A invasão dos drones: um negócio de US$ 55 bilhões

Há dez anos, os drones pareciam pertencer mais à saga Guerra nas Estrelas, do que à realidade. Mas o fato é que os aviões não tripulados já representam 31% da frota militar dos Estados Unidos. E mais: são um negócio em franca expansão, tanto para veteranas do setor, como a Boeing, como para empresas menos conhecidas, como a General Atomics.

De acordo com um documento divulgado hoje pelo site da Wired, a invasão dos drones acelerou nos últimos anos. Em 2005, por exemplo, apenas 5% da frota militar americana era formada por essas aeronaves. Hoje, há 7.494 drones em operação, contra 10.767 aviões pilotados.

Em um país onde a indústria bélica tem a força, os drones também se tornaram um mercado bilionário. Nos últimos dez anos, esse negócio movimentou 26 bilhões de dólares. E há potencial para muito mais. A Força Aérea americana estima que, em 2020, o mercado mundial de drones alcance 55 bilhões de dólares – sendo 77% dele dominado pelos Estados Unidos.

Alvo: novos contratos

Como tudo que envolve dinheiro, várias empresas já iniciaram uma corrida para dominar a maior fatia desse mercado. Já em 2009, um relatório divulgado pela Forbes informava que a Boeing, por exemplo, espera alcançar 1 bilhão de dólares em faturamento nesse mercado, por volta de 2015. A operação é tocada por meio da Insitu, uma controlada que começou como construtora de bases de lançamento

Mas, ao lado de medalhões como a maior fabricante de aviação dos Estados Unidos, estão concorrentes relativamente novos nesse mercado. Um dos casos de maior sucesso é o da GAA, controlada pela companhia de energia atômica General Atomics.

Criada em 1993, a GAA é responsável pelo desenvolvimento de um dos maiores sucessos do mundo dos drones, o Predator – um avião de ataque já utilizado em missões no Paquistão e no Iêmen, entre outros lugares. Atualmente, as Forças Armadas americanas possuem 161 deles.

Fonte: RevistaExame

5 Comentários

  1. Mais um tipo de tecnologia que o Brasil ficará atrás dos gringos! (Onde está nossa política de investimento em inovação?)

  2. Temos várias empresas BRASUCAS nesse setor, basta o GF fazer uns pedidos e espécificando p os mesmos q decolamos de x nessa área.Já basrta o atraso no campo dos caças supersônicos , sem falar no VLS. P Ontem,sra.Sds.

  3. Alguém mais ta tendo problema ler a noticia do 7ª navio patrulha, aqui quando tento abri-la diz Pagina não encontrada, e aparece as 10 ultimas noticias e os comentários recentes.

  4. US$ 55 bilhões de dolares que ficam nas mãos de grandes multinacionais e certos executivos milionarios que vão ficar ainda mais ricos diga-se de passagem.

Comentários não permitidos.