Defesa & Geopolítica

FARC DEMONSTRA DISPOSIÇÃO A DIÁLOGO DE PAZ

Posted by

O líder máximo do grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Timoleón “Timochenko” Jiménez, demonstrou disposição para um possível “diálogo” com o presidente Juan Manuel Santos que coloque fim à luta armada.

Timochenko publicou um comunicado na noite de ontem no site da organização expressando abertura para uma “mesa de conversação”.

Depois de elaborar uma lista de reclamos políticos, sociais e econômicos a Santos, o líder da guerrilha afirmou que “esses e assuntos similares, com participação ativa dos afetados, interessam-nos a tratar em uma hipotética mesa de conversação”.

Timochenko também disse para o presidente colombiano “por em questão as privatizações, a desregulamentação, a liberdade absoluta de comércio e investimentos, a depredação ambiental, a democracia de mercado e a doutrina militar, e retomar a agenda pendente de El Caguán”.

El Caguán é um pequeno povoado que, durante o governo de Andrés Pastrana (1998-2002), foi centro dos últimos diálogos de paz entre Bogotá e a guerrilha.

Segundo o líder das Farc, os conflitos armados não “terão solução enquanto não forem ouvidas nossas vozes”.

Timochenko, cujo nome verdadeiro é Rodrigo Londono, foi designado chefe máximo das Farc no último dia 5 de novembro, após a morte de Alfonso Cano, ocorrida em uma operação militar.

O presidente colombiano, por sua vez, falou em dezembro sobre um eventual diálogo “cara a cara” com a cúpula da guerrilha, sem intermediários internacionais.

Fonte: AnsaLatina

13 Comments

shared on wplocker.com