Construção de navio de 230 milhões de euros para a Marinha sem data para arrancar

O NavPol é um navio polivalente capaz de servir os três ramos das Forças ArmadasSegundo informação avançada à Agência Lusa por fonte da Empordef, holding do Estado para as indústrias de Defesa, “neste momento não há verba disponível” para assegurar a construção do navio, avaliada em cerca de 230 milhões de euros. “Em 2012 a construção não arrancará de certeza porque não está prevista qualquer dotação financeira. Trata-se de um projecto de longo prazo que nesta altura não tem qualquer data para arrancar”, esclareceu a mesma fonte.

Só o projecto técnico do NavPol, desenvolvido pelos alemães da HDW e entregue sem custos, em 2009, aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) no âmbito das contrapartidas para a construção dos submarinos, está avaliado em 15 milhões de euros.

Em 2005 o Ministério da Defesa assinou com os estaleiros de Viana do Castelo, detidos pela Empordef, um contrato-base para a construção do navio, mas a adjudicação nunca se concretizou. A 31 de Dezembro de 2011 termina o período vigência do contrato-base, alvo de uma prorrogação no último Governo, sendo que, segundo a Empordef, este deverá ser “prorrogado sine die” pelo Ministério da Defesa.

Uma estimativa inicial apontava para cerca de 230 milhões de euros os custos necessários à construção do NavPol, tido como um navio capaz de servir os três ramos das Forças Armadas. Com 162 metros e uma tripulação de 150 homens, o NavPol terá capacidade para embarcar uma força de 650 fuzileiros para ser utilizado em operações de apoio à paz e de assistência a catástrofes humanitárias. Prevê uma infraestrutura hospitalar completa, com 400 metros quadrados.

Permite o transporte de seis helicópteros Lynx e 22 viaturas ligeiras e segundo o projecto da HDW pode deslocar até 12.500 toneladas a uma velocidade máxima de 19 nós. Conta com uma autonomia para 6.000 milhas, alimentação e água para 30 dias, transportando ainda cinco lanchas de desembarque, 53 botes pneumáticos, um hangar com 510 metros quadrados e convés de voo com 1300 metros quadrados.

Fonte: Público

20 Comentários

  1. a segurança do país, do pre´sal, sendo jogada p as calendas; c esse congresso , lêia-se oposição, e essa dona, sei ñ,q Deus nos ajude e q Marte ouça os n pleitos. P Ontem, sds.

  2. segurança do país, do pre´sal, sendo jogada p as calendas; c esse congresso , lêia-se oposição, e essa dona, sei ñ,q Deus nos ajude e q Marte ouça os n pleitos. P Ontem, sds.

    ??????

    meu amigo a noticia se refere á MARINHA PORTUGUESA E NAO A MARINHA BRASILEIRA…..

  3. eu acho que essa informaçao é sobre a marinha de portugual pois foram eles que compraram os subs alemaes mas o brasil hoje esta aproveitando oportunidades como s que fez com os navios que comprou da inglaterra a um preço melhor vai que aproveita essa tambem.

  4. Indenpendente da confusão relativo a belonave, eu penso que a defesa deveria ter um fundo especifico e distinto que não ficasse dependente do orçamento geral, vinculado diretamente a presidencia; Afinal o parato da defesa tem que ficar de prontidão 24 horas todos os dias do ano; e as questões relativo a defesa são tão relevantes que não podem ficar a mercê desses congressista fisiologicos mediocres que nós temos!

  5. Já foi a era das grandes navegações portuguêsas rsrsrsr
    Saída para os alemães é tentar vender embarcação para os Argentinos, eles vão precisar para precionar os britanicos rsrsrsr

  6. Rodrigo vc está totalmente certo, + eu falei do BRASIL mesmo, das n condições ,de n FAs; e do contigênciamento de verbas das mesmas. Sem falar no FX2 q nada resolvem, e por aí vai.Asim como é no BRASIL assim tbm é em Portugal…sds.

  7. Pô EMPinto, você bem que poderia criar um tópico em destaque, igual aquele do falso acidente e das regras, dizendo os comandos de negrito, citação, itálico, smiley, essas coisas, seria bem prático para todos. Se possível ficaria muito grato.

  8. Eu acho que essa aula de português , interpretação de texto, alguns ai não assistiram. Presta atenção macaco.

  9. Uma pergunta blue eyes, todos os fóruns usam os mesmos comandos? Se forem comandos em inglês vai ser fácil porque já estou acostumado com eles. E não, não pretendo negritar tudo, fica ridículo, só quero deixar meu texto mais agradável e arrumado.

  10. Com certeza amigo… creio que todos usem os mesmos comandos… a linguagem html é comum a todos… teste os mesmos no PB… caso não de certo (para mim tem dado) vc tem a opção de apagar o coment… saudações…

Comentários não permitidos.