IZH 2012, a moto conceito cheia de inovações tecnológicas

Fotos: divulgação

A IZH 2012 é uma moto conceito criada por Igor Chak, um talentoso designer russo que mora em Los Angeles, California. A IZH é uma fabricante de armas e seu produto mais conhecido é o famoso rifle de assalto Kalashnikov.


Entretanto a empresa também fabricava produtos mais civilizados, como automóveis e motocicletas antes da queda da União Soviética. E não eram apenas alguns poucos modelos por ano, pois a IZH produziu cerca de 11 milhões de motos entre o final dos anos 20 e o início dos anos 90.


Mesmo assim, apesar de seu número elevado de produção, a marca é muito pouco conhecida no ocidente e a moto conceito de Chak quer mudar isso. A IZH 2012 é uma interpretação moderna da IZH-1, modelo de 1929. No visual as duas motos estão à anos-luz de distância, mas compartilham um perfil semelhante devido a localização do escape e o espaço vazio embaixo do assento, mas isso é tudo.

IZH-1 de 1929

A moto é repleta de novidades tecnológicas. O motor proposto é um V-twin de 850 cm³, que oferece 140 cv de potência. Além disso, a parte que é realmente interessante é a proposta de um motor formado em 50% por um plástico altamente reforçado e resistente ao calor.

A fiação e os circuitos do motor são construídos com o pensamento de reduzir a chance de danos ou corrosão. O motor também leva um sistema de regulagem de combustível para fornecer economia no consumo e, como se isso não bastasse, há um motor elétrico de 80kw alojado junto a roda traseira, que é alimentado por uma pequena bateria de lítio.

Outro ponto interessante do conceito é o sistema de freios consiste em pinças magneticamente acionadas. Além disso, embreagem e acelerador são controlados eletronicamente. Para ajudar a proteger o piloto no caso de um infeliz acidente, o  IZH 2012 possui um sistema de airbag duplo.

Obviamente um sistema de airbags sozinho não pode oferecer proteção total ao condutor da moto, e é por isso que o conceito também contará com um sistema de radar de proximidade, que trabalha em conjunto com uma câmera na parte frontal da carenagem. Quando ativado, este sistema ajuda a regular a velocidade da moto e compensar a redução da aceleração em relação aos veículos à frente.


A IZH 2012 também tem detectores de ponto cego, vibrando guidão que alerta para os carros que estão muito perto.  A máquina contará também com controle de tração que se ajusta automaticamente em condições adversas como chuva e terra.


A IZH ainda conta com um display touch-screen, que tem visão noturna, aviso de perigo potencial e GPS incorporado. Além de tudo isso, o computador de bordo da moto também pode ser conectado a um smart phone para que o display possa  ser usado (somente com a moto parada) em conjunto com seu iPhone, Blackberry e etc, para navegar na web, assistir a vídeos ou escrever e-mails. Por enquanto o modelo não tem previsão de fabricação, mas seria muito bom se outras motos utilizassem ao menos algumas das ideias contidas na IZH 2012.

Fonte: Best Riders

14 Comentários



  1. nada de novo.. para quem acompanha essa area

    e o futuro das motos será motor eletrico..nada de hibrido.

  2. Isso é fato, ponta de lança… vai ser como o aspirador de pó… poem para carregar e manda ver…

  3. é por essas e outras q eu nem comento muitos posts quando começam a tagarelarem sobre qualquer tipo de material russo…apenas uns 3 gatos pingados aqui sabem realmente do que falam quando c trata de material bélico da mãe russia…..

  4. A mãe é a Russia(mansa, ajuda em tudo, boazinha, carinhosa mas enérgica quando fica de TPM) e o pai é o Tio Sam(sutil como uma manada de elefantes).

Comentários não permitidos.