Mais um helicóptero militar EC725 chega ao Brasil

Helibras cumpre novas etapas do contrato com as Forças Armadas, com a chegada, também em dezembro, de partes do primeiro helicóptero a ser montado integralmente em Itajubá, MG.

Estrutura do novo hangar para produzir os helicópteros militares EC725 também já está pronta; fase é de fechamento e finalização das instalações

Mais uma unidade do EC725 – helicóptero militar que a Helibras vai produzir para as Forças Armadas brasileiras – chegou esta semana ao país. Produzido em Marignane, na França, veio de navio até o porto de Sepetiba, RJ.

Trata-se da quarta unidade dentre as 50 contratadas pela Marinha, Exército e Aeronáutica para entrega até 2020, com produção local e 50% de nacionalização.

As três primeiras, produzidas na França, foram entregues em dezembro de 2010. Este quarto helicóptero, produzido, testado e voado na França, será utilizado como plataforma de integração de sistemas e desenvolvimento das versões operacionais, de responsabilidade da Helibras.

Também já está no país o conjunto de partes e peças daquela que será a primeira unidade a inaugurar a linha de produção brasileira do modelo EC725, em Itajubá (MG), e a 17ª a ser entregue para as Forças Armadas.

Outras partes, componentes e sistemas para esta mesma aeronave serão produzidos por fornecedores brasileiros, e permitirão a adequação dos processos para o pleno funcionamento da linha de montagem da nova fábrica.

“Embora seja uma operação de alta complexidade, estamos cumprindo cada etapa do contrato com o Ministério da Defesa rigorosamente dentro dos prazos estabelecidos. Com isso, vamos avançando, a cada dia, com a transferência de tecnologia e no desenvolvimento de fornecedores e mão-de-obra brasileiros, tornando realidade o sonho de produzir uma aeronave de grande porte no Brasil”, afirma Eduardo Marson Ferreira, presidente da Helibras.

Ao mesmo tempo em que a estrutura necessária à produção dos EC725 com 50% de conteúdo nacional vai sendo implantada, a Helibras segue com o cronograma de entrega das demais unidades.

Em 2012 outros quatro helicópteros serão entregues para o Governo brasileiro, sendo um para cada uma das Forças e outro para uso da Presidência da República.

“Estes helicópteros continuam chegando já prontos para cumprirmos os prazos contratuais estabelecidos com as Forças Armadas. Além disso, a produção dessas unidades está sendo utilizada também para o treinamento “on the job training” de 96 técnicos e engenheiros brasileiros, que depois compartilharão o conhecimento adquirido com a equipe local para a produção dos helicópteros aqui no Brasil”, esclarece Marson.

“Com o helicóptero que acaba de chegar ao país avançamos na implantação e desenvolvimento dos conteúdos nacionais, que farão parte de todas as unidades a serem entregues a partir de 2014. Sempre, vale destacar, com o acompanhamento e treinamento por parte dos clientes militares, o que garante o domínio e o conhecimento das tecnologias utilizadas nas aeronaves pelo Governo brasileiro”, completa Eduardo Marson.

Construção da nova fábrica entra na reta final-Com mais de 200 operários trabalhando em dois turnos, já está concluída a construção das novas instalações para a fabricação dos helicópteros militares EC725, na cidade de Itajubá (MG), distribuídas por 12.700 m² da área principal e 14.400 m² de área de piso externo.

Foram 10 meses de obras e consumidas 175 toneladas de cimento, 1.000 toneladas de aço na fundação, superestrutura e estrutura metálica e 19.000 toneladas de concreto – levados por 1.142 viagens de caminhões.

Também foram servidas 50.000 refeições nos restaurantes da região para atender aos trabalhadores envolvidos com desta obra.

“Neste momento, estamos fechando as novas instalações e já iniciando a fase de acabamento. A expectativa é que em fevereiro a empreiteira nos entregue os prédios para que em março possamos iniciar as operações”, explica Carlos Moraes, gerente de infraestrutura da Helibras

Os demais prédios de apoio também estão em estágio avançado de construção. A instalação que vai acomodar os produtos inflamáveis está concluída e os prédios de TI e de pintura estarão concluídos ao longo do primeiro semestre de 2012.

O prédio do banco de testes, um dos principais para o início das operações do novo complexo também está pronto. E já foi homologado pela Eurocopter.

O banco de testes também entrará em operação em março de 2012 com o teste da caixa de transmissão principal dos primeiros equipamentos que irão ser fabricados no Brasil.

Outras obras auxiliares desenvolvidas, como ampliação da área de restaurante para abrigar os mais de 600 empregados da Helibras em 2012 também já estão concluídas. Elas já foram desenvolvidas prevendo a movimentação de mais de 1.000 pessoas por dia, que é o número estimado de trabalhadores até 2015.

“Estamos cumprindo integralmente o cronograma de obras para início da fabricação de mais um modelo de helicóptero em Itajubá. Isso está permitindo avançarmos, ao mesmo tempo, com os demais programas de capacitação tecnológica da Helibras, para que, até 2020, sejamos um dos pilares de produção da Eurocopter e capazes de conceber e projetar um helicóptero aqui no Brasil”, afirma Eduardo Marson Ferreira, presidente da empresa.

Perfil-A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros. A empresa é associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela EADS – European Aeronautic Defence and Space Company. Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras está em atividade no Brasil desde 1978 e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 560 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, está localizada na cidade de Itajubá (MG), onde são produzidos diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Desde sua fundação, a Helibras já entregou mais de 550 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo. Em 2010, a empresa teve um faturamento de R$ 395 milhões. [www.helibras.com.br].

Eurocopter e a EADS-Fundado em 1992, o grupo franco-alemão-espanhol Eurocopter é uma divisão do Grupo EADS e emprega aproximadamente 17.500 pessoas. Em 2010, a Eurocopter confirmou sua posição de líder como fabricante mundial de helicópteros no mercado civil e governamental com um volume de negócios de 4,8 bilhões de euros, encomendas de 346 novos helicópteros e uma quota de mercado de 49% nos setores civil e governamental. No geral, os helicópteros do Grupo são responsáveis por 33% da frota total mundial civil e governamental. A forte presença da Eurocopter no mundo inteiro é garantida por suas 30 filiais e participações nos cinco continentes, juntamente com uma densa rede de distribuidores, agentes certificados e centros de manutenção. Há atualmente 11.200 helicópteros Eurocopter em serviço e 2.900 clientes em 147 países. A Eurocopter oferece a maior gama de helicópteros civis e militares no mundo. O Grupo EADS é líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa e serviços relacionados. Em 2010, faturou € 45,8 bilhões e empregou cerca de 121 mil pessoas. Além da Eurocopter, o Grupo inclui a Airbus, a Airbus Military, a Astrium e a Cassidian. No Brasil, além da Helibras, a EADS está presente através da EADS Brasil, da EADS Secure Networks Brasil, da Spot Image Brasil, do escritório de representação da Airbus Military e da Equatorial Sistemas, da qual a Astrium é acionista.

Fonte: Revista Fator

10 Comentários

  1. Este negocio ja esta gerando tecnologia emprego e renda ao pais,em quanto o presidente lula em seu segundo mandato colocou o pé no acelerador dona Dilma esta com o pé no freio de pé e no de mão, QUANDO estes governantes vão aprender que para colher tem que plantar,e que infelizmente as melhores tecnologias vem da industria militar,e que ésta é a oportunidade de ouro deste pais se desenvolver.

  2. Esta sendo um bom negócio, quem sabe contra muitas expectativas o Rafale se tornará tamben um ótimo negócio.
    Coisa que admito, prefiro dos tres o Rafale, se quer tecnologia tem de pagar de qualquer geito!!

  3. Bom negocio, Bom Heli, Como ja disseram, Gera Empregos, Dinheiro, Tecnologia, Satisfação.
    .
    Mas Puta Que Pariu!
    .
    2020? Sinceramente, isso devia ser no maximo para 2014! Ou 2015. 5 Anos da certamente para produzir os 50! N’ao gostei Não!

  4. Os franceses tem cumprido todas as promessas quanto a TT não só referente aos helicópteros mas em todos os negócios feitos com o Brasil. Acredito sim que mesmo com o Rafale teríamos um grande salto tecnológico adquirido com eles mas realmente o que atrapalha e o grande custo para adquirir e mante-lo o que comprometeria sua operacionalidade JA que o orçamento das nossas FA ainda e bem magro.

  5. Concordo com a opinião do R22 e do Adriano, o Rafale tem mais para ser assimilado pela a Embraer, mas acredito que o SH no momento esta levando vantagem junto a Embraer, e infelizmente ela é que esta mandando no processo do FX2. Alias ela sempre deu a ultima palavra na área de aviação aqui no Brasil. Mas o melhor para o Brasil é o Rafale, é o EC 725, é o Scorpene, alguns duvidam mas a verdade é esta, os franceses vendem o que os americanos não negociam.

  6. A piada do seculo,presidente molusco pisou no acelerador,realmente o cephalopode pisou no acelerador e multiplicou por 10 seus bens e de suas crias,se este imbecil virar os cascos vai deixar muitas viuvas chifrudas em prantos,deixemos de ser bairristas,no ritmo qde goteira que esta nosso reaparelhamento,quando o ciclo se fechar os oponentes estarao desfilando de naves aeroespaciais e submarinos supersonicos,realmente com uma populaçao submissa procurando um messias salvador da patria,nao passaremos de coadjuvantes rico em materia primas e belas prostitutas !

  7. Continuo com o raciciocinio que deveriamos ir de Rafale e SU-35, o melhor dos dois mundos e a França já tem aproximação com a Rússia.

Comentários não permitidos.