Departamento de Astronomia da USP adquire supercomputador de 1,3 milhão de reais

O Departamento de Astronomia da USP (Universidade de São Paulo) vai se equiparar às maiores instituições de pesquisas espaciais do mundo com a compra de um supercomputador capaz de realizar trilhões de cálculos por segundo. O investimento será de 1,3 milhão de reais e o equipamento deverá ser instalado em 2012.

O aparelho se chama cluster e, na verdade, é um enorme aglomerado de computadores menores. A tecnologia faz com que seus processadores trabalhem juntos. Com isso, os cientistas terão uma capacidade de processamento de dados muito maior do que se os computadores funcionassem em rede, mas de maneira independente, e com um custo bem inferior.

O potencial do processamento do cluster será de 20 trilhões de cálculos por segundo, ou 20 teraflops no jargão da tecnologia. Isso significa que será possível realizar cálculos astrofísicos muito complexos, como a simulação da movimentação de planetas, galáxias e de outros corpos celestes a milhões de anos-luz da Terra.

“Agora, não precisaremos mais usar computadores de parceiros e até poderemos auxiliar outras instituições científicas”, explica Alex Carciofi, professor de astrofísica e responsável pelo projeto. O cluster da USP será um dos mais potentes já utilizados por um instituto de astronomia no mundo.

O equipamento só estará completamente instalado no final do ano, mas já poderá ser usado antes disso, em princípio por 150 pesquisadores. O sistema será baseado em uma plataforma Blade Altix ICE 8400 com um processador AMD Opteron 6172, com 4,6 terabytes de memória.

Fonte: Veja

13 Comentários

  1. Se o valor estiver correto (1,3 milhão de reais) a USP vez um ótimo negócio,o valor foi barato se comparado a capacidade dessa máquina!

  2. xtreme, 20 terabytes não são 20 teraflops. 20 teraflops são 20 trilhões de cálculos por segundo, 20 terabytes é espaço para armazenamento, 20 teraflops é velocidade de processamento, são coisas bem diferentes. A noticia não diz quantos processadores serão, porém ela diz que cada um possui 4,6 terabytes de memoria, e creio eu que serão bem mais que 10.

  3. Vixi, isso que dá gritar antes do boi da o ungido, tem gente que comete essas gafe’s, falavam mau dos franceses, é agora estão apoiando, os Subnukes já não são mais promesas, são ações concretizadas, outro fato é o da FAB, a verdade é que depois do golpe de 64 o Brasil assinou um doc para ser total submisso aos Imperialistas yankes, FHC, SARNEY, COLLOR, MICHEL TEMER, NELSON JUBIM, ALUIZO MERCADANTE MINISTRO DA CIENCIA É TECNOLOGIA,sabem desse documento e esconde da população para não receber represálias, os mesmo principalmente o ministro da ciencia e tecnologia e o presidente assinar a lei do desenvolvimento é tecnologia plena sem restrições com total liberdade de pesquisa é desenvolvimento é areas sensiveis é sustentaveis esse pais seria potencia da noita para o dia, mais Vsª Senhoria se acovardou junto com a o Presidente para esse país ir para frente, assine logo esse doc como o Ernesto Geisel fez, rompeou com os EUA, começamos a progredir a fazer usinas de Urânio como Angra,etc… agora da era Sarney e FHC, viramos baratas submissas dos yankes onde aqui não é permitido fazer a bomba atomica é misseis de longo alcance depois da gafe do Collor esse pais não é mais o mesmo. entrecou tudo para os angentes da CIA, é mandou fecha a base secreta na serra do cachimbo, isso é uma vergonha agora era pra ser outra história Brasil potencia, agora vai vira lenda urbana.

  4. “como o Ernesto Geisel fez, rompeou com os EUA”… rsrsrsrsr… segundo os esquerdalhas os militares sempre foram capachos dos americanos… como se explica sua acertiva?… creio que vc chegou a mesma conclusão minha… nunca houve alinhamento automatico do regime com os EUA… houve sim, por motivos obvios, um ajuntamento temporario na luta contra a cubanização da AL… somente… os EUA desde sempre criaram dificuldades para o desenvolvimento tecnologico do Brasil… FATO… mas nem por isso deveriamos ter-nos alinhado com a URSS por simples capricho… essa teria sido a tese usada pela esquerda para nos subjulgar a “mãe russia”… devemos aos militares as grandes conquistas tecnologicas do pais… basta um pouco de bom censo e a verdade vem a tona… saudações…

Comentários não permitidos.