Alemães admitem subornos a Portugal

Os dois ex-executivos da Ferrostaal e a própria empresa aceitaram a proposta de conciliação do tribunal, admitindo que pagaram subornos a funcionários públicos estrangeiros na venda de submarinos a Portugal e à Grécia.

O ex-administrador da Ferrostaal Johann-Friedrich Haun e o ex-procurador Hans-Peter Muehlenbeck terão assim de pagar uma coima de 36 mil euros e 18 mil, respectivamente, e serão condenados a uma pena suspensa que não excederá dois anos, como propôs o juiz do processo, Joachim Eckert, na abertura do julgamento, esta manhã, na capital da Baviera.

Quanto à Ferrostaal, arguida no mesmo processo por crime de obtenção de vantagem económica através dos seus dois funcionários, terá de pagar uma coima de 140 milhões de euros, até 2014, em três prestações.

Tanto Haun como Muehlenbeck admitiram que pagaram subornos na Grécia e em Portugal para conseguir que ambos os países se decidissem pela compra de submarinos ao German Submarine Consortium (GSC), que além da Ferrostaal integrava os estaleiros Howaldswerke, de Kiel, e a metalúrgica Thyssenkrupp, de Essen.

Entre os beneficiários dos 62 milhões de euros pagos em «luvas» esteve o ex-ministro da Defesa grego Akis Tsochatzpoulos, de acordo com a queixa-crime do ministério público de Munique.

No que se refere a Portugal, a acusação apenas refere no mesmo documento que Haun e Muehlenbeck subornaram o ex-cônsul honorário em Munique, Jürgen Adolff, pagando-lhe 1,6 milhões de euros, através de um contrato de consultoria, para que o diplomata lhes arranjasse contactos com o governo português.

A queixa-crime é omissa quanto a eventuais reuniões que Adolff terá conseguir organizar com membros do executivo português, na altura chefiado por Durão Barroso, e em que Paulo Portas era ministro da Defesa.

Os dois submarinos 209 PN foram entregues à marinha portuguesa, mas em Portugal há ainda um processo jurídico relacionado com as contrapartidas que a parte alemã se comprometeu a pagar no negócio que custou 880 milhões a Lisboa.

31 Comentários

  1. Como se pode vê,corruptos tem em todo canto;até no meu segundo amor,o meu querido Portugal,minha segunda pátria, que Deus dê aos meus irmão queridos força pois bravura para vencer esses mal e as dificuldades que estão passando, eles tem;assim com capacidade e inteligência.

  2. Qual pais e isento de corrupcao. Nesse mundo de transacao de armamentos a competicao e muito grande, os produtos quase todos com as mesmas caracteristicas, que o suborno se faz necessario. Quem paga mais assina o contrato.

  3. Puxa vida, compatriotas venderam a segurança de seus países (Portugal e Grécia) por um punhado de euros. Me lembra os demos e tucanos governando o Brasil nos anos 90. O livro “A privataria tucana” está escancarando isso.

  4. Esta mais que comprovado o porque de armas para equipar exercitos custam tão caro,vejam bem isto na ALEMANHA,PORTUGAL,E GRECIA, onde as leis são mais rigorosas,e a fiscalização funciona melhor,a estrema corrupção é mundial e este é apenas um dos casos revelados de corrupção,extremamente dificel de diagnosticar,temos que ter leis mais duras uma fiscalização mais rigorosa,pois este pais é o pais das maravilhas onde impera a ladroagem e acorrupção publica,parabens aos ALEMÃES DA BAVARIA.

  5. Bem, vamos lá de novo…
    Cadê os vira-latas que criticavam a compra do Scorpene pela MB dizendo que os modelos alemães tinham mais vendas por isso erram melhores?
    Mais uma vez, tomem vergonha na cara e parem de dizer mentiras!

  6. A CORRUPÇÃO NO 1º MUNDO
    .
    .
    Bem recente fora publicado tal crime horrendo dentro da realeza espanhola,onde o genro do rei,estava envolvido com corrupção e agora bem recente vemos muitos desse tipo de atitude dentro da sociedade elitizada europeia pois, a corrupção não reconhece fronteira e nem nobreza e plebe.
    .
    .
    *********(trechos do original)
    .
    .
    Presidente da França é suspeito de desvios de fundos, diz jornal
    .
    Novas revelações publicadas nesta segunda-feira pelo jornal “Libération” ligam o presidente francês, Nicolas Sarkozy, a um desvio de fundos relacionado com o pagamento de comissões ilegais ao Paquistão na venda de submarinos franceses.
    .
    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=172377&id_secao=9
    .
    .
    ************
    .
    .
    Chirac é condenado por uso indevido de verba pública
    .
    O ex-presidente da França Jacques Chirac, de 78 anos, foi considerado culpado de apropriação indébita e quebra de confiança. Ele foi sentenciado a dois anos de prisão, a serem cumpridos em regime de liberdade condicional.
    .
    .
    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=171112&id_secao=9

  7. Essa é a civilidade europeia, façam o que eu falo mas não o que eu faço!Onde tem dinheiro e poder, não tem anjo que não se corrompa!O negócio e tranparencia, ou seja, dar conhecimento a todos de qto custa, qual o custo efetivo para se produzir, qual a margem de remuneração, tudo previamente definidos, por que sobre o olhar de todos se previne e evita a corrupção!

  8. Pelo menos aceitaram suborno pra comprar coisa de qualidade, e vai que o escolhido era este mesmo e os alemães não sabiam!.. Submarino alemão desse moderníssimo. Deve ser super silencioso, por células combustiveis!.. Alguem sabe mais dele?

  9. Carl94fn, seja do que forma foi adquirido esses modelos made in germany não invalida que sua qualidade como arma seja muito eficaz. São bons naquilo que foram projetados e na sua classe não ficam atrás de nenhum outro modelo, claro que tens a sua especificidades adequadas á marinha portuguesa. Infelizmente temos essa novela de alto nível que envergonha
    a Alemanha e Portugal. Depois ainda tem a promessa alemã que nunca foi cumprida.

  10. Pois é Carl94fn,

    Antigamente, a muito, muito, muitooo tempo atras um famoso blog brasileiro, muito conhecido por sinal, adorava bater pesado nos franceses, dizendo que eles eram sujos, pagavam propina, não iriam trasnferir tecnologia nenhuma, seus produtos não prestavam, tinham um custo EXTREMAMENTE ALTO,etc, etc etc.
    Já quando se falava nos alemães, a história mudava completamente, era o povo mais limpo da história mundial, nunca pagaram 1 dólar de propina, seus produtos eram os melhores possíveis, e seu custo era EXTREMAMENTE Inferior (a daquela “”porcaria”” francesa), etc, etc, sem mencionar que eles juravam de pé junto que os alemães poderiam transferir a tecnologia do casco do sub nuclear, sem nunca ter construído um navio deste porte sequer…e ai de quem duvidasse deles, era jurado de morte e perseguido em tudo que era postado.
    O pior disso tudo, é que muito B@b@c@ acredita nestas “ESTÓRIAS” e conta para todos os ventos como se fosse a mais cristalina verdade, a mais pura e limpa verdade, indiscutível verdade.
    É complicado, mais tem muito leitor que não sabe nem o que significa F = m.a e quer discutir sobre reatores nucleares….mas fazer o que o mundo também tem seus “Iluminados”.
    Abs.

  11. se forem investigar as “compras militares” que a no mundo vao ver que a corrupçao faz parte do comercio de armas.
    principalmente EUA , russia, china, frança, e …….., ia encher a lista.
    todos os paises que querem vender o seu peixe, dao algo em troca , vide que hj o comercio das armas é um comercio que é feito para trazer melhorias(beneficios) em muitos sentidos, como o programa fx2(que nao sai nunca).

  12. AntiNavalDaSilva, que eu me lembro os alemaes nao ofereceram nenhuma tranferencia de tecnologia do casco do submarino nuclear até pq eles nao tem submarino nuclear, e o custo nao era “extremamente inferior” ao do sub frances, e é obvio que houve muito suborno(corrupçao) neste acordo com os franceses.
    entendam como o mundo funciona a corrupçao faz parte da evoluçao mundial , so que a uma diferença muito grande quanto a esses tipos de corrupçao e auqela corrupçao que acontece dentro de seu proprio pais e para o seu proprio povo(fazendo com que esses nao evoluam nunca), a a corrupçao que te ajuda a crescer e a aquela que te destroi(muito usado aqui no brasil por falta de patriotismo e outros “fatores”).

  13. A Alemanha não pode fazer submarinos nucleares, o acordo de paz pós 2ª GM(valido até hoje) os limita extremamente, e eles não podem desenvolver a tecnologia nuclear. Já o casco do Scorpène foi feito com base no nuclear, já pensando em fazer uma adaptação por isso a escolha da MB, precisa mudar pouca coisa. E a corrupção não é uma evolução, existe desde a Grécia antiga e era algo institucionalizado, uma forma de se resolver as coisas, e não existe corrupção boa ou que faça avançar, todas são destrutivas e nocivas a sociedade.

  14. Caro amigo Leonardo,

    Você não faz parte da equipe daquele site em questão não né????
    Pois se fazer me recuso a discutir com você.
    Quando foram feitas as buscas pelos países que poderiam fornecer submarinos de propulsão convencional ao Brasil ficou claro que o país escolhido deveria operar os 2 tipos de submarinos, convencional e nuclear, pois bem, apenas 2 países no mundo tem estas características, França e Rússia.
    Inicialmente estes países foram procurados pela marinha brasleira, e ficou óbvio o interesse russo de apenas “vender” submarinos, então sobrou apenas a frança como concorrente, que se propôs a vender os subs e transferir a tecnologia de projeto e construção dos mesmos, só que, o interesse da marinha é adquirir os convencionais como forma de capacitação para a construção do submarino nuclear, o que difere e muito do convencional, por isto necessitava preparação de mão de obra como técnicos e engenheiros preparados para tal.
    Os alemães seriam a escolha óbvia se fosse apenas uma modernização da frota de meios convencionais, mais como disse anteriormente, a interesse da marinha é ter o subnuk, e os alemães não se encaixam neste perfil, eles até ofereceram sim em transferir a tecnologia do casco do submarino nuclear, mas para isso teriam que desenvolver um totalmente novo e isto iria custar muita grana, pois eles nunca construiram um meio nuclear, e seu casco é bastante diferente dos convencionais.[
    Além do que, a manutenção dos submarinos alemães esta se tornando cara de manter, o submarino Tikuna que foi uma modificação do projeto alemão sofreu vários entraves tecnológicos por parte da MB que só foram solucionados com o pagamento de técnigos/engenheiros alemães à peso de ouro, e olha que no contrato firmado existia o termo que eles deveriam repassar tecnologia, e no final não recebemos nada, sem mencionar o fato deles afirmarem que iriam montar uma siderúrgica aqui capaz de produzir o aço do casco que contratou apenas chineses.
    Então, a troca de fornecedor foi acertada, pois estão sendo capacitados meios para a produção totalmente nacional destes submarinos em um prazo relativamente curto, inclusive dos nucleares, arma de extrema importância estratégica atualmente.
    Quanto a corrupção, bom prefiro nem comentar, neste ramo não existe inocente, nem sueco, nem francês, nem americano nem russo, o que não se pode fazer é santificar um e demonizar outro.
    Abraço.

    Se persistirem maiores dúvidas Leonardo, o site da marinha disponibiliza uma nota oficial sobre a escolha do Scorpene: http://www.mar.mil.br/menu_v/ccsm/temas_relevantes/submarino_Escorpene.html

  15. Boa notícia esta.

    Já que o processo em Portugal está misteriosamente parado. Pelo menos da Alemanha sabe-se qualquer coisa.

    De resto, concordo com o que alguns já escreveram. A corrupção que envolve a venda de armas “oficiais” no mundo inteiro é assustadora, sendo este o negócio mais lucrativo do mundo, e as sociedades deviam olhar seriamente para isto.

    Por outro lado, não deixo de assinalar que a corrupção na Alemanha paga-se com um mês de ordenado e dois anos de pena suspensa. O que é grave.

    Quanto a Portugal, fico a torcer que o novelo chegue ao nosso ex-Ministro da Defesa e actual Ministro dos Negócios Estrangeiros.

  16. se tem um lugar onde não acharam bons moços, santos,integros e honrados homens de bem…esse lugar e o comercio mundial de armas,e è assim em todos os lugares do mundo,
    bem vindos, ao pessadelo da realidade, rsrsrs

  17. Corrução existe em todas as partes do mundo e acho que é pura idiotice, pensar que somos os campeões nesse quesito. Agora, se o nosso poder judiciário continuar com essa marcha da insensatez, podem ter certeza, a lama vai chegar ao pescoço do país.

  18. Infelizmente em todos os cantos do planeta tem gente que acha que o dinheiro publico não tem dono e é oportunidade de enriquecimento rapido, ilicito. Aqui a moda para alcançar essa meta foi a privataria, mas nunca deixou de acontecer os superfaturamentos com a famosa comissão PF(por fora), falta de cidadania.

  19. Adriano

    Também poderias ter mencionado que puxaram algo aos alemães, afinal também têm uma extensa diáspora de alemães no Brasil e ao fim ao cabo a corrupção partiu da Alemanha, do fabricante de submarinos.

    “Infelizmente em todos os cantos do planeta tem gente que acha que o dinheiro publico não tem dono”…

    Uma grande e triste verdade Júlio…

    A corrupção é mundial, não tem cor, nem tradição.

  20. Já dizia um grande filósofo.. a corrupção faz parte do sangue humano, é o lado selvagem do homem entrando em ação, o instinto de sobrevivência. É como o macaco quando vê aquele banquete encima da mesa e mesmo não estando com fome, o pega e priva todos os outros daquele alimento. somente para garantir o seu… o modo de vida captalista estimula esse instinto…

Comentários não permitidos.