Protegendo as riquezas do Brasil

Por Kaiser Konrad

O início da exploração das jazidas de petróleo na costa brasileira chamou a atenção de potências estrangeiras. Empresas multinacionais apoiadas pelos governos dos seus países não reconheciam a região como território brasileiro e afirmavam que os campos estavam em águas internacionais. O governo do Brasil, preocupado com a crescente ameaça a sua soberania decidiu aumentar a vigilância realizando patrulhas na região, e ameaçou atacar as embarcações que violassem seu território marítimo para tarefas de prospecção e exploração de recursos naturais.

Na Base Aérea Naval de São Pedro D’Aldeia (RJ) está sediado o Primeiro Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque. Criado pela Marinha do Brasil há 12 anos, o Esquadrão Falcão marcou o retorno das aeronaves de asa fixa à Força Aeronaval. O avião A-4 Skyhawk do VF-1 é uma lenda viva da aviação de caça. Projetado pela McDonnell Douglas na década de 1950 para cumprir missões de ataque nuclear e que pudesse operar a partir de porta-aviões, ele iniciou uma história de sucesso que perdura até os dias atuais. Foram inúmeras participações em guerras, que incluem Vietnã, Yom Kippur, Malvinas e Golfo. Os 12 aviões atualmente em serviço na Marinha do Brasil foram comprados do Kuwait de um lote de 23 em 1998.

Quando estavam a serviço da Força Aérea kuwaitiana eles participaram da Guerra do Golfo numa operação bem incomum. Quando Saddan Hussein invadiu o país, vários pilotos conseguiram fugir com suas aeronaves para a Arábia Saudita, de onde decolavam para cumprir missões de ataque, despejando toneladas de bombas justamente sobre o território kuwaitiano, tentando libertar o país da ocupação iraquiana. Estas aeronaves quando chegaram ao Brasil mostravam em sua pintura a frase Free Kwait, traziam areia do deserto e, algumas delas, buracos de tiros em sua fuselagem. Ainda assim foram adquiridas em ótimo estado, pois pertenciam ao último lote fabricado entre 1977/78 na versão A-4KU. No Brasil elas receberam a nomenclatura de AF-1 (monoposto) e AF-1A (biposto). O A-4 é um avião robusto e pode carregar o seu peso em armas de vários tipos.

Em 2009 o Comando da Marinha assinou um contrato com a Embraer Defesa & Segurança que prevê a modernização de 12 aeronaves. Este processo de modernização dará mais independência nas operações realizadas pelo esquadrão e eficiência no cumprimento das missões de responsabilidade. Também vai prolongar a vida útil do A-4 Skyhawk por pelo menos 15 anos, preparando as tripulações para operar no moderno teatro de operações navais.

Embora não esteja previsto, numa segunda fase poderão ser integrados às aeronaves mísseis antinavio e mísseis BVR. O mais importante desta modernização será a preparação dos pilotos de caça da aviação naval para a operação da futura geração de aeronaves do F-X2, pois se sabe que o modelo escolhido pela FAB será o mesmo a ser adquirido pela Marinha do Brasil, que deseja adquirir pelo menos 12 aeronaves até 2020.

Fonte: Diálogo

50 Comentários

  1. Poderia ser Gripen NG SU 33 etc… Mas em vez disso e essa porcaria de A-4 Skyhawk que pode ser armado com Torpedos so e uma vergonha msm

  2. O único que pode operar dentro da vida útil do A-12 é o Rafale, o Gripen naval ainda não existe, o super Hornet é muito pesado.

  3. Esqueçam esse negócio de que Su-33 e F-18 são pesados demais para operar no navio.
    Engenheiros russo já fizeram uma vistoria no A-12 e concluíram que as catapultas e elevadores podem ser modificados pára receberem aeronaves mais pesadas!

  4. O ideal era a MB deixar de esperar uma decisão do FX2 e comprar um caça imediatamente que poderia ser o Su-34 ele poderia ficar baseado na base Aérea Naval de São Paulo D`Aldeia pq mesmo depois dessa modernização dos A-4 não cumpriram com total eficiência suas funções devido ao seu baixo raio de ação mesmo ele baseado no PA São Paulo.Claro que depois de modernizados teram um maior índice de eficiência e disponibilitade e vai prepararar seus pilotos para o seu futuro substituto.

  5. Bom, vejamos… Tudo continua a apontar para o Rafale. O Rafale M foi testado a bordo do NAe São Paulo quando ainda a serviço da marinha francesa. A versão F3 teria que decolar com pouco combustível, mas, acredito, seja por isso que estejamos adquirindo os C1 Trader e transformando-os em KC-1. Os caças decolam com o mínimo de combustível e são completados logo após em voo pelos KC. isso permitiria que os A-4 operassem exclusivamente em sua área de atuação, ou seja, no ataque, deixando os Rafale com a defesa e interceptação. Entretanto, os Rafales exigem a alteração na proa do NAe São Paulo… Uma rampa para auxiliar a sua decolagem… Nada complicado ou caro de fazer-se, mas, até agora, não há movimentos neste sentido. Sabido é que as catapultas dele JÁ estão calibradas para aproveitamento máximo. Esta alteração, sim, era mais complicada e foi executada junto com o Looongo período de manutenção a que esteve submetido. Quanto aos SU-34… Em um futuro NAe, talvez, hoje os SU são mais úteis para a FAB do que para a MB.

  6. Cara… vcs não estão pensando de modo inteligente…


    Primeiro: o Brasil ainda esta desenvolvendo doutrina de aeronaves de asa fixa em Porta Aviões… seria demasiadamente arriscado colocar já de cara aeronaves de alta tecnologia nas mãos de pessoas ainda inexperientes

    ..
    Segundo: os A-4 estão servindo como meio preparatório para a formação dessa doutrina

    ..
    Terceiro: hoje em dia, todas as modernizações feitas pela EMBRAER envolvem transferencia de tecnologia… foi assim com a modernização dos F-5M… E esta sendo assim com os AMX…..

  7. A FAB também de instalar bases aéreas pela costa e decidir logo o FX-2(seja cancelar e comprar um Russo, seja decidir por um dos 3) e começar logo um FX-3 para comprar caças para proteger a costa das bases aéreas, e a marinha também comprar os aviões pro NAe SP. Mas mais importante sem duvida são os submarinos, com nossa costa era pra produzirmos uns 20 Scorpène no minimo.

  8. ESES VELHOS DINOS CORCUNDAS. ja deviao ta no ferro velho em alguma parte do mundo .
    .
    Thanks ao Brasil tao ai de enfeite de museu de luxo
    .

  9. Essa porcaria ai o governo federal chama de arma de guerra? Essa gente só pode estar de sacanagem mesmo. Olha… se os militares não abrirem os olhos, esse Brasil será fatiado na cara deles, com as bençãos dessa nossa classe política, que, só mandando pra cadeia mesmo. Alguém precisa acordar nesse país.

  10. É galera é triste. mas uma coisa é certa.. dinheiro pra investir em tudo de uma só vez não temos… A marinha e o exército estão se equipando, bem devagar, mas estão progredindo. A marinha em especial merece um maior foco, juntamente com os novos subs, destroyers e navios patrulha… Infelizmente a nossa força aérea é melhor ficar bem quetinha e esperar o seu momento.. porque o bonde pra ela já passou…

  11. O A4 foi uma lenda mas precisamos de vetores mais poderosos.Temos que mudar nossa constituição para que a marinha possa operar bases aeronavais no mínimo 3 uma no nordeste,uma no sudeste e uma no sul cada uma operando inicialmente 12 Su-34.Aí os chupa-cabras pensariam duas vezes antes de apontarem seus tomahawks em nosso solo pátrio.
    Sem contar com os subs que já estão vindo graças a deus.Já perdi a Fé na FAB daquele mato não sai pardal.

  12. PROTEGER,com esta mixaria que temos esta dificel,e os ingleses vão chegando pesquisando,e não vão aredar pé do atlantico,já disseram os uruguaios amoleseram e deixaram um navio de pesquisa corta gelo atracar em seu porto,hoje teriamos que ter no minimo 6 nucleares 20 convencionais 30 KDX 3 OU FREMM E concordo com o amigo marcio o SU-34 é um belo caça para termos em nossa defesa litoranea 120 ja dava para começar e uma defesa RUSSA antinavio em terra MAS para isso este governo tem que acordar e investir mais,e não basta ter submarinos tem que ter submarinos de qualidade silenciosos de ultima geração,e motivação para estarmos preparados para o que der e viér.

  13. Bem para mimo brasil deveria se mexer logo.
    O A-12 não é capaz de cumprir sozinho sua responsabilidade de defesa naval sozinho, pois seu raio de ação é menor.
    O certo seria transformá-lo e os A-4 em treinadores, comprar dos Estados Unidos o USS John F. Kennedy, que foi descomicionado recentemente e transformá-lo no A-13 e comprar outro NAe americano descomissionado e transformar no A-14. Aí comprar aeronaves F/A-18 Super Hornet ou Su-33 para operar neles.
    Bem é minha visão.

  14. CAVALARIA DE ELITE, porta-aviões não é arma de defesa, é arma de ataque, submarinos são mais eficientes na defesa, porta-aviões são uteis se quisermos garantir capacidade aérea no oceano atlântico sul inteiro, porém se for somente para defesa, faz mais sentidos vários NAeL(como o Minas Gerais) e NAe do porte do nosso, do que 3 SNAe como a classe Ninitz.

  15. Que piada, são uns fanfarrões. Essa sucata A-4 Skyhawk vai proteger o pré-sal kkkkk.
    Sem contar a falta de peças de reposição e falta de verbas.
    É esse tipo de coisa que o Brasil pode esperar do governo e politicos em termos de defesa, estamos fudidos.

  16. fico pensando em caso de conflito armado o Brasil tem:

    12 AVIÕES DE “CAÇA” modernizados;
    01 porta-aviões;
    09 fragatas e parece que nem tem estas nessa quantidade mais;
    05 submarinos convencionais;
    pouco mais de 20 navios patrulha oceânicos já antigos;

    e etc..

    pergunto:

    como o mundo pode temer o nosso país em caso de conflito sendo que possímos mais de 7 mil km de litoral e mais de 4 milhões de km2 de superfície marítima territorial??

    alguém acha que a MB terá alguma chance??

  17. Não é que o A-4 seja ruim, na verdade ele modernizado ao lado de 60 Rafale M, SH ou Mig-29K eu não reclamaria, mas só ele aí não tem como dizer que a marinha está bem equipada ao se tratar de aviação.

  18. Pelo que foi colocado na mídia não ouve modificações nos elevadores, nem nas catapultas, a troca das mesmas por outra mais potente seria inviável financeiramente, seria dinheiro posto fora. Quanto o raio de ação do A-12 eu não entendi, tem mais, ele não atua sozinho tem os navios que fazem sua escolta, e os aviões que C-1A Trader que estarão aumentando sua eficiência.

  19. Piada… A4
    Qual sua autonomia?? kkkkk!!!!!
    Qual sua capacidade de identificação e de ataque e defesa (engajamento) contra vários-alvos ao mesmo tempo??? kkkkk!!!!
    Apenas p/treinamento e só.
    *
    *
    *
    Políticos entreguistas (=pilantras)(e jader barbalho e família rindo de nossas caras).
    Tenho certeza que muitos da marinha são contra essa eterna gastança, do nosso dinheiro, em meios obsoletos.

  20. Super Potência caminha à frente de todas as outras nações e não atrás.
    #
    No ano de 2012 ter caça da década de 50, do século passado, e tentar justificar isso com gastos de remodernização é propinoduto na cara dura.
    #
    E por que será que os USA foram defender o Kwait? Seus A4 não deram conta do recado contra o subdesenvolvido Iraque?
    #
    kkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    A4 para defender nossa costa e pre-sal… kkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!

  21. Sou militar,mais precisamente Legionario,fiz varias missoes e venho de terminar uma missao de dois anos em territorio africano.Durante este tempo no continente negro,trabalhei com unidades de todas as armas e paises da O.T.A.N e aliados como japoneses e turkos.Observei o Rafale em operaçao assim como os F-18 , F-22,Sea harriers e Typhins entre outros.Independente do que dizem os franceses respeitam muito os brasileiros assim como os pilotos do U.S.M.C ,jamais ouvi uma critica negativa sobre os militares brasileiros,somente uma vez um almirante Steve alguma coisa disse”gostaria de ter em minhas fileiras pilotos e militares como os brasileiros pois com o equipamento certo nao perderia uma guerra.”AMIGOS foristas acreditem se quiserem,coisas assim ja ouvi mesmo de soldados dos Navy SEAL ou SAS.Dificilmente as forças armadas brasileiras vao ter bons equipamentos pois ninguem quer uma outra potencia militar.
    Atualmente ao meu ponto de vista tirando algumas unidades das forças armadas brasileiras nao temos como entrar em guerra mesmo se for para proteger o pre-sal ,falta vontade politica e conscientizaçao da sociedade civil.analizemos nossas forças armadfas:
    Exercito:mesmo com um colossal esforço para guardar boas unidades como os comandos,F.E e os parachutistas sabemos bem quena maioria dos quarteis a situaçao é precaria chegando ao ponto de comprar fardas da china e pessima qualidade e muniçao paquistanesa,os M-60TTS sao velhos e nao seriam pareos para os t-72 venezuelanos,os leopard 1A5 ,sao estao a altura dos Leos chilianos(mesmo que nao estamos falando de conflonto com naçoes sulamericanas),nossa frota de helicopteros salvo algumas exceçoes é muito velha,o fuzis FALs datam dos anos 60.Enquanto isso os salarios dos politicos sobem 253%.
    A F.A.B-Luta depois de 10 anos para ter seus vetores principais de combate substituidos é humilhante a suaçao em que estao,pois mesmo os meios mais modernos como R-99/A e R-99B,ja estao ficando obsoletos pois as atualizaçoes sao caras e nao é uma prioridade da quadrilha do P;T instalado em brasilia,o S.I.V.A.M tambem nao vao esta tao moderno quanto foi a anos atras mais deputados e senadores continuam com carros de funçao,passagem pagas pelos cofres publicos e varios assessores cada um.
    A Marinha nao tem nenhuma fragata,corveta capaz de enfrentar um FREMM franco/ialiana ou uma america, os A-4 amigos nao guentam mais mesmo modernizando nao vao muito longe.O porta -avioes Sao Paulo é uma grande sucata que em caso de guerra emesmo com o profissionalismo de sua tripulaçao nao flutuaria 2 dias em mar em uma guerra contra americanos/O.T.A.N.
    Mesmo nao estando no pais depois de ,10 anos acompanho tristemente a degradaçao de nossas forças armadas,me entristece ver o descazo da sociedade e o pior nao podemos esperar muito deste governo.A modernizaçao das forças era ontem e nao para amanha.Felizmente para nos o Brasil nao é um pequeno pais e para nos atacar seria quase do suicidio mesmo para os americanos,mais ja é fato conhecido que o petroleo e a agua vao motivar conflitos nos proximos seculos,e isto temos de sobra so nao temos meios materiais para protege-los.
    Neste momento deveriam estar discutindo compraremos F-22,F-35 ou PAK-50,e nao em duvidas se reformamos ou nao os A-4,ou se compramo F-18 para FAB.
    Deveriamos estar com no minimo construindo uma estaçao espacial( mesmo que fosse em parceria com os chineses )e nao abrindo as porta para NASA, ou brigando com quilombolas que sao minipulado por O.N.Gs de faixada geradas por governos estrangeiros e certas agencias de inteligencia.Deveriamos ter ums flota completa de submarinos nucleares operacionais e nao um em construçao de futuro incerto.
    Dinheiro para isso tem-se amigos o que falta é vontade politica e gomen como general Heleno e Nelson Jobim…..Nao sou dono da verdade so escrevi o que penso e da maneira que vejo as coisa se quiserem contestar façam mais de maneira racional assim tambem posso aprender com vcs…………………………Abraços e bom 2012

  22. Eu não vejo nem merda nem sucatas nas nossas FFAAs! O que vejo eh uma atualização de meios nas tres FFAAs. Um pouco lento, mas caminhando.

  23. Fala sério A4,é um verdadeiro lixo. Os 12 A4s da marinha estão tão obsoletos que apenas um Su-33 russo derrubaria todos e ainda afundaria o A-12 são paulo,com um MOSKIT. Ou seja estamos fritos com os vetores que temos,os F-5,mirage e os A4,e os F-16 usados que a força aéra vai comprar no programa Fx-2. Só meteremos medo no Haiti,por que eles não tem forças armadas. Estamos biem.

  24. Como se falam balbozeiras.O unico caça capaz de ser operado no NAe SP sem comprometer o espaço operativo do mesmo é o Sea Gripen.Mas num pais que tem uma cultura extranha onde um NAe é apenas uma pista movel,um aeroporto flutuante e nada mais rsrs rsrs.Por muitas vezes nossos Falcões rasgaram os ceus a baixa altitude de São Pedro da Aldeia ate Macaé.Essa Aeronave que muitos idiotas chamam-na de porcaria todas as vezes que um NAe Americano passava proximo a costa Fluminense realizavam com eles arremetidas.Os proprios Americanos que tinham em seus NAes A4 de versões mais modernas ficavam impressionados com os nossos e alem de saudades demonstravam muito respeito por essa aeronave.A fragata Antilope da Marinha Britanica afundada por um A4 era uma classe de fragatas ate com defesas anti-radiação atomica,sistema de proteção antimisseis e tomou um exocet bem no meio na casa de maquinas e houje repousa no fundo do Atlantico.Agora parem para pensarem o quanto ja gastamos no NAe SP desde sua aquisição ate os nossos dias e tem gente que ainda diz que valeu a pena para adestramento da marujada é pensar que o dinheiro do contribuinte Brasileiro é capim não é mesmo.Esse NAe jamais esteve 100% operacional em nossa Marinha e depois de gastarmos uma fortuna nele simplesmente sera desativado em 2020 mais tardar.Para proteger o pré-sal não seria mais viavel e mais em conta su34 em bases costeiras e sistemas de defesas de misseis antinavio e antiaereo em bases costeiras,submarinos e barcos menores mais rapidos,bem armados e sofisticados?Mas o sonho OTAN habita a mente de Aristocratas Almirantes que mais parecem suditos Britanicos.Não são eles que pagam,não são eles que tem prejuizos.Afinal o contribuinte ja esta acostumado a bancar ate a iniciativa privada não é mesmo.

  25. E é justamente por informações do tipo das do colega comentarista Dagofm, além de outras históricas, que provam que nós brasileiros somos terríveis e eficientes quando pisam em nossos calos só que…
    … Não podemos condenar nossos soldados, aviadores e marinheiros a uma passagem de vinda, de uma batalha, em caixões chumbados e lacrados. Pois com esses meios de defesa atuais (dissuasão&ataque nem pensar) é para isso que nós os mandaremos… para uma passagem só de ida.
    Triste… muito triste!!!!!!!!!!!
    #
    #
    Brasília traidora e assassina de nosso país!!!
    Planos bélicos para 10, 20, 30, 40… anos é tudo patético e trairagem.

  26. Só 12 aeronaves em 2020 , isso que é pensar pequeno .
    Deveriam ser no mínimo 30, e no máximo 45 ( 15 como reserva estratégica , reposição de peças , substituir aeronaves danificadas ou perdias etc..).
    Pois ,sabe-se que o A-12 são paulo , suporta 30 aeronaves no máximo , e não se sabe qual será as especificações que a MB tem para os futuros A-13 ( Santos Dumont ) & A-14 ( Neptuno ).
    Assim sendo , acreditando que a MB manterá as mesmas características do A-12 ( capacidade máxima de aeronaves) ,essa quantidade daria para equipar os futuros PA,s , com dois esquadrões , os Falcões & o esquadrão Ícaro , Coringa , ou seja lá qual for o nome que escolherem para essa nova unidade !

  27. Uma pequena curiosidade para os colegas…
    Agora, nas minhas férias, estive visitando meus familiares no sul, moro em Sampa, e como sempre fomos fazer algumas compras nos freeshops de Rio Branco, Uruguai, pois saibam vcs que numa loja, tienda, e que não era de armas, tinha num canto um pequeno balcão, e nele algumas munições. Mas o que me chamou a atenção foi que havia cerca de 60 lunetas de carabina. Todas elas de modelos simples, o que constatei ao pedir para ver uma em minhas mãos. Preço de 15 dólares cada. Ou seja, menos de 30 reais a unidade. Havia também algumas de padrão bem superior… com um super aumento – próprias para sniper, por cerca de 230 reais a unidade.
    Contudo, mesmo com as de modelo simples, que tinham ótimos engates ajustáveis para o corpo de uma arma, e que custavam uma mixaria, em quanto melhoraria a eficiência de todo um batalhão de recrutas??
    É por essas e outras que é lamentável a situação de sucata de nossas FAs.
    O problema não é dinheiro, mas simples vontade e boa iniciativa de nossos dirigentes. Mas será que tiriricas da vida têm noção e persepção dos perigos que rondam nossa nação, e de todos que apenas querem que fiquemos eternamente sob jugo de forças internacionais??
    #
    #
    PS: Para quem quer ver nossas FAs modernizadas e fortes não recomendo ir a uma loja ou feira de armas no exterior, mesmo de Uruguais e Paraguais dos arredores, pois é de ficar acabrunhado e desconsolado. Snif!!!
    E querem nos empurrar só sucada, material da Segunda Guerra e da Coréia – é pelo jeito somos palhaços. Snif!!!

  28. Mas para tudo há uma solução…
    Sabem aquela antiga máquina manual de borrifar inseticida dentro de casa contra muriçocas, mosquitos, moscas e pernilongos, a conhecida máquina de xispa ou mafú??
    Pois vamos fazer uma solução caseira de água-álcool-pimenta, ou seja, um pepper spray brazuca para instalar nos 12 A-4 Skyhawk modernizados, e junto uma luneta de plástikus, e torná-los imbatíveis. kkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!

  29. Me desculpem se falei trivialisses e bobajadas, mas essa notícia de proteger nossas riquezas com 12 A4, mexeu comigo, foi de cair da cadeira de tanto rir.

  30. Queria saber o que tem na cabeça de alguns para ficar colocando sea gripen na discussão! Só existe no papel isso ae coloquem na cabeça de vocês que supondo que ele fosse iniciado o projeto hoje ele so estaria operacional no final da vida útil do NAe São paulo!

  31. Ronaldo e quando é o fim da vida util do NAe SP?2020 e porque devemos comprar caças para ele?E antes que me diga que serão usados no futuro NAe que pretendemos ter o que mais precisamos é de um vetor com grande autonomia,de superioridade aerea e com capacidade de interceptar submarinos então nenhuma das merfdas do short list do FX2 serve pra nada.A MB precisa agora é de SU35BM baseados em terra para depois mais na frente pensarmos no vetor que poderemos ter quando um dia o tivermos.Agora os Falcões revitalizados ja estão de bom tamanho para enfeitarem a pista do banheirão.

  32. OH INFIEIS E INCREDULOS nada que nós viermos adiquirir sera capaz de nos garantir nada.Tudo o que pensamos fazermos é somente para patrulharmos tanto em terra como no mar.Se quiserem tomarem o pré-sal tomam e pronto.Tomar o Brasil o buraco é mais embaixo e coalisão nenhuma toma e se entrar saem todos mortos mesmo que uma a um e que leve seculos e eles sabem disso e jamais tentarão.Mas o pré-sal nós perdemos a hora que eles quiserem se apoderarem o que seria em ultima instancia pois primeiro armariam para nos tomarem na boa e existem varias formas para isso.Então como esquisofrenicas para de se degladiarem como tolos FX2 ja era esqueçam porque não teremos nem Rafale e nem F18 e o Gripen NG so como tampão ou complemento.Compraremos vetores para substituirmos os que baixarão e ainda algum reforço.A tecnologia e o fornecedor do que queremos esta ja a algum tempo sendo tratado em segredo e nem precisa e nem deve ser anunciado agora.Voces verão com seus olhos aquilo que suas cabeças não acreditarão e seus corações não resistirão.Então sendo assim ja que gostam de especularem e uns de se mostrarem mais espertinhos que os outros comecem a cogitarem quais serão os reforços que iremos ter agora em 2012.Quanto ao mais sai la pra 2014 ou ate antes e praticamente ja esta decidido e em faze de acabamento de acertos e consolidação e nada pode mais mudar isso…..ps NO POST ANTERIOR EU DISSE SU35BM MAS È SU34.

  33. rsrs rsrs SAUDOSAS VIUVINHAS DO JOBIM QUE MAMOU DA DESSAULT E COM SAITO QUERIA ENCHER A FAB DE F18 CARECA E BANGUELA RSRS RSRS E ENCHER A MB DE SUCATAS USADAS DA INGLATERRA GRANDE JOBIM COMO FAZ FALTA RSRS RSRS SAITO CHORA TODAS AS NOITES RSRS RSRS BUÁ BUÁ BUÁ AH NÃO ELE CHORA EM INGLES BWELL BWELL BWELL RSRS RSRS

  34. Viventt… eu sei como você se sente cara… hahahaha… frustrante, principalmente para alguem que sabe um pouco sobre defesa aerea..

  35. oque nao eh o meu caso claro.. eu nao sei porcaria nenhuma, só sei que da década de 50 pra cá muito desenvolvimento tecnologico aconteceu, principalmente no setor aeroespacial.

  36. Caro amigo(me permita te chamar assim),como disse mais acima,entre todas as minhas babozeiras,concordo com vc que certos pilotos saudozistas) e nao so americanos,tem profundo respeito pelos A-4 ,assim como muitos tambem sentem falta do Mustangs,Gloster Meteors,etc……é verdade que USNAVY utiliza uma versao de treinamento do Skyhawk,mais se ele tao bom por que nao subistituem os F-18 ,Sea -harrier e outros vetores por ele?Te respondo pois é velho,ultrapassado,consomi muito combustivel?Talvez vc tenha razao e eu me engane ele é bom…………..mais para nos ,que compramos sucatas como os Mirages 2000 RDY e ainda comemoramos como se fosse um grande feito.Talvez seja otimos para um pais que tem uma classe politica que aprova verbas para troca-se moveis do congresso enquanto temos escolas publicas sem hospitais.
    Um pequeno detalhe meu caro,talvez o Sea Gryphen seja uma boa opçao para o P.A-S.P,digo talvez pois efetivamente verdadeiros testes ainda nao foram feitos,teoticamente pode funcionar mais é um aviao prototipo que por um instante nunca decolou de um porta-avioes,é um grande tiro no escuro,e tudo pode dar errado,sem comtar que os suecos nao tem porta avioes e nem experiencia com tais aparelhos.
    Segundo teoricamente do nosso navio-aerodromo podemos utilizar,o Rafale,SU-34,SEM,Sea-Harriers,e mesmo de F-18,mais tudo é teoria(meos no caso dos Rafale e S.E.M, que ja pousaram na epoca do Foch).
    Aqui na europa ja tive a oportunidade de conhecer os Rafales,F-22(Le bourguet),Typhon,F-35,pelo que entendi todos tem pros e contras,mais mesmo os pilotos americanos nao acreditam que o Raptoe e seu irmao Lightinig tenha vida longa por serem extremamente caros,assim como os Thyphons.Caro amigo so espero que nossos governantes tomem uma decisao acertada,pois nossas forças armadas nao merecem passarem por esta humilhaçao por que estao passando………….as vezes me perguntos se certos politicos sao mesmo brasileiros ou estrangeiros aqui enraizado……….Selva

  37. As profecias de reequipamento da FAB de 1Malukinho cheiram a vodka e, sinceramente, espero que ele tenha razão. Adquirir material bélico estadunidense é suicídio estratégico, seria como dar as chaves do galinheiro à raposa. Vejo como natural a tendência que certos brasileiros mostram – desque sejam patriotas, é claro – em torcer pela aquisição de material russo, pois já estão cansados de tanta submissão aos ditames dos EUA. Ficaria imensamente feliz em ver Sukhois com as cores da FAB!!!

  38. MARCELO meu nobre basta que olhemos as coisas naturalmente sem nos deixarmos levar por tendencias.Porque a India tendo sociedade no T-50 e desenvolvendo no pais o SU50MKI adiquiriria tecnologia ultrapassada 4.5?Vejo o Brasil no momento mais interessado em Drones e tecnologia 5.0 o que é normal acompanharmos essas tendencias.A maior parte das pessoas não enchergam que quando tivermos capacidade de produzirmos Caças os mesmos serão obsoletos não servindo a nosso emprego e nem tendo atrativo comercial.As carencias mais imediatas é substituir os vetores que darão baixa e isso faremos e temos uma variedade de vetores a escolhermos.É apenas temporario.Devemos priorizarmos o que sempre foi nossa maior deficiencia e nossa maior vulneralidade que é capacidade de nos defendermos de ataques aereos e de misseis.Não pensem que somente nos bastam Astros 2020 porque são apenas plataformas de saturação.O Brasil precisa de satelite militar,plataformas de defesa antiaerea e antimisseis de medio alcance,muitos submarinos e o SU34 para podermos pensarmos em garantirmos o pré-sal.As plataformas,o SU34 e os submarinos aliviariam a MB para uma conclusão mais efetiva e estrategica.Vetores aeronautico para nossos empregos so vejo SU34 e SU35 com o Gripen NG fazendo um hi-low.A mim pouco importa a origem do material a ser adiquirido e sim se encaixa-se a nossos empregos.Ai dirão que se teria que mudar,adaptar toda uma doutrina.Na area militar se não se tem capacidade de mudança,de adequação,não se tem versatilidade.Se não se tem boa vontade não se tem nada.Infelizmente em uma minoria militar existe sim uma xenofobia-ideologica a vetores aeronauticos Russos.O Brasil tem de fechar com quem fecha conosco e não com lobos interesseiros.Acabou o tempo que dependiamos dos EUA para comprarem nossas materias…HOJE O QUE É BOM PARA OS EUA É PESSIMO PARA O BRASIL.

  39. Dagofm os americanos não usam os A-4 porque eles tem seus Super Carriers classe Nimitiz.
    Mesmo com o anúncio de cortes de 450 bilhões de dólares nas FFAAs americanas qual a prioridade nº 1 preservada de TODOS os cortes?
    Os 11 classe Nimitz. Até o F-35 está sofrendo cortes…

    Se comparado aos porta-aviões americanos é claro que a dupla São Paulo – AF-1M é um nanico, mas é um instrumento de largo emprego com várias possibilidades no cenário sul-americano (exceto Venezuela), na costa Africana e possibilitanto fazer alguma figuração coadjuvante militar em forças tarefas multinacionais como na Líbia (embora politicamente seja atualmente improvável tal envolvimento brasiliero). PRINCIPALMENTE se incluir na modernização dos AF-1M a capacidade BVR e mísseis anti-navio. ***

    Mas algo tem de ficar claro aqui, o NAe São Paulo e o AF-1M são uma unidade TAMPAX no sentido que são uma passo intermediário para a aquisição da GRANDE MARINHA DE DUAS FROTAS apenas vislumbrada na END do governo LULA.

    Ela é uma unidade para manutenção e desenvolvimento de doutrina de operação de Navio Aeródromo. Quando for decidido o encerramento da vida operacional das aeronaves AF-1M na MB ou o São Paulo simplesmente será desativado ou se estiver em condições de manter-se na ativa será convertido para porta-helicóptero.

    O Ministério da Defesa já tem DOIS parâmetros decididos sobre os dois futuros NAes capitâneas das frotas Sul e Norte da MB DE DUAS FROTAS.
    1) A MB operará o caça vencedor do FX-2 e com grupos aéreos de 24 aeronaves (as tais 48 aeronaves FX-2 da MB tão faladas), decisão OFICIALIZADA na Portaria Normativa nº 1065 de 28 de Junho de 2010 do MD nos seguintes termos:

    Aeronaves de Caça: Comando da Aeronáutica (comando responsável)
    1. Coordenar a aquisição de aeronaves de caça F-X2 para a
    FAB e a MB, nas quantidades, prazos e de acordo com os requisitos operacionais estabelecidos para cada Força Singular.

    2) Ao contrário da decisão oficializada da aeronave, embora a MB já tenha dado ao conhecimento público que intenta a formação de duas frotas com dois NAes como respectivas Naus-Capitânea, não foram levados a público detalhes específicos. O detalhe que nos interessa e que foi inicialmente aventado é que estas unidades teriam de 50 a 60 KTon (1 KTon=1.000 Ton)(site Poder Naval).
    Mais recentemente fatos indicam uma TENDÊNCIA para uma possível ampliação da faixa original com a NOTÍCIA do oferecimento da possibilidade de participação brasileira no projeto do PA2 francês (sinalizada oficialmente na recente visita em dezembro de 2011 do Primeiro Ministro francês ao Brasil) e com nos rumores de que na negociação com a BAe para a aquisição da classe OPV Port of Spain foi sinalizada a possibilidade de participação futura da Classe Queen Elizabeth.
    É importante ressaltar que a Thales francesa é integrante dos dois projetos que são superiores a 60 KTon e grupo aéreo de mais de 30 aeronaves:
    a) Classe Queen Elizabeth 65 KTon e 36 aeronaves F-35C;
    b) Classe PA2 75 KTon e 32 Rafales;

    Como é improvável a compra de dois PAs usados de qualquer procedência e igualmente a construção exclusivamente nacional de 2 PAs, parece-me que fora estas duas alternativas não há alternativas viáveis para se cumprir o prazo de obtenção destas plataformas de 2025/2035.

    Outra coisa esta obtenção (que inclui as duas frotas e as bases da frota Norte) só ocorrerá com a REALIZAÇÂO de um SIGNIFICATIVO aumento orçamentário Brasileiro decorrente da exploração BEM SUCEDIDA do petróleo do Pré-sal brasileiro que leve o país “conforme previsão da Petrobras” a posição entre 3º a 5º maior exportador mundial de petróleo do mundo.

    E se o MD brasileiro for o mínimo de coerente, para equipar estas unidades navais com um caça vencedor do short list do FX-2 só há a alternativa de adquirir a versão naval pronta do Rafale ou FINANCIAR a FUTUUURA versão Naval do Sea Gripen NG.

    O Super Hornet JÁ estaria fora por mais que a FAB o queira…

    *** Conforme sabido os P-3AM estariam APTOS ao uso de mísseis Harpoon e isso por opção dos americanófilos oficiais da FAB (ao invés dos Exocets apesar da reforma ter sido realizada pela EADS-Casa). Esta decisão da FAB pode lhe causar GRAVE desgosto pois com a chegada do primeiro P-3AM é chegada a hora do governo brasileiro colocar via FMS seu pedido de fornecimento de mísseis Harpoon para a frota modernizada de P-3AM. Afinal a EADS não vende este armamento. Com 7 aeronaves que tem em tese (wikipédia) 10 hardpoints (seria bom a confirmação que quantos hardpoints tem realmente os NOSSOS P-3AM) quantos AGM-84 Harpoons teriamos que encomendar???

    O fabianos claramente colocariam uma encomenda modesta tipo representação, mas se isso for raciocinado no plano do Ministério da Defesa e GF este DETALHE pode passar a ser de CRUCIAL IMPORTÂNCIA POLÍTICA.

    Sabemos que recentemente que os EUA trombeteou ao mundo que fechou e autorizou um pacote a Arábia Saudita de F-15 que inclui a aquisição de 400 AGM-84 Harpoon block II.

    E se o Brasil encomendar digamos 84 mísseis Harpoons ???

    Na página 43 do nº 2 da Revista Forças de Defesa há uma foto de um P-3C da USN com 4 sidewinder e 4 Harpoons.

    Com 84 harpoons poderemos equipar nossas futuras 7 aeronaves P-3AM para 3 viagens “operacionais de guerra”…

    Ou fazer em caso de necessidade como nossos hermanos nas Malvinas…
    Adaptamos na MARRA os Harpoons da FAB nos AF-1 da MB…

    É só por o pedido no FMS e ver que tipo de RESPOSTA os amiguinhos Yankees vão dar…

    Vão limitar a quantidade ???
    Vão fornecer Block I ou II ??

    Seria um TESTE POLÍTICO muito válido…

    E os defensores do Super Hornet fora e DENTRO da FAB iam suar um bocado desta vez…

  40. E os remos do Nae SP? Colocaram remos novos nele?… rs. Porque pelo tempo que ficou parado na doca a água salgada do mar já corroeu seus propulsores… rsrs

Comentários não permitidos.