Acre sofre com invasão de imigrantes do Haiti

Nos últimos três dias de 2011, uma leva de 500 haitianos entrou ilegalmente no Brasil pelo Acre, elevando para 1.400 a quantidade de imigrantes daquele país no município de Brasileia (AC). Segundo o secretário-adjunto de Justiça e Direitos Humanos do Acre, José Henrique Corinto, os haitianos ocuparam a praça da cidade. A Defesa Civil do estado enviou galões de água potável e alimentos, mas ainda não providenciou abrigo.

Corinto irá hoje ao município para discutir medidas de emergência no atendimento aos haitianos. Outra equipe estará em Assis Brasil (AC), fronteira com a Bolívia, para saber se há mais haitianos chegando.

A chegada em massa de imigrantes nos últimos dias ocorreu depois de boatos de que o governo brasileiro passaria a expulsar haitianos a partir do dia 31 de dezembro. Os rumores começaram depois de reunião do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), ocorrida em 16 de dezembro. A assessoria do comitê, órgão presidido pelo Ministério da Justiça, confirmou na semana passada que o Brasil estuda medidas para reprimir a imigração ilegal e o tráfico de pessoas pela fronteira com o Acre, mas negou que qualquer decisão a respeito dos haitianos tenha sido tomada.

De acordo com o órgão, os haitianos não podem ser considerados refugiados, pois não são perseguidos por motivos políticos, de raça ou religião em seu país. Por isso, a opção pelo visto humanitário.

Para não chegar ao Brasil ilegalmente, os haitianos deveriam pedir visto em seu país de origem, o que não acontece. Segundo informações do governo do Acre, pelo menos 2.300 haitianos entraram no Acre em 2011. O Conare informou que foram concedidos 1.600 vistos humanitários a haitianos no ano passado.

A imigração ocorre porque o Haiti ainda não se recuperou dos estragos causados pelo terremoto de janeiro de 2010. O primeiro grande grupo de haitianos, formado por 140 pessoas, chegou em Brasileia no dia 14 de janeiro de 2011. Desde então, a entrada ilegal continua, mas eles não são expulsos: obtêm visto humanitário e conseguem tirar carteira de trabalho e CPF para morar e trabalhar no Brasil.

Haitianos que chegam têm qualificação profissional

Segundo Corinto, ao contrário do que se imagina, não são haitianos miseráveis que buscam o Brasil para viver, mas pessoas da classe média do Haiti e profissionais qualificados, como engenheiros, professores, advogados, pedreiros, mestres de obras e carpinteiros. Porém, a maioria chega sem dinheiro. A primeira parada é em Brasileia, mas os destinos preferidos são São Paulo, Porto Velho e Manaus.

— Pelo menos 10% dos haitianos se fixaram em Porto Velho e estão empregados. Conheci cinco professores poliglotas, que aprenderam português e buscam regularizar o diploma para lecionar aqui — afirma Corinto.

Com a construção de usinas do Rio Madeira, em Porto Velho, a cidade sofre com a falta de mão de obra especializada, abrindo mercado de trabalho para imigrantes.

A situação dos haitianos em Brasileia se torna dramática porque a espera pela documentação chega a 40 dias e o município, de apenas 22 mil habitantes, não tem infraestrutura para suportar a chegada de tanta gente. No hotel da cidade, com 30 quartos, estão cerca de 700 haitianos. Com a chegada de centenas de novos imigrantes nos últimos dias, os banheiros do hotel passaram a ser coletivos.

Muitos haitianos foram trazidos por “coiotes” (traficantes de pessoas) e roubados na mata, a caminho do Acre. Com a denúncia de crimes, a Polícia Federal permitiu na semana passada que os haitianos entrassem pela fronteira oficial, na Estrada do Pacífico.

— Os brasileiros sempre criticaram a forma como os países europeus tratavam os imigrantes. Agora, chegou a nossa vez — afirma Corinto.

32 Comentários

  1. Pois é, imigrantes ilegais, que quando descobertos recebem visto humanitário, bolsa família, auxilio leite, e outros benefícios que são pagos por brasileiros que trabalham e sofrem tributação acima de 35%¨sobre o que ganham.
    Se são mão de obra realmente qualificada porque não foram para algum país da América central?
    O Brasil é uma verdadeira mãe. E os haitianos sabem que o Brasil não expulsa imigrante ilegal e dá asilo até a assassino italiano.

  2. Falou tudi Julio,e falo mais os brasileiros ilegais aqui na europa si são pego são expulso do pais e não podem voltar pra europa em 5 anos e que passaria se fosse al reves,um europeo está ilegal no brasil,seguro que dava asilo como esse italiano.

  3. brasil tem moral pra fala de ninguem nao. brasieliro e igual pardal, todo luga do mundo tem,, sempre imigrou, agora pq esta falando de expusar os caras, so pq esta na sexta economia do mundo, sou brasileiro mas falo uma coisa essa raca de brasileiro e pior que tem, se acha, so pq esta comendo melhor, fala em expusar.. fica esperto….

  4. Sou a favor do Brasil endurecer a fiscalização da fronteira, aqui em MT é uma farra, sai carro roubado e entra drogas e armas da bolivia, agora pelo Acre entram imigrantes do Haiti, provavelmente o governo vai falar que são coitadinhos, e receberão asilo e uma bolsa custeados com o nosso dinheiro.

    Se falta mão de obra qualificada, peguem nossos pobres, brasileiros natos e deem qualificação e os mande pros canteiros de obra, não precisa importar gente.
    Certos são os europeus e americanos, que ainda tentam controlar as fronteiras, no Brasil até o Bin ladem receberia asilo.



  5. Amigos…rsrsrs…

    mais quando a Europa criou aquela lei contra imigrantes ilegais… lembro que muita gente aqui “deu voadora” ..rsrsrs

    o próprio EUA também foi “vuuduzado” pela turba do PB..face a repreesão ao imigrantes…rs

    Será que pimenta nos olhos dos outos não arde…rsrsrsrs

    Como já disse… falarão de nós tudo que já falamos contra os EUA e a Europa…. VIVA A POTÊNCIA BRASILEIRA..E PAU NOS IMIGRANTES ILEGAIS…rsrsrs

  6. Deportação, é a solução pra isso aí! Daqui a pouco eles começaram a formar gangues que nem os mexicanos nos EUA e problemas como os árabes na França. Sempre quando começa a se formar esses tipos de minoria, sempre dá merd*.

  7. Julho mas os haitianos tambem vao trabalhar e pagar tributos aqui também… espero que nao venham um enxame de abelhas, mas lá no norte não há quase mao de obra… eles tem muita disposição e vontade de trabalhar e crescer, o que eu acho muito dificil….
    nao devemos chuta-los, se nao recordam o brasil exporta prostitu#@, gogo boy, saqueiro, garçon, lavador de pratos e etc, para todo o mundo

  8. Oque esta fazendo a ONU e o BRASIL no Haiti?
    Essa MINUSTAH não esta fazendo nada que preste !
    Se essa missão humanitária esta dando tão certo,porque a mão de obra qualificada do país esta migrando para o BRASIL?
    Com todo respeito aos nossos irmãos haitianos mas o governo brasileiro tem que dar uma solução para isso,essas migrações acabam onerando o contribuinte brasileiro,que já vive mal, pagando altos impostos!
    O BRASIL é um potência de mentirinha,tem a 6º economia do mundo,e um povo com sérios problemas de subdesenvolvimento!
    Realmente o BRASIL deve deixar a MINUSTAH,esta provado que não temos competência para comandar e resolver a questão do Haiti!

  9. Para barrar haitianos, Brasil tenta acordos com serviços secretos
    .
    .
    Agência Brasileira de Inteligência e Polícia Federal acionam parceiros de países da ‘rota haitiana’ para tentar conter imigração ilegal. Rota é operada por ‘coiotes’ que cobram dois mil dólares por pessoa e já exploram imigrantes árabes e asiáticos.
    .
    ‘É preciso encontrar solução urgente’, diz presidente do comitê de refugiados.

    .
    (*)Por:Najla Passos
    .
    fonte:cartamaior
    .
    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19282
    .
    .
    .
    O Brasil virou refugio daqueles que buscam um sol.

  10. Os que sao contra a permanencia desses imigrantes no Brasil sao contra a expulsao de brasileiros que trabalham ilegal na Europa e Estados Unidos. Hipocrisia a meu ver. Mas todos racistas sao hipocritas de qualquer maneira. Se fosses imigrantes de gentes brancas procedentes dos Estados Unidos, Canada ou Europa, seriam aceitos sem o menor problema. O sistema capitalista abriu as fronteiras de todos os paises do mundo para a penetracao do capital.Movimento livre do capital e o que se pregam. Tendo trabalhado no continente europeu muitas vezes ilegal, sou pelo livre movimento do trabalhador. Se esse pessoal do Haiti vem em busca de trabalho, eles devem permanecer no pais. E o brasileiro de origem africana deve mais do que ninguem defender o direito de seus irmaos em cor permanecer no pais. Afinal, nos construimos esse pais. Europeus veio para ca em grade numero somente apos o seculo XIX, quando o pais estava ja formado, e a classe dominante do pais estava com medo de que iriam perder seu poder politico economico, dada o fato de que os africanos formava a maioria da nossa populacao. Dai a politica de embranquecimento, a politica de atrair europeus para o nosso pais. Que Europa formula sua politica anti imigracao baseado na tentativa de proibir a entrada de gente de pele escura no cotinente, uma politica racista e repugnante, e uma coisa que posso entender, a maioria da populacao sendo caucasiano pode temer seu desaparecimento, tema explorado pelos racistas. Mas no Brasil, nos, africanos puros e misturados, formamos a maioria da populacao, devemos atacar esses racistas brasileiros. Eu diria, esses que pregam mandar os africanos hatianos de volta para onde eles vieram deveriam, eles ser postos em navios e mandados de volta para Europa, se Europa ainda os querem.

  11. Heheheheheehe…o Brasil é como uma galinha gigante que abraça todos os pintinhos,até o que não foram chocados por ela,más uma coisa eu penso se eles realmente tem alguma qualificação que deixem eles trabalharem no Brasil para se manterem,já que esse entraram agora deixa ficar.Agora quem deve trabalhar é a policia e o exercito para trancar a entrada de novos imigrantes seja do Haiti ou da Bolivia!

  12. América Central? Desde quando lá tem alguma coisa? O Brasil é o que ultimamente tem chamado mais atenção em economia na América, EUA não tão bem das pernas e ficar lá é impossível. Se são capacitados que fiquem por aqui e gerem lucro pro país. Os imigrantes podem gerar conhecimento pro nosso país, além do que não há muito o que fazer, vamos mandar eles de volta pro Haiti? E basta a imprensa noticiar isso que nenhum político vai ter coragem, porque o povo vai se opor. Deixa eles tentarem a vida lá no Norte, se soubermos aproveitar vai ser nossa chance grande, eles ainda povoam a região. Esses imigrantes não querem saber da terra natal deles, devem querer ser brasileiros mais do que nós mesmos se bobiar. E o visto humanitário só os da permissão de ficar aqui e trabalhar, porém eles não podem votar, nem receber benefícios federais porque não são cidadãos brasileiros. Além do que, com eles trabalhando, vão pagar imposto igual a nós. Eles não escolhem região nem condição, qualquer coisa pra eles tá bom, uma região difícil e que a maioria dos brasileiros não tá disposta a ir trabalhar, eles vão e ficam felizes ainda, podem ajudar e muito aquela região.

  13. Vai se meter com problemas dos outros sem estar preparado!Dê a eles logo a cidadania brasileria, sai mais barato!E de quebra, lhes arrumem uma favela como local de moradia, lá no Acre não deve faltar uma, um cartão do SUS, pra se acostumarem com a fila de espera, e pra melhorar a vida deles, como é começo de ano letivo, arrumem-lhes umas vagas nas nossas qualificadas escolas publicas estaduais é claro!Emprego não vai faltar no governo petista, o congresso já está promovendo concurso com 23 mil reais de salário, abortem o concurso e empreguem os hatianos!Pois senão, logo vão perceber que só mudaram de lugar, porque a vida deles continuará a mesma merda haitiana!

  14. Pois é fabio, pra vc ver a determinação desse povo… imagina a via-sacra pra se chegar ao acre? meu deus, quantos dias sem dormir direito, sem comer, espremidos em caminhoes e barcos… se eles quiserem ficar por lá que fiquem, eu até vou além.. Aqueles que tiverem alguma qualificação deveria ter o apio do brasil para permanecer naquela região..
    São negros, sofridos, mas eles não sao meros traficantes ou bandidos(claro temos de cuidar pra nao virarmos uma terra de refugiados da lei haitianos). JA QUE SEM-TERRA SÓ QUER TERRA ARADA E PRONTA PRA AGRICULTURA E DE PREFERENCIA NO SUDESTE/CENTROESTE, da uns pedaço de mato pra os haitianos, deixa eles trabalharem a terra a produzirem algo de manera sustentável… já que praquelas bandas, o proprio brasileiro nem quer beirar

  15. Quer dizê que brasileiro ilegal, para limpar chão e fritar batatinha na europa podi? Nos states podi? Agora um bando de haitianos realmente miseráveis, e com alguma qualificação não podi entrar no Brasil??? Quanta hipocrisia!

  16. PQP, é só o que faltava, haitianos, no Haiti. Essa cidade que se chama Brasileia, mais esta se parecendo com a Africa.

  17. marcelo disse:
    02/01/2012 às 23:55
    brasil tem moral pra fala de ninguem nao. brasieliro e,
    ,
    igual pardal, todo luga do mundo tem,, sempre imigrou,
    ,
    , agora pq esta falando de expusar os caras, so pq esta na.
    .
    sexta economia do mundo, sou brasileiro mas falo uma.
    .
    coisa essa raca de brasileiro e pior que tem, se acha, so .
    .
    pq esta comendo melhor, fala em expusar.. fica esperto…..
    .
    falouuuuuuuuuuuuuuuu tudo amigo ,
    ,
    parabenssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  18. e assim que o mundo gira meu amigo mineirinho,uma hora ta na merda e depois melhora a atitude muda completamente

  19. Carlos Augusto, Baia nao parece Africa? Onde existe a maior concentracao de africanos fora da Nigeria? Repito, sangue africano construiu o Brasil. Seus decendentes herdam essas terras por direito adquirido com seu sangue.Racistas europeus nao satisfeito com a presenca de africanos no Brasil que voltem para Europa. Se Europa ainda os querem, o que nao creio.

  20. É fantástica a capacidade do governo brasileiro em criar problemas , agora com a invasão haitiana , nossas ´´autoridades“ não sabem o que fazer , se deixarem os que estão logo outras levas gigantescas de refugiados vão chegar . Foi em 2004 no governo Lula que tudo começou , com uma tropinha , para tentar um assento no Conselho de Segurança da ONU , o resultado chegou . Engraçado que até o setor privado brasileiro quer ajudar com empregos , porém os brasileiros desempregados não recebem nenhuma ajuda . Chuvas fortes atingem o Sudeste brasileiro e nenhuma solução concreta aparece , porém para os haitianos a solução parece rápida . Que governos são esses que elegemos ? É triste dizer mais estes governos não nos representam .

  21. Acho engraçado as declarações de algumas pessoas aqui , defendendo a liberdade de opinião , desde que esta opinião não seja contrária a sua . Falou o contrário é racista ? Agora eu pergunto será que esta pessoa não é racista também ao fazer estes questionamentos ? Esta pessoa vai dizer que não , ela vai dizer que racistas são os outros .

  22. antonio fernandes, racismo é preconceito contra outras supostas raças humanas, sendo esse termo raça ter caído em desuso pelo fato de cientificamente não existirem outras raças humanas. Preconceito contra imigrante não é racismo, é xenofobia, o que é diferente. E preconceito como o nome diz, é um conceito prévio, tomar julgamento de algo sem primeiro procurar conhece-lo. Além do que TODO MUNDO TÊM. Não existem exessões, e isso é algo que se percebe muito no dia a dia, não necessariamente contra negros, homossexuais ou mulheres, mas contra tudo que seja diferente, ou destoe daquilo que você considera normal ou melhor.

Comentários não permitidos.