2.449 homens fazem policiamento de Fortaleza nesta segunda, diz Exército

Por Diana Vasconcelos

Por conta da paralisação, soldados do exército e membros da Força Nacional fazem o policiamento no estado do Ceará. (Foto: Agência Diário)Um contingente de 2.449 homens do Exército, Força Nacional e de órgãos da segurança pública fazem a policiamento da Região Metropolitana de Fortaleza nesta segunda-feira (2) por conta da paralisação da Polícia Militar (PM-CE), de acordo com nota da 10ª Região. Segundo o comando do exército responsável pela chamada “Operação Ceará”, os soldados vão fazer o policiamento durante o tempo necessário e o contigente pode variar de acordo com a necessidade.

O contingente do exército se divide em 630 soldados do Exército Brasileiro; 169 homens da Força Nacional de Segurança Pública e 1.650 pessoas de órgãos de segurança pública federais, estaduais e municipais, segundo nota do Exército. De acordo com o comando da operação, apesar das ações estarem concentradas na capital no momento, o Exército pode vir a atuar em qualquer localidade do Ceará.

Ainda segundo informações do comando da operação, o contingente está distribuído de acordo com a necessidade de cada área. Podendo cada local receber mais ou menos homens, ao longo do dia, conforme revelar o estudo de análise das ocorrências. Para isso, o comando solicita a população continue a utilizar o número 190 para as situações de emergência. Além disso, estão sendo executadas medidas administrativas a fim de aumentar a quantidade de carros para o patrulhamento ostensivo.

Segundo o comando, não há novidades com relação à reintegração de posse da 6ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Militar, o assunto ainda está sendo analisado.

Paralisação
Iniciada no início da noite da última quinta-feira (29), a paralisação dos policiais militares e bombeiros do Ceará completou na manhã desta segunda-feira (2) mais de 84 horas. O presidente da Associação dos Cabos e Soldados Militares do Ceará (ACSMCE), cabo Flávio Sabino, afirmou que a paralisação termina a partir do momento que o governo do estado atender a nova proposta da categoria: reajuste salarial de 80% até o fim de 2015 e a anistia dos policiais. Inicialmente, a categoria reivindicava, além do reajuste e a anistia, escala de 40 horas semanais e promoções.

Fonte: G1

27 Comentários

  1. Natan todos os brasileiros preferem o exercito do que a policia, existe militares mais preparados do que eles? e com moral ética e compromisso? claro que nao.

  2. Reivindicação é justa mas Policia,Bombeiros e Area de Saude fazerem greves deveriam serem presos e expulsos.E ainda responderem por todos os crimes que vierem a serem praticados no periodo da greve como co-autores.

  3. CHAMEM O ROBOCOP
    .
    .
    .
    De ontem para hoje aqui em Fortaleza, orquestradamente houve arrastão em diversos bairros,com se toda a vagabundagem de uma forma bem organizada marcasse o dia e a hora em localidade diferente para fazer roubos em estabelecimento comerciais em fortaleza,a coisa pode ser caso para ABIN e para polícia Federal.
    .
    É muito difícil que uns bandos de marginais façam tal atos crisminos,como depredação de ônibus e assim forçar que haja também a paralisação de transporte coletivo e pânicos em algumas localidades de Fortaleza,eu particularmente tenho as minhas suspeitas quem poderia estar por trás disso tudo,verdadeiros atos de terrorismo,se essa moda pega….já imaginaram?
    .
    Só nos filmes do robocp que tal situação inusitada aconteceria-Rsrs…
    .
    Na polícia cearense,para se ter uma ideia,onde todos os carros de polícia é Hilux(honda),com câmeras para os policiais filmares prováveis criminosos e câmeras internas nos posantes para serem monitorados pelos seus comandantes,coisa de 1° mundo porém,os seus salários são de 5º mundo e que um soldado para ser promovido a cabo,se leva 19 anos……nem nos filmes do robocop é assim.

  4. O exercito não é treinado pra policiamento, vai dar muita confusão isso, eles tendem a ser extremamente enérgicos e resolverem as coisas de formas extremas além de não levarem provocação pra casa, ai acaba dando confusão com os moradores.

  5. Pinochet uma vez disse que o exercito nao vai a rua para prender mas para matar. Cuidado com os precedentes. Policia em greves, nao so por questao salarial mas exigindo anistia. Sei nao, nao me cheira bem. Estado que nao consegue pagar seus policiais, como vao manter a ordem, num estado democratico? Estara o estado do Ceara falido economicamente? Considerando a crise do capitalismo que sendo internacional vai atingir se ja nao atingiu o Brasil, medidads de contencao de despesas publicas vai ocasionar descontentamento entre os varios setores da populacao. Esses descontentamentos podem resultar em violencia, caos etc. O que do ponto de vista da ordem capitalista nao pode ocorrer e uma alianca entre policial descontente e povo trabalhador descontente. Seria o governo do Ceara tao ingenuo que nao percebe o perigo que a greve dos policiais representa para a ordem estabelecida, ou estariam eles simplesmente deixando esse caos desenvolver e assim dar uma oportunidade para o exercito voltar as ruas.

  6. CAVALARIA LEITE, pergunta se o exercito brasileiro saberia como reagir em caso de um sequestro. Creio que o Servico de Informacao das Forcas Armadas ainda esta intacto. Podes crer, o exercito e a policia federal saberia muito bem como reagir, creio de uma maneira muito mais pratica e eficaz do que a policia seria capaz.

  7. kkkkkkkkk glr só sabe o falar do EB pq leu na net. Tudo criado a leite com perâ e a ignorância vai até a lua! Vc ñ conhecem o Exército na pele né? Bando de HIPOCRITAS! Quando precisarem da polícia ñ liguem viu! kkkkkk Quero ver ficar 1 dia sem polícia. Ah o EB ñ tá dando conta ñ viu, eles só estão patrulhando os bairros nobres, enquanto o resto da cidade tá as baratas! Senhores, vcs necessitam sair da FRENTE DO PC e conhecer a realidade! A mídia nunca conta a historia do modo como aconteceu, então deixem de falar merda e coloquem a cara a tapa, ai sim vcs depois poderão falar merda o quanto quiserem! kkkkkkkkkk

  8. Sou Policial em S. Paulo há dez anos e fui Soldado do Exército por três, conheço um pouco ambos, Polícia e Exército. Acho uma vergonha em nosso País (a sexta Economia que tanto falam), os salários pagos aos nosso agentes de segurança, como o irmão falou, no CEARÁ as viaturas são Hilux. Vocês são inteligentes, façam as contas, quanto custa uma hilux, quanto custam suas peças e qual a necessidade operacional desse tipo de viatura? Como conseguem comprar veículos tão caros, que exigem uma manutenção altamente especializada e cara e não conseguem pagar um salário digno ao cara que vai operar essa viatura? Aqui em S. Paulo compraram Land Rover Defender, verdadeiro “elefantes brancos” para o patrulhamento, não deu certo. Quanto a greve em si, no mundo ideal, policial não deveria fazer greve, mas no mundo real, nossos governantes pagam um salário de fome aos policiais e o oprimem com Regulamentos Ditatoriais e Código Penal Militar. Paga-se bem aos Oficiais, principalmente aos Oficiais Superiores, para que com a espada (Código Penal Militar), mantenham os subordinados quietos. Reflitam: quantos países tem uma polícia militar cuidando da segurança pública? Polícia Militar é polícia das Forças Armadas, a polícia tem que ser civil. Porque em nosso país a polícia continua militar? porque o governo percebeu que é uma forma de mantê-la com salário de fome, sem que possam reclamar (o código penal militar não permite). Quanto ao glorioso Exército brasileiro fazer segurança pública, com todo o respeito, o Exército não tem preparo, não tem equipamentos, não tem efetivo profissional, enfim, não tem aptidão para esse tipo de missão (nem é sua missão). Vejam quanto ganha um PM em Brasília e quanto ganha um no Ceará, nem vou utilizar S. Paulo como comparação, mas quem trabalha mais um PM do Ceará ou um de Brasília?
    UM GRANDE ABRAÇO AOS MEUS IRMÃOS CEARENSES, nós de S. Paulo estamos solidários com vocês.

  9. eu sou do lado das manifestaçoes dos praças enquanto os estrelados fazem parte de uma elitinha a rapaziada que ta na lin ha de frente tem que receber uma miseria para os soldados que estarao nessa missao é legal porque ficar no quartel fazendo faxina é melhor ir para uma missao e ter o que fazer o que esta faltando mesmo é uma reforma tanto nas policias como na forças armadas pagaram para o soldado brasileiro meio salario minimo anticonstitucional e ate hoje nenhum politico fcou do lado dos guerreiros a justiça deu ganho de causa para o exercito um dia voces irao precisar e nos iremos retribuir politicos malditos.

  10. so para deixar claro hoje em dia nao se paga mais meio salario minimo pois teve varios processos na justiça pedindo para que fosse pago o valor correspondente que a uniao devia aos praças mais nossa justiça disse que mesmo estando na constituiçao que nao pode ter salario menor que o minimo o exercito era uma coisa aparte o soldado brasileiro tem que pagar o fardamento é descontado falar a verdade o brasileiro paga para servir a naçao maior patifaria por isso apoio mesmo os praças tamo junto nos somos bucha de canhao da elitinha que quer ser ingles por isso o regime militar foi ruim ao pais pois na verdade eram uma par de playboys que estavam no comando

  11. Tem um senador não me lembro o nome que tava defendendo a unificação das policias e concordo plenamente com ele. Os policiais iam contar com o amparo da legislação trabalhista, ia sair da rigorosidade do código militar(que foi criado para manter a disciplina num cenário de guerra, não de manutenção da paz), ia interligar as policias que sempre reclamamos, além de melhorar o atendimento e o tamanho da policia, ela ia ser mais capaz para executar suas funções. Além do que, o povo não quer saber se deve procurar a policia civil ou militar, quer receber o atendimento.

  12. SOLDADO PM TAJ Voce ja precisou ligar para 190 e chamava e ninguem atendia,ou so dava ocupado,ou simplesmente atendiam e diziam que estavam com poucas viaturas alegando falta de combustivel ou empenhadas em uma ocorrencia importante???O dia que ocorrer isso contigo ou com um seu parente voce vai entender o que o povo pensa a respeito da policia.E se ao receberes seu salario e estiver voltando para casa e for abordado por um policial que ao revista-lo encontrara teu contra-cheque e teu salario e simplesmente lhe der um tiro na cara praticando latrocineo entenderas melhor ainda.Reividicações meu amiguinho neste pais todos temos pois todos estamos defasados MAS POLICIA FAZER GREVE PREJUDICANDO DIRETAMENTE AO POVO é errado e inadimissivel.Se amotinarem-se deveriam serem exterminados para servirem de exemplos aos demais ou isso generalizara em nossa nação.Depois botam os rabos entre as pernas por qualquer aumento mas os sequelados por crimes praticados durante a nobre causa não ressuscitarão ou não terão seus bens ressarcidos.E antes que pense que eu faço parte das Forças Armadas quem me dera ter essa gloria mas te adinato que sou da area de segurança e não compactuo com estas coisas.O policial é incumbido para cumprir e fazer cumprir a lei na defesa da sociedade.Ele não é dono do mundo como muitos pensam e nem melhor do que ninguem e muito pelo contrario,deve fazer-se exemplo para ser respeitado…….AMOTINOU COBRADA LARGA O AÇO POR DENTRO DA CARA…….Fui a favor do movimento dos Bombeiros do RJ mas fui contra a invasão do Quartel Central e a amotinação.Amotinação como ja houve na Bahia e sairão todos com as mãos na cabeças agarrados a esposas e filhos senão seriam exterminados….REIVINDICAÇÃO SIM MAS COM PRINCIPIOS E NÃO COM BAGUNÇA E INSUBORDINAÇÃO.

  13. Eu achei uma palhaçada serem hilux. De que adianta ser importado e sair furado que nem manteiga após uns tiros de fuzil.
    Olha os robocops aeh! na foto ó.. pra limpar as M!! desses políticos.

  14. JClaudio. Perfeito seu comentário.
    Não preciso acrescentar nada.
    Como Policial Civil de Santa Catarina desejo força, mas principalmente união aos guerreiros da PM e dos BM do Ceará.
    Caro 1maluquinho! Pensa antes de falar bobagem. Tu não sabe o que um policial estadual vem passando na pele.

  15. CORRIGINDO.
    .

    ” na polícia cearense,para se ter uma ideia,onde todos os carros de polícia é Hilux(honda)

    .
    .
    HILUX é da TOYOTA,embora que para mim todos os japoneses sejam iguais-Rsrsr…..
    .
    .
    EM TEMPO
    _______________
    .
    AZEDOU DE VEZ!
    .
    .
    O governo do estado do Ceará vai colocar soldados do exército para patrulharem neste carros,assim que for enchido os pneus deles.
    .
    Não sei se terá tanto solados do Exércitos para preencher a lacuna de policias grevistas,em todo o Ceará a grande maioria destes nobres e sofridos servidores públicos,aderiram a greve.
    .
    Falasse que outras categorias de servidores como os socorristas do SAMU,estão apreensivos com relação as suas condições inseguras e podem parar também.
    .
    O centro de Fortaleza está vazio assim como os centros das principais cidades do estado do Ceará,pois há grande receio da população devido a insegurança,se antes com a polícia nas ruas já era ruim agora sem eles ficou caótico.
    .
    Os salvas-via e provavelmente os guardas-civis de Fortaleza de uma certa forma,estão dando apoio ao movimento grevista,todos os ônibus pararam pois a categoria dos motorista em geral,param os transportes,em resuma as coisa estão acontecendo de uma forma momentânea,a volubilidade das informações são impressionante,ou seja ainda não há um norte de informação,tornando as coisas imprevisíveis.
    .
    As agências bancárias e alguns Órgãos públicos não funcionam por isso,a OAB-CE já entrou para intermediar a situação porém as duas partes estão irredutíveis.

  16. Parabéns JCláudio a realidade das policias é essa mesma, quanto a quem trabalha mais ou menos entre Ceará e Brasília te digo cada um com sua realidade. Quanto ao maluquinho concordo que a insubordinação não é o caminho, mas o desespero e a ausência de respostas politicas as inquietudes salariais dos profissionais de segurança é que levam ao radicalismo, unico meio encontrado para conseguir migalhas na 6ª economia do mundo que se vangloria de poder emprestar bilhões ao FMI. Quanto aos senhores Natan e Ricardo só tenho a dizer que é obvio que a população prefere o Exército, quem está na linha de combate, no dia a dia são os profissionais da segurança publica, em sua grande maioria honestos e honrados senhor maluquinho, há excessões como em todas as profissões, há problemas de logistica e atendimento da população, entretanto para quem conhece a vida do policial militar sabe que ele atende todo tipo de situação no seu turno de serviço, quem chega primeiro sempre é o militar das policias estaduais e do DF. Termino desejando aos militares estaduais do Ceará sucesso em seu movimento, tenho certeza que negociaram e esperaram por promessas não cumpridas do governo muito tempo antes de chegar a tal ponto.

  17. Policial tem que ser bem pago… dele depende a solução de muitos fatos e conflitos do dia-dia da população… somos um pais onde policial é mau visto por culpa de politicas equivocadas de segurança publica e de inadequação de uso policial em grupamentos militares que nada tem haver com policiamento ou investigação (vide Força Nacional – uma especie de guarda nacional de 5ª categoria que so consome recursos da união – são bons para passearem de viaturas o dia todo e receber gordas diarias – pura propaganda do governo federal)… a propria criação das PM é um equivoco e aberração da era do governo militar nacional… mas ja que estão ai, que sejam valorizados… começa por ai… além disso, como toda profissão, faz-se necessaria formação e atualização no estado da arte… cursos, equipamentos e principalmente salario bom… qntos guerreiros tem a vida ceifada durante o serviço e as vezes nem plano de saude tem… se o governo cearense for comprometido com uma segurança publica mais eficaz e menos propagandista, encontrara um modo de resolver a celeuma sem canetadas e pressões hipocritas… os bravos policiais do estado do ceara merecem, com certeza, mais que belas viaturas… merecem salarios que lhes deem a satisfação de voltar para casa e para os seus com o pensamento do dever cumprido e a grata satisfação de saber que suas contas estão em dia… não se deixem abater, caros guerreiros… com Deus e garra vcs vencerão… qnto aos comentarios do cabeça de panela não devemos dar credito ao mesmo… não sabe o que fala… ao contrario, o JClaudio sabe do que fala… saudações…

  18. PAULO quem tem falou que eu não sei.Talvez eu saiba mais ate do que voce pensa.A população meu amigo que tambem esta com salarios defasados é que é a prejudicada e ela não deixa de contribuir para inclusive serem pagos os salarios dos servidores publicos.Reivindicação sim mas nos dias de foga.Radicalizando o que vai acontecer é que o governo não vai ceder e vão mais tropas do EB e policia federal e em determinado momento vai ser decretada e reintegração da corporação ocupada ai quando la dentro tiver um monte de mango de linguas de fora não reclamem.Querem reclamarem vão para a porta do palacio do governo e botem a boca no mundo isso é direito inclusive de todo cidadão protestar e reivindicar mas expor as vidas de inocentes e o patrimonio alheio É CRIME MEU AMIGUINHO.Policia que é policia primeiro se faz exemplo e cumpre a lei para ter moral de fazer cumprir a mesma e não como um bando de barderneiros levar a insegurança a população.Sr policia é uma coisa e aprender afazer policia é outra bem diferente…NESTE PAIS TODOS ESTAMOS COM SALARIOS DEFESADOS MAS ISSO NÃO JUSTIFICA INSUBORDINAÇÕES…Na marra não arrumaram nada porque se cederem se generaliza esse ato e não terão moral para conte-lo.O dialogo é a unica forma e trazer a população para o endosso da causa a melhor saida..

  19. Baixo salario justifica amotinamento e depredação de patrimonio publico?A lei não é igual para todo mundo?Ate aonde vai o nosso direito?Insubordinações devem serem perdoadas ou tratadas na forma da lei?No cumprimento da lei quando o dialogo não resolve O AÇO RESOLVE pois o uso da força é previsto por lei.Ou revejamos esses conceitos ou se generalizara pelo pais insubordinações,a desordem e o caos….É BORDUNDA NELES TODOS COBRADA.

Comentários não permitidos.