Brasil cria robôs mil vezes mais precisos na montagem de aviões

Por Déborah Salves

Três robôs de grande porte vão aumentar em mil vezes a precisão na montagem de aviões brasileiros. O desenvolvimento dos autômatos, uma parceria entre o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), foi concluído em dezembro, após um ano de pesquisas e testes.

Os robôs fazem parte de um sistema automatizado de montagem estrutural, ou seja, trabalham no processo de unir as partes metálicas da aeronave. Ao Terra, Paulo Pires, gerente de automação industrial da Embraer, e Francisco Soares, diretor de engenharia manufatura da companhia, explicam que há duas etapas: furação e cravação de rebites. A indústria brasileira ainda não usa robôs neste processo, embora em outras partes do mundo a tecnologia já exista.

A vantagem do uso dos robôs é que eles garantem mais precisão na montagem, diminuindo a chamada taxa de “perfeitos por milhão” (PPM) de até 3.000ppm, no caso do processo manual, para cerca de 3ppm, com auxílio robótico. “Na indústria automobilística, que é similar à aeronáutica, os robôs têm precisão da ordem de milímetros, mas quando se parte para a fabricação de aviões, nossos robôs precisam ter precisão de décimos de milímetros”, explicam os executivos da Embraer. “É o equivalente a um fio de cabelo”, comparam.

Essa diferença impossibilita usar os robôs das fábricas de carros na produção de aeronaves, o que justifica a criação de autômatos específicos. Além disso, na planta automobilística cada máquina desempenha uma única função e em alta cadência, pois produz cerca de três mil veículos por dia. Por outro lado, na aeronáutica a flexibilidade é mais importante, uma vez que são fabricados 10 aviões por mês e um mesmo robô precisa ser capaz de perfurar e cravar rebites em diferentes metais e distintas posições.

Dos três robôs desenvolvidos na parceria, dois são braços antropomórficos, ou seja, têm estrutura que lembra um membro humano e se movem livremente. O terceiro, e também último a ser entregue, é do tipo cartesiano, que se move nas coordenadas X e Y do plano homônimo. “Ele é menos flexível, porque não fica livre no espaço como os outros, que têm manipuladores e torres, por outro lado é mais preciso”, resumem Pires e Soares.


0+2

No acordo entre Embraer e ITA, com financiamento do Finep, a instituição de ensino ganhou o Laboratório de Automação da Montagem Estrutural de Aeronaves (LAME), espaço usado para o desenvolvimento dos robôs e ligado ao Centro de Competência em Manufatura da universidade, em São José dos Campos (SP). “O ITA já é um centro de excelência em tecnologia aeronáutica, e a parceria permite a formação de pessoas e processos para atender à indústria nacional e realmente colocar o Brasil em posição de destaque no cenário mundial”, explicam os representantes da companhia.

Além dos benefícios diretos do desenvolvimento dos robôs, os executivos da Embraer destacam que outros elos da cadeia produtiva do setor também se beneficiam da pesquisa concluída neste mês. “Os resultados são compartilhados em relatórios periódicos, apresentações em workshops e oficinas com participação de acadêmicos, e outras indústrias podem usar as mesmas tecnologias que desenvolvemos”, concluem.

23 Comentários

  1. Parabéns ao ITA a e EMBRAER, espero que este exemplo possa a ser seguido tanto por empresas quanto por universidades brasileiras pois ambas vão sair ganhando com estas parcerias.

  2. AI SIM… PARABÉNS é o que sempre sonhei para nós: INDEPENDENCIA… ainda que muitos vão dizer que a Embraer não é 100% brasileira (assunto já desgastado e concluido) ela vai sim trazer muitos novos frutos para o pais… novamente parabéns a Embraer e principalmente ao ITA, exemplo a ser seguido pelo pais… novamente os militares dando exemplo de como colaborar por um pais melhor… enquanto uns trabalham pelo crescimento do pais outros desviam os recursos pelo propinoduto em todo o territorio nacional… de uma escola numa cidadezinha no interior do Piaui até o congresso nacional, passando pelo governo federal, judiciario, todos estão em defcite com o pais no que tange a honestidade… infelizmente…

  3. Uma verdadeira PPP, EMBRAER privada, embora com acionistas publicos e o ITA instituição pública, para quem fala que a EMBRAER só é o que é por ser privada taí a resposta.

  4. As vitorias são muitas… inclusive na aerea de turbinas…

    ..
    Somando tudo isso com o que absorveremos de tecnologia com os Programas de Submarino e EC 725 e A-Darter, daremos um salto consideravelmente alto rumo à independencia tecnologica

  5. NOSSO pais é cheio de genios e de gente com vontade de faser presisamos é eliminar a corrupção e que o governo invista mais em tecnologia,parabens a gente que faz que produz que luta por este pais,parabens ao ita a embraér e a este blog.

  6. De nada adianta se o robô foi importado e não projetado por brasileiros, pois a automação industrial é um simples detalhe.

  7. alformigoni, daonde você tirou que o robô foi importado? Você leu a noticia? Ele foi desenvolvido pelo ITA com a EMBRAER e portanto é 100% nosso, desenvolvido aqui, e vai ser fabricado aqui, e se for tão bom quanto a reportagem diz, pode esperar empresa de fora vindo aqui compra-lo.

  8. Parabéns e ts essas coisas, agr , q tal usar eles p montarem os caças supersônicos p o n país?!Já está + q na hora. P Ontem, vamos ousar e sonhar um pouco + srs.pensantes.Coragem.Sds.

  9. Isso não me espanta nenhum um pouco, após anos seguidos na ponteira de olimpíadas dos gênero, seria natural que coisas assim aparecessem, o que me espanta é quem lê as notícias e não enxerga um palmo a frente do nariz, “república das bananas”!

  10. Antes da P&D o Brasil precisa ensinar o povo a ler… dessa massa devem sair muitos gênios. Como eu já disse num outro post, não quero exportar só matéria prima, e nem jogadores de futebol, quero exportar produtos manufaturados em indústrias brasileiras e com tecnologia brasileira criada por brasileiros. Precisamos aprender a fazer e para isso precisamos educar o povo, que além de sem educação é analfabeto… temos muitos talentos desperdiçados por aí, nas cracolândias da vida…

  11. Blue Eyes, Na Resistência disse:
    04/01/2012 às 11:11

    AI SIM… PARABÉNS é o que sempre sonhei para nós: INDEPENDENCIA… ainda que muitos vão dizer que a Embraer não é 100% brasileira (assunto já desgastado e concluido) ela vai sim trazer muitos novos frutos para o pais… novamente parabéns a Embraer e principalmente ao ITA, exemplo a ser seguido pelo pais… novamente os militares dando exemplo de como colaborar por um pais melhor… enquanto uns trabalham pelo crescimento do pais outros desviam os recursos pelo propinoduto em todo o territorio nacional… de uma escola numa cidadezinha no interior do Piaui até o congresso nacional, passando pelo governo federal, judiciario, todos estão em defcite com o pais no que tange a honestidade… infelizmente…
    ==
    ==
    A parceria e louvavel, mas este tipo de parceria deve ser mais difundido inclusive entre outras empresas que atuam na mesma area.

Comentários não permitidos.