Para EUA, sanções ‘começam a incomodar’ Irã

Os Estados Unidos disseram nesta terça-feira que a ameaça mais recente do Irã, de tomar alguma medida se a Marinha dos Estados Unidos transportasse um porta-aviões para o Golfo, era um sinal de que as sanções econômicas da comunidade internacional estão colocando Teerã em uma situação cada vez mais difícil.

“Nós vemos essa ameaça do Teerã como uma crescente evidência de que a pressão internacional está começando a incomodá-los”, disse a porta-voz do Departamento de Estado Victoria Nuland. “Eles estão se sentindo cada vez mais isolados e estão tentando desviar a atenção de seu povo das dificuldades dentro do Irã, incluindo as dificuldades econômicas, como o resultado de sanções.”

Por seu lado, o Pentágono disse que não estava buscando um confronto com o Irã em relação à passagem pelo Estreito de Ormuz, assim como indeferiu também a ameaça militar iraniana que pretendia manter porta-aviões dos EUA para fora do Golfo. “O nosso interesse é manter segura a passagem marítima de navios que transitam pelo Estreito de Ormuz. Esse é o nosso desejo”, disse o porta-voz do pentágono George Little.

“Ninguém nesse governo busca um confronto sobre o Estreito de Ormuz. É importante que baixemos os ânimos”, completou.

Os militares dos EUA afirmaram que vão continuar enviando grupos de porta-aviões ao Golfo para manter seus “movimentos regulares agendados” e em conformidade com o direito internacional.

O Irã realizou dez dias de exercícios navais, nos quais testou diversos mísseis perto do estratégico Estreito de Ormuz, responsável pelo transporte de cerca de um quinto do petróleo utilizado no mundo.

Na semana passada, uma autoridade iraniana ameaçou fechar esse importante estreito, caso o país sofresse mais sanções. Porém, na segunda-feira, o governo iraniano voltou atrás da ameaça. Um alto oficial da Marinha, almirante Mahmoud Mousavi, afirmou que o país não pretende fechar a importante rota marítima do petróleo que vai do Golfo Pérsico para os países ocidentais.

A rigidez das sanções da comunidade internacional contra o país persa ocorre por seu controverso programa nuclear. A crise piorou quando a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) divulgou um relatório no qual falou, pela primeira vez, que o país trabalha para obter armas nucleares, o que Teerã sempre negou.

O Conselho de Segurança da ONU já aprovou quatro rodadas de sanções contra o Irã por se recusar em suspender o enriquecimento de urânio. Os Estados Unidos também sancionou dezenas de agências do governo iraniano, autoridades e negócios ligados ao programa nuclear.

No último sábado, o presidente Barack Obama promulgou uma lei que pune o Banco Central do país. Mais cedo nesta terça-feira, o chanceler francês Alain Juppé pediu por sanções mais “duras” e pediu aos países da União Europeia que sigam os EUA no congelamento de transações com o Banco Central do país.

Viagem de Ahmadinejad

A Casa Branca subestimou nesta terça a relevância da viagem do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, pela América Latina em janeiro e destacou que Washington seguirá comprometido com seus vizinhos para manter o bom nível de relações.

De acordo com o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, o governo americano “está concentrado no compromisso com a América do Sul e Central, que pretendemos que continue em um nível sólido”.

Carney não quis analisar detalhadamente as visitas que Ahmadinejad realizará na Venezuela, Nicarágua, Cuba e Equador durante a segunda semana de janeiro e que é vista como uma tentativa de Teerã de fortalecer alianças com vizinhos estratégicos de Washington.

“Em relação ao Irã, estamos focados em sua incapacidade de se entender com o mundo e de ser responsável no referente à suas obrigações internacionais”, declarou Carney.

A viagem de Ahmadinejad é sua segunda pela América Latina e tem como objetivo avaliar as relações bilaterais, de âmbito internacional e os projetos conjuntos, segundo Teerã. Em sua viagem, o líder iraniano se reunirá com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, e assistirá à posse do presidente nicaraguense, Daniel Ortega. Com Reuters, AP e EFE

Fonte: Último Segundo.IG

Ocidente insiste em intensificar sanções contra o Irã

França insistiu hoje numa intensificação das sanções contra o Irã, apesar do país persa ter advertido que fechará o Estreito de Ormuz se a União Europeia e os Estados Unidos aplicarem medidas punitivas contra suas exportações.

O ministro francês de Assuntos Exteriores, Alain Juppé, anunciou que seu governo estuda congelar os bens do banco central iraniano e aplicar um embargo às exportações de petróleo.

Segundo Juppé, “não há dúvidas” de que Teerã segue adiante com seu programa para a fabricação da bomba atômica, embora o Irã tenha reiterado insistentemente que seu programa nuclear tem apenas fins pacíficos e civis.

O chanceler francês mostrou-se favorável a que a União Europeia siga os passos dos Estados Unidos e adote sanções contra o Irã antes de 30 de janeiro.

O vice-presidente iraniano, Mohammad Reza Rahimi, advertiu, por sua vez, que “não será permitido passar uma gota de petróleo através do Estreito de Ormuz, se Washington e UE aplicarem sanções contra suas exportações de petróleo.

Fonte: PrensaLatina

Petróleo nos EUA fecha em alta de 4% por temores com Irã

Os futuros do petróleo nos Estados Unidos fecharam em forte alta nesta terça-feira em decorrência das tensões entre o Irã e o Ocidente, que ampliaram temores sobre problemas com a oferta.

Ao mesmo tempo, fortes dados econômicos dos EUA e da China alimentaram um otimismo com a economia global em 2012, acrescentando suporte para a commodity.

O contrato fevereiro negociado em Nova York fechou com alta de 4,13 dólares, ou 4,18 por cento, a 102,96 dólares o barril, após ter sido negociado entre 99,65 e 103,13 dólares, o maior valor intradia desde os 103,37 registrados em 17 de novembro.

Fonte: Veja

10 Comentários

  1. “Eles estão se sentindo cada vez mais isolados e estão tentando desviar a atenção de seu povo das dificuldades dentro do Irã, incluindo as dificuldades econômicas, como o resultado de sanções.”
    .
    Se não tivesse o irã no meio da síntese dessa frase eu acharia que este trecho de texto era referente aos EUA.

  2. Se o Iran tiver mesmo de verdade o poder que arrota ter,ai pode ter certeza que fica ruim pros EUA mexer ali…afundariam pelo menos dois porta aviões dos EUA.

  3. caiozin, força é um conceito relativo. Se você considera o mais forte aquele com mais equipamento, então EUA é o mais forte, porém isso não explica como tomaram uma surra no Vietnã na mesma forma que a URSS tomou uma surra do Talibã. Já disse antes e digo denovo, o que determina a guerra e portanto o mais forte, é os estrategistas, e não os equipamentos.

  4. Não me parece segundo notícias que leio, o Irã dia após dia fecha novos contratos comerciais, a economia do país cresce a níveis satisfatórios, o Irã inclusive vem aumentando relações comerciais com diversos países tais quais o próprio Brasil (aumento enorme), Argentina, Rússia, China, Paquistão, Espanha, Venezuela e alguns outros países da Europa, ou seja, as informações de uma possível crise e isolamento iraniano não parecem ser fatos.
    .
    O Irã não é essa grandiosidade toda que o governo diz ser, mas também não é um estado na idade das trevas como muitos antipáticos a nação dizem ser.

  5. Turquía desoye las sanciones estadounidenses contra Irán
    .
    la compañía petroquímica turca Tüpraş continuará negociando con la contraparte iraní siempre y cuando no surja un problema específico
    .
    China rechaza sanciones “unilaterales” contra Irán
    .
    China se opone a que prevalezca una ley nacional sobre las transacciones internacionales y se impongan sanciones unilaterales a otros países

    .
    Aliados e inimigos dos EUA não estão gostando muito dessa história de sanções, será que já está passando dos limites!?

  6. Vínculos entre Irán y América Latina aterrorizan a EEUU
    .
    La portavoz del Departamento de Estado de Estados Unidos, Victoria Nuland, advirtió el viernes a los estados latinoamericanos de que evitaran promover las relaciones diplomáticas y comerciales con la República Islámica de Irán. “Estamos dejando absolutamente claro a los países de todo el mundo que no es momento de profundizar los vínculos, ni los de seguridad ni los económicos, con Irán”

    .

    Las relaciones turco-iraníes en su mejor nivel en 400 años
    .
    En una entrevista concedida hoy a la cadena turca NTV, el ministro turco niega los rumores sobre la existencia de discrepancias entre Irán y Turquía en lo regional, en especial Siria, y confirma que Irán es un país amigo y vecino de Turquía, un país poderoso y civilizado. Califica, asimismo, de positivas las relaciones mutuas.

Comentários não permitidos.