Um navio científico da Marinha britânica está no Porto de Montevidéu e partirá amanhã com destino às Ilhas Malvinas, apesar da proibição por parte dos países-membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul) em relação a embarcações do arquipélago.
Trata-se do HMS Protector, um navio quebra-gelo que desde o ano passado realiza tarefas de patrulhamento e exploração científica no Atlântico Sul, no entorno das Malvinas e da Antártida.
Autoridades portuárias informaram ao portal El Observador que a embarcação entrou no porto em 30 de dezembro e partirá amanhã com destino ao arquipélago, cujo domínio é reivindicado pela Argentina.
Os porta-vozes asseguraram que o navio cumpre todos os requisitos e, por isso, foi autorizado que atracasse em Montevidéu.
O governo de José Mujoca anunciou, em dezembro, a proibição da entrada de embarcações com bandeira inglesa com fins pacíficos e em apoio à Argentina. A medida foi adotada logo depois por todos os presidentes do Mercosul, durante uma cúpula realizada em 20 de dezembro, e provocou mal-estar com o governo britânico.
As Ilhas Malvinas estão sob controle da Grã-Bretanha desde 1833. A Argentina travou com um conflito armado com Londres, em 1982, mas não conseguiu conquistar o arquipélago.
26 Comments