Peritos alertam para perigo de desaparecimento do EURO

© Foto: SXC.hu

O ano que se inicia pode vir a ser um ponto de partida para o descalabro da zona do euro, indica o  Centro britânico de Pesquisas Econômicas e Empresariais (CEBR).

Os analistas dizem estar convencidos de que a moeda única deixará de existir dentro de 10 anos. Com isso, ano de 2012, em que a Grécia e a Itália poderão abandonar a zona euro, tornar-se-á fundamental neste processo.

Enquanto isso, o chefe grego do Banco Central, George Provopulos, declarou a eventual saída da zona do euro e o retorno do país ao uso da antiga moeda nacional seria um grande colapso financeiro.

Por isso,  tenho certeza que o governo grego mobilizará todas as forças para permanecer na zona do euro,  resumiu.

Fonte: Voz da Rússia

17 Comentários

  1. Ainda acham que podera desaparecer rsrs rsrs Por isso quem pode vem efetuando aplicações em mercados promissores e o Brasil vem sendo muito beneficiado com isso……EU FALAVA MAS OS PREGOS SE EMBEBEDAVAM POR POPEYE,PETER PAN…O espinafre não faz mais efeito e quem borracha a Olivia Palito agora é o Bructus e ela ate ja se viciou na forma animal de ser possuida.Quanto ao Peter Pan esse ja cresceu a tempos e ja mandou a espada todinha na Fada Sininho a muito tempo.

  2. Em duas entrevistas a canal livre, henrique meireles e delfin neto(dois dos melhores economistas do mundo), disseram uma coisa paralelamente que ressoou muitas discussões nas respectivas bancadas:
    OU SE CRIA UMA REPUBLICA EUROPEIA OU O EURO DEVE SER DESINTEGRADO IMEDIATAMENTE ANTES QUE CAUSE MAIS DANOS AOS PAISES EUROPEUS NAO TAO ABASTADOS. isso é fato.. ninguém vai querer perder a sua soberania, assim como os grandes bancos não estão interessados em acabar com o euro… as reformas de austeridade fiscal só aumentam o desemprego e desestimulam a economia… Se ficar dando remedio em colher de chá vai culminar num fracasso insustentavel, um desastre… o remedio tem que ser tomado é no gargalo

  3. Noooosssa como são bons esses “peritos” do CEBR!! rsrsrs…Aqui no Plano Brasil a gente já sabe e fala disso faz tempo..kkkkk!!!

  4. A alemanha é que é o fiel da balança nessa questão, tem muita especulaçao nisso tudo, o EURO é um caso pensado de mais de meio seculo, as coisas não são assim não, tão fim de mundo como muitos falam!Mesmo porque o euro foi pensado como expressão de valor em contrapartida ao dolar, para circular como moeda global, dolar que também já tá cambaleando, se o euro afundar como muitos tão falando, e dado a crise efetiva que acomete o próprio dolar o mundo ficará sem reserva de valor circulante, não dá pra voltar pro escambo; e a moeda chinesa efetivamente não será lastro pras riquezas circulante das potencias capitalista do mundo; e tão pouco é possivel se voltar ao padrão ouro de antes, mesmo porque faltaria matéria prima pra dar conta do recado.Acho que há muita especulação nisso tudo, sem qualquer justificativa que seja coerente com o fim que muitos falam!É igual o fim do mundo tão falado agora pra 2012, ou seja, falácia!

  5. Laurence J. Kotlikof, publicou um artigo com o titulo IS THE UNITED STATE BANKRUPT?, Os Estados Unidos em Bancarrota. Kotlikof e um professor de economia na Universidade de Boston, e serviu como um dos economistas mais importante na administracao do presidente Ronald Reagsan. Segundo Kotlikof, a divida norte americana e $211 trilhoes, isto e 15 vezes maior que a divida admitida oficialmente. Ninguem seriamente acredita que o dolar vai desaparecer. Europa, excluindo Inglaterra, outro pais em bancarrota, com uma divida bem menor, esta com perigo de vefr sua moeda, o Euro, desaparecer. Qual e razao para essa diferenca. Forca militar, simplesmente isso. Os Estados Unidos ganharam o direito de impor o dolar como moeda reserva internacional, ao vencer a segunda guerra mundial. Esta foi a razao, pela qual, setores financeiros norte americanos de Wall Street, financiaram, tanto os ingleses, como os nazistas, como os russos, durante a segunda guerra mundial. Os Estados Unidos queriam ver todos seus possiveis adversarios, se destruirem uns aos outros. E foi o que sucedeu. Dai a hegemonia norte americana. Tentaram elevar o euro como moeda alternativa ao dolar, e essa foi a razao que levou especuladores norte americanos o atacarem e aparentemente, e o colocar nessa posicao onde ele pode realmente desaparecer. E verdade, que o FED, esta secretamente, digitando dollar e os transferindo para o Banco Central da Comunidade Europeia. Mas sao dolares que deve ser oferecido aqueles bancos norte americanos que estao sob o risco de perder seus investimentos nos bancosa europeus.

  6. Pensaram no euro durante tanto tempo pra dar nisso? Então o projeto já nasceu falido… Dizem muito da semelhança visual entre o Euro e o Real, pelo visto parou aí… E isso é verdade: se a Europa não se unir numa só federação, seguindo um só governo e um só banco central, o Euro não vinga! Ou eles esquecem sua soberania e se tornam o país Europa, ou cada qual que siga seu caminho. Na minha opinião: a Europa, como país único, jamais existirá!

  7. JULIO CEDRO TEM TODA RAZÃO ,SEM UMA FEDERAÇÃO EUROPÉIA
    O EURO NÃO VINGARÁ ,PORÉM ACONTECENDO A ALEMAMHA TERÁ VENCIDO A GUERRA 65 ANOS DEPOIS.

  8. Uma união seria muito difícil de acontecer, não é impossível, talvez venha a acontecer no futuro, mas hoje, acho difícil. Existe muito cabeça de bagre na França e Alemanha que fica criticando um ao outro lembrando da 2ª guerra, as feridas ainda estão bem vivas no do que depender de alguns. Porém, se mesmo assim eles prosseguirem com uma união os EUA vão fazer de tudo pra impedir, pois seria não só o fim do domínio americano na região, mas também o fim das proibições militares a Alemanha, com uma força unica, o poderio deles seria muito maior que o americano, e uma industria extremamente diversificada, com muitas empresas competitivas das varias regiões. E provavelmente seria o fim da OTAN e suas bases no continente, além de haver uma grande chance de acontecer um aproximamento entre a Europa e a Russia.

  9. Eu fico com a opinião do EX-Ministro Delfin Neto,a europa vai virar uma federação,eles vão comprar as dívidas ou assumirem as d´vidas dos paises problematicos,vão criar uma politica fiscal comum,e regras de gerenciamento do seu sistema financeiro para todos os países menbros,em suma um governo Central Europeu.

  10. Uma união com que fim? Para privilegiar oligarcas e vendedores de armas? Para quem se interessar numa visão diferente da mídia sobre a crise grega em sugiro este blog

    http://grcrisis.blogspot.com/p/summary-of-greek-crisis-and-peoples.html

    Para quem quer ver um resumo do que ocorre nos EUA eu sugiro este vídeo. http://www.youtube.com/watch?v=D71aiYq7jeM&feature=related

    Quem puder comente o vídeo achei um resumo muito bom. Muito interesante como algumas partes servem para um possível resumo referente ao Brasil.

  11. Essa vai para o quadro, Jose L Esposito:
    JOSE LUIZ ESPOSITO disse:
    03/01/2012 às 14:12
    JULIO CEDRO TEM TODA RAZÃO ,SEM UMA FEDERAÇÃO EUROPÉIA
    O EURO NÃO VINGARÁ ,PORÉM ACONTECENDO A ALEMAMHA TERÁ VENCIDO A GUERRA 65 ANOS DEPOIS.

    *****
    Muito boa.

  12. Mentalidade tupiniquim. Delfim um dos melhorees economistas do mundo. Porque ainda nao foi condecorado com o premio criado pelo “Rei da Dinamite”, Nobel.

  13. Jojo…

    Alfred Nobel não criou nenhum Prémio Nobel para a Economia…

    Aliás, ele deixou intencionalmente (dizem) essa “ciência” de fora.

    Há, uma coisa posterior e paralela à Fundação Nobel que se chama “Prémio do Banco Central da Suécia de Economia em memória de Alfred Nobel” – criado em finais dos anos 60 do século passado e cujo valor é atribuido pelo banco central da Suécia.

    Quanto à notícia, não me surpreende que os britânicos antevejam o fim do Euro, eles não fazem parte dele.

    Aliás, os ingleses nem sequer queriam fazer parte da União Europeia, pois até criaram a sua suposta antítese (que não deu resultado), a EFTA, e só ao quarto pedido de adesão e após a morte de De Gaulle é que conseguiram entrar.

  14. Afonso de Portugal..Obrigado pela informacao. Mas o que queria dizer era se Delfim Neto e um dos melhores economista do mundo porque ainda nao recebeu o premio Nobel para Ciencia da Economia. Concordo com o que diz a respeito da atitude dos britanicos a respeito do Euro. So acrescento que eles os britanicos estao divididos quanto a relacao britanica com a Uniao Europeia. Na Escocia, Gales a maioria da populacao sao favoraveis, enquanto a populacao inglesa e mais dividida.

Comentários não permitidos.