IRã X EUA: Punhos à mostra

Pentágono ignora ameaças de Teerã e avisa que não interromperá manobras do Exército americano no Estreito de Ormuz. Analistas temem agravamento da tensão no Golfo Pérsico e creem que regime islâmico busca fortalecimento interno.

A guerra verbal entre Irã e Estados Unidos ganhou munição extra. Em mais uma exibição de força, o chefe do Exército iraniano ameaçou os norte-americanos de retaliação, caso o porta-aviões USS John C. Stennis retorne ao Golfo Pérsico. A embarcação — mantida há anos pelos EUA — atravessou o Estreito de Ormuz na segunda-feira, quando Teerã finalizou uma série de testes com mísseis de médio alcance. A réplica à ameaça veio logo em seguida. O Pentágono rejeitou qualquer possibilidade de tirar o porta-aviões da região. “Os deslocamentos militares do Exército americano vão continuar, como tem sido feito há décadas”, avisou o porta-voz George Little.

O discurso inflamado do general iraniano Ataolá Salehi seguiu-se ao polêmico exercício militar no Mar de Omã — o local recebe o escoamento de um terço da produção mundial de petróleo, parte dela originária do próprio Irã. “Aconselhamos o porta-aviões americano que atravessou o Estreito de Ormuz, e que se encontra no Mar de Omã, que não volte ao Golfo Pérsico”, disse Salehi. “A República Islâmica do Irã não tem a intenção de repetir sua advertência”, acrescentou. Funcionários de alto escalão de Teerã já haviam comentado o possível fechamento do estreito, como forma de impedir novas sanções ao comércio do petróleo iraniano. No último fim de semana, o presidente Barack Obama ampliou as restrições econômicas ao Banco Central do Irã, o que agravou a crise entre as duas nações.

Essas medidas são bastante pesadas, mesmo que atinjam apenas o sistema financeiro. O país não consegue nenhum outro investimento, não pode abrir cartas de crédito e não tem acesso a seguradoras”, aponta a analista iraniana Haleh Esfandiari, diretora do Programa para o Oriente Médio do Woodrow Wilson International Center for Scholars. E a situação pode piorar para Teerã. A França encabeça uma verdadeira investida para aprovar o endurecimento das sanções, no âmbito da União Europeia. “O Irã continua a desenvolver suas armas nucleares, não há dúvidas sobre isso”, justificou o ministro das Relações Exteriores da França, Alain Juppé, em entrevista a uma emissora de tevê de seu país. No mês passado, o presidente Nicolas Sarkozy chegou a pedir o congelamento de ativos do Banco Central do Irã e o embargo às exportações de petróleo.

A proposta está longe de ser um consenso na Europa. Grécia, Itália e Espanha — afundadas em uma grave crise financeira — são dependentes das exportações do Irã. Uma fonte diplomática ouvida pela agência France-Presse afirmou que o governo alemão não planeja ser tão rígido com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.

Além da França, apenas o Reino Unido estaria disposto a manter a firmeza em relação ao regime islâmico. Em novembro passado, após a invasão de manifestantes islâmicos à embaixada britânica em Teerã, Londres cortou laços com todos os bancos iranianos. Ainda assim, o premiê David Cameron é cauteloso. “A questão de um embargo sobre o petróleo e o gás será estudada e discutida pelos ministros das Relações Exteriores (da União Europeia)”, disse ele ontem. A reunião está marcada para 30 de janeiro.

Riscos
Enquanto as medidas não são definidas, o Irã deve aproveitar sua posição estratégica para causar turbulência na região. “Os iranianos podem perturbar o transporte civil no Estreito de Ormuz. Isso viola as convenções internacionais e poderia ser visto pelos EUA e por seus aliados como um ato de guerra”, afirma ao Correio Michael Connell, diretor do Programa de Estudos Iranianos no Centro de Análises Navais (CNA), uma ONG norte-americana. “Dependendo da natureza do conflito e como ele se desenrola, a tensão poderia se expandir para todo o Oriente Médio.”

Para Haleh Esfandiari, tanto as ameaças de ontem como os recentes testes de mísseis visam o fortalecimento interno de Ahmadinejad. “Todo esse barulho da Marinha e do governo tem a ver com a necessidade de eles mostrarem a sua força e impressionarem as pessoas, dentro do país”, opina. Em março, o Irã realizará eleições parlamentares. As pesquisas indicam que os conservadores devem ganhar mais cadeiras, impedindo qualquer reforma política ou social.

Fonte: Correioweb via Correiodesantamaria


Rússia e China declaram-se contra recrudescimento de sanções contra o Irã

A  Rússia e a China manifestam-se contra o endurecimento de sanções contra o Irã. Segundo divulgou a respeito o porta-voz da RPC, Hong Lei, a China opõe-se à situação em que qualquer país coloque as suas leis acima do Direito Internacional e introduza sanções em relação aos outros países. Foi assim que Hong Lei comentou hoje a decisão dos EUA de impedir acesso ao sistema financeiro norte-americano de companhias estrangeiras que mantenham contatos com o Banco Central do Irã.

A Rússia não deixa de repetir que a questão iraniana tem de ser resolvida por via diplomática e não por meio das sanções, que deixam de surtir o efeito desejado. Entretanto, o Ocidente acusa Teerã de projetar armas nucleares, enquanto os poderes iranianos têm refutado tais acusações.

Fonte: Voz da Rússia

42 Comentários

  1. Os EUA querem prejudicar todos os países que dependem do Irã,impedindo o acesso ao sistema financeiro norte-americano de companhias estrangeiras que mantenham contatos com o Banco Central do Irã.
    Isso é lamentável,para não dizer criminoso!

  2. Se nem o bloco europeu se entende internamente quem dirá Irã, EUA, Russia, China…
    É errado o Irã fechar uma parte de mar internacional.
    Os EUA logo terá mais uma guerra junto da Afeganitão, antes era: Iraq e Afeganistão, agora Irã e Afeganistão e depois vai ser Coréia e Afeganistão….

  3. Vai dormir numa gritaria destas. Até parece que EUA respeitam leis e tratados internacionais. A única lei que respeitam é essa: “Quem pode mais chora menos”. Que comparado com a lei da “Selva” tem o mesmo resultado. Temos de continuar com nossa diplomacia, mas nós brasileiros não podemos ficar dormindo. Nós aqui mesmo, participantes do blog, devemos nos empenhar por melhor educação de nosso povo (nossa maior riqueza), não esquecendo da nossa segurança (Defesa). O resto, na questão Irã x EUA, é ficar assistindo, pois o Brasil ja contriui, então EUA que arque com que esta semeando.

  4. Olhando a foto acima, das Super Lanchas, e fazendo uma analogia com o SuperTucano, não é uma má idéia. Se uma lancha tem capacidade de, digamos disparar dois mísseis, já é um feito e tanto. Custo benefício, quantidade e disperção total. Se tudo isto for bem coordenado, se não tiver falha de comando e comunicação, torna-se uma arma mortal e o principal, com custo bem reduzido, bota reduzido nisso. Imagina quantas superlanchas se faz com o valor de uma fragata? E o que é uma fragata numa guerra comparada com 100 Super-Lanchas na situação de DEFESA?

  5. China e Russia deveriam ter a sensatez de perceber que mais um player no mundo portando armas de destruição em massa é indesejável. Ficar em cima do muro, não é o melhor caminho.

  6. Ainda estou tentanto entender o que farão tais metralhadoras .50 contra a blindagem pesada dos navios americanos!.. Só se forem usados contra os navios mercantes, não?..
    E estão a usar lanchas rápidas, e lanchas voadoras também deve ser por causa das possíveis minas a serem instaladas no estreito!

  7. O vassalo francês se tornou arauto dos EUA.
    Por enquanto fica um cão rosnando para o outro e marcando território com urinadas em poste,só espero que não partam para as dentadas,porque aí vai dar merda.

  8. Aos americanófilos deslumbrados uma sugestão: Como vocês e suas famílias se sentiram se a marinha americana viesse com porta-aviões fazer manobras de ameaças nas águas Brasileiras ?? Ali em Santos, no Rio de Janeiro ou Recife???
    .
    Lembre-se que os EUA se localizam em outro continente..E o Irã não atacou ninguém, nem mesmo após interceptar e capturar um Drone estadunidense espião e mesmo após vários assassinatos de seus cientistas. ( Se você fosse um cientista nuclear brasileiro morto em atentado pela CIA/Mossad como você se sentiria? E seus filhos e família?? ).
    .
    O Irã será provocado ao extremo, até que caia na armadilha de atacar primeiro…Mas ao que parece os Persas não são tão burros, e estão usando esse tempo para terminar seus Nukes! Esse é o motivo do desespero e do pânico demostrado por Israel, seu escravo EUA e os capachos europeus.
    .
    Para terminar, e para deixar ainda mais claro: O IRÃ NÃO ATACOU NINGUÉM!!!! – Apenas não cobra JUROS e se recusa a reconhecer o Estado (artificial) de Israel. E..não tem medo de lutar. O resto é “mídia” e fantasia.

  9. Primeiro o irã deveria assumir logo seu programa nuclear e dizer: TODO MUNDO AO MEU LADO TEM BOMBA ATOMICA, POR ISSO, ESTAMOS SIM DESENVOLVENDO MEIOS PARA CRIAR UM ARTEFATO QUE GARANTA A NOSSA SEGURANÇA.
    .
    E segundo ponto, e daí que a europa(falam de europa, mas somente frança e inglaterra se manifestaram abertamente a favor das sansoes) não queira mais comprar o petroleo iraniano, só a china é capaz de consumir toda a sobra do petroleo iraniano, sem contar países africanos e sulamericanos.. Essa medida é um tiro no pé de países europeus, que estão afundados em uma crise inflacionaria, e tem o petroleo e gaz, como a força motriz de seu continente…
    NAO QUEREM COMPRAR O PETROLEO IRANIANO? azar de vocês… tem muito mais gente afin, e concerteza estes pagarão um petroleo muito mais barato.

  10. Como é bom ver os outros se pegando enquanto você apenas se deleita com o espetáculo ….. parece que estou no primário assistindo a briga dos outros … briga! briga! briga! kkk
    O triste é que assim como no primário todo lugar tem o seu valentão e quem tem a infelicidade de cruzar o seu caminho paga pelo atrevimento …. Se na escola é assim por que não no mundo??? Essa é a verdade nua e crua: Manda quem pode, obedece quem tem juízo … E o Brasil está onde nessa dicotomia??

  11. Depois do Iran e Síria a bola da vez é o Brasil, os neocolonialistas não aceitam que paises desenvolvam, pois precisam de dinheiro para bancar as orgias.

  12. NobruRJ ..

    face aos EUA fazerem manobras na costa brasileira… fica a retórica… quem deve ser mais patriota … políticos e militares ou o cidadão comum ???

    face ao Irã não ter atacado ninguem… ja deixou claro que prega a destruição de Israel.. e financia a décadas grupos terrorista…

  13. NobruRJ disse:
    05/01/2012 às 12:35
    Aos americanófilos deslumbrados uma sugestão: Como vocês e suas famílias se sentiram se a marinha americana viesse com porta-aviões fazer manobras de ameaças nas águas Brasileiras ?? Ali em Santos, no Rio de Janeiro ou Recife???
    .
    Lembre-se que os EUA se localizam em outro continente..E o Irã não atacou ninguém, nem mesmo após interceptar e capturar um Drone estadunidense espião e mesmo após vários assassinatos de seus cientistas. ( Se você fosse um cientista nuclear brasileiro morto em atentado pela CIA/Mossad como você se sentiria? E seus filhos e família?? ).
    .
    O Irã será provocado ao extremo, até que caia na armadilha de atacar primeiro…Mas ao que parece os Persas não são tão burros, e estão usando esse tempo para terminar seus Nukes! Esse é o motivo do desespero e do pânico demostrado por Israel, seu escravo EUA e os capachos europeus.
    .
    Para terminar, e para deixar ainda mais claro: O IRÃ NÃO ATACOU NINGUÉM!!!! – Apenas não cobra JUROS e se recusa a reconhecer o Estado (artificial) de Israel. E..não tem medo de lutar. O resto é “mídia” e fantasia.
    ————
    Agora pense que o que um inimigo do Brasil que ameaçou destruir o seu pais quer ter armas nucleares, e diga-me se não fazia de tudo para impedir isso, depende do ponto de vista.
    Sim e claro ninguém está a condenar os iranianos a lutar pelo seu país apenas há aqueles que não querem ver o Irão com a bomba nuclear e outros que querem ver.

  14. Os eua estão esperando o Irã jogar a bomba em israel e logo depois eles começam a guerra e fodem o pais todo até 2015.

    Esse mundo é estranho parece ter até controle populacional.

  15. xtreme… ele financia a décadas grupos terroristas??? vc tem a nota fiscal disso? ou algum equipamento iraniano sendo usado por terroristas? acho que não, vc deve ter visto uma afirmação dessa em algum lugar repetidas vezes até que vc acabou aceitando isso como verdade, da mesma forma que falavam que o iraque tinha armas nucleares lembra?
    .
    Pura falácia midiática pra colocar o irã como o capeta na terra… agora tudo é terrorista. Terrorista pra cá, terrorista pra lá e assim o mundo caminha….
    Infelizmente até hoje a mídia aberta não deu espaço suficiente para o irã e síria se declarar… gravaram uma entrevista muito acalourada do ahmadinejad que burramente soltou uma frase “limpar israel e sua influencia do mapa” E PRONTO… Se armou o circo….
    Essa historia ressoou e ressoou até que pareceu que ele todo dia vai á imprensa ameaçar israel e EUA… Enquanto isso, israel e eua não fizeram nada né…
    Até o gaddafi que até entao era amigo do ocidente, em especial de ingleses, passou a ser um terrorista(claro, se tornou realmente a partir do momento que jogou bombas em seu proprio povo)… mas ele foi incitado a isso…. kkkk
    .
    Chega.. cansei de papagaios que só sabem repetir as coisas que veem, sem saber de onde veio e porque motivo veio… basta alguém falar: armas nucleares, terroristas e o nome de um País…
    Repita isso várias vezes que você ganha a opinião pública e a autorga da ONU

  16. NobruRJ…estariam mais deslunbrado ainda se o Brasil fosse uma ditadura religiosa, Islamica ou cristiana, e os EUA viessen fazer manobras na costa brasileira. Ou voce acha que o que existe ali no Ira nao e coisa medieval e um aborto de pais no mundo “quase’decente. Voce nao deve achar o USA decente, e sua opiniao, mas ja que acha o Brasil decente,e sua politica de bonzinho, como pode pensar que um pais como Ira merece o apoio seu.

    Eu te garanto que se o Brasil sofresse uma ditadura religiosa e usasse a Lei de Sharia, minha familia estaria feliz se os EUA entrasse la e matava todos os fanaticos terroristas religiosos brasileiros…mas nao e o caso e nao vai haver manobra alguma na costa brasileira..durma tranquilo que o bicho papao nao vai fazer festa no seu quintal.

    No seu entender o mundo deveria seguir suas propias penurias; ditadores exterminando, torturas por todos os lados etc etc. Quem seria o sheriff da cidade. Toda cidade, estado, nacao e mundo precisa de um sheriff, porque ser humano e viciado em matar…A Russia ou a China seria melhor?? DUVIDO>>>

  17. “A Rússia e a China manifestam-se contra o endurecimento de sanções contra o Irã.”…esses dois macacos nao tem forca alguma e ficam ai a dar opinioes. Quem faz ameaca de parar o comercio mundial de petroleo nao e os EUA. Olhe no mapa e varios paises vao sofrer com o fechamanto de Ormuz..incluse o gerente dos Muros; Brasil.

  18. Engraçado como o xtreme vestiu a carapuça logo depois do comentário do NobruRJ : “Aos americanófilos deslumbrados”.
    kkkkkkkkk
    A verdade é : O único país que usou bomba atômica contra outro país, é justamente o que prega o desarmamento de outros paises ou o não desenvolvimento dessas armas pelos mesmos. E esse é apenas um dos grandes motivos que levam os EUA a querer atacar o Irã…o outro não precisa nem dizer que é o Petróleo…Iraque..Líbia…talvez Irã…Síria…e por aí vai.

  19. Xtreme, NUNCA foi dito pela diplomacia iraniana, que Israel deveria ser destruído. Mais uma vez eu vejo você vindo neste espaço espalhar essa mentira, sobre a tal frase de Ahmadinejad dizendo que “Israel vai ser varrida do mapa”. Quando na verdade era varrer o governo SIONISTA do mapa.

    Mas quem vai reclamar de uma tradução em Farsi não é?

    Ameaças por ameaças, Israel sim, falou com todas as letras que pretende destruir o Irã e os EUA colocaram sobre a mesa a opção nuclear, contra um país não nuclear. Fora que quem treinou os talebans? CIA!

    Guarde suas falácias para si…

  20. WAR PLAN RED, refere se a preparacao militar que os Estados Unidos realizou visando um ataque militar a Inglaterra e seu Imperio Britanico. Google Mail Online, WAR on the RED EMPIRE. How America planned for an atack on Britain in 1930 with bombing raids and chemical weapons. Google Hoover-Era American Plan for War Against Britain and Canada Uncovered, pelo jornal Institute for Historical Review.PDF Denying a “Golden Oportunity for some German Lawrence of Arabia” tese de John Casey Doss;google, L.Wolfe: FDR’s Battle Against Churchil and the British Empire. Ler Colonel Elliot, AS HE SAW IT. O autor um coronel do exercito norter americano era filho do presidente Franklin Delano Roosevelt. De acordo com Arthur Schelesinger, um historiador norte americano, Roosevelt via Gran Bretanha com seu imperio, o adversario dos Estados Unidos bem mais perigoso para os EUA que a Uniao Sovietica. Se mesmo Inglaterra ja esteve na lista dos EUA como potencial inimigo a ser destruido, o que dirsa do resto. Sim Ira vai ser atacado em breve. E o Brasil com seu potencial em petroleo agora descoberto, que se cuide.

  21. NobruRJ, se eu fosse um cientista nuclear morto em atentado como poderia me sentir??? MORTO e claro! (rrsss)
    Mas ninguém quer que uma guerra aconteça. Uma guerra entre Iran e EUA envolveria todo o Oriente Médio e desestabilizaria economicamente a maior parte do mundo. Inclusive o Brasil. Isso fora as milhões de vitimas de uma guerra de grandes proporções. Parece difícil mas espero que tudo se resolva diplomaticamente.

  22. xtreme disse:
    05/01/2012 às 13:40
    ———————————-
    1) R: Acredito que os 3 devam ser, pois todos são cidadãos.
    .
    2) R: Essa declaração não é verdadeira! Foi totalmente deturpada pela mídia Ocidental, (ridiculamente deturpada)terminou virando piada. Se eu tentar listar os grupos “revolucionários” e “golpistas” financiados por EUA e Israel não vai caber no site…
    ———————————————————
    Essa provocação de guerra É UM ABSURDO indefensável. Estou sim a favor dos persas, pois sei que um dia(não muito distante) seremos nós o alvo…

  23. Aguardo tranquilamente a subida do John C. Stennis no Golfo Pérsico.

    Lá vai o anão persa ter que engolir um sapo.

  24. Asneiras a parte,a turma alarmada vermelha se esquece deque para ter acesso a nosso territorio basta chegar uma graninha na esquerda viciadaemdindimpublico e ta tudo resolvido,sem disparar um traque se quer, e tem mais ,nao houve PENETRAÇAO na area maritima do Ira e,finalizando ,isto nao vai dar em nada,ter o Ira como o inimigo da hora ajuda tio san vender armas para os sunitas ,quer um motivo melhor para faturar encima dos arabes ? O ressto e´reSSto.

  25. NobruRJ disse:
    06/01/2012 às 22:16
    xtreme disse:
    05/01/2012 às 13:40
    ———————————-
    “1) ………
    2) R: Essa declaração não é verdadeira! Foi totalmente deturpada pela mídia Ocidental, (ridiculamente deturpada)terminou virando piada. Se eu tentar listar os grupos “revolucionários” e “golpistas” financiados por EUA e Israel não vai caber no site…”
    .
    Não bastasse ter transformado a coluna de comentários em uma verdadeira madraçal de extremismo, agora apelam de vez. Quem deturpou alguma coisa não foi a mídia mas sim os patéticos admiradores de Adolfinejad instalados imprensa dita “alternativa e progressista”(na verdade, marrom)e nos cursos de antropologia das universidades que resolveram tentar impingir um “não foi bem assim, ele foi mal interpretado” ante ao absurdo da declaração. Tanto é verdade que o celerado pregou a destruição de Israel que em uma de suas colunas na revista Carta Capital o ex-chanceler e hoje ministro da defesa, o Sr. Megalonanico, afirma que “havia um certo grau de confiança na relação entre Brasília e Teerã, grau de confiança que não impediu que o presidente Lula tenha demonstrado ao presidente iraniano o absurdo de suas declarações que negavam a existência do Holocausto ou que propugnavam pela eliminação do Estado de Israel.”
    .
    http://www.cartacapital.com.br/politica/consequencias-de-um-voto/
    .
    No mais é a velha hipocrisia de sempre. Tentam legitimar Hamas e Hezbollah pelo fato de tais grupos serem de “resistência”. Mas felizmente essa alcunha já perdeu consistência faz tempo, apenas os mal-intencionados e os incautos a sustentam.

  26. quanto mais tempo eles os gringos estiverem intretidos no mundoarabe mais tempo para as forças armadas se reestruturarem com tantas guerras nem mesmo dez estados sionistas como israel mantem os estados unidos o brasil seleiro do mundo cada vez mais alinhado com a america latina e com os brincs o mundo na verdade esta isolando os americanos tudo tem seu tempo e o tempo deles já esta em declinio só nao declina mais rapido porque no mundo inteiro ainda tem puxa saco que gosta de lamber botas de anglo saxiao

  27. nelore disse:
    05/01/2012 às 18:35
    ———————–
    nelore, acredito que você não seja mais uma criança para usar esses fracos argumentos “românticos”. Nem eu nem você somos iranianos, não temos que nos intrometer na vida dos que vivem lá! O mundo não precisa de “tutores”, você provavelmente vive nos EUA, e por isso acha que o mundo deve dizer Amem a tudo o que eles querem…ok, visão sua. Só sua…Se é pelo simples ato nobre de ajudar os povos sofridos; porque não investir 50% do orçamento militar dos EUA na África??? E acabar para sempre com a miséria naquele Continente??? Por favor; assim não dá…
    .
    É difícil acreditar no que você escreve com tanta certeza: “mas nao e o caso e nao vai haver manobra alguma na costa brasileira..durma tranquilo que o bicho papao nao vai fazer festa no seu quintal.” – Se puder nos indique a loja onde comprou sua “Bola de Cristal”, ou essa certeza é apenas FÉ nos santos estadunidenses? Não tenho ódio aos estadunidenses. Não sou “comunista, vermelhuxo, etc”..rsrsrs. O que acontece é que como não sou um capacho, não fico lambendo os pés deles. Vivendo em uma ilusão infantil de que os EUA são os portadores da vontade de Deus na terra e devemos todos dizer sempre SIM a tudo o que eles propõem! Segundo sua visão de mundo –> Devemos aceitar e apoiar tudo o que os EUA querem, pois eles são o caminho para o Céu, e o único destino da humanidade! Quem for contra isso é inimigo, errado, e deve ser invadido para ser “libertado” das trevas…
    —————————
    David Queiroz disse:
    05/01/2012 às 22:21
    NobruRJ, O estreito de Ormuz são águas internacionais!
    .
    David, se um país inimigo que nos(Brasil) ameaça de ataque e invasão a anos com embargos, estacionar uma frota completa com Porta-aviões e armas nucleares a menos de 50 milhas da costa brasileira …Para você seria uma simples coincidência, eles estão apenas passeando, né?

  28. EEUU pretende crear discrepancia religiosa en la región
    .
    Durante la sesión abierta de la Asamblea Consultiva Islámica de Irán (Mayles), Lariyani en alusión a las amenazas permanentes de los EE.UU. y algunos países europeos en imponer sanciones contra Irán ha agregado: “Tras la expulsión bochornosa de los Estados Unidos del territorio iraquí, la derrota permanente de los dictadores apoyados por EE.UU. en la región y la crisis económica que afecta a esta nación, obligando a las autoridades disminuir el presupuesto destinado a la defensa, era necesario el diseño de un enemigo ficticio y la motivación artificial con el fin de desviar la opinión dentro y fuera de nuestro país”

    .
    Enquanto isso na Turquia se diz que a relação atual entre os dois países é a melhore em 400 anos, os EUA não são mais os mesmos mesmo, perdidos e cegos, atiram para todos os lados mas não acertam ninguém!

  29. Toda x q um NAE passa por ormuz , me lembra a entrada da canhoeira wilmington q desobedecendo as negativas da autoridades BRASILeiras foi até Lima-Peru , violando a n soberania, o nome do Cmd:chapman todd( informação retirada do Livro do Gen. Meira Mattos-Uma Geopolitia Pan- amazônica,pag.53 );imaginem a n impotência , o msm deve ocorrer c o Persas…Trágico.

  30. Nelore

    Parece que tu vives a mais de 30 anos no EUA e nunca mais pisou por aqui.

    Os EUA não têm legitimidade nenhuma para decidir pelo mundo…

    E ainda depende fortemente do crédito chinês para “pagar uma de king kong mata macaquinhos”

    O conselho de segurança tem que ser reformado… Inglaterra, França não têm mais a preponderância que tinham… Nem mesmo os EUA (economicamente falando).

  31. Nelore

    Porque os Cowboys não derrubam os Sauditas???

    Eles são mais medievais do que o Iranianos!!!

    Lá mulher não vota (há parece que esse ano eles deixaram… kkkk), nem pode conduzir veículo (Uma mulher foi condenada a 10 chibatadas por isso)…

    São medievais, mas não dá o direito de nenhuma nação externa interferir em assuntos dos outros…

    Há não ser que a ONU fosse “realmente” representativa!!!

    Tribunal Internacional de verdade (os EUA são contra)

Comentários não permitidos.