FARC DEMONSTRA DISPOSIÇÃO A DIÁLOGO DE PAZ

O líder máximo do grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Timoleón “Timochenko” Jiménez, demonstrou disposição para um possível “diálogo” com o presidente Juan Manuel Santos que coloque fim à luta armada.

Timochenko publicou um comunicado na noite de ontem no site da organização expressando abertura para uma “mesa de conversação”.

Depois de elaborar uma lista de reclamos políticos, sociais e econômicos a Santos, o líder da guerrilha afirmou que “esses e assuntos similares, com participação ativa dos afetados, interessam-nos a tratar em uma hipotética mesa de conversação”.

Timochenko também disse para o presidente colombiano “por em questão as privatizações, a desregulamentação, a liberdade absoluta de comércio e investimentos, a depredação ambiental, a democracia de mercado e a doutrina militar, e retomar a agenda pendente de El Caguán”.

El Caguán é um pequeno povoado que, durante o governo de Andrés Pastrana (1998-2002), foi centro dos últimos diálogos de paz entre Bogotá e a guerrilha.

Segundo o líder das Farc, os conflitos armados não “terão solução enquanto não forem ouvidas nossas vozes”.

Timochenko, cujo nome verdadeiro é Rodrigo Londono, foi designado chefe máximo das Farc no último dia 5 de novembro, após a morte de Alfonso Cano, ocorrida em uma operação militar.

O presidente colombiano, por sua vez, falou em dezembro sobre um eventual diálogo “cara a cara” com a cúpula da guerrilha, sem intermediários internacionais.

Fonte: AnsaLatina

13 Comentários

  1. A liberdade que eles devem ter direito é ir pra cadeia ou pra cova.
    Se se essa FARC fosse um movimento apoiado pela maioria da população colombiana seria obvio que ha algo de errado e ai sim sou a favor de negociações, mas do jeito que é as FARC devem ser estirpadas.

  2. Deixe-me ver, o próximo passo serão passeatas exigindo ANISTIA AMPLA ,GERAL E IRRESTRITA, depois eles se juntam em partidos de esquerda, depois disputam as eleições , depois alguns serão eleitos, depois eles criam leis que sejam favoráveis aos seus corrós eleitorais, depois criam uma indústria de indenizações, será que esqueci alguma coisa (?), é verdade tinha esquecido do revanchismo.
    Quem se lembrar de mais alguma coisa fique a vontade.

  3. Mas é claro que eles querem isso, agora né? melhor virar partido e tentar “perdão” e “anistia” (como eles adoram essas palavras quando é para o lado deles).
    .
    Melhor do que morrer bombardeado ou ficar preso por seus crimes.

  4. AS FARCS assim como os grupos para militares da extrema direita que atuam na Colômbia,são todos criminosos,onde nas sua ações estão,tráficos de drogas e armas,passando por sequestro,assassinatos,roubos e tudo que não presta.
    .
    O Governo colombiano não deve e nem pode dá,a estes sem vergonhas,um status políticos;se não toda as facções criminosas(Farcs,pcc,sendero luminoso,para militares,…etc),irão se espelharem no ato em si;basta vê o caso do México,onde grupos criminosos similares estão barbarizando o povo mexicano.
    .
    Timochenko,quer dá um ar de que a luta deles é mais política do que uma questão tipicamente policial,uma coisa que não é e assim,os dois lados,os criminosos e o Governo colombiano,querem tirara proveitos políticos e financeiro com a bandidagem que se instalou por lá e que aliás,se espalhou para toda circulo-região,na amazônia(Peru,Brasil e a Bolívia).
    .
    Na Bolívia,toda a patifaria desses traficantes que atuam nesta região,imigraram para este país com uma “ajudinha” do bugre Evo Morales.

  5. Interessante,ate os vermelhos acham que,o dialogo e´o melhor caminho,os cumunistas das farcs sao pandegos,o medo de virar esterco faz o cara de palhaço rever seus conceitos pupuliticus,com uma sociedade exercendo seus direitos livres,a Colombia tera´boas chances de conseguir um bom indice de desenvolvimento,os vagabundos estao de olho nessa possibilidade,espero que o governo colombiano aceite esta proposta e depois que o lixo bolchevista entregar as armas ,faça um jardim com estas bestas,impalem todos eles ,espero que a colombia nao deixe livre estas celulas cancerigenas,niguem vai notar que espetaram este lixo !

  6. tanto as FARC “esquerdalha” quanto os paramilitares ‘direitalha’ devem pagar pelos seus crimes, e não agora se esconder atras de ideologias falidas envernizadas para justificar suas atrocidades, crimes de narcotrafico, sequestro, assasinato, exploração de seres humanos,.
    muito facil agora que a situação esta dando uma clareada, por a mascara de politizado, porque não abandonaram as armas e se politizaram antes ?? fisiologismo oportunista barato puro !!!


    graças a deus nosso grorioso exercito não deu chances de termos umas farc no araguaia, seria tudo o que não precisariamos, agora imaginem o contrangimento e a vergonha dos militares de verem O LIXO DO GENUINO CUECÃO MILIONARIO no ministerio da defesa ?!! (genuino traira e cagueta, deletou todos os seus companheiros no araguaia para serem mortos, indempendente da ideologia, se entrou vai ate o fim, palavra de homem não pode fazer curva) e os militares tem culpa tambem, nos anos 60,e 70 se deslumbraram com o poder, e deram um tiro no propio pé ao dar munição ideologica para vagabundos entreguistas e revanchistas, agora colhemos os erros desses erros estrategicos, com o sucateamento de nossa defesa, lamentavel !!!

  7. Bom te-lo de volta capa preta… o PB sem vc perde mais em verdade… aguentar a guerrilha vermelha é de amargar… daqui a pouco começam com a verborragia desonesta… gostei do seu ponto de vista sobre a camarilha do araguaia… é fato… novamente, bom ler coisas interessantes e não a nostalgia barata dos esquerdalhas…

  8. Blue Eyes, Na Resistência disse:
    13/01/2012 às 13:53


    salve meu irmão de olhos azuis rsrs, firme forte na RESISTENCIA camarada.
    o trabalho no começo de ano ta me enforcando, e eu tenho comentado pouco, mas sempre por aqui, compartilhando um pouco da minha opinião, e sempre aprendendo com comentaristas brilhantes como voce.


    e não se preocupe com ideologias falidas romanticas, um dia as mas caras envernizadas sempre caem, a do guerrilheiro dedo duro genoino, caiu quando ele delatou seus companheiros para morrerem nas mãos do currió, poupando assim sua vida miseravel, e caiu mais uma vez quando prenderam seu irmão e fiel escudeiro com maços gordos de dinheiro na cueca (patetico) agora pense como fica a moral das tropas sabendo que esse lixo corrupto abta os corredores do ministerio da defesa, como “consultor especial”, imagine o mau exemplo para nossos recrutas.

    a mascara deles caiu, so falta o povo brasileiro cair na real agora, saudações amigo !!!

Comentários não permitidos.