Defesa & Geopolítica

Irã exige que EUA não mandem porta-aviões ao Golfo novamente

Posted by

USS John C. Stennis (CVN 74)

O comandante das Forças Armadas iraniana, o general Ataollah Salehi, pediu nesta terça-feira aos Estados Unidos que não enviem novamente um porta-aviões ao Golfo, informou a agência oficial Irna.

“Aconselhamos o porta-aviões americano que atravessou o estreito de Ormuz a não retornar ao Golfo Pérsico”, disse o general Salehi, antes de afirmar que a República Islâmica do Irã não pretende repetir a advertência.

O alerta foi feito um dia depois de a Marinha iraniana ter completado dez dias de exercícios na entrada do Golfo, com os testes de três mísseis com capacidade de afundar navios.

O porta-aviões citado por Salehi era o USS John C. Stennis, um dos maiores navios da Marinha dos Estados Unidos.

Os Estados Unidos prometeram nesta terça-feira manter seus navios de guerra posicionados na região do Golfo, apesar das advertências iranianas.

“A mobilização das forças militares americanas na região do Golfo Pérsico continuará como vem sendo há décadas”, afirmou, em um comunicado, o secretário de imprensa do Pentágono, George Little.

O Irã anunciou no domingo (1º) que no último dia das manobras, os navios de guerra da Marinha validariam um novo dispositivo tático que demonstraria a capacidade do país para impedir qualquer tráfego marítimo no estreito de Ormuz se este for o desejo de Teerã.

O país ameaçou fechar o estreito estratégico no caso de sanções dos Estados Unidos e de outros países europeus contra suas exportações petroleiras.

O Irã começou sábado, dia 24 de dezembro, dez dias de manobras navais a leste do estreito de Ormuz, que liga o mar de Omã ao golfo de Aden.

Segundo autoridades militares iranianas, um de seus aviões identificou um porta-aviões americano na área de manobras navais organizada pela Marinha do Irã na região.

DA FRANCE PRESSE

Fonte: Folha

34 Comments

shared on wplocker.com