Desembarque de Milhares de Marines Americanos em Israel Parece Indicar que Ataque ao Irã Está Próximo

O confronto tão anunciado, tão temido, e tantas vezes adiado, parece estar próximo. Em uma nova onda de sanções, Washington está organizando um boicote global ao petróleo iraniano, o maior produto de exportação daquele país. Teheran já respondeu que, caso os EUA e Israel sufoquem assim a sua economia, eles vão retaliar fechando o estratégico estreito de Hormuz ao tráfego comercial. Em outras palavras, “se sufocarem o Irã, nós sufocaremos o mundo,” sabendo-se que Hormuz é um estreito gargalo por onde passam todos os dias cerca de 15 navios-petroleiros carregando 15.5 milhões de barris de óleo cru (20% do consumo mundial). A maior parte do petróleo da Arábia Saudita, Iraque, Kuwait (e do próprio Irã) passa obrigatoriamente por ali.

Fechar essa passagem de apenas 50 km de largura é uma tarefa relativamente fácil para os iranianos, afinal Hormuz é uma praia do território iraniano (veja no mapa abaixo), portanto eles não estão simplesmente blefando.

Apesar do silêncio da mídia americana sobre o assunto, eu acabo de assistir a notícias alarmantes pelo canal russo de TV a cabo Russia Today. Há vários indícios de que o Irã será atacado em breve por Israel e pelos Estados Unidos.

Com as tensões em torno do estreito de Hormuz em alta, os planos iranianos de conduzir “os maiores exercícios de guerra naval” da história do país poderão coincidir com exercícios conjuntos EUA-Israel no golfo Pérsico. Com os dois lados tomando posições, aumenta o risco de que esses “exercícios” transformem-se em uma batalha de verdade.

Oxalá esses exercícios maciços não passem de exercícios. Mas com três exércitos sobre o tabuleiro, uma fagulha pode bastar para deflagrar uma guerra total. Depois de realizar recentemente um exercício naval de 10 dias próximo ao estreito de Hormuz para demonstrar a sua proeza militar, o Irã está agora planejando novas e “maciças” manobras codinominadas O Grande Profeta. Essas manobras serão conduzidas pelas tropas de elite da Guarda Revolucionária, a qual tem as suas próprias forças de terra, ar e mar independentes do exército regular.

Na quinta-feira, a agência iraniana semi-oficial Fars citou o comandante naval da Guarda Revolucionária, almirante Ali Fadavi, dizendo que a próxima rodada de jogos de guerra será “diferente” das anteriores, relata a AP. Eventualmente, no mesmo dia, um porta-voz militar israelense declarou em off que o seu país está se preparando para o maior exercício naval conjunto EUA-Israel jamais realizado.

Codinominada Austero Desafio 12, essa manobra está agendada para acontecer nas próximas semanas. O seu propósito primário será testar múltiplos sistemas de defesa aérea americanos e israelenses, em particular o sistema Arrow, desenhado especialmente para interceptar mísseis iranianos. O que talvez mais esteja alarmando a liderança iraniana, é que milhares de soldados americanos serão desembarcados em Israel como parte da manobra.

Apesar de os militares israelenses insistirem que esses gigantescos exercícios não têm conexão com eventos recentes, Martin van Creveld, um historiador militar da Universidade Hebraica de Jerusalém, disse que a manobra seria usada para intimidar o Irã.

“A defesa contra eventuais ataques não é algo que você improvisa da noite para o dia. É preciso preparar-se, é preciso ensaiar… Este, entre outras coisa, é um exercício para mostrar ao Irã, à gente em Teheran, que Israel e os Estados Unidos estão prontos para contra-atacar,” ele teria dito, ainda segundo a AP.

Mas Jamal Abdi do Conselho Nacional Iraniano-Americano em Washington disse ao canal russo que as ações da América e de Israel não são meramente preventivas. “Estamos mais e mais perto de uma guerra contra o Irã. Essa extraordinária confluência de eventos – os exercícios planejados pelos EUA e Israel, os exercícios do lado iraniano, muitas sanções e nenhuma diplomacia – coisas assim não terminam senão em confronto.”

47 Comentários

  1. Parece que tudo caminha pra essa estupidez!Um mundo cada vez mais perigoso e nós aqui esperando os nossos lideres se decidirem qual avião ou tecnoligia comprarão!Sou irã desde criançinha!

  2. O Irã não é o Iraque.

    E tem mais. A Venezuela, Cuba etc não ficarão quietas, assim como Rússia e China também não.

    Más rapaz. O bicho ta feio mesmo.

  3. Mais uma vez assistiremos as assim chamadas potências ocidentais, humilhar aqueles que se atrevem a ser livres.

    Eu não morro de amores pelo estados totalmente islâmico como o Irã, mas eu acho que todos os povos tem o direito de auto determinação. Senão vejamos: Os Estados-Unidos invadirão o Iraque com o pretexto mentiroso de que o Iraque possuia armas de destruição em massa, e que o Sadan era um ditador, porem agora a Siria esta massacrando o seu povo mas as nações unidas e os Estados Unidos não faz absolutamente nada. Israel a anos mantem os palestinos no gueto da faixa de Gaza e Cisjordania e as potências não faz nada. Queira DEUS que o Irã consiga dar uma boa resposta militar. As potenciais mundiais detem o poder de destruir o Irã e tdo o mundo pelo menos vinte vezes. Ao meu ver o medo das grandes potências é o fato de que aquela região do mundo caia nas mãos dos Ia-tolas xiitas como vai se transformar o Iraque, Afeganistão, o Iémen, o Paquistão, países estes que não supor-tão mais a imagem colonialista Inglesa, hoje em dia imposta pelos Estados Unidos e união Européia.

  4. Os USA sabem que se o petroleo tem baixa a saida ele sube,e se ele sube os USA com a situação atual da crisi,empeoraria a sua economia e iria a quebrar e isso ele não vai deixar,ainda que tenha que invadir irã.Isso só não ve quem não quer.e preparense para a 3º guerra,já que irã não vai está só.

  5. O planeta precisa urgentemente descartar pelo menos 3 bilhões de humanos para não entrar numa catastrofe ambiental. Quem sabe essa seja a melhor saida…

  6. O Irã está oficialmente enriquecendo urânio desde 2007, são 4 anos de atividades, suas centrífugas estão espalhadas pelo menos em 2 lugares diferentes, será que eles já tem a bomba? Se tiverem a cobra vai fumar.

  7. Fecha logo esse estreito de Hormuz, e p Ontem…Aíí o petróleo vai nas alturas…Se todos estão podendo… começa logo essa M–da pô !!! rs

  8. As peças já estão no tabuleiro.Quero ver quem vai ser o macho de atirar primeiro!!! Deus queira que sejam todos homens responsáveis e conscientes da M@#% em que estão atolados.
    Quem faz as guerras são os malditos políticos e que faz o trabalho sujo são o povo na figura dos soldados.

  9. Postei no texto sobre a Inglaterra mandar uma Daring para a região, MAS VALE PARA AQUI TB:
    .
    .
    .
    O Irão vai bloquear o estreito por algumas horas, suas forças vão ser arrasadas e postas fora de combate na mesma manhã, as minas vão dar mais trabalho que seus navios.
    .
    O PROBLEMA É QUE ISSO É O SUFICIENTE PARA FAZER O PETRÓLEO FICAR COM O PREÇO NA ESTRATOSFERA.
    .
    Os Russos vão se dar bem com isso, mas os chineses não vão gostar nem um pouco.
    .
    Parece que a decisão já foi tomada a alguns meses, quando tropas americanas foram enviadas para Kwait, e mesmo outras foram postas em alerta para serem enviadas a qualquer momento, some isso ao fato de que a imensa maioria das tropas que saíram do Iraque continuam no Oriente médio.
    .
    Seria importante saber o quanto de tropas estão na região, no meu palpite, se for mais de 300mil, então, suspeito, que a ação não será apenas de bombardeio ao Irã, mas tb, INVASÃO.

  10. Mais preparativos

    fechará reator por receio!!!

    Israel fechará reator por receio de guerra com Irã
    Israel está se preparando para fechar seu reator nuclear em Dimona em razão da vulnerabilidade da instalação a uma guerra com o Irã, afirmou o jornal britânico Sunday Times, citando informações do diário israelense Haaretz.

    A decisão foi tomada pela Comissão de Energia Atômica de Israel e por autoridades de defesa civil do país, que consideraram a instalação, que produz armas nucleares, vulnerável a um ataque de míssil. Israel tem dois reatores nucleares, um em Dimona, no deserto de Negev, e outro em Nahal Sorke, a oeste de Jerusalém. As informações são da Dow Jones.

  11. Se os EUA atacarem, vai todo mundo querer entrar na “farra”,
    afinal quanto mais tempo se aterem a esta ofensiva, pior para a economia global, pela paralisação da estratégica região.

  12. Se numa eventual guerra o Irã perder só o Irã se ferra, mas se o Irã ganhar todos nós pedermos de alguam forma logo deveriamos torcer por uma vitória norte-americna nesta questão ……

  13. Porque choram Clementinas morrer muita gente é bom assim sobram mais coisas para as outras rsrs rsrs Oh minha cara de preocupado.Quero que os pórcos Yankees venham para cá para me darem o prazer de rasgar suas barrigas expondo suas visceras e lombrigas.Vai ter muita gente que vai morrer so de medo infartado e todo borrado rsrs rsrs

  14. A GUERRA DOS DRONES
    .
    .
    .
    Uma coisa eu tenho em mente que essa guerra no Irã ,será lembrada como a guerra dos “drones”.
    .
    .
    .
    ********
    .

    .
    Drones são 40% da frota aérea dos EUA.
    .
    .
    Relatório do Congresso americano indica crescimento acelerado no uso das aeronaves não tripuladas em missões militares no exterior.
    .
    .
    “(…)Mais de um em cada três aviões militares dos EUA não é tripulado. O crescimento na utilização desses aparelhos controlados remotamente – mais conhecidos como “drones” e usados principalmente no Iraque, Iêmen, Paquistão e Afeganistão – cresceu nos últimos anos e alterou o conceito de operações aéreas das forças americanas.(…)”

    .
    ******************
    .
    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,drones-sao-40-da-frota-aerea-dos-eua-,821247,0.htm
    .
    .
    .
    Preparado para essa guerra ,os iranianos mostraram que estão_Rsrsrs…

  15. Neste momento estão correndo na Líbia para retomar a produção de petróleo para Europa (o único motivo de Gadaffi ter sido morto), depois é uma questão de tempo para Israel atacar “preventivamente” o Irã.
    A Rússia sabe disto e já deslocou navios para sua base na Síria (dar apoio ao Bashar al Assad é que não é).
    Os vizinhos compraram armamento que dá para um conflito prolongado, as tropas americanas estão à porta no Kuwait e no Afeganistão.
    O tabuleiro está armado. É só esperar. Mais uma guerra.

  16. Essa guerra vai ser da seguinte maneira:
    1) Eliminação da marinha e aviação do Irã;
    2) Eliminação da logística do Irã;
    3) Destruição dos reatores nucleares;
    4) Tropas serão bombardeadas pela aviação de alta altitude.
    Pronto.

  17. PORMAN Israel jamais tera a coragem de sozinha atacar preventivamente porque sabe que sera desvastada por misseis Iranianos que nem as sofisticadas defesas antimisseis e mais as que Americanos estão botando la sera capaz de impedir.Nesta questão contra o Irã Israel comportasse como covarde que insita e manipula.Nem Israel e nem os Americanos teem essa coragem toda de atacar um pais onde sabem que podera haver uma retaliação incalculavel…SO CHUTAM CACHORROS MÓRTOS e mesmo assim massacram com pesados bombardeios para dpois ao verem por satelite que nada se move se encherem de coragem e entrarem triunfantes.São covardes.

  18. Acho que vocês ditos entendidos e frequentadores de sites de geopolítica e estratégia tem uma visão limitadíssima da realidade e bastante cinematográfica.

    Acham mesmo que guerra é só botar o aviazinho pra jogar bombinha e boa.

    Aquestão do Irã não é se ele ganha ou perde a guerra, como ganhar uma guerra de peito aberto com uma nação que possui o TRIPLO de poderio bélico da nação mais próxima em termos de potência bélica?

    A questão é se a retaliação do Irã é suficiente para “varrer Israel do mapa” como gostam de traduzir por ai…

    O que adianta “ganhar a guerra” e perder sua principal cidade estratégica do oriente médio?

    Provavelmente nunca vai ser declarada essa guerra.

    provavelmente os EUA vão disparar um ou outro míssel, alguns ataques de drones e esperar a reação do Irã, somente então declarando o coonflito. Caso o Irã não ceda a essas provocações e apenas derrube e inutilize adversários em seu próprio território, a coisa vai ficar assim por um bom tempo ainda.

  19. É engraçado o jeito que os israelenses e os americanos falam em ”contra – atacar” ”se defender”. Você já ouviu alguma vez algum agressor, por exemplo, um ladrão chegar na porta de tua casa pra se defender de você? O Irã não tem poderio militar pra ganhar essa guerra até por que o 7° Rei, a potência mundial anglo – americana será a ultima nação hegemônica antes de Jesus apoiado por seu Pai Jeová ou Javé destruir – la e então virá o fim, leia Daniel capítulo 7. Mas os Eua só será destruído depois da Grande Tribulação, leia Mateus capítulo 24, depois que Babilônia a Grande cair, ou seja todas a religões falsas, leia Apocalipse Capitulo 18, e quando os Euas e todos os governos se virarem contra os escolhidos e as ”outras ovelhas” os Eua e todos os governos sofrerão o ataque final na guerra do Armagedon. Se tudo isso acontecer será o fim, ou talvez seja só mais uma guerra na nossa história. Para as pessoas que são criacionistas irão acreditar nas profecias pra quem não é evolucionista irão acreditar em outra explicação. Milhares de inocentes morrerão no Irã se essa guerra acontecer, corrigindo… quando ela acontecer. Ademais eu não acredito que a Russia vai se envolver nessa guerra, acho que o Irã está sozinho nessa jogada.

  20. E tem gente achando que a madrasta russa vai botar o fiofo na reta, nunca fizeram isto,deixaram o Iraque se ferrar em 1990,pulou fora na siria e etc….,escolhao outro para apostar ,a russia ta fora de cogitaçao !

  21. Estes títulos longos deixaram de ser usados desde a década de 70…

    Estou certo que o Irão poderá contar com a longa lista de países que são seus aliados.

  22. LEONARDO os profetas ressuscitarão em Israel despertados por um artefato nuclear e nem terão tempo de julgarem ninguem pois serão pulverizados.Se esse Deus vingador existir e realmente for justo então de que lado ele se posicionara?Quem representa o bem e quem representa o mal?Não se fie na doutrina daqueles que foram banidos do meio do proprio povo e por milenios vagou disseminando intrigas,discordias e guerras ao longo dos tempos.Se Deus existe ele é unico,igual para todos,justo e fez o dia e a noite para todos os seres humanos e não so o melhor para aqueles que se julgam preferidos..Hoje eles batem¨as portas do Irã,amanhã os Corsarios de Satanaz virão tomar nossas riquesas e impedirnos de nos desenvolvermos.Jamais seremos lançadores de satelites e jamais teremos autosuficiencia tecno-industrial de tecnologias avançadas de defesa porque simplesmente os Corsarios Anglos não nos permitem.Nós mesmos nos condenamos a sermos meros escravos da hegemonia Vampira.O momento de cravar uma estaca de carvalho no peito destes Ratos Alados Sanguinarios é agora.

  23. IMALUQUINHO O único jeito de nosso povo se desenvolver é desligando as nossas tvs, e nossa juventude abaixarem os volumes dos sons dos carros, abrirem os livros e deixarem eles falarem mais altos.

  24. 1maluquinho, achei interessante a sua curta explicação em outro post sobre a origem do povo judeu. poderia explicar mais ou indicar fontes de pesquisa?
    Ao Leonardo eu recomendo cautela com religiões. Muita coisa foi manipulada. lembre-se da referencia a uma grande guerra no Céu. Quem garante que foram os bonzinhos que venceram. Lucifer era um rebelde ou protetor dos seres humanos?

  25. A mesma grande guerra existe na mitologia grega. Os Deuses gregos podem ter sido annunakis. O menos desequilibrado destes deuses era Atena. Quem eram os Titans? Existe muita coisa para ser revelada.

  26. Platini eu tenho plena certeza que ele era um rebelde, a bíblia diz que ele foi expulso para a vizinhança da terra, agora observe com a terra está. Religião gera polêmica.

  27. Platini partindo do principio que Deus é oniciente,onipresente e onipotente então concluimos que existe apenas uma fonte criadora que é Deus e sendo assim o mal não foi criado e sim surgiu pois tudo o que Deus fez provou e viu que era bom.Homem e mulher não tinham proibições e sim liberdades,podiam fazerem amor,usarem o que quisessem e governarem sobre tudo apenas não lhes eram permitido acesso a duas coisas CONHECIMENTO E A VIDA que eram simbolizadas em frutos de duas arvores e não uma como enfabulam,pois tendo o conhecimento discerneria sobre o que era bom e o que não era bom e provando a vida passaria a ter vida eterna e assim se igualaria a Deus.Ate mesmo o primeiro pecado é ensinado de forma errada pois homem e mulher não pecaram e sim transgrediram.O primeiro pecado foi a inveja que culminou em um segundo pecado o assassinato quando irmão invejou e matou irmão.Voltando atraz quando falei que o mal surgiu surgiu justamente apos a transgressão quando passamos a ter livre arbitrio ou seja liberdade e necessidades de desenvolvermos,armazenarmos e manufaturarmos para a nossa sobrevivencia.Ai se origina todo o mal com a inveja sendo o carro chefe e a ganancia os cavalos.Amigo quanto a sua busca por conhecimento é louvavel e te desejo sorte em acha-lo de for de procedencia idonea e não denominacional ou seja,tendenciosa.A filosofia que é combatida por Protestantes talvez porque a maioria dos padres Catolicos é formada em filosofia teve exemplo na figura de um filosofo que pregava a palavra e foi o grande formador de discipulos e criador de Igrejas,Paulo,quando afirma que devemos apreciarmos todo o conhecimento que se apresentar diante de nós e termos discernimento de retermos o que edifica.Nem na civilização Egipcia,Gregos,Romanos,Babilonios,Indianos e Chineses se encontra alusões a naves e seres extraterrestres mas em primitivas cavernas Andinas e em varias partes do mundo em escrituras rupestra existem desenhos e citações de naves e seres trajados de trajes espaciais.O prprio Ezequiel cita com detalhes o que chama de Querubim nada mais é do que uma nave de exploração com uma criatura na cupula comandando-a.Alguns livros chamados apócrifos erradamente pois apócrifo eram os manuscritos destinados a formação e especialização de sacerdotes ou seja aqueles escritos internos do templo não destinados aos cultos.Com a conquista de Israel por Alexandre em 336 antes de Cristo foram apreendidos os manuscritos e misturados e traduzidos por escribas Macedonios no idioma Coiné o grego vulgar ou popular como o Aramaico era o Hebraico vulgar ou popular.Essa foi a primeira tradução dos pergaminhos e ficou conhecida como Septuaginta e surgiu em Alexandria para gregos ali residentes.Paulo usava a Septuaginta e não a versão hebraica usada pelos apostolos…Bom vou parar por aqui pois ja sai do topico da materia e para não disvirtuar o debate da mesma.Tenha uma certesa PLATINI o Diabo ou Lucifer ou o nome que preferir somos nós mesmos quando nos comportamos como tal e tambem é a forma que encontramos de justificarmos nossas imperfeições,incapacidades,trangreções e crimes atribuindo a uma força sobrenaturam a autoria ou influencia para as mesmas.Dá a mulher do Diabo pra mim que vou expulsar essa danada e exorcisa-la na cama rsrs.Sai da nada sai sai sai sai danada e receba a sua bença agora.

  28. BERNARDO creia o Irã tem condições de fazer todas as futuras gerações Israelenses jamais os esquecerem……..TROODONTE Voce ainda acredita na adolescencia infinita do Peter Pan?Ele cresceu e mandou a espada todinha na fada Sininho e o pior foi que ela gostou rsrs rsrs Os Russos não vão se meter amiguinho eles ja estão la e os Chineses so olham quietinhos como sempre quietinhos olharam.Sabe meu caro se acostumaram a estagnarem economias e exercitos para se ajuntarem aos submissos conquistados com doutrinação imposta por terror psicologico para se encherem de coragem e massacrarem Cachorros mórtos e acostumaram-se a pensarem que sempre sera assim.Quando menos esperarem não apenas serão regionalmente derrotados mas serão varridos em seus proprios territorios por uma enchurrada de Nações que se cansou de ser manipulada,enganada e subjugada.É um fato historico,preparem-se terão o previlegio de contemplarem o final de uma hegemonia a queda de uma civilização dominadora.E toda a humanidade festejara por muito tempo.A historia reserva a mais avançada civilização dominante o mais curto periodo hegemonico de toda a historia da humanidade.

  29. Nobres colegas, Rússia e China têm que tomar cuidado para não copiarem o modelo zionista americano. A Rússia já tem forte influencia de cultura americana (MTV). O desequilíbrio entre ricos e pobres não é tão alto como no Brasil, mas não é baixo.

    Eu não sei como está a China em matéria de influencia cultural zionista, mas tem o problema de centenas de milhões de pobres. Se deixar a diferença de renda aumentar a China cai. Talvez esta seja a estratégia zionista para conter os BRICS.

    Promoção de degradçaõ cultural tambem é usada?
    Google tem problemas com pornografia infantil uma das razões porque teve que sair da China.

    http://english.cctv.com/program/cctvnews/20100323/103948.shtml

    http://forumonpublicpolicy.com/archivespring08/byars.pdf

    O Irã vai ter reformular a Religião em bases mais racionais. Fundamentalismo Islâmico pode provocar hostilidade. Até mesmo na Rusia e na China. Mais na China pois A Russia devido a natalidade caminha para se tornar um País islâmico.

    Eu acredito que no fundo zionistas estão usando fundamentalismo islâmico para provocar confusão, polarização de sociedades. Vide expansão da irmandade muçulmana no oriente médio e na europa. No Brasil já se faz propaganda de islamismo em escolas no sul e em favelas.

    O presidente do Irã pensa que o Madhi vai salvar o Islã na eventualidade de uma guerra.

    Zionismo e capitalismo selvagem parecem estar baseados na cultura piramidal dos antigos faraos. Privilegiados no topo e na base escravos.
    Se reparar todos as culturas baseadas no circulo foram exterminadas. Celtas, Indios etc. O cristianismo exterminou pagãos aos montes. O Islamismo devastou a India. A cruz tão adorada é um simbolo negativo. Significa cruzamento de energias polaridade.Prisão da consciencia humana na matéria atraves do jogo do bem e do mal. Se lembram da serpente que seduziu o ser humano atraves do conhecimento do bem e do mal? O circulo, elipse e o Arco são simbolos mais positivos. Se lembram da moça que esquartejaram nas ruas de Alexandria. Por ousar estudar circulos e elipses e promover a ciência.

    1maluquinho: O povo judeu foi sempre mal visto desde o inicio? Nunca entendi direito a diferença entre zionista e judeu.

  30. Só corrigindo uma coisa platini, é Sionismo e não Zionismo. Sionismos seria igual a irmandade muçulmana, são extremistas e fundamentalistas. Nem todo islâmico é extremista, existem muitos tão ou mais tolerantes que os Cristãos. O mesmo vale aos Judeus, alguns são fundamentalistas e extremistas(Sionistas) porém nem todos são, existem Judeus que são a favor do estado palestino, da mesma forma que não concordam com o que acontece na palestina, as invasões de colonos etc… Assim como nem todos os americanos são a favor dessa maquina militar desproporcional e acham desperdício de dinheiro, nem todos são a favor das intervenções constantes dos EUA em outros países, da mesma forma que tem americano que foi e é contra a guerra do Afeganistão.

  31. 1° Eu ainda não entendi oque é que os critãos ganham defendendo o povo Judeu ?
    2° Oil agora WTI Crude $99.69
    Brent Crude $111.25
    .
    Os judeus controlam o Sistema financeiro, ele vão ganhar muito se o Oil subir… vamos monitorar

Comentários não permitidos.