Os 10 produtos mais relevantes da indústria de guerra russa em 2011

O valor gasto pelo ministério da Defesa da Rússia para a compra de material de guerra cresce em ritmo acelerado, devendo alcançar em 2014 o triplo do valor gasto em 2009. Como resultado, a Rússia logo poderá ser o terceiro país que mais gasta com materiais militares, deixando para trás o Reino Unido, que atualmente enfrenta problemas orçamentários.

Até 2020, os gastos militares da Rússia deverão chegar a US$ 650 bilhões. Os EUA gastam quase a mesma quantia por ano e os países da OTAN (sem contar com os EUA), gastam esse valor a cada dois anos. No final das contas, os US$ 650 bilhões são pouco, tendo em vista os 20 anos em que as Forças Armadas russas não receberam novos equipamentos de guerra. Atualmente, a taxa de presença de material de guerra moderno nas tropas é de 10%, devendo aumentar para 70% até 2020.

O aumento impressionante dos gastos militares teve como consequência o surgimento de novos projetos de equipamento e armas. Nesse sentido, o ano que está findando foi especialmente relevante. Basta citar, por exemplo, o voo inaugural do caça de quinta geração T-50 no Salão de Aeronáutica e Espaço MAKS-2011.

O Slon pediu ao diretor da revista “Defesa Nacional”, Ígor Korótchenko, que citasse os 10 produtos mais relevantes lançados pela indústria de guerra nacional em 2011, classificando-os em ordem de importância.

Confira abaixo:

Míssil balístico intercontinental de combustível sólido RS-24 Iars

Descrição: disponível em duas versões, uma lançada a partir de uma base fixa e a outra móvel, lançada a partir de veículos de transporte. É capaz de transportar seis ogivas nucleares, tem alcance máximo de 12.000 km, comprimento de 23 metros e dois metros de diâmetro.

Ígor Korótchenko: O míssil RS-24 Iars será a principal arma das Tropas Estratégicas russas nos próximos 20 a 30 anos. No dia 4 de março passado, entrou em serviço operacional o primeiro regimento de mísseis móveis Iars, composto por dois batalhões de mísseis RS-24. Se a Rússia e a OTAN não chegarem a um acordo quanto à defesa antimíssil europeia, o RS-24 será a principal arma da resposta russa aos EUA e OTAN. O RS-24 é capaz de romper os escudos antimísseis já existentes e aqueles que forem construídos no futuro. O míssil se destaca pelo tempo de voo com o propulsor de cruzeiro reduzido e todo um conjunto de alvos falsos. Tudo isso dificulta o funcionamento eficaz dos sistemas de defesa antimíssil do adversário.

Avião caça de quinta geração T-50

Descrição: desenvolvido a partir da tecnologia stealth. Os testes de voo estão sendo realizados em dois aviões T-50 (exibidos pela primeira vez no Salão Russo de Aeronáutica e Espaço MAKS-2011). No final do ano, mais uma aeronave foi incluída no programa de testes. As principais armas (mísseis e bombas guiadas) são transportadas em compartimentos dentro da fuselagem. A aeronave é capaz de seguir em regime de cruzeiro em voo supersônico; possui um radar de matriz ativa faseada, inteligência artificial com a qual o piloto troca informações em regime de diálogo, elevada capacidade de manobra, comprimento de 19, 4 metros e 14 metros de envergadura e peso máximo de decolagem de 35,5 toneladas. O início de compras em série é esperado para 2016.

Ígor Korótchenko: A Rússia começou a desenvolver o avião caça de quinta geração após os EUA.  Se o avião T-50 for produzido em série, teremos superioridade aérea sobre todos os tipos de caças existentes no mundo e chegaremos à paridade com o americano F-22 Raptor. Além disso, a exportação do T-50 para os países parceiros da Rússia proporcionará rendimentos extra. Futuramente, o T-50 deverá se tornar o núcleo do potencial de ataque da Força Aérea russa.

Sistema de mísseis antiaéreos S-500

O sistema S-400 Triumf na base do qual será realizado o sistema S-500

Descrição: destina-se a combater os mísseis tático-operacionais e mísseis de médio alcance, assim como os alvos balísticos no espaço próximo voando a uma velocidade de até 7 km/s. Possui um raio de ação de até 600 km e é capaz de detectar e atingir simultaneamente até 10 alvos balísticos supersônicos. O início da produção em série está previsto para 2015.

Ígor Korótchenko: O sistema S-500 será o núcleo do poder de fogo da futura Defesa Aeroespacial Russa. Sua principal vantagem é que o S-500 é capaz de atingir não só todos os alvos aéreos existentes, mas também alvos no espaço próximo, inclusive satélites e alvos balísticos voando a uma velocidade de até 7 km /s e alvos hipersônicos. Deverá entrar em serviço operacional em 2015. Assim, a Rússia e os EUA (que possuem um sistema antiaéreo análogo, com versões naval e terrestre, o Aegis, munido de mísseis interceptores SM-3) serão os únicos países do mundo a dispor de sistemas antiaéreos do gênero. Uma característica importante do S-500 é sua mobilidade, o que permite transferir facilmente o sistema de um teatro de operações militares para outro.

Submarino nuclear multipropósito de quarta geração (Projeto 885 Iássen)

Descrição: é extremamente silencioso, leva a bordo mísseis de cruzeiro transportados em grupos de três, oito lançadores verticais e dez lançadores de torpedos de calibre de 650 mm e 533 mm, possui 119 metros de comprimento e 13,5 m de largura e aloja uma tripulação de 85 homens.
Ígor Korótchenko
: É um projeto completamente novo. Esse submarino nuclear é capaz de executar missões de reconhecimento nas águas costeiras do inimigo e vigiar submarinos estrangeiros, assim como atacar com mísseis alvos terrestres e navios de superfície. É extremamente silencioso e possui um excelente sistema de escuta Ajax. O primeiro submarino atômico dessa classe, o Severodvinsk, está em testes de mar desde setembro, o segundo, Kazan, está em vias de construção. A Marinha russa terá dez submarinos desse tipo. O submarino Iássen é equiparado aos norte-americanos SeaWolf e Virginia em termos de nível de ruído e diversidade de funções.

Carro de combate modernizado T-90AM

Descrição: O carro de combate T-90AM é uma versão modernizada do tanque T-90. Embora as especificações detalhadas do T-90AM ainda não tenham sido divulgadas, sabe-se que o veículo possui um câmbio automático e placas de proteção gradeadas, um módulo de metralhadora acionado por controle remoto e um novo equipamento de observação, assim como um motor mais potente.

Ígor Korótchenko: O T-90AM estreou no último outono em uma exposição de armas na cidade de Níjni Taguil. Sua torre modernizada possui um canhão, um sistema de carregamento automático, um sistema de controle de fogo e metralhadores acionadas por controle remoto. O comandante tem agora a possibilidade de dirigir taticamente o carro e a tripulação, buscar e identificar alvos e controlar a atuação do armamento principal do veículo nos combates de todos os tipos, de dia e de noite. O tanque modernizado apresenta as mesmas dimensões de seu antecessor e permanece na categoria de carros de combate de 50 toneladas. As soluções tecnológicas usadas no tanque T-90M servirão de base para a atualização tecnológica de todo o parque de tanques russos, em particular os T-72 e T-90.

Sistema de mísseis tático-operacionais Iskander-M

Descrição: destina-se a atacar alvos de pequeno porte e alvos de área na retaguarda do inimigo a uma distância de 500 km, inclusive com munições nucleares táticas. É produzido em série. O peso do míssil preparado para o lançamento é de 3.800 kg. O peso da ogiva é de 480 kg. O míssil tem 7,2 m de comprimento e 920 mm de diâmetro e desenvolve uma velocidade de 2,1 km/s após a fase inicial do voo.

Ígor Korótchenko: Esse sistema aumenta consideravelmente o potencial de fogo das tropas terrestres. A primeira brigada de mísseis Iskander-M já está estacionada na Região de Leningrado. Pretende-se também instalar os Iskander-M nas Regiões de Kaliningrado e de Krasnodar em resposta ao início da construção de um escudo antimíssil europeu. Mais tarde, os Iskander-M serão instalados em outras regiões. Em 2011, o Iskander-M recebeu um sistema de correção de erros de guiamento, o que permitiu dobrar a precisão de tiro. Essas caraterísticas permitem ao Iskander-M atingir os alvos com precisão cirúrgica e ser também eficaz contra muitos alvos subterrâneos. Segundo os planos divulgados no início deste ano, até 2020 o exército russo terá dez brigadas de Iskander-M.

Helicóptero Ka-52 Aligátor (versão naval)

Descrição: destina-se a lutar contra veículos blindados e não blindados e alvos aéreos. É produzido em série e leva uma tripulação de duas pessoas, desenvolve uma velocidade de cruzeiro de 250 km/h e tem alcance prático de 520 km. A versão naval do Ka-52K (dotada de um mecanismo de dobramento das pás) foi construída para os porta-helicópteros Mistral. Deve entrar em serviço da Marinha russa em 2014.

Ígor Korótchenko: Os testes da versão naval da aeronave realizados em setembro último na esquadra do Mar do Norte despertaram grande interesse. Os quatro porta-helicópteros Mistral que a Rússia pretende comprar na França serão armados com a versão naval do Aligátor, que apresenta uma gama mais ampla de armas guiadas e não guiadas e pode ser utilizada tanto de dia quanto à noite.

Fuzil de precisão ORSIS T-5000

Descrição: O fuzil é capaz de atingir seguramente os alvos a qualquer hora do dia ou da noite e em todas as condições meteorológicas sem preparação prévia a uma distância de até um quilômetro e meio.

Ígor Korótchenko: O ponto fraco das tropas terrestres russas é a falta de armas portáteis de elevada precisão. Até recentemente, o atirador especial russo devia se contentar com o fuzil Dragunov, de produção nacional.  Este ano, a indústria de guerra nacional apresentou um novo fuzil de precisão, o ORSIS T-5000, que ainda está em testes e será entregue ao exército em 2012, em primeiro lugar às forças antiterrorismo, unidades especiais do Departamento Geral de Reconhecimento e às tropas estacionadas no Cáucaso Setentrional.

Corveta “Soobrazitelni” do Projeto 20380

Descrição: é um navio multiuso de zona marítima que utiliza a tecnologia stealth. Leva a bordo sistemas de armas de ataque e de luta antissubmarina e antiaérea. Sua principal arma de ataque é o sistema de mísseis antinavios Uran, com um raio de ação de até 130 km. A corveta mede 104,5 m de comprimento e 13 m de largura, desenvolve uma velocidade de até 27 nós e de 14 nós em regime econômico e aloja a bordo uma tripulação de 99 homens.

Ígor Korótchenko: Esse é o primeiro navio da Rússia de produção em série a utilizar a tecnologia stealth. Possui amplas potencialidades de luta antissubmarina e antinavios e é capaz de se defender de mísseis e torpedos. A Esquadra do Mar Báltico possui duas corvetas desse projeto, tendo recebido a primeira, Steregúchi, em 2008. Todavia, a primeira corveta de produção em série é a Soobrazítelni (posta em serviço da Marinha em outubro passado). Outras quatro corvetas estão em vias de construção e a Marinha planeja comprar 20 navios desse tipo.

Lança-foguetes RPG-32 Khachim

escrição: é capaz de combater os mais diversos alvos, desde carros de combate e viaturas blindadas até bunkers (abrigos de concreto), material de guerra não protegido e pessoal de infantaria. Tem um calibre 105 mm (podendo igualmente utilizar os foguetes de calibre 72 mm), medindo, em posição de tiro, 0,9 a 1,2 m, e pesando de 6 a 10 kg (dependendo do calibre do foguete usado). O alcance eficaz é de 200 m, o alcance útil, 700 m. Um foguete de calibre 105 mm, o PG-32V, é capaz de furar uma proteção dinâmica, além de uma blindagem de aço de 650 milímetros.

Ígor Korótchenko: A alta eficiência do RPG-32 é assegurada pela utilização de dois tipos de munição (projéteis perfurantes cumulativos e os projéteis termobáricos) de calibre 105 e 72 mm.

O RPG-32 Khachim consiste em um lançador reutilizável com uma mira red dot que permite apontar e mirar duas ou três vezes mais rápido do que a mira normal e conteineres descartáveis (caixas multicalibre) com projéteis propelidos. Um traço marcante da arma é que todos os tiros têm uma trajetória balística igual, o que facilita o treinamento de atiradores.

Fonte: Gazeta Russa

38 Comentários

  1. a russia está em decadencia militar .20 anos de atraso nao sao 20 dias.a maior parte desses supostos armamentos nao passam de blefe-a russia esta morrendo de medo do escudo a anti missil da otan.
    o periodo bilopar de dominio deu lugar aum novo sitema que a russia nunca fara parte .
    acabou russia –

  2. Imagine se a Russia não estivesse em decadencia né ???

    ..
    20anos se recuperam… a Russia tem otimos cienistas, e uma historia de superação e nuito Know How !!!

  3. E tem gente que acha que a russia é um país velho, caduco, falido…
    Junior, desconsidero seu comentário, pois percebe-se que ele ta completamente afetado por um ideologismo infantil e uma total desinformação…
    igual o camarada falou… folha de são paulo? globo?

  4. ”juniorr” so pensar assim .ate o F-22 e uma grande mentira .afinal ele ainda n foi testado em combate real ..o q entao n seria ”blefe” pra vc ??… sonho em ver os ”SS-500” .Pak-50/SU-35/34 e o ka-52 servindo as nossas forças armadas ..

  5. E já que fizeram essa postagem, mostrando o que a Rússia possui de melhor até o ano de 2011, vale ressaltar que isso tudo pode estar pronto para prestar “solidariedade” ao Irã caso os EUA tentem exercer sua veia ditatorial, como é de costume.
    .

    Atacar a Irán sería como atacar a Rusia y China
    .
    Rusia y China, amén de considerar una posible invasión estadounidense contra Irán como si fuera a su propio territorio, la califican como una amenaza para su seguridad nacional, según un analista político estadounidense.
    .
    EE.UU. erróneamente cree que si ataca a Irán, Rusia y China no le responderán militarmente, reseñó Shamus Cooke en su artículo publicado en el portal canadiense del Centre for Reasearch on Globalization.
    .
    Cooke, tras recordar que el 2008, cuando el entonces presidente estadounidense, George Bush, dio luz verde al presidente de Georgia, Mijeíl Saakashvili, para atacar militarmente a Osetia del Sur, dijo que, mientras en un principio todo parecía propicio para esta operación, “Rusia sorprendió a todos dando una respuesta militar aplastante a la invasión georgiana”.
    .
    Cooke advirtió de que un posible acto militar contra Irán o/e Siria podría conducir a “una guerra regional que se extendería a nivel internacional”.
    .
    El analista señaló que el sector medio de la población estadounidense, con sus masivas manifestaciones callejeras, podría prevenir la probable nueva intervención militar estadounidense en Oriente Medio.
    .
    El mes pasado, el general de división chino Zhang Zhaozhong, quien también es profesor de la Universidad Nacional de Defensa de su país, aseguró que el gigante asiático no dudará en defender a Irán aunque esto signifique el inicio de la tercera guerra mundial.
    .
    El embajador ruso ante la Organización de las Naciones Unidas advirtió la semana pasada de que cualquier ataque contra la República Islámica de Irán daría lugar a “un escenario muy peligroso” que conllevaría a una “catástrofe regional”.
    .
    Estados Unidos y el régimen israelí alegando que Irán persigue objetivos militares en su programa nuclear, han amenazado en diferentes ocasiones con elegir la “opción militar” para enfrentar a este país.
    .
    Irán rechaza enérgicamente las acusaciones y asegura que producir bombas atómicas va contra sus principios fundamentales, así mismo insiste en continuar con su pacífico programa nuclear dado que es un signatario del Tratado de No Proliferación Nuclear (TNP) al que no está afiliado el régimen de Tel Aviv.
    .
    El pasado 6 de noviembre, el presidente del régimen israelí, Shimon Peres, declaró que la posibilidad de atacar militarmente a Irán se hace cada vez mayor.
    .
    Pocos días después, en respuesta a las amenazas israelíes, el Líder Supremo de la Revolución Islámica, el Ayatola Seyed Ali Jamenei, prometió una dura respuesta ante cualquier amenaza a la soberanía e integridad del territorio iraní.

  6. Blefe é? Junior so vc pra dizer uma coisa dessa, bem que eu queriar ver esses 10 brinquedinhos aqui nas nossas FFAAs.Aí queria ver nego se meter á besta com o Brasil!

  7. Assim como o F22, nenhum equipamento citado na matéria foi testado em combate, então não se pode dizer que são bons.

  8. Ha Russia tem tecnologia para produzir sua propiá força bélica não precisa trocar nada com ninguém eles produzem seu próprio Armamento oque falta é dinheiro.
    Mais estão crescendo na economia logo logo! o atraso vai passar.

  9. A Russia tem ótimas universidades, um desenvolvimento tecnológico já estabelecido e um grande sentido de ser sempre uma grande potência.
    Quem dera agente tive-se metade disso!! Isso define quem manda e obedece neste planeta.
    Nossa indústria já tem potencial para produzir mutas coisas similares, só falta investimento.
    Pois esse RPG-32 Khachim nas mãos do Paraguai como exemplo já torna metade de nossa cavalaria obsoleta.
    Já poderiamos produzir VBC similar ao T-90AM… Um porta Helicopteros com Helis.. similares fará toda a falta em um país que quer ser do CS.
    Os problemas que vem crescendo na África ocidental pede-se principalmente uma força aéro-navais com helis..juntos para intervir com eficiência.
    Vejam que é materiais de defesa e de intervenções rápidas é o que eles tem montado.

  10. Se esses equipamentos são “blefes” ou ruins porque não foram testados em combate, imagina o F-22 que também não foi, e fracassou até nos testes convencionais e vive dando problema já tendo matado 2 pilotos.

  11. Mais importante do que comprar esse ou aquele equipamento russo, temos que aproveitar que os russos precisam atualizar e trocar todo seu arsenal, e nos associarmos a eles para produzir os novos sistemas, sejam tanques, misseis, blindados, emfim tudo. Precisamos desenvolver nossos sistemas e eles trocar os deles que tão velhos. Temos cientistas de ponta e muita gente capacitada, tenho certeza que eles tem capacidade e conhecimento para desenvolver coisas novas, ainda mais com auxilio russo. Ainda mais que já temos acordos para fazer parcerias com eles em área de tecnologia, já facilita um entendimento. A Índia só chegou aonde tá graças aos russos.

  12. PauloR. disse:
    02/01/2012 às 01:39
    ..
    .
    AO CARO VIAJANTE DA DISNEY DA INLUSAO
    ..
    .F 22
    ALVEJADO PELO DINO F 18
    .
    http://www.alert5.com/2006/04/fa-18f-guns-down-f-22a.html

    .
    F 22 NA MIRA DO RAFALE

    http://img46.imageshack.us/img46/8959/92847677.jpg
    .

    preste atencao meu caro viajante da DISNEY DA INLUSAO

    se um dino F 18 FEZ nao ME ADIMIRO SE UM RAFALE NAO FIZESE tbm

    pois E superio ao DINO F 18
    .
    QUANTO NUNCA FOI TESTADO EM COMBATE

    SO VIVE NOS ANGARES.
    .
    MATA PILOTO POR FALTA DE AR
    .
    NAO PODE PEGA CHUVA ,
    .
    QUANDO RESOLVEREM ISSO AINDA VAI TER QUE SE BOM PRA
    .
    PEGA O SU 35 PELA FRENTE
    .
    PQ O DINO F 18 JA FEZ SHOW EM CIMA DELE( F 22)
    .
    EO RAFALE ALVEJO PRA NAO FAZER MELHOR
    ,
    AI OU VC ACORDA DA SUA INLUSAO O VC CONTINUA
    .
    COM DR PARDAL EO PATO DONALD PENSANDO QUE F 35 DA CONTA DO T-50
    .
    SENDO QUE SAO CEGOS DE VER QUE NEM O F 22 DA CONTA DO DINO F 18 EO RAFALE QUE SAO AINDA 4 GERAO PLUS

    🙂

    .

  13. Todos esses armamentos estao nos planos Russos e quase nenhum deles estao incorporados nas Forcas Armadas Russas. Existe falta de dinheiro para investimento neste armamento todo e nao existe agora condicoes economicas da Russia incorporar tudo isso. Sao excelentes para o mercado exportador, porque sao modernos. Teste de fogo quase nenhum tem, infelizmente. As Forcas Armadas da Russia estao defazadas e atrasadas em relacao ao Ocidente. Ate Putin sabe disso, mas tambem entende que incorporar tudo isso leva tempo e muita grana. Todos esses armamentos vao sim fazer parte das Frocas Armadas mas num futuro proximo.
    Somente este ano parte do Exercito Russo esta se tornando profissional e na ultima analise a OTAN nao acham que estao prontos para quase nada, principlamente depois da Guerra em Ossetia em 2008. Esta aqui uma analise da situacao atual.

    http://english.pravda.ru/russia/kremlin/17-02-2011/116932-nato_russia-0/

    Tudo isso ai sao sistemas de armas e nao e barato.Putin e seu exercito de Ladroes sabem disso.

    http://en.rian.ru/mlitary_news/20100217/157911289.html

  14. felipe augusto…discordo da analise que a Russia poderia ajudar Ira num conflito. E tudo muito bonito mas nao estao incorporados nas Forcas Armadas, nao estao prontos para combate e talvez nem chegue as Forcas Armadas Russas. Os Russo tem esse armamento desenvolvido ao mercado exportador. Hoje ainda usam muita coisa velha dos anos 80 e ate mesmo 70. Realmente a guerrinha na Georgia foi uma ilusao, Aprenderam mais os EUA sobre a situacao Russa do que qualquer espiao poderia, simplesmente como conduziram aquela pequena invasao.
    Como diz o ditado americano: Not ready for primetime.

  15. ainda bem que vc nao é nosso ministro da defesa ..comprar armamento russo ao inves do estaduninense,alemao ou israelense é uma piada.
    só voce e o hugo chavez mesmo .

  16. parece que a marinha russa esta renacendo, tanto o sub quanto a coverta sao bem moderno e poderesos quem dera o Brasil ter tecnologia pra fazer uns projetos como esses.

  17. Olhando assim parece pouco, aos olhos do leigo = a mim, + são poucos os países q tem uma carteira assim em materia de Armas p atake e defesa, parabéns aos Rússos q estão se posicionando bem n mercado, Marte tá mt feliz. Qto ao BRASIL , espero q qlgumas cabeças pensantes estejam lendo esse artigo. N FAs estão precisando c urg~encioa de serem reequipadas, vide o caça q ainda ñ chegou p a FAB.P Ontem.

  18. Essa corveta é muito mais bem armada do que as que compramos, vamos ver se a marinha vai instalar uns torpedos ou lançadores de misseis nas nossas, e equipa-las pra combate anti-submarino e anti-minas.

  19. Eu não sei porque Israel e EUA não querem que esses equipamentos sejam vendidos para Siria e Irã, não são porcarias de uma Russia decadente? Pra mim decadente é as forças armadas brasileiras e alguns que acham que o mundo se resume aos ianques, são tão burros que esquecem o pionerismo russo em vários setores estratégicos como o aeroespacial.

  20. Me falem um momento no qual o Su-/30/35 foi testado em um combate real.
    Não tem,mesmo assim vocês consideram ele a solução de todos os problemas .Dizer que o F22 é um blefe já é um exagero

  21. p*** e os produtos relevantes do Brasil?
    ————-
    – Copa do Mundo,
    – Olimpíadas,
    – Estádios para a Copa,
    – Kit-gay infantil,
    – Lei da Palmada,
    – etc..

  22. Os russos aos poucos vão reforçar aquele poderio que perderam a alguns anos, bom para o equilíbrio de forças a nível mundial. Com certeza muito desse material será o top do seu género. Parabéns á Rússia e a quem opera esse equipamento.

  23. Muita gente fala muita besteira. Dizendo que o armamento russo é obsoleto e velhos. Esses pessoal que falam isso não sabem o que está dizendo.
    A Russia continua sendo um país super poderoso na área militar. È tão poderoso que os EUA evitam entrar em conflito com eles. Somente os EUA estão altura de peitar a Russia.
    A Russia é um país super armado e super perigoso. Possui armamento para destruir a terra 10x se for necessário.

    Os armamento deles sã excelentes e sofisticado.
    Uma pena que a mídia destorcem a realidade. Somos aliados a acreditam que os armamentos dos EUA que são os bons e o resto do mundo não presta.
    Eu adoraria uma parceria entre Brasil e a Russia na área de avião militar.

  24. o mais importante dos projetos e o do submarino, e missil balistico
    queria saber oque aconteceu com tanque de 5 geraçao russo que estava sendo planejado ou t90m e o novo tanque

  25. o aramamento que a russia tem é o nuclear ..isso o brasil,africa do sul,canada e alemanha tem capacidade de produzir.
    o barsil tem material pelo menos para umas 60 bombas e so nao produz por ser signatário da IAEA

  26. Eu estava lendo no poder terrestre sobre o Partsy,excelente para defesa anti-aerea.Mas este pais tudo é complicado parece que existe algo que dificulta
    tudo que para Defesa,uma especie de marasmo,acomodação.Sei que estou já velho,mas me dar uma tristeza de nossos proprios militares, não se definir de qual pais vai adquirir.

  27. La rusa militindustrio en ŝokstato
    .
    Delonge neglektata, la rusa armeo devas kontentigi sin per malnoviĝantaj teknologioj, dum novaj fabrikantoj de militekipaĵoj minacas rusajn eksportojn. Prezidanto Dmitrij Medvedev estas lanĉinta ampleksan investoplanon.

    .
    Em suma diz o artigo do Le Monde que enquanto o governo vai investindo em novas tecnologias, as FFAA russa devem aguardar usando equipamento ultrapassado.

Comentários não permitidos.