Lancha de Ação Rápida será usada na fronteira Brasil-Paraguai-Argentina

Imagem aérea da tríplice fronteira
Centro de Comunicação Social da Marinha do Brasil
No dia dois de janeiro de 2012 foi entregue à Capitania Fluvial do Rio Paraná uma Lancha de Ação Rápida (LAR) especial, projetada e construída pela Base Naval de Val-de-Cães, para operar no lago de Itaipu e nos rios próximos, que limitam as fronteiras do Brasil com Argentina e Paraguai.

A embarcação é dotada de cabine com blindagem balística, em fibra de polietileno de alta performance, mais eficiente do que o tradicional tecido de aramida (mais conhecido pela marca “Kevlar”) na proteção contra disparos de pistolas e fuzis.

A cabine, climatizada, proverá proteção para o patrão e mais seis passageiros, que poderão realizar missões perigosas, com ameaça de fogo inimigo, estando em total segurança.

O sistema de propulsão consiste de um motor diesel de centro rabeta com 270 hp de potência, protegido por tecido de aramida. Nas provas de mar, a embarcação alcançou velocidades acima de 35 nós, em perfeitas condições de estabilidade e manobrabilidade.

Fonte: Diálogo

32 Comentários

  1. Hahahaha…. Super velocidade, nossa engenharia esta bem.
    35 nós é igual a 64,82 Km/h. Projetada e construída na base naval… Mas o que é isso? Tem “Jetsky” que vai dar de baile e nem precisaram ser “projetados e construídos…”, bla, bla, bla….

  2. Parabéns à Marinha. Esta LAR pode ser adaptada para muitas funções. UTI Móvel, Comando, show de bola. Tem energia para alimentar alguma eletrônica. Logística é tudo nos pontos isolados do território. É um GP (jeep), general purpose, interessante. Se quiserem ir mais rápido ( cuidado com a tempestade) peguem um helicóptero.

  3. Eu quando li lancha de ação rápida estava imaginando algo como um Combat Boats CB-90H, aí eu vi a foto acima, fiquei decepcionado, parece um barquinho LEGO. Espero sinceramente uma futura parceria entre a Dockstavarvet (Estaleiro Sueco que fabrica os Combat Boats) e a Base Naval de Val-de-Cães, com apoio da EMGEPRON, na construção das Combat Boat.

  4. Querem o quê no lago de Itaipu? Destroiers porta-helicopteros?
    Com essa aí já, já, alguém do Paraguai vai falar em ameaças a soberania.
    Senso de proporção.

  5. Concordo com o AJ. Se dependesse de certas pessoas que postam comentários sem noção colocaríamos os 3 NPOs que compramos da Inglaterra no rio Paraná e quem sabe umas lanchas de combate no Tietê….

  6. Tipo aquele “incidente” que a Marinha paraguaia abriu fogo na Policia Federal brasileira porque os “hermanos” estavam protegendo os traficantes de drogas..
    Pena que os brasileiros nao filmaram e poderiam postar no youtube para desmarcarar esses “narco-estados” vizinhos.

  7. O projeto parece ser brasileiro. Se for, é assim que a indústria nacional se capacita. Não precisa ser bonita, precisa atender as especificações e pela blindagem, está mais do que ótima.

  8. Os caras esculacham, mas com com NVG e Carl Gustav, num igarapé, como batedor para as voadeiras… pode realizar abordagens e escaramuças.

  9. Canoa X Lancha.
    .
    1,LANCHA de Ação Rápida, 35 nós é igual a 64,82 Km/h,
    ,
    CANOA AÇÃO MAIS RAPIDA AINDA; 45 nós é igual a 74,82 Km/h,.
    .
    AAAAAAAAAAAA PARA COM ISTO BLA BLA BLA BLASIL,
    ,
    O BRASIL DO BLA BLA BLA

  10. Apesar da Visby ter a mesma velocidade, a classe Visby é uma corveta, e não lancha de ação rápida, e possui quase 80 metros de comprimento e jamais alguém em sã consciência botaria uma para patrulhar fronteira, ela é um navio de guerra e não de patrulha. São coisas totalmente diferentes. Só dei falta de uma calibre 50 na LAS para chumbar os traficantes que se meter a besta. Agora que umas classe Visby caiam como uma luva para botar moral na marinha Paraguaia quando se eles tentarem impedir a PF caia.

  11. Gente; quanta falta de coerencia isso é apenas para patrulhar contra traficantes e contrabandistas made in Paraguay.Como disse o R22 não vai ser preciso colocar no lago as novas NPOs.Contudo se houver ataque por meio dos paraguaios tem-se que mandar tudo pro inferno sem perguntar que tipo de transportes eles querem ir.

  12. Putz. Já vi melhores que isto aí fabricado no fundo de quintal!
    Até pode ser resistente, mais é feia pra caramba!

  13. Gostaria muito de ver um barco ou um jetsky de traficantes tentando fugir da artilharia de uma dessas embarcações aí sim, nós poderíamos ridicularizar nos comentários, caso os malandros se saíssem bem. Vamos aguardar prá ver.

    No momento o mais importante é verificarmos se o número de barcos(LAR) bem como o efetivo é proporcional a cobertura da área total do Teatro de Operações, pois como já pudemos observar o número de Super-Tucanos e de radares Saber M-60 são insignificantes para o patrulhamento total do espaço aéreo onde se desenvolve o tráfico de armas e drogas nas fronteiras do Brasil, mas as ferramentas empregadas já provaram o seu valor operacional.

  14. hahahaha rsrs rsrs e ja tem viajante na maioneses achando que esta lanchas destinam-se a vigiar a fronteira Brasileira rsrs rsrs eu não guento rsrs rsrs Lanchas na Amazonia ultra-rapidas para ultra-rapidamente fazerem adversos se esconderem ao ouvirem seu possante motor ao longe rsrs rsrs Essas lanchas se destinam a interceptarem traficantes e contrabandistas na triplece fronteira oh Bob Esponjas rsrs rsrs

  15. a lancha parece ser otima para o que se propoe, patrulhamento, queriam o que ? um destroyer no meio do rio paraná ?? e obvio que um blindado de combate não cumpre a mesma missão que um jipe.

    _
    oxalá as bolt cb90( que o colega gallito demostrou no exelente video) venham mesmo, mas elas servirão para outro tipo de missaõ são lanchas de combate, para o desembarque de comandos, e os custos vão limitar as unidades, diferente desta feita no exelente estleiro de val de cães, com apoio da melhor ainda ENGEPRON, que srviram para patrulha, são blindadas, embarcam boa quantidade de soldados e podem ser acopladas metralhadoras, .
    não sao bonitas e nem devem, devem ser funcionais e cumprir sua missão, não servem para por uma sonzeira tocar um pancadão, filmar os vidros e pegar umas gatinhas na margem do rio rsrsrs,

    ai os vira-latas dirão: “hááá, mas uzamericanos tem um que flutua,da piruetas fica invisil,eu jogo com ela no battlefield “…siiim, e fazem flonteira reta com um unico pais ao sul, e essa fronteira e uma peneira !!!


    quando vão entender que equipamento militar e estrategico, não luxo, o importate e que esteja disponivel e cumpra a missão !!!

  16. capa preta disse:
    13/01/2012 às 02:32
    “hááá, mas uzamericanos tem um que flutua,da piruetas fica invisil,eu jogo com ela no battlefield”
    É um milagre da engenharia kkkkkk.
    =========================
    As CB-90 cairiam como uma luva na fronteira e na amazônia, ia aterrorizar qualquer um que for se meter a besta, ainda mais se botar uns lançadores de misseis nela, difícil de detectar, rápida e muito bem armada. E se de fato o Gripen NG vencer esse FX-2(se é que alguém vai vencer…), da pra dar uma chorada no preço, pedir um precinho camarada e entrar numa parceria para uma futuro caça e um substituto para as CB futuramente. Se também forem levar umas classe Visby para a MB eles agradecem kkkk.

  17. Ja mais de dois anos os Americanos vem construindo em segredo uma mini frota com pequenas corvetas e destroyers adequadissimas para emprego Amazonico e a primeiro modo alegaram que era para a proteção do litooral deles e quem sabem as usem para adentrarem a nossa Amazonia.E vemos o Brasil disponibilizar algumas voadeiras incrementadas para a Policia Federal perseguir narco-contrabandistas e ficamos alegresinhos…Oh Mamãe Deus realmente existe e desta vez vai rsrs Oh como nunca antes na historia deste pais O Manguaceiro descobriu o Brasil e a Tchutchuca de Validade Vencida da prosseguimento a exploração e colonização do mesmo rsrs rsrs

  18. Exatamente! 1maluquinho, defesa de litoral PN!! Vão defender de quem?.. Dos refugiados de Cuba em barquinhos feitos de coqueiros? Analistas militares não são bobos não, montam quadros de possíveis conflitos futuros, por isto o Brasil pelo o que possui está na lista faz é tempo!.. E para criarem uma frota nova desta é porque é muito provável e eminente o conflito, já que cada navio tem sua vida útil e sendo estes modernos o custo é altíssimo.
    Está vindo tempos de crise! E nestes períodos os candidatos mais ‘escrotos’ aparecem e o povo cria gosto!.. Amazônia e Pré-sal o mundo acha que deveria ser internacionalizado.
    Quando os imperialistas começarem a não querer mais leite-com-pera mas sim a vaca e a horta!.. Assando o traseiro de nossa sociedade que se julga em berço explendido num ”país rico”!… Aí vão acordar, só que será tarde demais. Vão choramingar e a culpa cai encima das ‘forças armadas’ o bode-espiatório de sempre deste governo democrático só no nome e corrupto.. sem-vergonha.. acima de tudo.

  19. 1maluquinho, você se refere ao que os estadunidenses chamam de LCS(Litoral Combat Ship). Como próprio nome diz, é um navio feito para combate no litoral e a marinha americana teria solicitado um pacote para capacita-las para combates não convencionais. Ou seja, guerrilha. Prontinha para combater na amazônia. E esse navios não são segredo nenhum, já são no total 9, de varias classes e modelos, sendo um trimarã, o USS Independence da classe de mesmo nome. Foram construído 1, estão construindo mais 1, e planejam num total 12. Essa classe não seria capaz de entrar em rios, porém é capaz de causar muito estrago na costa. Por sorte esse navio tem se mostrado um F-22 dos mares, sofrendo extremos problemas de corrosão e desintegração pela maresia oceânica. Porém os próximos da classe terão maior resistência a corrosão. Resta saber se vai acontecer isso mesmo, ou se será o F-22 versão naval.

  20. ROSCHACH é isso mesmo meu caro.Ja vai para mais de 2 anos que eles constroem uma mini frota com pequenos destroyers e fragatas utilissimas para emprego Amazonico.Tanto isso como o ativamento da $ Frota se deu logo apos o brasil divulgar a descoberta do pré-sal………Se a OTAN tem uma Marinha oceanica pesada com dificuldades de manobra no extreito de Ormuz onde lanchas e embarcações menores e rapidadas Iranianas lhes sobressaltam entendam a limitação da versatilização de Brasileiros que falam que estes tipos de embarcações não nos serviriam bem rsrs Como sempre afirmo teem pensamentos e raciocineos limitados e pré-definidos como se fossem integrantes da OTAN ou da Royal Navy rsrs rsrs Um pais continental e diversificado,vulneravel e com inumeras e criticas areas e não consegue pensar em adaptação,versatilização para adequação de emprego e necessidades estrategicas que gerem proprio padrão JA É UM DERROTADO POR SI MESMO E UM POTENCIAL FRACASSADO E ESPONTANEO SUBMISSO.ESQUEÇAM SEUS ALMANAQUES E CARTILHAS E CRIEMOS COM OUSADIA.

Comentários não permitidos.