Deu no Voo Tático: A USAF vai de Super Tucano!

A-29 Super Tucano

Não é o foco do site, mas a notícia merece todo o destaque. Acabei de receber o release da Embraer:

SUPER TUCANO VENCE CONTRATO DE DEFESA NOS EUA

Embraer Defesa e Segurança e Sierra Nevada Corporation fornecerão aeronave para o programa LAS da Força Aérea dos Estados Unidos

São Paulo – SP, Brasil, 30 de dezembro de 2011 – A Força Aérea dos Estados Unidos anunciou hoje que selecionou o avião de combate Super Tucano, fabricado pela Embraer Defesa e Segurança, para o programa LAS (Light Air Support), ou Apoio Aéreo Leve. A aeronave, que será fornecida por meio de parceria com a Sierra Nevada Corporation, será utilizada para treinamento avançado em vôo, reconhecimento e operações de apoio aéreo.

“Estamos honrados com a oportunidade de oferecer ao governo norte-americano o melhor produto para a missão LAS, nesta parceria liderada pela Sierra Nevada Corporation”, disse Luiz Carlos Aguiar, CEO da Embraer Defesa e Segurança. “Nosso compromisso é avançar com nossa estratégia de investimentos nos Estados Unidos e entregar o Super Tucano no prazo e conforme o orçamento contratados.”

Como especificado pela Força Aérea dos Estados Unidos, trata-se de um contrato no valor de USD355 milhões para o fornecimento de vinte aeronaves, assim como apoio terrestre para treinamento de pilotos, manutenção e outros serviços requeridos.

“Nós nos sentimos honrados por esta decisão e pela oportunidade de servir nosso país,” disse Taco Gilbert, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) da SNC. “Nós acreditamos nos objetivos da missão Apoio Aéreo Leve e temos orgulho de poder apoiar os Estados Unidos em suas iniciativas de construção de parcerias no Afeganistão e em outros países no mundo. Os soldados americanos, os trabalhadores americanos e todos nossos aliados ganham com esta decisão.”


Sobre o Programa LAS

A missão LAS exige uma solução já desenvolvida que ofereça versatilidade, capacidade e resistência operacionais necessárias em um ambiente de contra-insurgência, a um custo significativamente menor do que o dos jatos de caça. A aeronave deve oferecer ferramentas de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR); ter capacidade para uma grande variedade de munições (incluindo armas guiadas de precisão); e operar em terrenos com infraestrutura precária e em condições rigorosas.


Sobre o Super Tucano

O Super Tucano foi projetado especificamente para missões de contra-insurgência e atualmente é empregado por seis forças aéreas e possui encomendas de outras. A aeronave demonstrou ser extremamente capacitada para as missões LAS e ajudou o governo colombiano a combater as forças revolucionárias daquele país (FARC), além de iniciativas contra atividades ilegais em outros países. As mais de 150 aeronaves em operação no mundo acumularam 130 mil horas de vôo, incluindo mais de 18 mil horas de combate sem nenhuma perda.


Sobre a Sierra Nevada Corporation

A SNC () é uma das companhias privadas dos Estados Unidos que cresce mais rapidamente, com base em sua reputação em desenvolver soluções tecnológicas ágeis, inovadoras e rápidas nos segmentos de eletrônica, aeroespacial, de aviônicos, espacial, propulsão, micro-satélites, aeronaves, sistemas de comunicação e energia solar. Sob a atual administração desde 1981, as sete áreas de negócios da SNC empregam mais de 2.100 pessoas em 27 localidades em 15 Estados norte-americanos – todos dedicados a fornecer soluções modernas para a dinâmica base de clientes da empresa. A SNC é o maior prestador de serviços para o governo dos Estados Unidos cuja proprietária é uma mulher.

Ao longo de aproximadamente 50 anos de história, a SNC manteve o foco em fornecer aos clientes o que há de melhor em tecnologia para atender às suas necessidades, obtendo um expressivo e comprovado histórico de sucesso. A empresa continua apoiando o seu crescimento no setor comercial, por meio de avanços internos e aquisições, incluindo participação nos mercados emergentes de energia renovável, telemedicina, nanotecnologia, cibernética e centros de operações de redes. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail generalinfo@sncorp.com ou pelo telefone +1 (775) 331-0222.

Foto: A-29 Super Tucano (Foto: Embraer)


Fonte: Voo Tático

47 Comentários

  1. F-18 fabricados em sp e os misseis ? vamos ter uma fabrica deles tbm ou vamos ter fazer encomendas do Tio san. Se o Governo conseguio um acordo tucanos lá e f-18 k , + não taxa mais nosso metanol . Acho que vai da isso msm . Eu particulamente gosto do f-18 , o problema é se vamos ter acesso inrrestrito a areonave.

  2. Olha os 120 F/A 18E/F Super Hornets chegando na FAB !

    Lembrando que ha pouco tempo a USAF fechou um contrato de 126 F/A 18E/F Super Hornets por 5 Bilhões de Dólares !

    O valor é inferior ao valor anunciado do FX2 que por 6 , ou 8 Bilhões de dólares seriam comprados apenas 36 caças !

  3. MAGNO li uma vez que seria cerca de 150 tucanos, o melhor de tudo é se realmente fecharmos esse contrato, compramos os su-35 só pra tirar …….

  4. GALERINHA NÃO VIAGEM…Nós não forneceremos como a materia afirma.Na verdade a EMBRAER esta dando a conseção que o ST seja construido nos EUA e da forma como eles quiserem e nem se chamara Super Tucano e sim SUPER T.Sera um avião com o desing da EMBRAER mas todo com tecnologia Americana ate o parafuso sera Americano.E mais esse SUPER T nem nós o teremos e não o operaremos.So venceram porque abriram as pernas e cederam tudo para eles.Eles não nos abrem as pernas e não nos cedem nada e sim querem nos empurrarem F18 carecas,banguelas e condicionados e tem um monte de TRAIRAS aqui que acha isso maravilhoso.

  5. Bem, a Embraer e o Brasil está de parabéns. Entrar no quintal do vizinho e mostrar um belo produto e pelos vistos muito acima do concorrente é para todos estarem orgulhosos. Isto de entrar no mercado gringo, irá projetar ainda mais o ST no mercado mundial. Os EUA renderam-se ao super tucano e as reacções desta noticia têm sido na generalidade positivo, claro onde há perdedores á choradeira.

  6. Ademar, as vendas dos produtos americanos para suas FAs são mais baratas porque não involve repasses de tecnologia e nesse caso fica ainda mais barato porque não necessidade de treinamento e estrutura de manutenção. São só novas unidades. Por isso a diferença de preço, a gente não tá comprando só o avião.

  7. Gostaria muito de ter certeza de que essa compra não é parte de algum acordo de bastidores, tipo compramos o seu vocesêcompram o nosso. Que a qualidade do produto tenha sido o balizador do negócio. Não gostaria de ver meu país mais uma vez atrelado a alguma negociação de bastidores para beneficiar uma empresa que já não é publica e que não tem nenhum compromisso, como já demonstrou, com as prerrogativas governamentais. Para mim devia ser cada macaco no seu galho.

  8. Serão vendidas no total cerca de 100 unidades, algumas delas serão doadas ao Afeganistão pelo governo Americano, e outras integrarão a Força Aérea dos EUA.

  9. Parabéns p a EMBRAER ,+ uma consideração: Na verdade o St e um avião ianks produzido fora da tarra do tio sam..motor ianks, aviônicos ianks, …só falta cantar o deus salve à américa…
    Espero estar mt errado.Sds.

  10. Parabéns à Embraer.

    Mesmo sendo produzido nos EUA, vão entrar dólares e prestígio.

    Agora, porque será que britânicos e americanos decidiram fazer a sua versão??

  11. Ea Sierra Nevada, sem dúvida um importante contrato que sela de vez o reconhecimento e capacidade.
    Este certamente abrirá inúmeras portas e trará grandes benefícios para ambos.
    Porém fica a minha ressalva, só espero que este contrato seja executado na história recente das últimas 2 décadas a EMBRAER já havia vencido duas importantes concorrências nos EUA, o JPATS para o treinador básico e o ACS (Aerial Common Sensor – Sensor Aéreo Comum), ambas vencidos pela embraer e que por diferentes fatores foram revertidos e cancelados.
    Portanto, a vitória é apenas mais um marco, espero que se concretize, o que como disse será vantajoso para ambos.
    SDs
    E.M.Pinto

  12. Parabéns a Embraer,mas como o maluquinho salientou ele será produzido por americanos em solo americano e com peças americanas.Não irá gerar um único emprego em solo pátrio,e por favor que não me venham o super marimbondo,que virá chipado como os F-16 paquistaneses.
    Não tenho dúvida que a versão EUA do Super Tucano será melhor que a nacional e acho provável que a versão deles será exportada em detrimento da nossa,gerando assim mais empregos e renda lá.Business is Business

  13. Se liga, todos os aviões que a embraer fabrica, da onde é que tu acha que vem as turbinas, sistemas eletrônicos, radio, radar, sistema de mira e sensores, assento ejetor. Acertou se disse dos EUA.
    A isso inclua o T-27, ALX-29, EMB-135, 145, EMB-170.190, Legacy, Phenon 100, 300. Ou seja se tirar as pecinhas americanas dos aviões da Embraer, sobra a carcaça o resto é americano.

  14. O melhor produto neste quesito é o da EMBRAER mesmo, por isto é o escolhido pelos militares estadunidenses… O grande medo dos lobys é esse avião se mostrar como é: muito eficiente e por em risco até o grosso do investimento em drones e ARPs aéreos, ou VANTs como eles chamam.
    Se os ST já estive-se em operação com certeza não iria ter o erro idiota que marcaram contra o Pakistão.

  15. VENCEU é é extremamente importante para a embraér e para ar o nosso pais,o etanol tamnbem cenceu,é uma nova éra se abrindo os EUA estão disendo estamos fasendo nossa parte e agora! tem algus aqui que falam cada bobagen,o super tucano sera o super tucano e nada sera mudado do projeto apenas acresentado alumas tecnologias a mais,e suporte para as armas americanas que eles desvejam utilizar,se fosse tudo americano não precisava a embraér ai eles mesmos contruiam e pronto,e tem mais o super hornet f-18 é um exelente caça bombardeiro que esta sendo utilizado pelos americanos como um braço direito da marinha americana e um grande superte a aéronautica como um dos principais vetores americano,fala bobagem quem diz que é ultrapassado,o unico poblema é se caso o a fab venha a adquirir venha completo e com transferencia irestrita de tecnologia,a proposta rafale tem este diferencial e por poder se aplicar a varias mições sem ter que pousar.

  16. E.M.Pinto, penso que a necessidade deste tipo de aeronave é demasiado importante para ser ignorada pelos gringos, eles precisam urgentemente deste ST nos teatros onde estão a combater, os custos serão muito mais baixos e poderão continuar executar o mesmo tipo de operações. Daí imaginar que um retrocesso será quase nulo, espero eu. É mais que sabido que os EUA querem aproximar-se ao Brasil, aí está uma grande oportunidade. Também é verdade que só ficarei completemente convencido quando ver a estrutura para a linha de montagem estar a ser construída, até aí cruzar dedos. Claro que a tua ressalva tem muita razão de ser.
    O 1maluquinho refere que tudo será feito lá, mesmo que seja assim e dizes muito bem muitas portas se irão abrir, ganhará ambas as partes e quando se dá concessão tem sempre contrapartidas.
    Agora acho que dá mais uns pontinhos que no futuro mais próxima a aeronave para a FAB poderá ser de origem americana para o desgosto de alguns. Lembro ter lido que alguns colocavam as mãos no fogo como a Embraer nao ganhava essa e mais ridiculo ainda que preferiam que nao houvesse negócio, só por os americanos a fazê-lo.
    Poderá ser cedo para festa mas mesmo assim parabéns Embraer, porque se alguém esta feliz é quem trabalha e chefia esta grande empresa, eles mais que ninguém percebem o significado deste acordo e nao pessoas que só escrevem por ideologia.

  17. So quero ver quem comprara o nosso ST…SE ACHAM QUE ESSA CONSEÇÃO FAZ PARTE DE UM ACORDO GRANDE QUE ENVOLVA F18 E NÓS CAIRMOS NESSA SERA A MAIOR IDIOTICE QUE POSSAMOS FAZERMOS.Nós simplesmente estamos dando nosso produto integralmente para eles fazerem um infinitamente melhor e o Brasil não ganha nada com isso so quem ganha são os executivos da EMBRAER enchendo os bolsos de dinheiro.Adiquirir mesmo que em carater de acordo vantajoso o F18 CARECA BANGUELA E CONDICIONADO e vivermos por uns 50 anos revitalizando-o É SER BEM VIRA-LATA e abandonar-mos de vez A AUTOSUFICIENCIA E INDEPENDENCIA TECNOLOGICA…………BRASIL S.A. ONDE TUDO É EM BENEFICIO DA MAFIA OCULTA.Dizermos que nossos guerreiros estariam contentes é mentira mas se alegrariam PORQUE NÃO DISPÕEM DE NADA MAS FELIZES NÃO ESTARIAM.As nossas Forças Armadas não apenas precisam terem armamentos novos mas acima de tudo acesso a tecnologias e sensiveis.São eles nesse pais quem mais desenvolvem estudos,pesquisas e projetos na area de defesa pensando no coletivo que é a nação e ainda previlegiam a iniciativa privada.O QUE A INICIATIVA PRIVADA PREVILEGIA AS FORÇAS ARMADAS E AO BRASIL?Nada e quando perdem ainda pagamos as contas deles.

  18. O que devemos fazermos é o que esta sendo feito avançando a MB e EB e deixando no salmora a FAB ate que seus Brigadeiros sirvam ao Brasil e não a USAF…Vão é remendarem F5 ainda por muito tempo.

  19. Vinte??? 20 ???? aviões????
    Se não tiver alguma outra vantagem para o Brasil, vender 20 aviões não me parece grande coisa.
    Mas…

  20. EU TINHA DITO E POUCOS FORAM COMIGO…AHAHAHAHHAHAHAHAH

    Os USA querem sempre o melhor…

    Não interessa… o resto….

    Parabéns EMBRAER…

  21. É PELO GEITO VAI SER O F.18…MAS PRECISO PUBLICAR UMA COISA,O BRASIL CRIOU O SUPER TUCANO,UM CAÇA LEVE,MODERNO,QUE DECOLA TANTO EM ESTRADAS DE QUANTO EM ASFALTOS,OS EUA NÃO TEM ESSA TECNOLOGIA TANTO QUE COMPRARAM DO BRASIL,SE ELES QUEREM O SUPER TUCANO PARA SUAS BATALHAS É PORQUE ELE É BOM.ENTÃO NO LUGAR DO BRASIL FICAR MENDIGANDO TRASFERENCIA DE TECNOLOGIA DE UM CAÇA,PORQUE O BRASIL NÃO CRIA UM CAÇA SUPER SONICO,PODEROSO,BOMBARDEIO?ELGUEM ME RESPONDA.

  22. Malukinho levantou o assunto e o novo brasuk completou o raciocínio…
    A embraer está de parabens… ela vai ganhar muito com isso… e o brasil?
    bom.. aí eu já não sei… pelo menos a nossa auto-estima ta lá encima né, oque dirá os executivos da embraer… mas saibam, americano é um povo muito inteligente, “não dão ponto sem nó”.. espero estar enganado

  23. Que lindinho né e que bunitinhu vermos 200 trocentos SUPER Ts com as melhores tecnologias enfumaçando os céus do mundo e a nossa Força Aerea não operara nenhum e nenhum emprego sera gerado no Brasil e nem um misero arrebite sera confeccionado aqui.Então tolinos estamos mesmo a comemorarmos o que heim rsrs rsrs E mais os ST feitos aqui ninguem mais se interessara por eles so os mórtos de fome e se Washington permitir mas os Super Ts este sim todos irão querer.E mais uma vez,O QUE O BRASIL GANHOU COM ISSO???Ainda esta dificil voces entenderem?E se vierem F18 carecas,banguelas e condicionados ainda terão aqueles que se estasiarão rsrs rsrs E A AUTOSUFICIENCIA E INDEPENDENCIA TECNOLOGICA???Na cabecinha de alguns aficcionados e de intrasigentes xenófobos nossas forças armadas apenas necessitam de meios novos não é mesmo???Nossas Forças Armadas necessitam muito mais do que apenas vetores novos e sim de tecnologias e sensiveis para desenvolverem e criarem encima disso.São elas que desenvolvem e criam e ainda priorizam a iniciativa privada desta nação e mais uma vez lhes pergunto E O QUE ELAS GANHAM COM ISSO???NADA.Elas apenas depois esperam e dependem da colaboração de politicos para que se comprem para elas aquilo que elas ajudaram a criar e que paguem serviços daquilo que elas ajudaram acriarem.E mais outra vez lhes pergunto E O QUE O BRASIL GANHA COM ISSO???MAIS UMA VEZ NADA.O contribuinte Brasileiro não so paga as contas desta nação MAS TAMBEM BANCA O CUSTEIO DAS INICIATIVAS PARA O SETOR PRIVADO e mais uma vez E O QUE O BRASIL GANHA COM ISSO?????……….BRASIL S.A….The End.

  24. Os super tucanos que vai vender pros EUA vão usar aviônicos da Elbit e sua designação nos EUA foi de A29B, é 2 assentos e terá capacidade de controlar UAVs, é de se esperar que instalem câmeras no avião também, e o armamento também vai ser americano. E eles não podem vender o avião, podem revender aqueles que comprar, porém não podem produzir e vender por conta própria. Aproposito, a antiga Black Water agora Academi comprou um Super Tucano e estuda comprar mais.

  25. Vejam só , como as coisas são nos E.U.A .
    Lá , quando o governo resolve adquirir um produto esterno , ele obriga a empresa vencedora a adicionar uma empresa de CAPITAL 100% NACIONAL no projeto .
    E ainda por cima, essa empresa de capital nacional , e a empresa contratada como PRIMARY CONTRACTOR ( ou contratada principal ).
    Coisa que aqui não acontece , damos os maiores contratos de defesa para uma empresa ” estrangeira ” ( Embraer ) , deixamos ela como contatada principal.
    Com carta branca para poder sub-contratar quem quizer ( lógico que seus controladores esternos, vão optar por empresas de seus países . Vide exemplo KC-390 ).
    Temos muito que aprender !!!!

  26. FOXTROT Entendestes né….E ainda vou lhe dizer mais é mais facxil o Brasil conseguir o mesmo com o F18 aqui do que comprarmos Rafales.Ou os Americanos cedem ou perderam espaço para os Russos que levaram o FX.Foi assim no SIVAM so cederam no ultimo minuto senão perderiam para os Japoneses ou Alemães,so que obtivemos tudo o que queriamos e ate o que eles achavam que não seria repassado e foi.Não acredito que a Boeing faça o mesmo pois é unha e carne com o governo deles e sendo assim É UMA FURADA.Eles tem muito mais a ganharem conosco do que nós com eles e cada vez mais dependem de nós em todos os sentidos.Perder o Brasil para eles sera o proprio suicidio.Por isso que não devemos abrir mão de nada ou repassa tudo o que queremos OU VÃO A MERDA.

  27. NOTA….Curiosamente é nesta materia que acontece os redirecionamentos de hi-jack e phishing>introdução de espias e malwares….ABRAM OS OLHOS.

Comentários não permitidos.