Reino Unido envia destróier ao Estreito de Ormuz, em meio a tensões com o Irã

D32 HMS Daring (Type 45 Class Destroyer)

O Reino Unido enviou um destróier ao Estreito de Ormuz em meio a uma escalada da tensão com o Irã, após Teerã ameaçar fechar a passagem à navegação.

O Ministério de Defesa britânico informou neste sábado (07/01) que o destróier HMS Daring, tipo 45, o mais novo da Royal Navy (Marinha), fará com esta viagem sua primeira missão.

Embora esta mobilização já estivesse prevista, o envio coincide com um aumento das tensões devido à intenção do Irã de realizar manobras navais perto do estreito e de ameaçar fechá-lo.

Pelo Estreito de Ormuz circula um sexto do petróleo do mundo. A ameaça do Irã de bloquear a navegação pelas águas responde à advertência do Ocidente, que cogita deter as exportações petrolíferas iranianas em represália ao programa nuclear do país.

O ministro da Defesa do Reino Unido, Philip Hammond, advertiu ao regime de Teerã que qualquer tentativa de bloquear o estreito será considerada ilegal “e não terá êxito”.

O HMS Daring, equipado com mísseis antiaéreos Sea Viper e capacidade para transportar helicópteros tipo Chinook, completou em 2011 quatro anos de testes e é um de seis novos destróieres que terá a Marinha.

As tensões entre Irã e Reino Unido se aprofundaram em novembro passado, quando um grupo de estudantes islâmicos invadiu a embaixada britânica em Teerã. As relações bilaterais se deterioraram nos últimos anos pela insistência do país do Oriente Médio em manter seu programa nuclear.

Em novembro, o governo britânico decidiu suspender as relações financeiras entre os dois países, inclusive qualquer contato com o banco central iraniano.

Fonte: Opera Mundi

20 Comentários

  1. É diarium, esse cabeção ai ‘representa bem’ o que um ‘yankee’ pode ser em relação ao mundo, ou seja, eles querem que agente pegue fogo e exploda se disto depender o café da manhã deles… nunca confiarei, nunca.

  2. Pelo visto os falcões já estão a caminho.

    As Forças Aéreas e Navais dos EUA, Rússia, França e Grã-Bretanha movimentaram-se para a costa da Síria e do Irã neste fim de semana à espera de novos desenvolvimentos nos dois pontos críticos do Oriente Médio.
    O porta-aviões russo Admiral Kuznetsov ancorou antes do planejado no porto de Tartus, Síria, no Mar Mediterrâneo, neste domingo, 08 de janeiro, chegando junto com o destróier Almirante Chabanenko e a fragata Yaroslav Mudry .
    Após o porta-aviões Almirante Kuznetsov atracar em Tartus neste domingo, com muita festa, o comandante da Marinha da Síria Dawoud Rajha foi recebido no convés por uma guarda de honra de fuzileiros navais sob uma passarela de caças bombardeiros russos Su-33 e Su-25.
    Isto foi recebido como sinal da vontade de Moscou em apoiar o regime de Assad contra qualquer intervenção militar ocidental, bem como um gesto de apoio à cooperação entre a Síria e o Irã nos seus planos operacionais […]

    http://www.minutoprofetico.blogspot.com/2012/01/cresce-tensao-militar-no-oriente-medio.html

  3. OS PARAISTAS (Ingleses) sao os Maiores Frustrados nesa hestoria toda.
    .
    depois de serem Expulsos do Iran . Ate hoje viven no sonho de toma a Industria Petrolera Iraniana
    .
    🙂
    .

  4. Marcio, vendo esses posts mudei minha opinião, realmente a preparação já está em curso e a guerra está próxima, talvez esses mês como vc disse, vamos ver se o Irã tem mesmo 150.000 misseis capazes de alcançar isarel e as bases americanas, qual será a postura da rússia e da china? Talvez a 3 guerra esteja na nossa porta, e o Brasil de F5,kkkkkkkkkk

  5. Coitado desse navio britânico !! risos
    Para cada navio americano, israelense, francês e inglês que estiver pela região o Iran deve ter pelo menos uns 20 a 30 mísseis para cada navio desses, fora os milhares de barcos e lanchas bombas suicidas !!
    Fora que a poucos minutos atrás vi um site em que mostra um míssil balístico sendo disparado do deserto iraniano e acertando em cheio um navio no meio do mar e pela rota do míssil ele veio fazendo firulas para dificultar a interceptação !!

  6. O Irão vai bloquear o estreito por algumas horas, suas forças vão ser arrasadas e postas fora de combate na mesma manhã, as minas vão dar mais trabalho que seus navios.
    .
    O PROBLEMA É QUE ISSO É O SUFICIENTE PARA FAZER O PETRÓLEO FICAR COM O PREÇO NA ESTRATOSFERA.
    .
    Os Russos vão se dar bem com isso, mas os chineses não vão gostar nem um pouco.
    .
    Parece que a decisão já foi tomada a alguns meses, quando tropas americanas foram enviadas para Kwait, e mesmo outras foram postas em alerta para serem enviadas a qualquer momento, some isso ao fato de que a imensa maioria das tropas que saíram do Iraque continuam no Oriente médio.
    .
    Seria importante saber o quanto de tropas estão na região, no meu palpite, se for mais de 300mil, então, suspeito, que a ação não será apenas de bombardeio ao Irã, mas tb, INVASÃO.

  7. com f5 p/ dogfighter e 12 mirage 2000 n com uma surpresinha para o caso de estarmos levando pau!!!kkkk
    Ou esses mirage tão no centro do país atoa?

  8. Quanta babaquice na materia e em alguns comentarios.Os Iranianos apenas impediriam o fluxo no estreito em caso de serem atacados.Então a cambalida UK enviou um Destroyer SIMBOLICO para dizer Helo Boys.Guerras são algo imundo que não deveria existir mas estou começando a desejar esta guerra.Eu queria é que a arrogante e intransigente Israel que se julga superior a todos tivesse a coragem de declarar guerra ao Irã mas como seus tutores Yankees são covardes que apenas se movimetarão ajuntando capaxos com eles quando todos uns entrando por dentro da bunda dos outros massacrarão o povo Iraniano com “cirurgicos bombardeios” e ficarão tentando abaterem os misseis que vierem em direção a Israel.Dessa vez não tem Saddan do outro lado e sim um povo obstinado a desenvolver-se.O povo Iraniano que tem muitas reividicações e anseia por liberdade apoiam na integra a politica de desenvolvimento tecnologico do Irã e não querem ser escravos nem de Europeus e nem de Americanos.Vão xerifinhos do mundo ja estão saindo sem moral do Afeganistão agora passarão a maior vergonha militar de suas historias.

  9. Previsto… me angana que eu gosto. O que uma TYPE 45 faria no estreito, iria lá pescar??? Isto é conversa fiada vai se juntar a frota america no estreito…

  10. William, bom dia! Eu não digitei errado nao heheh, é Diarum mesmo, que significa onça preta numa linguagem indigena brasileira.
    E é isto mesmo, eu sempre expus que os imperalistas não dão trégua! Para estes é melhor lutar por ter a fonte dos recursos do que comprá-los, até se for a preço de banana como está sendo o pré-sal. Nem de leite-com-pêra tão querendo mais!..

  11. O anão persa é mau jogador de xadrez.
    Lá vai ter de engolir o sapo várias vezes, penso até que vai roçar o ridículo, o número de vezes que as suas ameaças vão ser desafiadas/ignoradas.

  12. Eu quero ver esse destroyer e alguns porta-aviões estadunidenses virarem bancadas de corais!!!
    LUTEM LUTEM LUTEM LUTEM!!!
    Vai durar anos essa guerra e é o que vai acabar com o modelo ocidental europeu e estadunidense no mundo…
    E NOIS SEREMOS O GOVERNANTE SUPREMOS DO OCIDENTE!

  13. Afonso de Portugal disse:
    11/01/2012 às 10:11
    O anão persa é mau jogador de xadrez.
    Lá vai ter de engolir o sapo várias vezes, penso até que vai roçar o ridículo, o número de vezes que as suas ameaças vão ser desafiadas/ignoradas.
    ==
    ==
    Afonso, toda a bateria anti-aérea tem um fim, resta saber quantos mísseis tem o Irã, e no total quantos tem as Forças ditas da OTAN.
    Resta fazerem um trabalho bem feito com caças e torcerem para que o Irã não tenha nenhuma surpresa como a que capturou o drone.

  14. Mas com certeza as bases de misseis iranianos já estão todas mapeadas. Antes de arriscarem seus navios, os covardes yankes vão despejar tomahawk pra depois avançarem sobre o Iran.

  15. Será que os EUA e a Inglaterra só pensam em guerra acabarão de sair da guerra do Iraque em que foram os grandes perdedores agora já querem atacar o Irã.

    Quem será o proximo alvo deles?

Comentários não permitidos.