Brasil firma acordo com instituição alemã para estimular inovação

O memorando de entendimento com a Sociedade Fraunhofer para a constituição da Embrapii foi assinado ontem (10) pelo MCTI e pela Confederação Nacional da Indústria.

As articulações para a constituição da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) ganharam novo fôlego a partir desta terça-feira (10). Foi assinado, em Brasília, memorando de entendimento entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Sociedade Fraunhofer, da Alemanha.

A Sociedade Fraunhoufer é apontada como a maior organização de pesquisa aplicada da Europa e exemplo de instituição de excelência na promoção da pesquisa e da inovação. Parceira do governo e do setor empresarial, a instituição, constituída por mais de 80 unidades de pesquisa na Alemanha, tem servido de modelo para a criação da Embrapii no Brasil. No encontro, a Fraunhofer foi representada pelo diretor de Redes Multinacionais e América Latina, Eckart Bierdiimpel.

No evento de assinatura, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, reforçou a ideia original do projeto de estender para a indústria a experiência exitosa da Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa). Segundo o ministro, o objetivo é tornar os institutos certificados pela Fraunhofer referências para atender as demandas específicas da indústria.

Seis instituições brasileiras foram certificadas até o momento para atuar na Embrapii. Três delas já participam de projeto piloto: o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), na área de bionanotecnologia; o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), na área de saúde e energia (gás/petróleo); e a Faculdade de Tecnologia do Senai- Bahia (Cimatec), na área de automação manufatura.

As outras três são a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi- SC), na área de engenharia; a Incubadora de Empresas (Coppe/UFRJ – RJ), na área de tecnologia pré-sal; o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC – RS), no polo calçadista. “São instituições que nós elegemos como as melhores e que estão mais focadas no atendimento da indústria. Cada instituto vai ter uma especialização e vai trabalhar numa área específica naquilo que ela tem expertise”, ressaltou Mercadante.

O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Ronaldo Mota, explicou que o memorando materializa uma relação já existente com a instituição alemã. “A partir desta materialização do memorando a gente tem condições de avançar muito mais rápido. Todo esse contorno associado ao piloto [em curso] é que vai dar a base para o que será a Embrapii”, disse Mota, lembrando que a iniciativa ainda será apreciada pelo Congresso Nacional.

Parceria – Mercadante informou que o Brasil já possui 32 projetos em parceria com a Fraunhofer. Na sua avaliação, trata-se de uma parceria importante diante da especialização daquele instituto, presente em todas as áreas centrais da economia alemã. “O modelo de gestão deles é muito exitoso pela capacidade de inovação da indústria alemã. É uma das poucas indústrias da Europa que conseguiram enfrentar a competitividade da China e conseguem competir pela qualidade do que fazem”, disse.

Ronaldo Mota acrescentou que o Brasil é um país que aprendeu a produzir conhecimento (13º no ranking mundial), mas que ainda está aprendendo a transferir conhecimento para o setor produtivo. “E a Fraunhofer sabe fazer isso muito bem”, destacou.

O embaixador da Alemanha, Wilfrib Grolig, comentou que o acordo é uma etapa importante no caminho de cooperação entre os países, que possuem como experiências conjuntas recentes as atividades em torno do ano Brasil-Alemanha e a parceria no Programa Ciência sem Fronteiras. “É uma parceria estratégica para cooperar na alta tecnologia e indústria aplicada. Importante estabelecer essa relação entre a pesquisa, de um lado, e a produção, do outro lado”, disse Grolig.

O diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria, Rafael Lucchesi, sustentou a importância de continuidade das ações e afirmou que a agenda de inovação é apoiada pelos governos nos principais países industrializados e nas economias em desenvolvimento que têm obtido maior sucesso de competitividade industrial. “Está se convergindo com as políticas mais bem sucedidas de desenvolvimento industrial e competitividade”, disse.
(Ascom do MCTI)

 

Fonte: Jornal da Ciência

29 Comentários

  1. Eu, que sou altamente criativo e intuitivo, não fui aproveitado pelas forças armadas. Não consigo mais acreditar no Brasil.
    Se os americanos quiserem me chamar para realizar pesquisas avançadas, vamos lá …

  2. Dandolo disse:
    11/01/2012 às 23:32
    Eu, que sou altamente criativo e intuitivo, não fui aproveitado pelas forças armadas. Não consigo mais acreditar no Brasil.
    Se os americanos quiserem me chamar para realizar pesquisas avançadas, vamos lá …
    ==
    ==
    Manda uma carta para o Mahmoud Ahmadinejad. Com a morte de mais um cientista ele deve estar precisando de pessoas assim como você.
    Só cuida com o Mossad.

  3. Caro amigo Luiz o nível de formação do Dandolo não existe em nosso mundo,ele é algo similar a um membro da tropa dos lantarnas verdes,ele foi enviado para ser o avatar do conhecimento na nossa galáxia,ele tem um submarino que se desloca a 600km segundo ele e outros projetos muito além do nosso conhecimento.

  4. A minha formação ?

    Sou coronel (da reserva) do Exército do Quadro de Material Bélico. Depois cursei algumas faculdades (Adm Emp, Anal Sistemas, Prop e Marketing, e quase me formei em economia e comércio exterior).
    Sou auto-didata em física, química e eletrônica. Já fui pesquisador do Exército na área de Tecnologia Educacional e Simuladores em computador.
    Hoje, eu só me interesso em tecnologia futurística. Pode ser projetos militares ou civis. Se ninguém fizer, me chama que eu faço.

  5. barca, submarino que vai a 600 km/ h ? Não … poderá se deslocar em velocidades maiores. Gostaria de montar um pequeno protótipo na Marinha. Em apenas 2 meses faríamos essa experiência.

  6. Rafael, se eu fosse trabalhar no Irã, o Mossad iria me eliminar.kkkkk Poderia trabalhar para os israelenses ou americanos.
    Os iranianos iriam ganhar uma máquina para enriquecer urânio ultra-veloz. Criei um novo método.
    O meu interesse maior é criar novas fontes de energia tato para na naves espaciais, como para outros tipos de transportes. Fusão nuclear em pequena escala.
    Eu me considero o maior especialista em blindagens do mundo. Tenho em mente, inúmeros projetos avançados, que têm que ser testados na prática.
    Pessoal, a minha mente está 1000 anos a frente da média dos terráqueos. É por isso, que eu preciso de ter liberdade para criar e intuir.

  7. Dandolo.. e você o tempo todo fala que ninguem aproveita o seu potencial. mas o que voce fez pra mostra-lo ás pessoas competentes? vc já apresentou seus projetos, de maneira concreta para alguma autoridade militar ou da iniciativa privada? ninguem vai bater na tua porta e pedir o que tu sabe…
    .
    MANDAR CARTA? eles devem receber milhoes de cartas por dia, nada supera ainda o tete a tete…
    .
    E se você tem esses projetos todos que voce diz ter, com toda essa eficiencia e inovação que voce sempre apresenta, pega um onibus, poem eles debaixo do braço e vi lá em brasilia, no ita, no ime, em são carlos e etc e mostra tua cara…
    .
    mas os ET’s já nao patentearam em outra galáxia esses projetos apresentados por vc? tem que cuida pra não copiar idéia de site e blog de pessoas abduzidas por eles… rsrs

  8. “Manda uma carta para o Mahmoud Ahmadinejad. Com a morte de mais um cientista ele deve estar precisando de pessoas assim como você.
    Só cuida com o Mossad.”

    chorei,de tanto rir aqui!!

  9. Dandolo disse:
    12/01/2012 às 15:45
    Rafael, se eu fosse trabalhar no Irã, o Mossad iria me eliminar.kkkkk Poderia trabalhar para os israelenses ou americanos.
    ==
    ==
    Dandolo, mas neste caso, você sempre estará a frente de todos. Pensando bem, coitado do Mossad se você for pro Irã.

    Agora parando com a distração, Dandolo, eu costumo dizer que existem 3 formas de você se dar bem (se dar bem neste caso é = a enriquecer).
    1º e mais difícil de enriquecer – Ser muito, mas muito inteligente.
    2º e mais fácil (até porque neste caso já se está quase lá) – ter dinheiro e contratar as melhores mentes.
    3º e muito mais fácil – Ser muito inteligente e ter muito dinheiro para contratar e financiar as melhores mentes.
    PS.
    Acabei de pensar agora num quarto jeito de se dar bem:
    4º e muito, mas muito fácil de literalmente se dar bem – Ter muito, mas muito dinheiro (ser inteligente ou burro pouco importa pois basta saber pedichar)e ficar pedindo para o governo incentivos e redução de impostos. Acho que este é o caso mais comum no Brasil.

    Por hora Dandolo, você como a maioria que gostaria de ter uma chance está perto de chegar na 1ª opção, mas toda a sua capacidade (e a da maioria) ainda não foi o suficiente para garantir o sucesso.

  10. pessoal…o medico falou para não contrariar kkkkkkk


    sim amigo sim era um ET shiiii,cauminha era um ET não uma bomba de combustivel, ele não entendem…

  11. Eu já desisti do Brasil. Aqui, as pessoas criativas e intuitivas não tem vez. Por isso, nunca ganhamos um Prêmio Nobel.Quem sabe, eu vá para a Argentina ou Venezuela, desenvolver o Carro de Combate mais moderno do mundo, entre outras coisas.Uma mtr, fuzil e pistola que não deem pane de tiro, mesmo que a munição tenha nega ou o projétil fique preso dentro do cano. Descobri a arma perfeita. Poderá atirar com vários calibres, no meio de uma tempestade de areia,etc.
    Que país estaria interessado na minha arma ?

  12. Desenvolvi um campo de energia, que aglutina as moléculas. Isso envolve tensão e frequências. Com esse campo, uma chapa de aço poderia ficar 10 mil vezes mais resistente ao impacto. 1 cm de aço equivaleria a 10.000 cm = 100 metros. Que munição teria a capacidade de penetrar em 100 metros de aço ?
    Pessoal, eu sempre pensei o futuro, desde os 13 anos de idade, e hoje estou com 59 anos, próximo da morte. O difícil não é criar algo inédito, mas de convencer as pessoas. O ser humano é muito complicado, principalmente o brasileiro.

  13. O Mossad elimina os cientistas do inimigo mesmo.Como? Infiltração dentro das forças armadas do inimigo.
    Guerra é guerra. Eu não gosto de desenvolver armamentos. Prefiro engenhos úteis para a humanidade.
    Por exemplo: Naves antigravitacionais, fusão nuclear em pequena escala, fabricação de átomos, aumento da longevidade, etc.

  14. Ah, Dandalo, os et’s com que me comunico, me daria isso de graça, alias, sem brincadeira eu já viu m UFO, coisa de louco, o objeto fazia cursa a 90º.
    Outra coisa, era aquela assovio, característico dele!
    Os et’s até me mostram de qual estrela eles vieram, mas, esqueci!

  15. Dandolo agora está explicado da onde vem a sua inteligência e conhecimento de MUITO ESTUDO E FORA UM MILITAR TEVE UMA BOA FORMAÇÃO DISCIPLINA MILITAR! diferente dos civis que se dizem PERFECCIONISTAS,POLIGLOTAS E INTELECTUAIS PRINCIPALMENTE ELEITORES TUCANOS E A ELIXA PAULIXA.

  16. Civil gosta mesmo é de ver estupro ao vivo, ESTUDAR E TRABALHAR virar cidadão digno e honesto e ser útil pra sociedade e o mundo como Dandolos ,Lulas, Dilmas e etcs não gostam, gostaria de poder conhecer vc pois tenho 28 anos e estou parado a 3 anos na mesma situação a juventude e a experiência sempre é bom ouvir pessoas como vc como dizem VIVENDO E APRENDENDO

    Como minha avó dizia podem roubar tudo de vc bens materiais e etc mais a sua EDUCAÇÃO é a única coisa que não podem roubar de vc, e essa é minha a sua DIGNIDADE,HONESTIDADE E CARÁTER são outras qualidades que não podem roubar de vc

    PARABÉNS!!!

Comentários não permitidos.