Fotos: divulgação
A IZH 2012 é uma moto conceito criada por Igor Chak, um talentoso designer russo que mora em Los Angeles, California. A IZH é uma fabricante de armas e seu produto mais conhecido é o famoso rifle de assalto Kalashnikov.
Entretanto a empresa também fabricava produtos mais civilizados, como automóveis e motocicletas antes da queda da União Soviética. E não eram apenas alguns poucos modelos por ano, pois a IZH produziu cerca de 11 milhões de motos entre o final dos anos 20 e o início dos anos 90.
Mesmo assim, apesar de seu número elevado de produção, a marca é muito pouco conhecida no ocidente e a moto conceito de Chak quer mudar isso. A IZH 2012 é uma interpretação moderna da IZH-1, modelo de 1929. No visual as duas motos estão à anos-luz de distância, mas compartilham um perfil semelhante devido a localização do escape e o espaço vazio embaixo do assento, mas isso é tudo.
A moto é repleta de novidades tecnológicas. O motor proposto é um V-twin de 850 cm³, que oferece 140 cv de potência. Além disso, a parte que é realmente interessante é a proposta de um motor formado em 50% por um plástico altamente reforçado e resistente ao calor.
A fiação e os circuitos do motor são construídos com o pensamento de reduzir a chance de danos ou corrosão. O motor também leva um sistema de regulagem de combustível para fornecer economia no consumo e, como se isso não bastasse, há um motor elétrico de 80kw alojado junto a roda traseira, que é alimentado por uma pequena bateria de lítio.
Outro ponto interessante do conceito é o sistema de freios consiste em pinças magneticamente acionadas. Além disso, embreagem e acelerador são controlados eletronicamente. Para ajudar a proteger o piloto no caso de um infeliz acidente, o IZH 2012 possui um sistema de airbag duplo.
Obviamente um sistema de airbags sozinho não pode oferecer proteção total ao condutor da moto, e é por isso que o conceito também contará com um sistema de radar de proximidade, que trabalha em conjunto com uma câmera na parte frontal da carenagem. Quando ativado, este sistema ajuda a regular a velocidade da moto e compensar a redução da aceleração em relação aos veículos à frente.
A IZH 2012 também tem detectores de ponto cego, vibrando guidão que alerta para os carros que estão muito perto. A máquina contará também com controle de tração que se ajusta automaticamente em condições adversas como chuva e terra.
A IZH ainda conta com um display touch-screen, que tem visão noturna, aviso de perigo potencial e GPS incorporado. Além de tudo isso, o computador de bordo da moto também pode ser conectado a um smart phone para que o display possa ser usado (somente com a moto parada) em conjunto com seu iPhone, Blackberry e etc, para navegar na web, assistir a vídeos ou escrever e-mails. Por enquanto o modelo não tem previsão de fabricação, mas seria muito bom se outras motos utilizassem ao menos algumas das ideias contidas na IZH 2012.
isso q é motoca!
Olha aí o futura das motos
Russo não é competente, imagine se fosse.
Essa foi boa “Russo não é competente, imagine se fosse”, quero uma dessas pra mim.
–
–
nada de novo.. para quem acompanha essa area
–
e o futuro das motos será motor eletrico..nada de hibrido.
Isso é fato, ponta de lança… vai ser como o aspirador de pó… poem para carregar e manda ver…
é por essas e outras q eu nem comento muitos posts quando começam a tagarelarem sobre qualquer tipo de material russo…apenas uns 3 gatos pingados aqui sabem realmente do que falam quando c trata de material bélico da mãe russia…..
Isso é + viciante q bumbum de mulher, linda, eu precioso de uma dessa.Sds.
Lindíssima a moto!
–
–
kalchicov
–
mãe russa ???… e o pai quem é ??? …rsrsrs
–
A mãe é a Russia(mansa, ajuda em tudo, boazinha, carinhosa mas enérgica quando fica de TPM) e o pai é o Tio Sam(sutil como uma manada de elefantes).
Linda moto! Aceito doações! rsrrs
Aí, pessoal? Vamos fazer uma “vaquinha” pra comprar uma? Ela fica uma semana na casa de cada um…
Carlos Argus, a moto é lindissima, mas eu ainda prefiro com o bumbum de mulher…hehehe