o vendedor de uma concessionária de carros falasse: depois que vc assinar o contrato de compra eu te digo o preço do carro.

  9. O Rafale participa ainda da fase final da concorrência na Índia, onde o Gripen NG e o F-18 foram eliminados.
    Ao contrário do que dá a entender o ex-editorialista da Folha, o Rafale foi desenvolvido para operar em grandes distâncias, cumprindo os requisitos das Forças Armadas Francesas, que têm compromisso de projeção de força em longas extensões. Seu raio de ação é o maior entre os concorrentes do F-X2
    Isso é chorar?
    Tenho outras palavras para isso. Esclarecimento aos trolladores pagos dentro da edições editoriais. Catanhede, Igor Gielow, Elio Gaspari, etc.

  10. Caros amigos existem determinadas pessoasn que infelizmente manifestam uma idade mental inferior a cronologica e com uma deficiencia cronica de neuronios,
    eu sou defensor do rafale no FX2,mas não faço disso uma bandeira de guerra,no qual uso de agressividade para com os outros,já dei sim respostas contundentes a muitos comentários absurdos mas mantendo o respeito e um nível aceitavel para com o outro,nunca as adjetivei respeito a opinião de qualquer um,eu já li coisas absurdas dessa turma,como a que o Rafale usa um data link sueco,na época coloquei o modelo do data link sueco,e da Thales que o rafale usa,ai o suposto entendido mesmo com o link dos fabricantes disse que era para eu pesquisar mais pois a fonta estava errada,sendo o link do proprio fabricante,vendo isso eu pensei deixe essas pessoas pra lá,acho que até tenho pena pois vivem num mundo a parte fora da realidade,fanaticos e imbecis em suas crenças loucas e desvairadas,aonde sabe se lá qual é a base do seu pensamento.
    Decartes dizia:
    Penso logo existo

    OBS:Mais infelizmente nem todos exercitam essa faculdade.

  11. FXꝎ é só enganação, ou engana nação, os duputas e senada estão é gastando toda grana, debates são pra desviar o foco. Se eles desviam a verbas de prevenção das enchentes, o q demonstra pouca compaixão com os compatriotas sob risco iminente, imagina a verba da defesa. O quesito q pesa mais: quem dá a maior propina.

  12. Alcançe do Rafale:
    3,700+ km
    Raio de Combate do Rafale:
    1,852 km(numa missão de penetração de território inimigo)
    =======================
    Raio de combate do JAS 39 Gripen(impossível saber do NG, visto que é só um protótipo e não teve dados especificados):
    800+ km(é de se esperar um pouco mais, talvez 900)
    Alcance do JAS 39 Gripen(com tanques externos extra)
    3200 km
    ===================
    Alcance do F/A-18E/F Super Hornet:
    3,330 km
    Raio de combate do F/A-18E/F Super Hornet:
    722 km(numa missão de interceptação)
    =============
    Fonte: Wikipedia em inglês, lá tem todos os sites inclusive dados oficiais, e fontes onde eles tiraram cada dado.

  13. Rapaz, querer desmerecer um caça tudo bem , falar que é caro, tudo bem, pois tem a ver com TT e isso é um outro preço, cada caça do FX2 tem sua TT e não sabemos quem tem a mais abrangente, pelo governo brasileiro foi dito que é a do Rafale. Agora o Rafale tem o maior alcance , FATO, os os outros concorrentes tem que usar tanques externos para se igualar, FATO. O Gripen é no máximo um caça leve, mas tb se encaixaria em treinador avançado, FATO. O F18 é o que mais se aproxima do Rafale, mas não transfere tecnologia e existe dúvidas a respeito dos armamentos que virão, FATO. O rafale é o único que pode operar no NAe São Paulo, FATO. Portanto ou o Brasil que é a sexta economia do mundo opta por equipar sua força aérea e marinha com algo de qualidade comprovada que vem desde os mirages e com TT já comprovada no pró sub ou então se conforme com sua incapacidade e compre caças usados de outros países como faz o chile. Agora comprar equipamento americano todo embargado ou um caça leve ou de treinamento que ainda nem foi fabricado é um absurdo. FATO.

  14. Vou dar um sugestão melhor que o gripen, pega o AMX, bota turbinas mais potentes, dá uma reforçada nas asas e pimba, temos um caça leve supersônico com capacidade semelhante ao gripinho, simples e barato, e prá EMBRAER que faz o KC 390 é um passeio.

  15. Uma parceria em torno desse rafale com Países que tem grande fronteiras como Brasil , Índia . Algo a se pensar.

  16. Caro Antonio eu vi a audiencia da Boeing no Senado e quando o representante da Empresa america foi questionado sobre detalhes da Proposta como preço,pacote de transferencia,ele disse que não poderia revelar pois como é uma licitação eles não o poderiam fazer,isso é regra amigo nesse tipo de processo.

  17. Companheiros, de fato o Rafale não é jamais será um problema para nós brasileiros ou particularmente para o governo. O Rafale representa solução de problemas. Primeiro porque, caso vença a concorrência, irá equipar e dotar a FAB de um avião altamente combativo e sofisticado para os nossos padrões. Segundo, face as exigências do processo licitatório, a Dassault foi a empresa que melhor atendeu às exigências do certame, incluída aí a transferência irrestrita de tecnologia de fabricação do modelo adquirido e a sua fabricação em solo nacional, além de outras contrapartidas de interesse da nossa economia e do desenvolvimento do nosso parque tecnológico, industrial e de inovação.

    Agora é preciso que se compreenda, de uma vez por todas, que se o Brasil passar a fabricar esse avião aqui e com o desenvolvimento do nosso parque industrial nessa área, a Embraer com o seu poder criativo e de negociação nesse segmento, logo mais vai estar exportando caças para os USA e para o resto do mundo, ou alguém duvida disso.

    Tio Sam não quer que isso ocorra, pois sua economia não suportaria mais esse golpe. Vide o que está ocorrendo com o Super-Tucano e isso porque mais da metade da tecnologia do Teco-Teco lhes pertence e os aviões seriam montados lá.

    Agora imaginem o Brasil daqui a dez anos ou um pouco mais desenvolvendo caças de sexta geração com tecnologia própria e espalhando-os por aí, ora se a Suécia e a Turquia podem por que nós não? Estaremos pagando não pelos aviões, mas pela nossa liberdade e pelo nosso desenvolvimento e pela nossa real soberania. Se fossemos esperar pelos americanos jamais teríamos um sub-nuclear e vejam bem só precisávamos da tecnologia do casco e nada mais. Deixemos de ser torcedores e passemos a ser nacionalistas!

  18. Jefferson..tremendas podssiblidades tem este web site, mas eu concordo que nao se pode espera tanto para carregar um web site. Eu sugiro um provedor nos EUA, porque esta impossivel.Ate uma cobranca anual seria aceitavel para poder fazer um download antes que a agua ferva de vez e evapore.
    No mais excelente e muito informativo.

  19. carlos argus..72 Rafales.Imagine o custo operacional da Marinha por ano com esses numeros absurdos…kkkk..250 SUs para FAB..outro numero fora de cogitacao. na soma geral deve dar uns $400 milhoes de dolares so pra voar esses animais todos..F-5 F-5 e olhe la..

  20. Jakson,
    Por favor, erros todos cometemos mas de fato o alcance tanto de cruzeiro quanto de missão do Rafale é maior do que o do Gripen.

    Tireless,
    Eu sinceramente acho que quando o assunto é F-Xato2 a volta dos que não foram, não vão e não… enfim… Quem razão para chorar somos nós e não o sr. Merialdo que tem seu salário garantido e é cidadão de um país que tem suas forças armadas bem dotadas e supridas.

    Enfim… no mais é mais do mesmo e nada sai do lugar… Eu rezo (e sou um homem de pouca fé) pelo dia em que publicaremos a última notícia sobre essa patifaria chamada F-Xnqueseja

  21. o raio de ação do rafale e menor ?? em que planeta ??
    puts, trollagens são um vicio mesmo, deveriam plocurar ajuda proficional

    quanto ao fx, ja era ,so não sabem como falar para os concorrentes sem que fique muito feio, e a culpa e da propia FAB,com seu comando politico fisiologista, e não institucinal como deveria, a comando da fab e tão contaminado com politicagens, que op seu esquadão mais moderno e bem equipado…e justamente o GDA, ( grupo especial de trasporte), que serve justamente para trasportar politicos, la não falta coisa nova, tudo tinindo, para que os brigadeiros possam puxar o saco de politiqueiros, e conseguir suas mamatas, lamentavel


    todos os três concorentes do fx, F18, RAFALE e GRIPHEN atendiam as necessidades do brasil, todas são aeronaves fantasticas e modernas, mas infelismente por culpa da politicagem, e do lobby que come solto no comando da força aerea, ja eram,( os projetos do exercito, e da mrinha andam, por que será??) a FAB vai voar o que tem até o osso, e dopois vão comprar outros ussados mesmo, mirrages, griphens c/d, f16 et…

  22. Meu amiguinho TIRELESS ta sumido heim peça rara rsrs…Então acham que Americanos vivem em um mundo dividido entre o eixo do mal e o eixo do bem né e que Franceses são mais ligths e mais confiaveis né mesmo…A França é MURILA ou seja sempre se posiciona encima do muro e sempre tende ao mais forte.A França é o pais Europeu Ocidental mais protecionista e segregador então não se iludam que sejam bonzinhos e muito menos confiaveis……O Rafale na short list do extinto FX2 onde todos prometem tudo mas todos não cumprirão tudo é mesmo o melhor vetor e o que serviria mais a nossos propositos operacionais e o Gripen NG encaixaria como uma luva como complemento.Acontece que buscamos autosuficiencia tecno-industrial e tambem que estariamos comprando tecnologia superada e quando a assimilassemos e tivesssemos condições de desenvolve-la ja estaria defasada.Então senhores porque esta teimosia em comprarmos tecnologia ultrapassada?A propria França que jamais conseguiu venda externa nem de uma unica unidade acabara comprando F15,F16,F35,Typhoon ou quem sabe se vingar a aproximação deles em industria militar acabem optando pelo PAK-FA T-50!Teremos tampões e os aristocratizados Brigadeiros da FAB suditos da USAF terão de esperar.O Brasil esta mais inclinado a Drones e tecnologia 5.0…………………….SAMBARILOVE SARKOSY.

  23. Foi só fazer uma brincadeira que a tropa de choque e os jihadistas reagiram, como habitual, com destempero e descontrole. Pior: ainda me acusaram de fazer campanha para outro finalista do falecido FX-2. Uma pena que o Rafale tenha apoiadores desse naipe. Mas nem tudo são más notícias: amigo Barca, seja bem vindo de volta. Você fez muita falta. Embora em grande maioria discorde dos seus posicionamentos reconheço que são bem embasados, e o amigo é sempre muito elegante.
    .
    Agora, falando sério, o texto publicado na Folha derrapou feio nos aspectos técnicos mas desnudou com muita felicidade as trapalhadas e lambanças do GF na condução do FX-2. Coisa bem típica do “Brasil – PuTênfia”. Ao final o maior prejudicado (pelas lambanças do GF e não pelo fantasioso complô envolvendo a SAAB, o Pentágono, A FAB e a Eliane Catanhede)foi o próprio Rafale, que ficou em situação complicada ante a escolha “político-etílica” do Ex- Rei Sol, feita em desacordo com a forma prevista pela CF/88, Lei 8.666/93 e Decreto 2.295/97.Digo forma pelo fato do ex-soberano ter ignorado o procedimento previsto nos diplomas legais citados. Pior: o referido ex-monarca, lambança feita, jogou a batata quente no colo da sua sucessora por ter ficado contrariado com o voto francês no CS que ajudou a conduzir o rocambolesco acordo nuclear de Teerã à lata do lixo.

  24. Tireless,
    Por vezes você forma a tropa em outros assuntos, então vamos dar um viva a democracia e deixar os outros responderem as brincadeiras sejam lá com que fundo forem a vontade…

    Ao menos de fato concordo com um ponto que você colocou… a Lambança… mas não foi só o GF, teve a imprensa muito envolvida sim e o prejudicado eu digo, repito, reeitero e permanecerei afirmando que não foi um ou outro concorrente e sim o país.

    Sobre o aspecto geral, eu não discuto, acho que existe um regime especial que pode ser utilizado em contratos de defesa, mas realmente não possuo certeza e se puderes trazer informação mais esclarecedora quanto a isso seria de muito valor a todos.

    E essa história do voto francês por mim não é pior do que receber cartinha de Washington pedindo para negociar e depois de desdobrar para lá receber a notícia de que “ah, vamos embargar mais um pouquinho e os trouxas que lá estão negociando que se lasquem…”

    É lambança aqui, junto com lambança lá… melhor ficar mesmo quieto no canto que nos pertence e se preocupar com isso que já deve nos dar sarna o bastante para muita coceira.

  25. correção do ultimo comentario : onde se lé GDA( grupo de defesa aerea) na vedade GTE( grupo de trasporte especial,que tem tudo novinho brilhando, para carregar politico)


    quem dera fose o GDA, o sonho de ver a fab bem equipada para o combate que nos induz ao erro rsrsrs

Comentários não permitidos.