Guiana vê inércia do Brasil no combate ao garimpo ilegal

“Rede quase mafiosa” facilitaria atividade de clandestinos atraídos pela alta do ouro

JEAN-PHILIP STRUCK
DE SÃO PAULO

Atraídas pela alta do ouro, novas levas de garimpeiros brasileiros despertaram a animosidade de autoridades da Guiana Francesa, que acusam o Brasil de inércia no combate à exploração ilegal.


Ao mesmo tempo, a repressão francesa à atividade alcançou número recorde de ações. A maioria delas foi contra brasileiros concentrados nos mais de 700 km de fronteira com o Brasil -a Guiana é um departamento (equivalente a Estado) ultramarino da França.


As principais críticas foram feitas pelo presidente do Conselho Regional da Guiana, Rodolphe Alexandre. Em entrevistas, ele disse que o vizinho Amapá “faz vista grossa sobre a origem de toneladas de ouro vendidas ou exportadas em seu território”. Apontou ainda “uma rede quase mafiosa que facilita a vinda destes clandestinos”.


Polícia local e ONGs estimam que haja entre 11 e 30 mil garimpeiros ilegais (o território tem cerca de 225 mil habitantes). De 4.000 e 5.000 são brasileiros, a maioria do Amapá, Pará e Maranhão.


Em 2008, França e Brasil assinaram acordo para ações de combate. O Senado francês o ratificou em abril, mas o mesmo ainda não foi feito aqui.


Em 2011, apenas no primeiro trimestre, os franceses realizaram 1.056 operações – 67% a mais do que 2010. Nesse período, só 2,6 kg de ouro foram apreendidos.
Segundo levantamento do Senado francês, enquanto duas toneladas de ouro são registradas no departamento por ano, pelo menos seis são exportadas ilegalmente.

Fonte: Folha de S.Paulo via Resenha

12 Comentários

  1. Sugiro uma operação Ágata 4, visando combater a extração ilegal de minério na fronteira. E que seja incluído no plano nacional das fronteiras formas de acabar com essa extração ilegal, principalmente mandando a VALE extrair o minério lá, a melhor forma de acabar com a extração ilegal e extraindo legalmente e fiscalizando.

  2. Inércia? agora nós é que temos de impedir que garimpeiros independentes explorem o ouro lá na guiana?
    A franca ou holanda que mande recursos e ajude esse mísero país a fazer valer o direito de seus cidadãos…
    oque eles esperam? que fechamos nossa floresta fronteiriça para impedir a entrada e saida de brasileiros? eles que tomem conta da exploração de suas riquezas…

  3. assunto complicado mas aposto que existem autoridades deles envolvidas com a corrupçao que rola por traz dessas extraçoes de ouro e nao so la no brasil o que se retira de ouro é maior do que oque é comunicado para falar a verdade desde o imperio a america latina é assim mas voltando ao assunto guiana e o suriname depois do massacre contra os brasileiros nada foi feito .

  4. Apenas 2,6 kg de ouro apreendidos? Hummmm! he,he,he… Pelo que estou vendo não é apenas aqui que a policia “perde” as provas ou que elas chegam em “partes” menores que as apreendidas aqui. Ops! Esqueci… Isso só acontece aqui. Desculpe. []´s

  5. Como Raul Seixas ja’ dizia:quem nao tem colirio usa oculos escuro…Os Brazukas nao tem
    a Rio Tinto ou outras mineradoras
    multinacionais, vamos de bateia na mao ,minerar nos outros paises como eles fazem na nossa Amazonia “i”legalmente.(Claro que temos a Vale do Rio Doce,etc, mas essas estao em outras esferas do poder..$$$$$).

  6. Cabeça de jarro – se nós “acoprarmos” a Guiana, pode ter a mais absoluta certeza que a França + OTAN + EUA + UK, vão nos acoplar – (a Amazonia). A Amazonia seria desconectada do território brasileiro sem dó nem piedade.

  7. A de convier q ñ interessa oa Brasuca comum , lá do norte, sem empregos,sair de sua única fonte de renda, a coisa vai piorar. A necessidade de sobreviver vai fazer aumentar n presença nesses lugares de garimpo…Quem viver verá. sds.

  8. Este é um assunto que pode dar muito pano prá manga…(Abre o olho Abin). Áreas para a prospecção de ouro por parte de pequenos garimpeiros no Brasil estão ficando cada vez mais raras, e não é porque o ouro está acabando por aqui, mas porque quando se descobre áreas com esse metal precioso, chega uma grande empresa e “leva” o direito de explora-la. Logo, como fica o “garimpeiro de bateia”?? Ele não fica, acaba indo procurar áreas para garimpar o metal em outros paises vizinhos(Venezuela, Bolivia, Colombia, Guianas e etc). As “Guianas” sabem muito bem oque ocorreu com o “Acre” e não estão afim de deixar a coisa desandar…(Ou estariam???). Não irá dar para dormir se, começar a acontecer “barulhos” por aqueles lados…

  9. heeee… ai eles so ve um lado da mueda…mas eles n contao que eles matan,umimlhan,e tomam tudo dos brasileiros q tem familia…e oque eu acho errado com essas operacoes e q eles queimam todos os mantimento…podendo fazer doacao para outras pessoas q precisan

Comentários não permitidos.