Irã exige que EUA não mandem porta-aviões ao Golfo novamente

USS John C. Stennis (CVN 74)

O comandante das Forças Armadas iraniana, o general Ataollah Salehi, pediu nesta terça-feira aos Estados Unidos que não enviem novamente um porta-aviões ao Golfo, informou a agência oficial Irna.

“Aconselhamos o porta-aviões americano que atravessou o estreito de Ormuz a não retornar ao Golfo Pérsico”, disse o general Salehi, antes de afirmar que a República Islâmica do Irã não pretende repetir a advertência.

O alerta foi feito um dia depois de a Marinha iraniana ter completado dez dias de exercícios na entrada do Golfo, com os testes de três mísseis com capacidade de afundar navios.

O porta-aviões citado por Salehi era o USS John C. Stennis, um dos maiores navios da Marinha dos Estados Unidos.

Os Estados Unidos prometeram nesta terça-feira manter seus navios de guerra posicionados na região do Golfo, apesar das advertências iranianas.

“A mobilização das forças militares americanas na região do Golfo Pérsico continuará como vem sendo há décadas”, afirmou, em um comunicado, o secretário de imprensa do Pentágono, George Little.

O Irã anunciou no domingo (1º) que no último dia das manobras, os navios de guerra da Marinha validariam um novo dispositivo tático que demonstraria a capacidade do país para impedir qualquer tráfego marítimo no estreito de Ormuz se este for o desejo de Teerã.

O país ameaçou fechar o estreito estratégico no caso de sanções dos Estados Unidos e de outros países europeus contra suas exportações petroleiras.

O Irã começou sábado, dia 24 de dezembro, dez dias de manobras navais a leste do estreito de Ormuz, que liga o mar de Omã ao golfo de Aden.

Segundo autoridades militares iranianas, um de seus aviões identificou um porta-aviões americano na área de manobras navais organizada pela Marinha do Irã na região.

DA FRANCE PRESSE

Fonte: Folha

34 Comentários

  1. Risível..Risível..Risível..Risível..

    Estão cutucando a onça com vara curta.. vão se dar mal igual a Líbia..

  2. Essa guerra, se começar mesmo, via durar uns trinta anos. Se com o Iraq arrastou-se por tanto tempo imaginem contra o Irã!!!

  3. Só um submarino nuclear americano afunda toda a esquadra iraniana. Não vejo nenhum país capaz de encarar a maior força naval do planeta. Intimidar,isso faz parte da natureza de qualquer país que quer se defender. É claro que pode haver algum estrago com mísseis de médio alcance,que é o que o Brasil deveria ivestir: em mísseis de médio alcance terra-mar,terra-terra e terra-ar.Com eles vc consegue criar uma certa barreira ,dificultando a vida do inimigo.

  4. Realmente o Irã não pode ganhar essa guerra,mais tem grande capacidade de causar um bom estrago se for atacado e se o Irã não tivesse essa capacidade vcs não achão que os EUA ja não o teria feito esse ataque? Na guerra da Líbia foi fácil pq seus caças na maioria não tinha condições de voo e não passaram por modernizações e seu sistema de defesa anti-aérea eram da decada de 80 e tbm não foram atualizados e eram sistemas na maioria fixo e não móveis por isso e outros fatores foi derrotado sem dificuldade pelos EUA/OTAN.

  5. O estreito de ormuz tem cerca de 200km de largura, exatamente o alcançe dos misseis testados pelo Irã, na parte mais estreita chega a apenas 50km de largura por 60 metros de profundidade, isso deixa qualquer frota naval fragilizada, pois não dá para se esconder nem muito menos manobrar para fugir de um ataque em massa de foguetes ou misseis, certamente os ianques não entrarão no estreito em caso de guerra, ficarão fora do alcançe dos misseis iranianos e atacarão com seus caças e tomahawks.

  6. Pois é seal, pra bater a marinha americana é osso. acho que respeitando as baixas de ambos os lados, o irã tomaria um toco grande se quisesse ir ao mar..
    Mas eu entendo essa estrategia iraniana de defesa.. Misseis para todos os lados e uma marinha modesta estacionada e concentrada em um ponto estratégico, o Estreito de Ormuz( porque aquela base russa, os proprios russos tomarão conta de que não seja subjulgada)… afunilando o campo de batália, a vantagem numérica americana não ficaria tão grande.
    .
    Eles tem submarinos antiquados e poucos navios de superfície… mas mesmo assim são vários subamarinos anões, que podem ficar parados no fundo do oceano, inertes como pedras… só esperando um casco Us Nay passar sobre eles(claro, respeitando o tempo de um submarino diesel-eletrico de subermsão)…. Sem contar aquelas lanchas, não sei se disfarçadas de lanchas civis, adaptadas para lançar misseis, que eu nem sei em quantas são, mas os iranianos botam a maior fé nelas(ate porque em um estreito de 50km….).
    .
    Falando nisso, uma dúvida que eu tenho e que alguem com mais conhecimento poderia me ajudar: Um submarino diesel-eletrico pode ficar algumas semanas até debaixo dágua né, mesmo ele estando em deslocamento constante e cheio de tripulantes? Mas e um submarino com poucos tripulantes, parado, inerte, somente com os sistemas essenciais para a vida de poucas pessoas em seu interior pode ficar quanto tempo imerso?

  7. como eu ja postei aqui,os eua se acham os soberanos do mundo e quem disse que eles estão 100% sertos?se eles quiserem briga com o irã eles vão ter,tanto o irã quanto os eua querem guerra,so estão esperando que aperta o gatilho primeiro,ATAHUALPA DISSE”VÃO SE DAR MAL IGUAL A LIBIA”discordo,a libia estava bombardiando inocentes,e mais da metade dos militares libios desertaram,diferente do irã,que tem armas até embaixo do travesseiro,e os militares iranianos adoram sua farda e seu país.

  8. Irã iludido de mais para pensar colegas. realmente cutucam a onça com vara curta. Este pais mexe com cachorro grande. Israel e Estados Unidos colocam aquele pais abaixo em poucas semanas

  9. Essa banheira americana tem radar com 300 km. Se passar pelo estreito de ormuz tal potencia do radar já será ridícula. Pois estará entrando no raio de águas iranianas e também o território deste. Cheio de lança-mísseis. Estão confiando demais! Esses americanos.

  10. OS EUA ESTÃO MEXENDO COM CAHORRO GRANDE !

    SE O IRÃ CONVOCAR SUAS MILÍCIAS RELIGIOSAS (BASIJ)
    ELE TERÁ O MAIOR EXERCITO DO MUNDO (5 MILHÕES) EM 48 HORAS !

  11. Mas é um FANFARRÃO. O simples fato do porta aviões estar fora do estreito de Ormuz, local onde nenhum comandante de esquadra colocaria sua frota em caso de combate. Já quer dizer que os EUA esta se preparando para o ataque.
    Qto ao fato do radar do portá-aviões americano ter um alcance de 300 Km, é devido a curvatura da terra. Nenhum radar instalado em navio, supera esse alcance. Para isso o NA americano possue um esquadrão de AWACS E-2 Hawkeye (aeronave de alerta aéreo). com alcance de 600 Km.

  12. Gustavo, determinar o tempo que um submarino fica submergido não é uma ciência exata, do tipo, ele aquenta 78 hora 45 minutos e 5 segundos. Há um tempo estimado, pode ser mais, pode ser menos. O que realmente determina o tempo de submersão é o motor e o oxigênio. Se eles estiver parado, o único consumo de gás é da respiração humano, e com poucas pessoas o consumo é menor ainda, ele duraria um bom tempo. Quanto eu não sei, depende do metabolismo das pessoas e do volume de gás la dentro. Alimento, tem bastante, além do que da para se consumir menos e até mesmo ficar sem comer alguns dias se necessário. Se parado creio que ele poderia ficar talvez até mesmo 1 mês, até precisar subir pra trocar gás.

  13. PELO FATO DE A ESQUADRA DOS EUA ESTAREM FORA DE ORMUZ O IRÃ PODE APROVEITAR E COLOCAR CENTENAS DE MINAS MARÍTIMAS NO ESTREITO E AÍ MEU FILHO….. NENHUM NAVIO PASSA !! NENHUM SEJA MILITAR OU CIVIL !!

  14. Ciozin…ce anda usando erva estragada irmão… cada ideia… posicionamento tosco e irrealista… acorda mano…

  15. junto con as minas eles testaram misseis de curto e medio alcance terre mar quero ver para desatar esse no pois nao sera so uma questao de forca mas de logistica

  16. O braço naval dos IRCG (Guardiães da Revolução) possui milhares de pequenas embarcações armadas com mísseis mar -mar, lança foguetes, lança minas aquáticas, pequenas embarcações bombas (usados por esquadrões suícidas), muitos submarinos pequenos armados com torpedos de cavitação (deslocamento de quase 400 km/h) e outros milhares de mísseis terra – mar prontos para serem disparados. Mesmo com a superioridade tecnológica dos EUA, acho que no combate assimétrico os iranianos estão muito mais preparados e são experts nesta prática pois suas pequenas embarcações são rápidas e difíceis de serem acertadas, já um PA americano é um grande alvo. Tou sentindo que a 5ª Frota vai a pique se entrarem numa com o Iran.

  17. Uma coisa que me deixa intrigado a toda essa conversa iraniana é que eles agem parecendo que não estão totalmente cercados, literalmente por todos os lados, a questão nem seria o poderio militar do Irã, que de fato é grande, mas sim que os EUA tem tantas vias militares os cercando que um simples ataque coordenado poderia destruir toda a estrutura militar do Irã em 1 ou 2 semanas, e o Irã sabendo disso, porque insisti em agir como se não houvesse esse cerco!?
    .
    Esses iranis estão loucos ou aprontando alguma coisa!

  18. Q os ianks estão pensando um pouco + isso eles estão, se fosse no tempo do bushrro ele já teria feito mlerda, + dái eles terem medo de enviar o seu NAE ?Há uma grd #,os Persas estão bem armados p um país como os judeus(SSem oSS 2 eSSeSS maiSScúloSS )ou o BRASIL, claro.Fora daí e temeridade. Sds.

  19. antonio, eu gostaria de entender este ponto. As ondas do radar são curvilineas mas se propagam só horizontalmente ou tambem verticalmente? Entenderam mais ou menos a questão?.. Porque se for propagação nas duas direções, a curvatura da terra não influenciaria! Apenas tornaria com o tempo o sinal de retorno mais fraco!

  20. caiozin disse:
    04/01/2012 às 14:08
    PELO FATO DE A ESQUADRA DOS EUA ESTAREM FORA DE ORMUZ O IRÃ PODE APROVEITAR E COLOCAR CENTENAS DE MINAS MARÍTIMAS NO ESTREITO E AÍ MEU FILHO….. NENHUM NAVIO PASSA !! NENHUM SEJA MILITAR OU CIVIL !!
    Se eles fizessem isso ai sim ponha toda a comunidade internacional contra ele, e se caso afundassem um navio civil qualquer então ai sim eles estavam lixados
    .
    Mas e se o porta-aviões passar por lá o que é que os iranianos vão fazer?Ataca-lo?Isso sim seria o suicídio até porque iriam morrer marinheiros americanos e a população não ia aceitar e ia haver guerra, e aqui sim eles iam com a força toda, para além da OTAN que era obrigada a ajudar os EUA porque este tinham sido atacados,basta lembrar o 11 de Setembro.A

  21. – E, AS BOMBAS ATÔMICAS DO EUA??

    – O EUA, PODE LITERALMENTE VARRER O IRÃ, DO MAPA…
    – SABEMOS QUE, DES DA (2)GUERRA MUNDIAL, O IRÃ, E O INIMIGO MAIS FORTE QUE OS EUA, VAI ENFRENTAR, ENTÃO ACHO QUE ESTA GUERRA COM O IRÃ,E O ESTOPIM PARA UMA 3GUERRA MUNDIAL..

    – NO AMOR E NA GUERRA AMIGO, VALE TUDO!!

  22. “Aconselhamos o porta-aviões americano que atravessou o estreito de Ormuz a não retornar ao Golfo Pérsico”,….senao a gente ataca com as 10 voadeiras disponiveis…kkkk

  23. caiozin..vao ter que nadar muito os suicidas Iranianaos porque em terra os EUA nao vao entrar.

    caiozin..outra vez..somente o fato do Ira TENTAR minar o Estreito ja e um ato de guerra..ou voce acha que os Americanos estao de bracos cruzados sobre o Estreito.

    OsAmericanos controlam o espaco aereo portanto controlam o Estreito.

    carlos argus… quem nao esta pensando e o Ira. Os americanos ate que estao se mostrando de bom humor com as voadeiras do Ira.

    CRSOV… esta sonhando mas tudo bem.. a 5ta Frota a pique..ah ta..amanha viu!..please..ah e vai a pique com 80 Super Hornets no conveis..yes?

    Eu acho que o site esta sendo atacado por jovens com menos de 18 e fieis leitores de Karl Marx da biblioteca….so pode ser..

    Semper Fi..

  24. Estou achando que os americanos e iranianos estão combinados. Não se pode confiar na hipocrisia dos EUA.
    Enfim, seria melhor do que a III GM.
    Se 80% dos envolvidos forem contra o destino, Deus aceita.

  25. A turma ficou euforica,calma bolcheviques,tentem raciocinar sem pensar em revanchismo,os EUA tem direito em trafegar nas aguas internacionais daquela area, assim como tambem o Ira possui o direito de fazer suas manobras,so lamento a peerda de tempo dos militares iranianos ficarem falando,falando ,seria mais racional um contato entre os comandantes,nao tiro a razao do Ira ,nao e´facil dar de cara com uma frota poderosa fungando no seu cangote e,esqueçam a possibilidade de tio san ter medo,nao confunda planejamento e paciencia com medo,infelizmente se as coisas continuar assim,o Ira vai acabar mordenddo a isca igual aos japoneses na SEGUNDONA,preste atençao adolecentes,assim que os EUA conseguirem um apoio dentro do Ira (a cia ja esta trabalhando pra isso)a festa tera´inicio.Sugiro aos maiores de 18 e menores de 21 interessados em APRENDER sobre a arte da guerra que procurem um agenciador e sejam um legionario frances ou um mercenario,assim como na minha epoca ,ha guerrinhas sendo travadas,aproveitem para aprenderem algo interessante e ganhar uma grana ! Com certeza nao irao postar piadas sobre judeuss,como as de SSempre !

  26. Prefiro ler Sun Tzu e livros de história militar, do que ser legionário francês, não pretendo matar e morrer em nome de outro país. Quanto a ideia da bomba atômica, só se os EUA tivessem com vontade de fazer uma merda monumental que poderia significar seu fim. A janela pra ataques nucleares fechou na guerra do pacífico. Se eles fizessem isso seria pior do que o Irã fechar o estreito. Não seria um tiro no pé mas uma bazucada no pé. Ou você acha que todo mundo ia olhar e aplaudir, tudo tem um limite, todos, sem a menor exceção iriam cair em cima deles. Seria o fim do domínio americano e qualquer resquício de respeito que alguém pudesse a ter por eles. Armas nucleares são para defesa, jamais ataque, além do que, Irã é um anão se comparado a Alemanha nazista e o Japão imperial, Irã não tinha um quinto da capacidade deles(comparativamente é claro, respeitando a diferença de tempo e tecnologia).

  27. $$$ a equação é: irã(mí$$ei$ curto médio longo alcance invi$ível a rardar) x eua(mí$$ei$ curto médio longo alcance invi$ível a radar mí$$ei$ nucleare$ tecnologia $uperior aliado$ potência$ nucleare$ i$rael potência nuclear e agora até o$ inimigo$ árabe$ de i$rael e$tão de comum acordo i$$o $ó $erviu para unir o$ árabe$ com i$rael, i$$o graça$ a burrice do irã)= guerra com muita$ baixa$ para ambo$ o$ lado$, porém, a vitória prevalece para o$ eua $$$

  28. Realmente os Estados Unidos ta querendo encrenca mesmo,
    Porque não vão na Russia? Porque sabem que o unico país do mundo que podem derrotalos,Definitivamente acharam a desculpa necessária para atacar os países mais fracos, depois do irã, vem a síria, depois a Venezuela, depois o Brasil, com o Submarino Nuclear, Vão usar está desculpa da Bomba Atômica…E vão vir para pegar a nossa Amazonia.
    Russia o Brasil ta Contigo…

Comentários não permitidos.