Sem novo pacote de ajuda, Grécia pode sair da zona do euro

O governo grego advertiu nesta terça-feira que o país pode ser forçado a sair da zona do euro, caso falhem as negociações em torno de um segundo pacote de ajuda financeira, pelos organismos internacionais.

Para se habilitar a este novo pacote, o país tem que acertar com seus credores um perdão de pelo menos 50% da dívida total. Sobre a questão, o porta-voz Pantelis Kapsis já disse que as negociações dos próximos três ou quatro meses serão decisivas.

Depois do acordo firmado em maio de 2010, quando o país mediterrâneo recebeu os primeiros aportes do FMI e da União Europeia, um novo acordo foi negociado em outubro, mas ainda está pendente de confirmação.

“Este acordo notório de empréstimo deve ser assinado, de outra forma, nós vamos ficar de fora dos mercados, fora do euro e as coisas vão ficar muito pior”, disse Kapsis, em uma entrevista à rede privada Skai TV.

O porta-voz acrescentou que novas medidas de austeridade fiscal podem ser necessárias para fechar o novo pacote, que pode alcançar € 130 bilhões (cerca de US$ 169 bilhões).

Fonte: Folha

12 Comentários

  1. De acordo com alguns de nossos ex-ministros, foi o melhor a ser feito…
    Volta ao Dracma, reorganiza as contas públicas e começa a imprimir dinheiro em seu proprio país pra pagar as dívidas.. desvaloriza a moeda e comece a tornar a grecia novamente um país atrativo, pelo menos turísticamente… Em agosto deste ano estarei ali com minha familia pra conhecer os monumentos de um pais tao importante culturalmente mas que vive um dilema sério…

  2. A melhor saida para Grecia e realmente abandonar o Euro. Criar moeda nacional, desvaloriza-la para facilitar exportacao e turismo. Nao quer dizer que as massas populares sofrerao menos. Ao contrario as perspectivas para o futuro e pessima. Emigrar para os paises do norte a solucao. So que a crise tambem abrange Norte da Europa.Quero ver paz social nesse contexto.

  3. Perdão de 50% da dívida, então por que reclamaram da Argentina quando a mesma deu calote em parte da sua dívida? Dois pesos e duas medidas, Euro X América latina.

  4. Sacrificios desnecessários os da grecia, e questão de tempo ela vai sair da zona do euro, o pais não tem condicões de pagar o que deve se continuar vai so aumentar a sua divida, ou seja uma bola de neve que só aumenta, como não pode aumentar indefinidamente chega uma hora que ela para e desmorona, esse exemplo serve tambem para portugal e irlanda paises pobres que não tem a minima condições de ficarem na zona do euro que na minha opinião estão sacrificando o seu povo com medida draconianas inuteis que a exemplo da grecia devem deixar a Z O N A do euro, um abraço amigos



  5. alemanha agradece… voltarão a serem o que sempre foram na europa.. uma país insignificante..

    alias os alemães consideram Portugal uma pedra na europa…porq. sera ??? …rsrs

    a Alemanha errou em aceitar países remediados como membros do euro… ta na hora de fazer ajustes…Grecia..Portugal..Irlanda…estão esperando o que para sair ???

  6. Pelo contrário quanto mais paises entrassem na zona euro melhor para a ALEMANHA como pais para desenvlvido industrialmente ela vendia seus produtos para esses paises da zona euro e nao comprava quase nada dos outros paises menbros ela estava com a faca e o queijo na mao. A GRÉCIA escondeu sua contas para poder entrar na zona euro nao só ela maais mtos outros fizeram a mesma coisa ela já estava falída quanto entrou no euro. A culpa do que está acontecendo sao dos governantes desses paises que enganarm seus povos com a promessa que estavam entrando para zona euro para ter um nível de vida igual aos dos alemaes só´que lá´o desenvolvimento já está consolidado

  7. A alemanha ta é jantando a economia dos nanicos. A frança tamém, em menor escala…
    Esperto foi os ingleses de segurarem a libra…

Comentários não permitidos.